Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Robtavares 08/06/2022

Eh exatamente o que diz a resenha do The Washington Post "Uma cascata de histórias cai diante do leitor; histórias vívidas, apaixonadas e humanas"

Ivania Welter 22/05/2022

Intrigante
Eva Luna foi a primeira obra que li da autora Isabel Allende. Confesso que ouvia muitas referências a autora e resolvi mergulhar na história de Eva Luna que de maneira surpreendente remete ao contexto histórico de uma mulher que vai além e se permite ser muito mais diante de todas as adversidades.

Amanda 11/05/2022

Eva Luna, de Isabel Allende
Em uma América Latina passando por mudanças políticas como cenário de fundo, temos Eva Luna, essa personagem que nasce mulher pobre em um tempo e em um lugar onde estava destinada a ser vítima. Seu maior dom, a contação de histórias, torna-se uma forma de viver e sobreviver, fazer amizades, se sustentar e até encontrar seu amor.

Acompanhei o decorrer de sua vida e das diversas pessoas que cruzam seu caminho nessas páginas de forma prazerosa. Gosto muito como Allende escreve seus livros levando a nos importamos com os personagens que direta ou indiretamente estão envolvidos com os acontecimentos históricos com pitadas mágicas. Aqui temos um combo segunda guerra mundial, ditadura, censura, movimento guerrilheiro entre outros. Quantos debates de forma sem ser essa sua intenção a autora trás... eu acho incrível!

Estou pronta para ler Contos de Eva Luna!

Stella 25/04/2022

Protagonista do ano
Finalmente li algo de Isabel Allende! Não me arrependo, mas admito que a experiência não foi fluída como eu imaginava, fato que atribuo à edição de bolso em espanhol (e aos capítulos enormes kkkk). Eva é o melhor, e não é a toa que a obra leva, sabiamente, seu nome como título. Seu carisma e seu dom em contar histórias realmente encantam, e tudo que eu queria era sentar junto a uma fogueira com ela, e ouvir alguma história inventada especialmente para mim.
Acho que o encanto se deve também ao fato de Allende ter construído personagens tão reais que acabamos nos afeiçoando e identificando com eles. E isso ela faz com todos os personagens, inclusive secundários, o que torna tudo mais interessante.

Juntamente a isso, de forma brilhante, ela conduz a narrativa através do contexto político conturbado que nós latinos conhecemos bem. Mas é lindo de ver que a popularidade das obras de Allende trazem um novo olhar sobre a América Latina, e mostram nossa riqueza cultural.

O livro trata de temas mais que importantes, como racismo, questão indígena, machismo, diferenças culturais, entre outras, que tornam a obra ainda mais rica em detalhes.

Um aspecto que me incomodou foi o fato de Eva se envolver com um homem que tinha idade para ser seu pai, quando ela tinha apenas 17 anos. Acho que se eu pudesse mudar algo, seria isso.
Apesar disso, recomendo fortemente Eva Luna para todos que desejam também se encantar com essa perfeita contadora de histórias.

Beatriz Ferreira 23/04/2022

Eva Luna é a história de uma grande fanfiqueira.
Esse foi meu primeiro livro da Isabel Allende, confesso que só fiquei curiosa para ler pq estava na lista dos livros lidos pela Rory Gilmore, mas me surpreendi com história! Em alguns momentos a escrita fica um pouco confusa pq é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas isso não impede da leitura fluir.
O livro é um romance que vai muito além de apenas um casal e história principal, mas um romance da vida real em um momento de crises políticas e revoluções, mostrando a vida da personagem com altos e baixos, outros amores e histórias que só fazem o leitor ficar ainda mais envolvido na trama.
Um ponto que vale ressaltar é o desenvolvimento dos personagens secundários, a escritora conseguiu se aprofundar na história de cada personagem de forma que poucas vezes eu vi em outras leituras!
Enfim, vale a pena ser lido

anarontani 17/04/2022

mais um favoritado!!!
outra vez isabel me mostrando essa américa maravilhosa!!! e q personagem perfeita!! eva luna é TUDO!!!

?Como o faz? Quero dizer, como escreve?
- Faço o que posso.... A realidade é um torvelinho, não conseguimos medi-la ou decifrá-la, porque tudo acontece ao mesmo tempo. Enquanto estamos aqui, o senhor e eu, falando, às suas costas Cristóvão Colombo está inventando a América, e esses mesmos índios que o recebem na vidraça da janela continuam nus na selva, a poucas horas deste gabinete, e continuarão nus daqui a cem anos. Apenas procuro abrir caminho neste labirinto, colocar um pouco de ordem em tanto caos, tornar a existência mais tolerável.
Quando escrevo, conto a vida como gostaria que ela fosse.? p.287
Ste 18/04/2022minha estante
??

Viviane 27/03/2022

Achei a leitura bem complicada de início, assim custe a entender o errado. A protagonista passar por muitos perrengues no decorrer a sua infância e adolescência. Mas como sempre no final tudo da certo

Wania Cris 22/03/2022

Que narrativa deliciosa!
Isabel Allende dá um baile em Eva Luna, com uma delicada maneira de contar estórias complexas sem deixá-las extenuantes. É impossível não se apaixonar por cada personagem apresentada ao longo da leitura, principalmente a própria Eva Luna, seus percalços, conquistas, perdas, aprendizados, encontros.

Achei que seria uma leitura arrastada, mas, me encantei com cada página, cada capítulo (até os gigantescos) e o final me deixou com gosto de ah, não, quero mais...

Recomendo a leitura pra quem ama a busca pelo auto conhecimento.

aninha 15/03/2022

amei muitíssimo
todo mundo já falou bem da escrita da isabel allende então eu não vou nem tentar inventar alguma coisa nova pra descrever, mas que é muito boa é.

achei uma parte do começo meio enrolada mas depois peguei embalo e foi tranquilo, adorei a história e os temas e os personagens e tudo, definitivamente vou ler mais da autora.

Raquel.Fagundes 25/02/2022

Envolvente do começo ao fim
Meu primeiro contato com Isabel Allende foi simplesmente apaixonante. Me encantei por Eva, suas histórias e as pessoas que ela conheceu e se aproximou em sua trajetória.
A menina inocente, geniosa, porém tão explorada pelas circunstâncias se tornou uma mulher que conseguiu tirar seus contos da imaginação e transformá-los em uma poderosa ferramenta de trabalho e da revolução. Interessante como, em paralelo à história de Eva, Allende constrói a de outro personagem que, mais à frente se faz presente e dá um sentido especial à narrativa. Um livro único, satisfatório e nada clichê.

Alguns trechos que destaquei?

?Tinha a impressão de ter vivido várias vidas, de ter me tornado fumo todas as noites e de ter renascido pelas manhãs.?

Eva sobre escrever:
?Eu faço por abrir caminho neste labirinto, por pôr um pouco de ordem em tanto caos, por tornar a existência mais tolerável. Quando escrevo conto a vida como gostava que ela fosse.?

Boa leitura a quem possa se interessar.

Duda 12/02/2022

Meu primeiro livro da autora, e que livro!! Adoreii!! É muitoo bem escrito e ainda é muito importante!! Espero ler mais coisa dela

clarice 29/01/2022

Eva Luna, de Isabel Allende
Eva Luna, uma órfã cuja herança mais preciosa são as memórias da mãe que guarda no coração e o dom de contar histórias, cresce em um país marcado pelos terrores da ditadura e as inconstâncias da redemocratização e, mesmo assim, vive além da sua vida solitária e de um mundo em ruínas com a armadura de sua imaginação e o encanto que ela traz.

Ao longo da história, cruza o seu caminho com personagens igualmente complexos e humanos, com sonhos e traumas, como Rolf Carlé, movido pela sua arte e Huberto Naranjo, pela sua vontade de ser e fazer diferente

É uma história sobre arte, imaginação, sonhos, imigração, revolução. Sobre ser mulher, ser latino-americana, viver entre os submundos do submundo do mundo e neles encontrar amor e resistência. É a história de uma menina que, assim como o Chile, sua casa, "camina sin piernas", mas caminha. Contada a partir da escrita única, criativa e original de Isabel Allende, patrimônio da literatura latino-americana.

Eva Luna, eternamente apaixonante.

JoAo 09/01/2022

Sobre a realidade palpável do fantástico
O meu contato com a escrita de Isabel Allende deu-se há alguns anos atrás com a leitura de "O caderno de Maya". Após assistir a série sobre a sua vida, produzida e disponibilizada na plataforma de streaming Amazon Prime, decidi retomar esse contato com a leitura de "Eva Luna". Que agradável surpresa. Apesar da quantidade considerável de páginas e da formatação complicada da minha edição, não consegui me desprender da história. Impressiona a habilidade de Allende em aliar a fluidez da escrita e a potência na criação de imagens e personagens que permanecem conosco mesmo após concluída a leitura. Uma metáfora contundente da história da América Latina povoada por seres que apresentam poesia e beleza em uma realidade que se faz dura, e ao mesmo tempo, fantástica.

Larissa 03/01/2022

Isabel Allende, a autora da escrita mais apaixonada q já li
Acabei de terminar o livro e tenho a impressão de que ele poderia ser interminável e ainda sim seria agradável, os personagens seriam interessantes e a narrativa, por mais que simples, permaneceria envolvente. É o segundo da autora que leio e, nesse, foi grande a impressão de que muitas das situações descritas poderiam acontecer no Brasil da mesma forma. A história se passa no Chile, mas os tipos, os cenários, o contexto histórico e político são compartilhados por boa parte da América Latina. Como em "A casa dos espíritos", aqui a autora consegue incluir romance, guerrilha, desigualdade, compaixão, História, luta, opressão e beleza nas páginas do livro com naturalidade. Se em sua obra prima podemos acompanhar uma família, em "Eva Luna" acompanhamos a história de vida de uma mulher, Eva, que esteve longe de fazer parte das tramas de uma grande família influente. Eva é filha de uma empregada doméstica, logo precisa trabalhar em casa de família, as mudanças políticas são observadas de muito longe. Ela esteve entre os tantos outros tipos marginalizados, precisou trabalhar em fábrica e desenvolveu um laço afetivo com um moleque cheio de truques que viria a se tornar o maior guerrilheiro do país. Dessa forma, ao longo das páginas, iremos acompanhar a história de vida de Eva Luna.

Sarah 26/12/2021

Minha amiga, Eva Luna
Fiquei quase um mês com Eva, conheci sua mãe, conheci a história da sua concepção, a vi nascer, crescer, amadurecer, aprender, viver, achar sua casa, e seu verdadeiro amor. Fiquei órfã depois desse fim, Allende escreve como uma feiticeira, e por isso msm em alguns pontos esqueci que não era a Eva Luna que estava ali contando sua história.
Umas das minhas últimas leiturinhas de 2021 que me fizeram ficar apaixonada e querendo saber mais de Eva...