Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Nezuminos0 02/04/2024

Li para o vestibular da utfpr e espero que caia questões fáceis e dos contos que fazem sentido. Não entendi nada e espero nunca mais ler essa mulher.

Anaaa6 30/03/2024

Coloquei na mão de Deus e fui
Felicidade clandestina q é 30% felicidade clandestina (quando cumpre oque promete), 20% questionável (ainda estou me questionando sobre alguns contos (vulgo o ovo e a galinha), 50% frações de felicidade (pra não dizer que não tem), e 100% psicológico. Se você não tiver vivido pelo menos uns 10 anos da sua vida, vc não vai conseguir se indentificar com os sentimentos que a Clarice transmite atraves do livro, e se você não consegue se indetificar com esses sentimentos, você não vai entender absolutamente nada.
Li por causa da escola, li em 4 horas essa bomba inteira, até agora tô meio perdida. Em conclusão a gente pode dizer que Clarice é Clarice e eu sou eu. Mas pra fazer jus ao título eu vou assumir que todas as palavras que eu escrevi aí em cima, foi o meu professor que disse, eu não, eu não entendi 🤬 #$%!& nenhuma disso
Ninhaninhani 30/03/2024minha estante
Exatamente

Elizabeth 29/03/2024

Contos
A felicidade pode estar em pequenos gestos, pode estar ali bem perto. Uns contos simples outros complexos mas bons.

Ninhaninhani 29/03/2024

Toda Felicidade é Clandestina
Os contos são maravilhosos, alguns são extremamente confusos como "O ovo e a galinha" mas tem uns que te prendem do começo ao fim, mesmo que você finalize a leitura os contos continuam na sua cabeça e você não consegue parar de pensar nos significados da obra.
Uma verdadeira obra de arte.

Ana Bia 28/03/2024

Apesar de nn ter me prendido tanto quanto a "hora da estrela", - provavelmente por causa do fato de apresentar muitos contos - consegui tirar uma lição e reflexão de cada história contada por clarice e, apesar de não ter entendido tudo, muitas coisas me deixaram pensativas ou ate com o coração aquecido ao ler. Muitas das coisas que Lispector escreve, ao longo do tempo, você vai reconhecendo que não é so o "entender" a leitura, mas sim o "sentir" que ela proporciona.

Tori 28/03/2024

Perdoando Deus
Se tornou livro favorito. A escrita de Clarice é impecável e nesse livro de contos te prende do início ao fim, mas você mesmo sente que precisa parar para digerir.
Me perdi e me encontrei, não quis terminar para não abandoná-la, mas tive que partir.
Um livro intenso e delicioso que quero ler, reler e ler novamente!!! 20 estrelas ??

Dressa gratiluz 27/03/2024

E clandestinamente,a felicidade surgia de um modo traiçoeiro
Como sempre, Clarice prossegue me surpreendendo. A escrita dela me cativa demais. E eu confesso que amei os contos: são profundos, singelos e muitos absurdamente enigmáticos.

Tive uma boa experiência com a leitura, mas na minha percepção, Clarice não é uma autora para ser lida na correria do cotidiano. Então, ter feito uma leitura mais apressada por conta das tarefas do dia a dia me impossibilitou de, de fato, ter desfrutado do livro como eu gostaria em sua totalidade. Possivelmente, seria um livro que eu teria apreciado bem mais no silêncio de manhãs de férias, mas mesmo assim está valendo.

Eu recomendo demais Clarice e seus contos: são apaixonantes por serem tão verdadeiramente reais no sentido do sentimento e escrita tão 'nua e crua' a respeito dos mistérios da alma e percepção humana.

victoria 27/03/2024

Esperava mais
Confesso que foi um pouco decepcionante fazer essa leitura após ler "A Hora da Estrela", que foi impecável. Talvez por ignorância minha, já que não compreendi muitos dos contos.

.GABI. 23/03/2024

"Ela é burrinha, comentou o menino."
Vou repetir o que eu já disse algumas vezes aqui: É muito difícil ler algo dessa mulher, mas é ótimo ler algo dela.

Essa foi mais uma coletânea concluída, aqui vi o lado mais transcendente de Clarice, sua meninice, seus tempos de moça e até ela mãe. Conhecer cada um de seus sentimentos, foi lisonjeante, sua percepção do mundo era totalmente diferente.

Se disser que me lembro de todas as histórias estarei mentindo, mas tive minhas favoritas como:
"Restos do carnaval", onde ela se tornou sim uma rosa, "Perdoando Deus", uma coisa linda de se ler, ela explicou com uma profundidade todo seu amor por Deus, "O ovo e a galinha", a melhor metáfora sobre a vida, "A repartição dos pães","A quinta história","As águas do mundo" e "Um fio sobre o abismo". Houve momentos de risada e horas pensativa, tudo muito complexo e intenso.

"Ela se esqueceu de que pode voar, mamãe, e pensa que só pode andar devagar assim."

Preciso de uma explicação sobre a fascinação dela por galinhas, baratas e homens.

Bom, foi isso, meu primeiro livro dela foi "Água viva", quando comecei, já nas primeiras páginas a chamei de louca, mal sabia eu.

Geleiadecocacola 19/03/2024

Explorando a felicidade clandestina de Clarice Lispector
Esse livro é uma obra muito difícil de assimilar rapidamente. A absorção das palavras exigem tempo na leitura e, por vezes, a releitura de algumas páginas (eu fiz muito isso). Alguns contos nos confrontam com questões existenciais e emocionais, como a busca pela felicidade e a relação entre poder e submissão. Na minha opinião, sua escrita transcende o óbvio. Ela me fez refletir e compreender as nuances da existência e os mistérios da felicidade

?Eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente?

?Sempre fui de brigar muito, meu modo é brigando. É porque sempre tento chegar pelo meu modo. É porque ainda não sei ceder?

Sandra747 19/03/2024

Felicidade clandestina
?Felicidade clandestina? foi meu primeiro livro de Clarice Lispector. É um livro de contos, ótimo para a gente experimentar devagarinho, ler um conto por dia e pensar sobre ele. Foi uma experiência de leitura muito boa.

lee_gigi 18/03/2024

Clarice. O que falar de Clarice.
Este é meu segundo contato com Clarice e o segundo livro da mesma que termino e me surge a sensação de ter sido esvaziada e ao mesmo tempo preenchida. Algo que ainda não consigo explicar. Apesar de ser apenas o segundo livro (de muitos que pretendo ler dela) que leio, ela já me causou muito impacto.

Mas, enfim, vamos a resenha em si.

?Felicidade Clandestina? é um livro de contos/crônicas que conta sobre a vida de diversos personagens e ao mesmo tempo sobre a própria autora. Um livro que não se ler de um dia para noite no meu ponto de vista, como ouvi uma vez, ?Clarice não pode ser lida em um dia?, foi um livro que mantive contato por um bom tempo.

Um livro que pode te levar a refletir a cada conto/cada crônica. Uma viagem para o interior de si mesmo.

cecil :) 18/03/2024

Minha primeira leitura da Clarice Lispector!

Eu o escolhi por acaso, vi que eram contos e pensei que por esse motivo ele poderia ser mais fácil de ler, já que era minha primeira experiência dessa autora tão complexa.

Foi uma leitura bem controversa, nos primeiros contos eu estava muito imersa e no clima, criei paranoias e doidices na minha cabeça sobre eles.

Porém, depois teve algumas outras histórias que para mim foi muito complicado de acompanhar, acabei me desconectando nesses momentos.

Mas no geral, achei uma experiência bem interessante, gostei de ler o livro lentamente e tentar desvendar as narrativas, ou pelo menos procurar vestígios de entendimento e clareza.

Com certeza procurarei outros livros da Clarice para eu cair de cabeça e me aventurar.

Cecisantana01 14/03/2024

Tem alguns contos que são muito bons, meio difícil de entender, tem que ler com calma, mas tem uns que eu fiquei exatamente assim ???