Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Cristiane 14/11/2022

Eva Luna
Este foi o segundo livro que li desta autora, o primeiro, é claro, foi A Casa dos Espíritos
Eva Luna é a biografia de uma mulher, filha de um jardineiro e uma doméstica. Analfabeta, sem amigos, criada na casa onde sua mãe trabalha. Não conheceu o pai, sua mãe morreu muito cedo. Foi criada pela madrinha, uma cozinheira. Sofreu tudo que as mulheres pobres sofrem. Viu a história de seu país e conheceu (sem compreender) a revolução, o trabalho operário, o amor, a fome. Descobriu seu talento para contar histórias e no decorrer do livro, escrever suas histórias, transformando - as em novelas.
É uma leitura agradável e o fato da autora não definir onde, em que país a história se passa o leitor da América Latina identificará como sua aquela história.

Delma 08/11/2022

Narrativa envolvente e cativante
Eva Luna é uma personagem determinada e batalhadora. Ao longo da história, vamos acompanhando o crescimento da protagonista.
A escrita de Isabel Allende é realmente cativante e fluida. Recomendo.

Vanessa.Benko 05/11/2022

Aprendi a conduzir o leme da minha existência
É um livro sobre criar histórias e escrever sua própria vida. A protagonista Eva começa narrando um passado não vivido e recria com detalhes fatos importantes que de alguma foram afetariam sua vida e sua escrita.
Transcorremos através das gerações e das marcas da sociedade. Relatos de guerra, ditaduras, democracias, revoltas e guerrilheiros. Todos citados através de um relato honesto e sem preconceitos. A verdade, não só como realmente aconteceu, mas como diferentes populações sentiram. Só isso por si só valeria a leitura do livro.
Eva tem o poder da criatividade. Contadora de histórias nata, observadora de nuances mágicas. Relata seus sofrimentos e conquistas. Descreve a garra de cada personagem de sua vida revelando defeitos, mas elevando qualidades. Com entrelinhas tão bem escritas, Allende tem o dom de transformar personagens secundários em principais. De entrelaçar cada história paralela num relato necessário. De abrir nossa mente para tanta diversidade. E ainda, de nos fazer refletir sobre um passado tão recente, mas que muitos fazem questão de esquecer.
Brincamos entre passado, presente e futuro. Algum relato surge de forma inesperada apenas para interpretarmos o presente e em seguida a própria narradora dar um spoiler do que acontecerá. Não somos surpreendidos com o transcorrer da história. Mas somos conquistados com o poder da mesma.
É extremamente tocando como Eva nos ensina que para termos mudanças definitivas de toda a sociedade, não apenas as circunstancias pessoais, é necessário mudar a alma do mundo – algo incrivelmente difícil e exaustivo. Mas a luta é digna e honrosa.
O maior sonho de Eva (e sim, o nosso também) talvez seja encontrar sentimentos excecionais os quais não há necessidade de inventá-los. Construir a realidade na medida dos próprios desejos. Entregar a própria memória, ao ponto de não saber mais quanto pertence a um ou a outro. Fundir-se na mesma história.
E talvez a beleza da vida não esteja apenas em viver da melhor forma possível, mas em inventar o que for necessário para que sejamos felizes. Deixar o passado leve, sem ocultar as batalhas. Tecer fios e construir um abrigo. Conforto em poder dar para uma pessoa o nosso próprio passado. Imaginação para conquistarmos o passado dos outros para nós mesmos.

carlanagy 15/09/2022

Uma leitura diferente
Esse livro é um misto de muitas coisas, um jornada rica e inspiradora. A história se divide em tantas partes deferentes que a impressão que dá é que foram muitos livros em um só, com um enredo tão complexo, naturalmente a obra tem seus altos e baixos, mas no geral é uma experiência interessante e diferente. Outro aspecto é que não tem como o leitor não fazer paralelos com a história contada e a realidade brasileira de ontem e hj. No geral foi uma experiência bem interessante e uma forma de conhecer a escrita dessa autora tão consagrada.

Giovanna 31/08/2022

bem apresentado, ótimo exemplo de ler nas entrelinhas
ao mesmo tempo que Allende é clara ao narrar a história, deixa diversos acontecimentos com mensagens nas entrelinhas.
conseguiu unir um quase retrato histórico com uma história envolvente, que, ao mesmo tempo que soa muito comum ou desinteressante, carrega um significado muito atraente.
alguns momentos de choque (o famoso não acredito que isso tá acontecendo) e outros de pura ternura.

@limakarla 03/08/2022

Sublime.
?Compreendi então por que, desde a primeira vez, tinha a sensação de já tê-lo conhecido antes. Afinal de contas, tudo se resumia ao fato elementar de haver encontrado meu homem, após tanto andar esquadrinhando todos os cantos à sua procura. Parece que ele teve a mesma impressão e possivelmente chegou a uma conclusão similar (?) Continuamos a acariciar-nos, sussurrando, aquelas palavras que apenas os novos amantes ousam pronunciar, porque ainda são imunes aos preconceitos da vulgaridade.?

Liz 26/07/2022

A história nos apresenta a personagem que dá nome ao livro - Eva Luna. O livro é narrado pela própria Eva e intercala momentos em primeira pessoa e em terceira pessoa, quando são descritos acontecimentos da vida de outros personagens.

A partir da perspectiva de Eva, conhecemos a história de sua mãe, Consuelo, sua infância e as circunstâncias que levaram ao nascimento de Eva. Com a morte prematura da mãe, Eva, então com sete anos, vê-se obrigada a trabalhar como empregada doméstica na casa de várias famílias.

A infância de Eva é marcada especialmente pela presença e cuidado feminino, tendo pouca participação dos homens. Inclusive, o patrão da casa onde ela nasceu não tinha se dado conta de que havia uma criança na casa, até ficar muito velho e adoentado.

Segundo a madrinha de Eva, “era melhor ser homem, porque até o mais miserável tinha uma mulher em quem mandar (...)”. A sina das mulheres é constantemente mostrada durante a obra, a partir do ponto de vista das várias mulheres que participam da vida de Eva, inclusive de uma amiga transsexual.

O talento especial de Eva está em contar histórias, algo que ela aprendeu com a mãe e vai aprimorando ao longo de sua vida. Com essa habilidade ela faz amigos e, aos poucos, vai encontrando seu lugar no mundo.

A obra é permeada também pelo contexto ditatorial vivido pelo país onde Eva mora (não é especificado que país é esse, apenas que está localizado na América do Sul). A organização de guerrilhas para lutar com o regime, inspiradas pelo comunismo e pelo sucesso da revolução em Cuba, cruza constantemente a história de Eva.

A história é encantadora e muito rica, com personagens lindamente elaborados e cheios de diversidade. É um livro incrível, mal posso esperar para reencontrar os personagens no livro Contos de Eva Luna

Aline.Souza 26/07/2022

Encantador
Eva Luna é encantador.

É o tipo de livro que você saboreia cada capítulo, cada frase, cada palavra. É o tipo de livro que os personagens tem tantas camadas que dá a impressão que você os conhece na vida real. Você se emociona, se apega e se apaixona por cada um deles e por suas histórias. A personagem principal, então, não há o que falar, adorável, bem escrita e muito, mas muito, humana. Isabel Allende conseguiu escrever uma história sobre o cotidiano em um país da América Latina com pano de fundo de uma ditadura sem ser maçante e, ao mesmo tempo, conseguiu transcrever sentimentos de uma forma que parece que pulsa das páginas do livro, impossível não sentir junto com os personagens tudo o que ela narra.

Tem uma variedade de personagens tão diferentes entre si que torna a história rica de detalhes. Você conhece desde uma órfã abandonada, uma mulher transexual, um menino de rua a lá Robin Hood e um europeu com uma infância conturbada fascinado pela sua câmera. Enfim, Eva Luna é pura arte, um livro apaixonante, mais do que recomendado para todo mundo.

"Compreendi que nossos problemas não tinham relação com as vicissitudes da guerrilha; embora ele pudesse levar seu sonho avante, a igualdade não viria para mim. Para ele, as mulheres deviam contribuir para a luta, porém estavam excluídas das decisões e do poder. Sua revolução não modificaria minha sorte, em essência; em qualquer circunstância, eu teria que continuar abrindo caminho por mim mesma, até o fim dos meus dias."

Babi Oliveira 18/07/2022

Vivendo várias vidas.
Chega ser difícil de comentar esse livro, você termina ele e fica pensando em tudo, como ela conseguiu algo tão bom, como uma personagem pode ser tão encantadora, Eva é assim, ela não tem preconceito, ela tem compaixão, apesar de suas falhas, sua dependência em terceiros, suas qualidades sobressaem. Isabel Allende nos dá uma história muito rica, com culturas diferentes, pessoas de todos os tipos, é um grande livro e estou ansiosa para ler mais dessa autora.

+1?: Pela rica historia
+2?: Pelos personagens
+3?: Pela própria capa já contar uma história
+4?: Pela estrutura e escrita
-5?: Tirei por conta de vários erros de revisão da edição e alguns pensamentos que não concordo, não me agradaram.

Ps Para fãs de Gilmore Girl: Nossa Rory nunca falha.

Paô 14/07/2022

??As palavras são grátis, costumava dizer, e apropriava-se delas, eram todas suas. Semeou em minha cabeça a ideia de que a realidade não é apenas como percebida na superfície, possuindo também uma dimensão mágica e, tendo-se vontade, é legítimo exagerá-la e dar-lhe cor, para que a passagem por esta vida não se torne tão tediosa.??

Essa e outras passagens do livro me fizeram refletir tanto. Que coisa mais linda o poder das palavras ??

Madu 06/07/2022

Um dos melhores de 2022 até o momento
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Isabel Allende e não podia ter sido melhor, me apaixonei pela escrita e pretendo ler outros livros da autora. As descrições de personagens criadas por ela foram muito ricas e eu grifei muitas dessas partes. Eva e Huberto definitivamente grandes personagens.
Os capítulos são muito longos e tem parágrafos que chegam a pegar mais de uma folha, isso para algumas pessoas pode deixar a leitura arrastada, mas como eu estava gostando muito da história e da escrita não foi um incômodo para mim, porém fica aí o aviso. Eva Luna é um romance de formação ou seja vamos acompanhar a trajetória da protagonista desde a sua infância e os coadjuvantes que a cercam. O livro não diz exatamente em que período se passa a narrativa, mas se pode compreender devido aos eventos históricos em que se situam a obra: segunda guerra mundial, época das ditaduras na América Latina (a própria autora chegou a fugir do Chile por causa do regime ditatorial) e guerra fria.
O local onde Eva nasceu e cresceu também não é revelado, a não ser pelo detalhe de ser alguma cidade na região dos Andes. Toda a parte histórica e política desse livro é sensacional e fidedigna. O final não traz todas as respostas sobre o que aconteceu com os personagens, ficando a cargo do leitor imaginar, podendo incomodar alguns, entretanto eu curti como as coisas se desenrolaram.
Apesar do personagem Rolf Carlé ter sido construido em riqueza de detalhes, pra mim sinceramente ele não teve muita utilidade, somente nas partes finais. Na minha opinião, se ele tivesse sido introduzido unicamente nas partes finais teria sido melhor, pois foi só no final que a vida dele com a da protagonista se entrelaçou, antes disso, não vi muita utilidade em ter mais informações sobre ele.

edzlke 23/06/2022

Bolero
É como ler Gabriel García Márquez, mas com final feliz.
Talvez seja feliz porque Eva conta seus contos como gostaria que a vida lhe acontecesse. Seus personagens são pessoas que passaram pela sua vida ? ou pode ser totalmente o contrário.
Eu prefiro crer que foi tudo verdade, porque todo mundo merece um amor que conserve a madeira das casas coloniais, e porque a luta encontra espaço proeminente em meio à censura.
Eva me inspirou, me deu os olhos de ver que aventuras sem amor realmente podem deixar triste, mas que não há problema; tudo eventualmente se encontra.

ValAria40 16/06/2022

'Vai chamar-se Eva, para que tenha vontade de viver.'
EU AMEI ESSE LIVRO!
Primeiro livro da Isabel Allende que leio e não poderia ter tido uma experiência melhor.
O livro foi apresentado a mim através do clube de leitura Ressaca Literária, que infelizmente está em hiatus e não vamos poder nos reunir pra comentar essa história maravilhosa.
Fui impactada e fiquei fascinada com essa escrita fluida, rápida e sem dó de Isabel Allende.
A história de Eva Luna é cheia de percalços mas jamais sem esperanças. Foi isso que eu senti da protagonista, uma força sem limites e uma fé muito grande de que as coisas poderiam e deveriam ser diferentes.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/06/2022

Eva Luna é um romance escrito pela romancista chilena Isabel Allende em 1987 e traduzido do espanhol para o inglês por Margaret Sayers Peden. Eva Luna nos leva à vida da protagonista homônima, uma órfã que cresce em um país não identificado na América do Sul.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528624137