Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Juliana.Barbosa 08/04/2023

Narrativa sensacional
Um dos melhores livros que já li, narrativa muito boa e histórias contadas de forma paralela para se unirem posteriormente. Com certeza lerei mais livros da autora.

Renata 19/02/2023

Contos belíssimos e uma narrativa gostosa, com histórias curiosas que prendem a atenção do início ao fim e faz com que o livro seja maravilhoso.

Bia 06/02/2023

Gente, vou precisar de um tempo, NÃO QUERO FALAR COM NINGUÉM AGORA, porque estou entendendo as minhas emoções.

Piadas à parte, este livro é magnífico.

Carolina 04/02/2023

me identifiquei mais do que deveria
como uma leitora que se considera particularmente assídua pelo trabalho de Isabel Allende, eu diria que este é provavelmente um dos trabalhos mais pessoais que ela já escreveu.

Eva Luna é uma protagonista escritora, uma contadora de histórias nata e, durante a leitura, acompanhamos sua odisséia durante diversos abandonos, perseguições e romances que marcaram sua vida até que se tornasse uma grande roteirista de telenovelas.

esse livro fala sobre o sentimento de escrever e criar histórias, da forma como elas podem alterar seu passado e traçar um novo futuro, além de fazer do presente uma realidade mais suportável.

como escritora, me identifiquei muito com algumas passagens e percebo que Isabel Allende se baseou muito em sua própria percepção da escrita para dar vida a ela (o que me alegra, porque mostra que, de certa forma, também somos parecidas).

a única coisa que realmente não me identifico em seus valores sobre escrita é o fato de ela (assim como Frida Kahlo fazia nas artes), se baseava inteiramente em sua própria realidade para então construir algo em cima disso, tanto é que vemos muitas repetições entre outros livros dela, porque não dá pra sair muito disso, o que também não é ruim, porque, mesmo sendo todos muito parecidos, todos os livros são MUITO bons.

enfim, mais um favorito da vida.

Filipe 03/02/2023

Altamente interessante, entretenimento do início ao fim. Para além disso, um pano de fundo histórico discreto mas necessário para entender minimamente a América Latina.

Eva Luna é uma obra que conquista pela simplicidade da escrita combinada com a megalomania da mente da personagem principal. Allende tem o claro talento de desenhar bem as cenas, personagens e sentimentos que colocam o leitor no local dos acontecimentos narrados.

Lueyna 19/01/2023

Isabel é uma das minhas escritoras prediletas. Nesse livro ela descreve minuciosamente os personagens e as cenas, estimulando a nossa imaginação brilhantemente.

soutatyrs 14/12/2022

nota 10
Uma contadora de histórias conta a sua super história desde que nasceu. Passando de lar em lar Eva muda o mundo a sua volta, conhece pessoas de todos os tipos! Figuras como Mimi que ganhou meu coração e amantes que a levam a um “final feliz”

A guerrilha e o colapso político permeiam esse livro tão bem escrito pela escritora Isabel Allende!

A capa do livro merece atenção e apreciação!!

Nota 10!

site: https://youtu.be/tyf6BEQ5kWY

Sol 62 06/12/2022

Eva Luna foi a primeira obra da Isabel Allende que eu tive o prazer de ler.

A autora vai tecendo as histórias de diferentes personagens em diferentes ambientes e espaços temporais, costurando-as pouco a pouco, de forma a entrelaça-las formando, ao final, um todo repleto de significação.

Eva Luna, personagem principal que dá nome à obra, é a narradora. Relata em primeira pessoa os capítulos relacionados à sua história e em terceira pessoa aqueles relativos à história de Rolf Carlé.

Eva Luna herdou da sua mãe o talento de criar e contar histórias, considerando o contexto histórico, político e social da América Latina, portanto traz alguns elementos de um romance histórico, embora não datado e não localizado.

A narrativa é leve, agradável, fluida, bem construída e envolvente de forma a prender o leitor. Apesar dessa leveza a história envolve temas importantes dentro desse contexto, tais como: imigração, ditadura, guerrilha, guerra mundial, machismo, racismo, trabalho infantil, exploração do trabalhador, prostituição, transexualidade, liberdade sexual, exploração/direito das mulheres, entre outros.

Indico muito a leitura do livro Eva Luna de Isabel Allende!

visreading 06/12/2022

Isabel é nossa maneco com consciência política
o aspecto que mais que prende ao decorrer dos livros dela é a passagem de geração. começou um livro com uma pp você já imagina que o decorrer vai ser focado em alguma próxima geração desse personagem.

sinto que nunca mais vou conseguir me apegar a um realismo mágico que não seja de isabel.

ele é mais "leve" que casa dos espiritos porque as tragédias são mais "amenas". mas nao deixa de ser, com toda sua potência, uma história de mulheres, mulheres super poderosas. o super poder? ser mulher

Simone361 20/11/2022

Isabel Allende sempre com sua escrita maravilhosa e envolvente, Eva Luna é mais uma personagem única e incrível de se conhecer!

Edilene Freitas 20/11/2022

Eva Luna é uma menina órfã que aprende a viver aos trancos e barrancos em um sociedade que não lhe dá muitas oportunidades de sobrevivência. Rodeada de pobreza e ganância dos homens, Eva encontra refúgio em seu mundo de histórias aprendidas com sua mãe e também com as novelas e filmes. Isabel Allende nos conduz através de um país marcado pela ditadura e pela guerrilha, com personagens cujas vidas se cruzam com a da protagonista e costuram sua vida.

estantedogabs 16/11/2022

Há um tempinho atras, uma amiga minha me indicou Isabel Allende e, finalmente, decidi pegar pra ler. E valeu a chance!

Esse livro conta a História de Eva desde seu nascimento. A medida que os anos passam, a protagonista passa pelas mais diversas situações, mais um detalhe está sempre lá: sua paixão por contar histórias.

A escrita de Allende me surpreendeu, muito gostosa de ler. O talento combinado com a vida movimentada de Eva se mostram a fórmula para um livro que prende o leitor.

Essa edição da Bertrand Brasil está impecável, muito bem feita e com uma capa perfeita!

Adriana1161 15/11/2022

Sangue de todas as cores
Quase um romance de formação.
Vamos acompanhando a vida de Eva Luna, desde seu nascimento até a vida adulta, com suas aventuras e desventuras fantásticas!
Narrado em primeira pessoa, pela própria Eva.
Um livro leve, apesar de abordar ditadura, racismo, guerrilhas.
"Eva era mestiçagem de sangue de todas as cores"
Perosnagens: Eva Luna, Consuelo, Ralf Carlé, Elvira, Mimi, Huberto Naranjo, Riad, Zulema
Local: Água Santa, ou qualquer lugar da América do Sul - 1957
@driperini