Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

carolina.soares 03/11/2023

Não tem como não se envolver com a escrita da autora.
Eva sofreu bastante até tudo entrar nos eixos.

Iandra Mikaela 30/10/2023

Melhor trabalho da autora, segundo Rory Gilmore
Já havia lido outro livro da autora, mas a vontade de ler Eva Luna veio do seriado Gilmore Girls. A protagonista Rory cita Eva Luna como a obra preferida da autora, superando inclusive A casa dos espíritos.

Terminado a leitura pude entender o ponto citado, a autora conta a história de Eva Luna de uma forma que você se sente conectado a personagem.

O livro é a biografia de Eva Luna, desde sua concepção e a acompanhando durante toda a vida.

A descoberta de amores, os inúmeros personagens que passam por sua vida e vão influência-lá no futuro, se tornando parte de suas histórias.

Embora tenha me apaixonado pela história e pela protagonista, tenho que discordar de Rory Gilmore, não acho o melhor trabalho da autora, mas, com certeza está entre os melhores.

Renan 29/10/2023

Leitura leve
Nunca tinha lido nada da autora e encontrei esse livro no kindle unlimited por acaso. Comecei a ler despretensiosamente e não conseguia parar. Uma profusão de personagens e histórias secundárias que acabam se cruzando nos momentos certos. O que mais gostei é que achei que seria confuso lidar com tudo isso, mas não foi. Eu só esperava mais do desfecho da história, acho que ele ficou aquém do resto do livro, ainda assim gostei muito dessa leitura.

Luciana1005 26/10/2023

Eva Luna
Adoro a forma como Allende constrói seus personagens, tenho a sensação que eles segurariam qualquer história! Por ser mulher e viver em um país da América Latina sinto uma sensação de pertencimento muito forte no decorrer da leitura de seus livros.

O livro conta a história de Eva Luna, uma jovem de origem humilde, filha de mãe solo, que cresce na América Latina durante um período de muita instabilidade política e social.

A história é narrada em primeira pessoa pela própria Eva Luna, o que torna tudo muito interessante já que uma das características da personagem é o seu grande talento para criar e contar histórias. Achei sensacional a forma como Allende apresenta o talento de Eva para o leitor: Basta ler o livro para entender como Eva é talentosa.

Allende enfatiza o poder da imaginação e das histórias para criar significado, resistência e esperança. Através da arte da narração, personagens encontram uma forma de expressão e descobrem sua voz.

O romance se passa em um contexto de instabilidade política e opressão social na América Latina. Por isso encontraremos questões como ditaduras, corrupção, desigualdade social e a luta por justiça. Através dos personagens e de suas experiências, Allende retrata as consequências da opressão e a resistência contra regimes autoritários.

A narrativa abrange várias décadas e apresenta uma ampla gama de personagens cativantes e complexos. Desde a infância até sua vida adulta Eva encontra-se envolvida em uma série de experiências difíceis, passando por relacionamentos amorosos, experiências traumáticas e lutas pessoais. Ao longo do livro, ela se torna uma figura importante na luta por justiça social e liberdade.

O amor em suas várias formas também é explorado. Allende retrata relacionamentos amorosos complexos e apaixonados, abrangendo desde amores românticos até conexões profundas de amizade. A sexualidade também é um tema abordado, com personagens lidando com suas próprias paixões e desejos.

Existe um destaque para o papel das mulheres na sociedade e a luta por igualdade de gênero. E essa parte é maravilhosa! Eva Luna, assim como outras personagens femininas, enfrenta obstáculos e desigualdades, mas também demonstra força, coragem e determinação. Afinal, essa é a única possibilidade para não ser devorada e engolida por uma sociedade cheia de preconceitos e muito machista. O romance retrata a capacidade das mulheres de superar adversidades e se tornarem agentes de pequenas, porém importantes mudanças.

O livro apresenta capítulos alternados entre a história de Eva Luna que se passa em um país da América Latina e de Rolfé Carlé, que nasceu em uma aldeia ao norte da Áustria. Rolfé é um personagem muito interessante, pois sua história abre espaço para um contexto europeu que nos leva a refletir sobre diversos aspectos da colonização.

Em algum momento a vida de Eva e de Rolfé irá se entrelaçar, mas esse encontro só fará sentido para o leitor depois de muita contextualização e história. Antes acompanharemos os desafios pelos quais Eva precisa passar para entender sua própria identidade e de alguma forma encontrar seu lugar no mundo.

Na minha opinião a história de Eva representa as lutas e as transformações pessoais que muitas pessoas/indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas.

Amei a leitura e recomendo!

Bia 11/10/2023

Delícia de livro
Mais um primor de Isabel Allende.
Acompanhamos a vida e história de Eva Luna, desde antes de seu nascimento até o seu ?final feliz?. Uma personagem tão rica, cheia de aventuras, de amores, de amizades.

Mais uma vez, confirmo minha certeza ao iniciar uma leitura de Isabel: sempre é uma jornada deliciosa!

Sa 05/10/2023

Que leitura gostosa! Tão bom mergulhar a fundo e sentir tudo! Foi meu primeiro contato com a Isabel Allende e gostei bastante.

Mikaela 02/10/2023

Uma colcha de retalhos das mais belas histórias
Eva Luna conta a trajetória da protagonista enquanto reúne os mais incríveis personagens e acontecimentos do realismo fantástico.

Não tem como esquecer de personagens como Elvira e sua mania de dormir no caixão, a belíssima mulher trans Mimi, as aventuras e rebeliões de Huberto Naranjo, a história de Rolf Carlé na Alemanha e tantas histórias que se entrelaçam para formar uma linda e às vezes sofrida colcha de retalhos da América do Sul.

É um livro muito bom. Não tão impactante como A Casa dos Espíritos, mas um clássico, sem sombra de dúvidas! Recomendo para todo mundo que ama histórias e o realismo fantástico.

Bruna 07/08/2023

Isabel Allende sempre fantástica
Mais um favoritado da Isabel Allende
Uma história incrível e eletrizante! A narrativa é muito envolvente e a gente não consegue parar de ler! EXCELENTE!

@liv_olivroqueeuvi 26/07/2023

“Era uma vez uma mulher cujo ofício era contar histórias…”

Essa mulher é Eva Luna, protagonista e narradora do terceiro romance de Isabel Allende, escritora chilena, representante do realismo mágico, que fala da América-latina de forma única.

Lançado em 1987, “Eva Luna” é o livro que eu vi e conheci no seriado “Gilmore Girls”. No 14º episódio da 7ª temporada, a protagonista Rory comenta que esse é seu livro preferido de Allende, diferente da maioria das pessoas, que preferem “A casa dos espíritos”, leitura que pretendo fazer em breve!

A narrativa se passa em um país da América do Sul em um contexto permeado por um governo autoritário, violências e desigualdades sociais. As semelhanças entre a formação dos países da região são tão intensas que não dá para precisar o local da história.

Por meio das palavras de Eva Luna, somos apresentados aos mistérios que envolvem a origem dos pais da protagonista, acompanhamos seu nascimento e a trajetória de vida, cheia de aventuras, dificuldades, amores e da arte de contar histórias. É da sua mãe, Consuelo, que ela herda o dom da imaginação e do pai ela recebe o sobrenome Luna, pois ele era um indígena da tribo dos filhos da Lua.

Eva passa a infância acompanhando a mãe, que era empregada doméstica, e depois passa a trabalhar em casas de diversas famílias nas quais ela conhece figuras absurdas e memoráveis. Em certo ponto da narrativa, ela vai morar na rua, onde encontra um garoto que muda sua vida, o Naranjo. Depois de muitos anos eles se reencontram envolvidos na Guerrilha.

Em paralelo a história da menina, conhecemos outro personagem, o Rolf Carlé, um jovem austríaco no inserido no contexto da 2ª guerra mundial. Com o fim da guerra, ele vem para a América morar com parentes e se torna fotógrafo e jornalista.

A história dos dois se encontra em certo ponto do romance e é até difícil escrever sobre os fatos que acontecem. O que posso afirmar é que eles são escritos de uma forma linda. Mesmo expondo realidades cruéis, Allende consegue tocar nosso íntimo e nos encantar.

Outra intertextualidade que envolve essa obra é a presença de referências ao livro “As mil e uma noites”. Enfim, terminei a leitura com outras em mente.

Bia 14/07/2023

Esse foi meu quarto livro da Isabel Allende lido, e continuo me surpreendendo com a qualidade da escrita.
eva luna é lindo.
uma contadora de histórias que vive intensamente as margens das narrativas de classe média que dominam as mídias. sem pudores para contar tudo o que passou. de brincar de morta no caixão a entender a decisão da amiga trans de não se operar mais. brilhante e cheio de pequenas decisões revolucionárias por resolverem com simplicidade problemas estruturais das nossas vidas medíocres e injustas.

ja estou com saudades de eva luna. (indo ler contos de Eva Luna?)

@eu_rafaprado 10/05/2023

Eva Luna ? Isabel Allende
5 de 5 estrelas
Isabel Allende é a escritora chilena viva de maior alcance mundial, a mais lida de língua espanhola, entre muitas peculiaridades, desde a ?A Casa dos Espíritos?, seu livro de maior sucesso, adaptado inclusive para o cinema, inicia a escrita de seus livros sempre no dia 08 de janeiro de cada ano.
Isabel é uma das minhas autoras preferidas e Eva Luna, foi a leitura escolhida para o clube do livro ?Lendo mulheres nacionais?, que este ano está se aventurando com autoras de outras nacionalidades também!
Eva cresce trabalhando como empregada doméstica, desde muito pequena, tem o dom de contar histórias e apesar de ter uma vida sofrida, sabe se sair muito bem de situações adversas.
Durante sua jornada, Eva conhece diversas pessoas que são essenciais para fonte inesgotável de imaginação, como sua madrinha, que tem um caixão dentro do quarto, comprado com muito esforço por medo de não ter onde ser enterrada, uma mulher trans que se transforma em artista de novela, um árabe com lábios leporinos, generoso e que acolhe Eva em sua casa, entre tantos outros.
Acompanhar a escrita de Isabel é como mergulhar em um universo paralelo, ela nos transporta para um mundo cheio de elementos mágicos e situações que beiram o absurdo, mas que são factíveis de acontecer.
Mais uma vez, encontrei muitas relações com o espiritismo e com a ditadura do regime militar no Chile, ainda não li toda a obra de Isabel, mas em todos os que li pude encontrar esses elementos.
Eva Luna é um livro gostoso de ler, uma história que facilmente poderia ser transformada em uma série, novela ou filme.
Foi maravilhoso ler na companhia de amigos e poder discutir tanta coisa bacana e pontos de vista diferentes, destaco também a mediação da professora Nilda, que com excelência nos contou um pouco sobre Isabel e suas obras.

Nado 30/04/2023

Publicado em 1987, o livro segue a história de Eva Luna, uma jovem que cresceu em meio à pobreza e que, apesar das dificuldades, é capaz de encontrar beleza e alegria no mundo ao seu redor.
A narrativa é contada pela protagonista, que nos leva por uma jornada por sua vida, desde sua infância até a idade adulta. Ao longo do caminho, ela conhece uma série de personagens fascinantes, cada um deles contribuindo para moldar sua visão de mundo e ajudando-a a se tornar a pessoa que ela é.
O livro é uma mistura de realismo fantástico e romance histórico.
O que eu mais gostei da obra foi a diversidade de personagens que a autora traz, não pela quantidade, mas pelas características de cada um, que os fazem únicos, e com condições pouco abordadas em livros.
A narrativa tem alguns trechos irônicos com resquícios de humor, que nos faz ficar com a consciência pesada por achar "graça" daquela cena, uma vez que o livro é pesado e carregado de denúncias do começo ao fim.
Meu primeiro contato com a autora e agora quero ler tudo o que ela escreveu ou escreverá.

Rodrigo 29/04/2023

Eva, uma sobrevivente
Como não se encantar com a história de vida de Eva? Quanto realismo fantástico Isabel Allende nos apresenta nessa obra e nos encanta.
Só não gostei dos capítulos longos, mas a escrita é envolvente.

joara 08/04/2023

Amo história de mulheres contada por mulheres
Simplesmente incrível esse livro. Como a própria Eva Luna diz, parece que ela viveu muitas vidas, cada uma delas com episódios marcantes que formaram a mulher que chega ao final dessa obra. O destino de Eva não podia ser outro para alguém que viu e viveu tanta coisa.

Como sempre, Isabel Allende não decepciona ao contar uma história com tantas personagens e ainda conseguir contar histórias paralelas sem que a gente perca o enredo central. No meio disso tudo ela ainda fez com que a própria Eva se tornasse uma contadora de história de forma brilhante.

Além disso, eu amei a forma com que os romances são tratados. A Eva em nenhum momento colocou isso acima de tudo, mesmo quando era o que ela mais queria. Ela sempre lutou para continuar vivendo por si, para si e ainda ajudou as pessoas mais importantes da vida dela, mesmo que isso pudesse prejudicá-la. Uma das melhores personagens femininas que eu tive o prazer de ler.