Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

xsznep0 04/07/2023

INCRÍVEL
A obra "Felicidade Clandestina" de Clarice é uma experiência única e surpreendente. A forma de escrita por diferentes contos é cativante, possuindo um ótimo contraste com a escrita densa da autora.

A linguagem metafórica e profunda sempre tão presente nos contos de Clarice nos desperta os mais profundos sentimentos. Diferentemente de outra obras como "Perto do coração Selvagem", a expressão desses sentimentos é mais literal, o que torna a leitura muito fluida.

Particularmente não é a minha obra favorita até o momento, pois realmente tenho preferência de quando ela descreve os sentimentos de forma mais complexa, mas em momento algum o texto deixa de apresentar seu impacto.

Meus contos preferidos foram:
-> A mensagem
-> Uma história de tanto amor
-> Os desastres de Sofia
-> O ovo e a galinha

Citações favoritas:

"Amor é não ter. Inclusive amor é a
desilusão do que se pensava que era amor".

"A menina era um ser feito para amar, até que se tornou moça e havia os homens".

Camila 02/07/2023

Composto por contos escritos em períodos diferentes da vida de Clarice, "Felicidade clandestina" nos trás textos complexos e intrigantes.

O meu primeiro contato com Clarice foi no ensino médio, lembro-me de ter lido uns três textos produzidos por ela durante uma aula de língua portuguesa e um em especial me marcou intensamente.

Por algum motivo nunca busquei algum outro contato com as obras dela, mas sempre tive curiosidade, enfim 2023 foi esse ano e como valeu a pena, já que dentro desse livro coincidentemente encontra-se os três contos que li no ensino médio e como é bom encarar essas histórias com outra perspectiva de vida.

Portanto deixo aqui em destaque os seguintes contos: "Perdoando Deus", "O primeiro beijo", "As águas do mundo" e o que dá título a obra "Felicidade clandestina".

Essa sim foi uma experiência interessante, apesar de não ter conseguido emergir em todos os contos que o livro apresenta, me senti conquistada e espero em breve ter a oportunidade de ler mais textos produzidos pela Clarice.

Aline.Faria 29/06/2023

Clarice é pra quem tem coragem de ler. Sempre perfeita e certeira, colocando em jogo seus proprios sentimentos que identificamos como nossos, de todos nós.

oliveiralauras 28/06/2023

Maravilhoso, não consigo expressar em palavras o que está mulher causa dentro de mim. Obrigada por tudo, Clarice!

letresenhas 27/06/2023

Grandioso
Tenho medo de dar uma avaliação inferior a 5 para qualquer livro da Clarice, porque ela é grandiosa, porque ela é lendária, porque ela é inigualável. Ela foi uma mulher extraordinária e se eu a tratei no presente é simplesmente porque eu sinto que Clarice é um estado mental, se sentir Clarice é inevitável e ela está tão viva em todas essas obras que é até difícil tratar Clarice no passado.
Eu li obras dela que me tocaram mais profundamente do que ?Felicidade Clandestina? e por mais que o começo tenha destruído minha vida e reconstruído minha alma eu não me conectei com ele da mesma forma do meio para o fim. Eu espero que entendam que isso é uma experiência individual e pessoal, talvez esse livro seja o melhor que você vai ler em toda a sua vida simplesmente porque é o que você precisa ler agora.
Enfim, acredito que me precipitei querendo abraçar o mundo inteiro, acabei de ler vários livros da literatura russa, me aventurei num romance nacional e agora decidi ler Clarice esquecendo que Clarice é um estado da alma, não surtiu o mesmo efeito que teria surtido se eu estivesse precisando ler ele, não sei se faz sentido, mas é como é.

Samyra33 19/06/2023

letisgou 14/06/2023

Clarice te tira do eixo.
Clarice enxe os os pulmões e te deixa sem ar na mesma intensidade!

Todas as palavras de Clarice são cirúrgicas, todos os pensamentos dela te torna uma parte do enredo.

Kaju 08/06/2023

Este livro é uma coletânea de diversos contos de Clarice Lispector. Desde a curiosa e confusa crônica O ovo e a galinha, passando pelo profundo texto Felicidade Clandestina e chegando ao meu favorito: As águas do Mundo!
Gosto da maneira como ela descreve os detalhes e como desvenda sua imaginação. Um clássico é um clássico.
giulia¡ 10/06/2023minha estante
A classificação é livre, né?

Luiz 07/06/2023

Fluxo
Consigo enxergar toda a bagunça organizada na cabeça de Clarice. Consigo sentir angústias superadas na cabeça de Clarice. Consigo entender todas as indecisões precisas de Clarice. Neste livro é como se eu encontrasse sua identidade quase verdadeira.
giulia¡ 10/06/2023minha estante
a classificação é livre?

Luiz 13/06/2023minha estante
Siiim

Kassiely1 04/06/2023

O conto chamado "O ovo e a galinha" (pag. 33) foi um dos que mais me marcou. Clarice começa falando sobre estar ou não vendo um ovo, sobre suas características e a sua relação com a galinha. Mas ela aprofunda muitíssimo mais nisso e me lança essa pedrada "Amor é quando é concedido participar um pouco mais. Poucos querem o amor, porque amor é a grande desilusão de tudo o mais. E poucos suportam perder todas as outras ilusões. Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor."
Além desse conto, "Resto de Carnaval" (pág. 17) também me marcou. Onde conta a relação de uma garota com o carnaval e como ela gostaria de ser reconhecida não como uma menina, mas pelo que está vestida. E ao ficar melancólica por ninguém ter a reconhecida como tal, um menino coloca confeitos em sua cabeça e ali ela percebe que foi reconhecida, "alguém havia me reconhecido eu era, sim, uma rosa".
Caroline1156 29/06/2023minha estante
até onde li são de longe os meus dois contos preferidos!

Beatriz 04/06/2023

Felicidade clandestina
Eu não entendi quase nenhum conto, então não gostei do livro, talvez quando eu for mais velha e reler, eu goste.

saxxtiny 03/06/2023

Fantástico
Primeiro livro que leio da clarice
essa mulher foi incrível
leria até a lista de compras dela (não ironicamente)

Anne 02/06/2023

A felicidade sempre iria ser clandestina para mim
Muito bom, a escrita da Clarice é única meus contos favoritos são: felicidade clandestina,o ovo e a galinha, legião estrangeira e tentação

pirocadeperuca 31/05/2023

Já tinha lido a maior parte dos contos noutros livros, então li so aqueles que me eram novos. todos bons

skuser02844 29/05/2023

excelente ?
com certeza não foi meu preferido da clarice até o momento, mas ainda assim é um livro incrível! recomendaria ele pra quem não conhece muito a clarice, já que a maioria dos textos é curtinho e transmite a essência da autora. meu vonto preferido foi cem anos de perdão, mas (quase) todos são muito bons