Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Luísa Toresan 28/12/2023

Gostei do livro. É bem diferente do que geralmente leio, por isso tive um tanto de dificuldade no início.

Jaqueline.Xavier 26/12/2023

Eva Luna
Tenho uma enorme conexão com a escrita da Isabel Allende, tudo que li até o momento foi muito bom e com Eva Luna não foi diferente, nesse senti que a autora pesou um pouco mais na parte histórica, colocou mais cenas do cenário político daquela época e os personagens foram se encaixando perfeitamente no enredo.

VitoriaRegiane 17/12/2023

Na verdade, eu não tinha certeza de que isso tivesse alguma aplicação prática, até então só me servira para dar um pouco de colorido à vida e escapar para outros mundos.

Nath 14/12/2023

Dom de contar histórias
Depois dessa leitura, se mostrou óbvio que a Isabel Allende, assim como sua protagonista que dá título ao livro, a Eva Luna, é uma exímia contadora de histórias. O talento e a criatividade são incríveis, a forma como todos os personagens tem narrativas e vidas contadas de forma muito bem pensada e calculada para a narrativa também é algo que enriquece deveras. É um livro que passa por muitas histórias, mas nenhuma delas se perdem... Na verdade, uma se perde sim. E justamente uma que eu estava bastante ansiosa para ver acontecer, pois é aquela que está subentendida desde o começo, uma história de casal. Achei que ficou muito para os momentos derradeiros, um tanto atropelada e rápida demais. É por causa disso que tirei a meia estrela, pois se a autora tivesse empregado seu talento e boa vontade de contar a história do casal com um pouco mais de tempo, teria sido perfeito. Há ainda umas outras problemáticas que acho que foram um tanto romantizadas, mas isso é meu olhar um pouco mais julgador. No mais, uma excelente leitura para abrir as portas da escrita da Allende. Recomendo!

Priscilla 11/12/2023

Eva Luna, uma incrível contadora de histórias
Eva Luna foi meu primeiro contato com Isabel Allende e, com certeza, não será o último!

O livro é todo narrado em primeira pessoa, e Eva conta a história de sua vida, desde o que sabe sobre sua mãe até o seu presente. Dona de uma imaginação fantástica, ela inventa e conta histórias para sobreviver, para se relacionar com os outros e para suportar a sua realidade.

Não dá pra saber com certeza em qual país da América do Sul ela vive, mas sua infância foi marcada pela ditadura, rebeliões, uma jovem democracia... em um país miscigenado em que se fala espanhol. Ela precisa abrir seu próprio caminho, como uma menina, sem família, que precisou trabalhar desde muito pequena. Como mulher, ela nos mostra como é preciso encarar esse mundo de homens.

Também somos apresentados a outros personagens que cruzam sua vida, de diferentes origens e percursos, mas sempre com um propósito a cumprir na história.

Gostei muito! E fiquei triste por Eva não ser uma senhorinha contando toda a sua história de vida, porque a personagem ainda é jovem em seu presente, mas eu gostaria muito de saber o que ela fez até seus últimos dias.

Rinaldo 09/12/2023

Eva Luna
A personagem a autora, uma mulher de fases e de faces diversas. Allende em mais um belo romance. Uma grande mulher...ou melhor Duas grandes mulheres.

Quel 04/12/2023

Eva Luna é muito meu amorzinho
Já conhecia a escrita da Isabel Allende com o livro A Casa dos Espíritos, mas aqui em Eva Luna foi que ela ganhou de fato o meu coração. Livro simplesmente perfeito, zero defeitos. A narrativa é instigante, fluída e fácil. Em vários momentos surge o realismo fantástico, uma marca da autora e que acho extremamente parecido com o fabuloso Gabriel Garcia Marques e que funciona muito bem em Eva Luna. Enfim, agora quero ler tudo dessa autora.

Gibiz 02/12/2023

Eva Luna é, na minha opinião, a melhor protagonista de Allende.
Seus sentidos nômades e sua inclinação à autenticidade a torna fruto de uma natureza empática e identificável.
Livro espetacular, só fica atrás de Paula e A Casa dos Espíritos.

Gabriella440 16/11/2023

Eva Luna é a história de uma garota nascida da relação entre uma órfã de cabelos vermelhos e o índio que ela salvou de morrer por uma picada de surucucu.
Desde a infância, Eva é uma contadora de histórias -tanto que o livro é narrado em primeira pessoa- mas que só aprende a ler e escrever já adolescente, tendo contato com as mil e uma noites, se transforma cada vez mais numa criadora de contos.
A autora, Isabel Allende, nós traz um realismo mágico discreto, junto com certeiras críticas sociais da sociedade chilena da época e com maravilhosos personagens representativos de minorias.
O protagonismo feminino também é uma marca forte do livro, uma leitura que não é pesada, mas que faz pensar em muitas questões sociais importantíssimas.

Rayssa 13/11/2023

Eva Luna
Essa foi uma leitura muito gostosa de fazer. A história é maravilhosa. Repleta de situações inusitadas, a narrativa é rica, cheia de vida, cores, cheiros, sabores. Isabel Allende tem um tipo de prosa que salta aos nossos olhos e prende o leitor logo nas primeiras páginas.

Aqui acompanhamos o crescimento de Eva Luna, no início uma criança acanhada, mas sempre muito criativa, passando por uma adolescência difícil e solitária, até o seu amadurecimento como uma mulher singular, corajosa, escritora e contadora de histórias.

Como é característico de Isabel Allende, a história vem carregada de personagens diversos e ricamente construídos. Aliás, a autora consegue criar personagens como ninguém. A humanidade que ela coloca nas personagens é contagiante, nos empolgamos e nos apegamos demais aquelas criaturas do livro.

Ademais, verossimilhança e realismo mágico se complementam muito bem. A prosa da autora tem uma sensibilidade e leveza ímpar, que se mescla com questões graves e mais sérias de forma sutil. Ela sabe inserir muito bem o quadro social e político do cenário em que se passa a história com um ponto de vista mais intimista das personagens. Inclusive, foi uma surpresa ver uma pessoa trans tão bem representada no livro. Foi uma das personagens mais queridas que já vi.

Para mim, a leitura fluiu muito bem, a história é ágil e sem pontas soltas. As últimas 40 páginas, porém, não foram tão satisfatórias como o restante do livro. A narrativa se torna ainda mais rápida, passando por cima de momentos que, a meu ver, precisavam de mais cuidado, ou seja, mais aprofundamento. Fora isso, é um livro imperdível, que solidificou ainda mais o meu encantamento por Isabel Allende.

day 11/11/2023

Maravilhoso!
A autora não decepciona nunca ! Estou encantada com a escrita da Isabel ,que história rica, forte e envolvente.
Eva Luna e uma criatura magnífica,uma verdadeira fênix em seu mundo de dor e desamparo, para seu mundo de contos e felicidades.
Eu amei a leitura desde as primeiras páginas, não conseguia para de lê-las e não me arrependo nem um pouco de ter devorado esse livro maravilhoso.
E preciso ser muito corajosa, a gente tem que lutar sempre .

Ana Carolina C. Crescencio 07/11/2023

Que delícia de livro!
Allende constrói suas personagens com tanta sensibilidade e profundidade, que fiquei com a sensação de que as conhecia há muitas páginas logo no primeiro capítulo.

Por ser uma mulher latina, o livro gerou em mim muita identificação com as personagens femininas, especialmente com a principal, que dá nome ao livro.

Eva Luna é uma jovem filha de mãe solo, que cresce na América Latina, e vai se descobrindo não apenas como mulher, mas como uma pessoa inserida em uma sociedade e que está intrinsecamente ligada à ela.

O romance se passa em um contexto de instabilidade política e opressão social, tratando de pontos como ditadura, desigualdade social, corrupção e a resistência contra regimes autoritários.

A construção do livro alterna a narrativa da vida de Eva Luna, que se passa em um país da América Latina, à história de Rolf Carlé, que nasceu em uma aldeia ao norte da Áustria. Com a história de Rolf, Allende enriquece a narrativa adicionando um contexto europeu que suscita reflexões sobre a colonização.

Durante a leitura, o leitor percebe rapidamente que as vidas de Eva e de Rolf irão se convergir, mas esse momento só ocorre após muitas páginas de contextualização. Essa parte é importante para que o encontro faça sentido e não seja apenas um ato desesperado do autor por um fim.

Enfim, foi uma leitura muito agradável. Recomendo!

Julia Gheller 06/11/2023

Eva Luna foi meu primeiro contato com Isabel Allende (finalmente) e posso dizer que agora fico ainda mais animada pra ler os outros títulos da autora. Essa obra, pra mim, envolve uma das abordagens mais incríveis que é a de contar uma história sem que necessariamente se tenha um enredo com muitos desdobramentos complexos ou muitos plot twists. E o que torna tudo isso ainda mais interessante é Eva também ser uma contadora de histórias nata e agora narrar a sua vida pessoal para o leitor.
Gostei muito dos personagens e de como a autora desenvolveu cada um (destaque pra Mimi que foi a que mais me chamou a atenção e teve a história pessoal que mais me prendeu). O pano de fundo do contexto político também foi muito bem incluído na narrativa e adicionou ainda mais poder pra história e pra entendermos as escolhas e rumos que cada personagem toma.
Por fim, acho que gostei muito da história pelo livro se passar em uma das minhas ambientações favoritas: América Latina. Por algum motivo obras assim sempre me prendem, não sei se por curiosidade ou por um pouco de identificação, mas com certeza o ar encantamento e de magia que cercam trabalhos assim é algo único. ?

Adriana Naves 04/11/2023

É pra aplaudir de pé
Como essa leitura é incrível! Isabel Allende nos conduz com a tranquilidade de um rio calmo pela história turbulenta da Agentina, e de certo modo da própria América Latina. Acompanhamos as lutas, medos e triunfos de seus personagens, que diante do horror e da opressão, dentro de suas possibilidades lutam e vivem, constroem uma vida que valha a pena. Amei demais, ansiosa para conhecer outros trabalhos da autora, como o tão aclamado "A casa dos espíritos ".