Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

karol 29/01/2024

Eva Luna - indescritível.
Vou tentar colocar aqui em palavras o que esse livro foi pra mim.
No início, eu achei a leitura meio difícil, confesso. Mas ao longo do livro, a história foi tomando forma e era impossível parar de ler (mesmo com uma linguagem um pouco mais ?difícil?). O difícil se tornou fácil e eu me apaixonei por Eva Luna e pela história de cada um dos
personagens. Ela teve uma vida sofrida, mas mesmo assim me ensinou que NUNCA devemos parar de lutar por aquilo que acreditamos, e sempre - tentar - a ver o lado bom das coisas, e das pessoas!
Levarei Eva Luna para sempre em meu coração. Esse livro trouxe um quentinho aqui dentro. Que história! Que coisa mais linda! Obrigada, Isabel Allende.

Jessica Moraes 25/01/2024

Romance de formação, conta a história de eva luna e rolf carlé desde suas infâncias até a vida adulta; onde se encontram depois de passarem por poucas e boas.
com realidades diferentes, a vida dos dois se entrelaçam; a autora coloca bastante fatos históricos durante a narrativa, ligando os personagens ao longo dos acontecimentos.
os primeiros 30% fiquei curiosa com a premissa, mas ao longo da leitura foi se perdendo essa magia; não estava preparada para tudo que acontece, porque o inicio é muito diferente do final da história, não gostei dessa ''quebra''. espero não me decepcionar em Violeta e Casa dos Espíritos.
Isabelle Lins 04/02/2024minha estante
Eva Luna também não me surpreendeu, tive a mesma impressão que você! Mas A casa dos espíritos definitivamente vale a pena! Muitíssimo superior e com um roteiro bem mais envolvente!

Jessica Moraes 06/02/2024minha estante
Que bom ler isso, Isa.. me deixa mais feliz para começar os outros livros da autora.

Laura962 23/01/2024

Eva Luna é um livro morno.

Não apresenta fatos mirabolantes ou uma narrativa complexa, mas nos envolve de maneira suave, em um mundo permeado por acontecimentos imaginários e reais da vida de Eva - do seu nascimento surrealista ao momento em que se encontra com o amor e a vocação.

É aconchegante.

Lenir 20/01/2024

Leitura excelente. Por vezes esquecia que estava lendo um livro chileno e parecia estar lendo imersa no contexto brasileiro tais as convergências: sociedade desigual disfarçada de "democracia racial", ditadura, resistência, machismo...

Gabs 16/01/2024

Me apaixonei por Isabel Allende desde a primeira leitura e posso dizer com tranquilidade que Eva Luna é uma de suas melhores personagens.
Adoro suas histórias cruzadas, a forma como insere a ficção no contexto histórico do Chile e, principalmente, suas personagens femininas incríveis e fortes.
Livro muito bom

Vanessa.Mariano 15/01/2024

Esse é o 3 livro que leio de Isabel Allende e fica claro que ela é uma ótima contadora de história, assim como a personagem principal desse livro.

Ela traz sempre a mulher no tema central, uma mulher pobre , que precisou batalhar para se virar na vida, ainda coloca elementos de política, ditatura e guerrilha.

Não foi meu livro preferido da autora, mas é uma leitura tranquila e envolvente.

Lud 14/01/2024

Quanto mais leio Isabel Allende, mais me surpreendo com a genialidade dessa mulher! Ela consegue escrever livros tão diferentes e ao mesmo tempo tão bons! Eva Luna é uma personagem incrível, forte, corajosa, inteligente, criativa. Confesso que no começo achava um pouco chato quando a narrativa ia para outros personagens que não ela, pois é ela que me interessava, mas no decorrer da trama vamos entendendo a importância desses outros personagens e de suas trajetórias. Foi uma experiência diferente dos outros livros que li da autora e isso é uma coisa boa, acho eu. Leitura muito boa.

MariMeireles14 10/01/2024

Sutil
Quando li A Casa dos Espíritos, alimentei um amor e uma ligação verdadeira à escrita de Isabel Allende. Isso, inevitavelmente, me levou a buscar mais e mais da sua literatura, a reconhecer seu talento majestoso de usar palavras para contar a vida. O ponto é que, como diz na contracapa da edição de 2019, essa obra representa uma cascata de histórias caindo diante do leitor, vívidas, apaixonadas e humanas.

Por isso, conhecer a trajetória não apenas de Eva, como também dos demais personagens, me permitiu aprender sobre as emoções humanas, os rumos inesperados e as condições sociais duras, próprias da história um país da América Latina. A parte mais valiosa dessa obra, feita por inúmeras camadas, é o fato de existir uma clara representação da fidelidade, da lealdade, do acolhimento e do incentivo gerado pela busca da sobrevivência individual e coletiva.

De modo sutil, Isabel nos ensina a viver o presente, a escrever página por página, cada dia de uma vez, assim como fazia também Clara, mas diante de uma outra perspectiva, tão doce e gentil quanto.

?Não obstante, no decorrer daquelas horas procurei livrar-me da languidez das recordações e conseguir a frieza indispensável para revisar o passado e fazer um inventário das minhas possibilidades. Até então vivera às ordens de outras pessoas, faminta de afeto, sem outro futuro além do dia de amanhã e sem mais fortuna do que minhas histórias. Até minha mãe era uma sombra efêmera, que eu precisava desenhar todo dia, para não perdê-la nos labirintos da memória? (Página 195)

Mari 06/01/2024

Embora não esteja entre meus preferidos da autora, é impossível não se envolver a aproveitar a escrita da Isabel Allende, que sabe criar personagens como ninguém.

Acompanhamos Eva e Rolf ao longo dos anos, novamente tendo um governo autoritário como pano de fundo, mas achei a leitura um pouquinho cansativa, talvez por ela ter dividido a história em capítulos mais longos.

Gostei que um livro de 1987 tenha uma personagem trans e fale, mesmo que superficialmente, sobre isso.

Fiquei levemente incomodada com a primeira vez da personagem, achei que não deveria ter sido com aquele personagem rs

No mais, uma leitura muito boa!

florj 03/01/2024

Que escrita!
Meu primeiro contato com Isabel Allende e já me apaixonei pela escrita dela.
Eu estava gostando muito até uma certa cena que fez o livro cair demais no meu conceito. A partir dali foi só ladeira a baixo. Ia ser um favorito da vida se não fosse umas frases que me deixaram com muito nojo. Sei que ela quis representar a vida real e tudo o mais, mas pra mim não deu certo. Tem uma parte que a Eva fica com inveja de uma menina de 14 anos que tá casada com um cara de pelo menos 40 só pq o cara é bom de cama. Isso pra mim foi sem cabimento.
Fora essas partes o livro é absolutamente incrível, super bem escrito e apaixonante. Tentei não levar essas cenas em consideração por serem um pedaço tão pequeno do livro, mas tive que retirar uma estrela e o favoritado. Com certeza irei ler os outros livros da Isabel.

Rosyane.Rodrigues 03/01/2024

Quem sou eu para falar mal de Isabel Allende?
Eva Luna. Isabel Allende. Ed: Bertrand Brasil

Minha autora favorita, então recomendo os bons e passo pano para os "nem tanto".
Contos de Eva Luna foi publicado no final da década 1980, quando a Isabel começou a fazer sucesso e teve suas obras descobertas por Hollywood. Agora ele estava disponível no unlimited e eu precisava de algo que me distraísse da escrita violenta da Camila Sosa Villada.
O texto da Isabel simplesmente flui, não tem essa história de precisar reler, voltar o parágrafo para entender. Você precisa embarcar no realismo mágico e se deliciar com personagens bem construídos, cores e cheios de lugares que só existem nessas páginas.
Tudo para ser incrível não é? Sim, só tem um problema: são muitos personagens, cada um com sua história e seus problemas. Chega um momento que cansa e a gente fica pensando: sim, mas onde eles irão se encontrar?!
Pois não é que nos últimos capítulos ela amarra todas as pontas e faz um "fim" redondinho?! Posso não dar 5 estrelas, mas falar mal, jamais.

Yasmin.Moraes 30/12/2023

Envolvente
Inicialmente achei um livro chato. Mas após o 1? capítulo a escrita da Isabel me envolveu e eu AMEI a história.