Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Mariimc 10/05/2021

Muitos temas incríveis
Nao é meu estilo de leitura, mas achei muito legal ver essa diferença. Os contos são muito diferentes e sempre falam de assuntos necessário e comuns na nossa vida, mas trás de um jeito diferente

Gabi Rached 31/01/2021

Primeira vez com Clarice: doeu mas eu quero mais.
São vários contos, uns longos e um pouco cansativos, outros terrivelmente maravilhosos..daqueles que te fazem ficar olhando pro nada e pensando: meu Deus, o que essa mulher fez comigo?
Foi assim que fiquei durante toda a leitura, suspirando e saindo da superfície.
Tenha paciência e esteja preparado, você não vai compreender tudo o que ela escreve. Mas não desista! Clarice é um universo.

Fernanda Sheila 23/05/2022

Um conto por vez
Felicidade Clandestina foi, para mim, uma leitura intrigante.
Li um conto por vez, fazendo pausas para absorver e tentar entender o conteúdo.
Não sei se consegui, mas sei que é uma leitura que vale a pena.
O modo como ela pega acontecimentos simples, do cotidiano, e os transforma em narrativas detalhadas, complexas e até filosóficas.
Essa foi minha primeira obra da autora e pude perceber uma coisa: Clarice é incrível.
Uma escritora única.
Quantos talentos temos na literatura brasileira.
Pretendo continuar lendo outras obras da autora, para conhecer mais.

18/07/2023

Mãe das coisas
Como eu amo essa mulher. amo não entender quase nada de primeira e amo a genialidade dela de misturar vários temas sem se perder em nenhum. eterna mãe de tudo.

lady hideko 12/10/2021

"Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de muitas histórias. E nem todas posso contar."

Clarice tinha um dom único de escrever sobre absolutamente tudo com uma profundidade devastadora. Cada conto tem o poder de nos deixar aprisionados em teorias durante vários dias. Perfeita e inigualável.

saxxtiny 03/06/2023

Fantástico
Primeiro livro que leio da clarice
essa mulher foi incrível
leria até a lista de compras dela (não ironicamente)

Naiara Heres 17/11/2021

Leitura obrigatória
Se a escrita de Clarice é confusa? Sim, eu e outros leitores podemos garantir.
Mas, no momento em que se desvenda a mensagem dos seus contos e histórias, sua cabeça já é outra, sua visão sobre as coisas muda, seu senso crítico aguça e Clarice te muda pra sempre.
Ela tem esse poder sobre mim, e eu só tenho a agradecer à Isabella Lubrano por ter acendido minha vontade de ler Clarice. Claro que tive que pesquisar explicações de muitos contos (e não há nenhum problema nisso) e outros eu consegui a decifrar sozinha, mas o que importa no final é a mensagem que cada um trás e o quanto podem nos balançar. Clarice é uma gênia!

Aline 28/04/2024

Literatura transporte
Absurda. Alguns contos te impressionam, outros te confundem, outros te cortam: mas em todos Clarice me pega na mão e conduz, me coloca na cena de um jeito que não consigo escapar. Me perco em palavras, até o último ponto do conto, buscando a resposta que nem sempre está lá. O que mais me destaca desse livro é o uso da linguagem pra te envolver e abraçar, como uma jibóia faz.

Samyra33 19/06/2023

"Amor é quando é concedido participar um pouco mais. Poucos querem o amor, porque amor é a grande desilusão de tudo o mais. E poucos suportam perder todas as outras ilusões. Há os que se voluntariam para o amor, pensando que o amor enriquecerá a vida pessoal. É o contrário: amor é finalmente a pobreza. Amor é não ter. Inclusive amor é a desilusão do que se pensava que era amor."

@andressamreis 19/10/2020

Encantada!
Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

Que obra!
São 25 contos em 160 páginas, o que dá uma média de seis páginas e meia por conto, pouco né! Mas não se engane, nestas páginas cabem o mundo. É Clarice!

Vou te dizer o que estes contos não são: superficiais e também não narram grandes aventuras e acontecimentos. É Clarice!

Também não sei o que são, porque me perdi em suas palavras. Há sempre um ponto focal que pode ser uma mulher, um livro, um inseto, um jantar, mas Clarice nos faz andar em círculos, nos faz ir e voltar, ir e voltar é inebriante, nos mostra como o grandioso está no detalhe. Que a felicidade nos foge, porque é sorrateira, pode esconder-se em uma observação de inseto, de um ovo e de uma galinha, de um casal que aguarda o primeiro beijo, na leitura de um livro desejado, no salto para o nada. A felicidade é clandestina!

Talvez seja nossa atenção e percepção que nos mostrará os caminhos clandestinos para a felicidade.

Percorrer estes 25 contos não foi fácil pra mim, em Ovo e a Galinha, me perdi (óbvio né), em A Mensagem também não consegui acompanhar a troca de expectativas entre o casal. Mas me encantei em Uma Esperança, Felicidade Clandestina (precisei reler), O Grande Passeio, Perdoando Deus (grifei quase tudo). Os demais contos me tocaram em diversas intensidades.

Ler Clarice é pra vida toda. A leitura não se esgota quando se fecha o livro! As frases e imagens ficam na memória nos incomodando, daqui uns dias sei que terei que reler. É um encontro com a arte literária que toca e transborda.

Que luxo poder ler no idioma original!

Tem um filme que gosto muito "O fabuloso destino de Amélie Poulain", no meu humilde repertório considerei que ambas nos passam a mesma mensagem: a magia do detalhe!
Gostaria de ver como Clarice narraria a cena em que Amélie afunda os dedos nos grãos vendidos a granel. Ou como o quitandeiro mau humorado cai nas armadilhas de Amèlie, por fazer tudo no automático, sem observar, sem estar atento.

Deixo aqui duas recomendações: Clarice e Amélie Poulain
Ana Paula Medeiros 19/10/2020minha estante
Como eu amo suas resenhas!

Marta Skoober 25/10/2021minha estante
Meu favorito A esperança!

natália rocha 09/11/2020

Enquanto lia esse livro comentei nos stories do @livrosporaqui que tinha bastante dificuldade com a leitura de contos, nem sempre eu consigo ser impactada por essas breves narrativas.

Com Clarice, em Felicidade Clandestina, sinto que foi ‘’oito ou oitenta’’: alguns contos eu achei incríveis, me causaram até pequenos êxtases ao serem lidos; já outros, passaram batidos.

Os contos não narram grandes acontecimentos exteriores, o foco dos enredos com Clarice é o interior, o psicológico. Ela foca nos detalhes, no insignificante, e no quanto esses podem ser grandiosos.

Alguns contos são difíceis de acompanhar, a gente se perde, volta, anda em círculos tentando acompanhar o pensamento da autora. É preciso muita atenção para entender o que ela quer dizer. Meus contos favoritos foram justamente nesse estilo, como ‘’Perdoando Deus’’(eu acho que sublinhei o conto inteiro), ‘’O ovo e a galinha’’, ‘’A Legião Estrangeira’’ (nesse conto eu achei o máximo quando ela chama erro de ‘estrabismo de pensamento’), ‘’Os Obedientes’’, ‘’Os desastres de Sofia’’, ‘’As águas do mundo’’ e ‘’Uma história de tanto amor’’.

‘’As palavras me antecedem e ultrapassam, elas me tentam e me modificam, e se não tomo cuidado será tarde demais; as coias serão ditas sem eu as ter dito.’’

O livro é composto por 25 contos distribuídos em 160 páginas. Li na edição comemorativa ao centenário de Clarice – esse ano, 2020, ela completaria 100 anos! – que traz na capa do livro as pinturas que autora realizou. Vocês sabiam que Clarice também pintava?

‘’Talvez eu tenha que chamar de ‘mundo’ esse meu modo de ser um pouco de tudo. Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza?’’

São detalhes, é o jeito de escrever, a escolha das palavras e dos termos que faz os escritos de Clarice serem incríveis.

Paula1735 11/07/2022

Não foi o melhor pra mim
Não sei se por conter textos mais abstratos, ou por eu não estar "no clima", não consegui gostar desse livro como amei as outras obras de Clarice. Esse é repleto de contos, dos quais eu gostei, foram só dois ou três, estourando. Destaque para: O Grande Passeio, que tocou meu coração profundamente. Ai se todos fossem assim!

xsznep0 04/07/2023

INCRÍVEL
A obra "Felicidade Clandestina" de Clarice é uma experiência única e surpreendente. A forma de escrita por diferentes contos é cativante, possuindo um ótimo contraste com a escrita densa da autora.

A linguagem metafórica e profunda sempre tão presente nos contos de Clarice nos desperta os mais profundos sentimentos. Diferentemente de outra obras como "Perto do coração Selvagem", a expressão desses sentimentos é mais literal, o que torna a leitura muito fluida.

Particularmente não é a minha obra favorita até o momento, pois realmente tenho preferência de quando ela descreve os sentimentos de forma mais complexa, mas em momento algum o texto deixa de apresentar seu impacto.

Meus contos preferidos foram:
-> A mensagem
-> Uma história de tanto amor
-> Os desastres de Sofia
-> O ovo e a galinha

Citações favoritas:

"Amor é não ter. Inclusive amor é a
desilusão do que se pensava que era amor".

"A menina era um ser feito para amar, até que se tornou moça e havia os homens".