The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

ana luiza 01/03/2022

Estou pensando, pensando, pensando e mesmo assim não consigo achar as palavras certas para descrever ao certo esse livro.

anabypixies 09/02/2022

I'm in this picture and I don't like it
Ler um livro sobre um garoto de 16 anos completamente deprimido enquanto eu era uma garota de 16 anos completamente deprimida poderia ser uma ação perigosa, mas foi um dos maiores amparos que eu já tive na minha vida.
eu amo Holden Caulfield. E pretendo lutar com qualquer um que tentar falar mal dele (é sério). J. D Salinger traz uma narrativa dolorosamente atemporal com um dos mais realistas bildungstomans já escritos. Holden poderia ser um adolescente punk ouvindo sex pistols na década de 70, ou um solitário cinéfilo esquisito em 1995, ou um outsider dos anos 2000, ou literalmente qualquer adolescente lutando contra doenças mentais que já existiu e existirá. AS metáforas são sutis, lindas, singelamente simples e profundas ao mesmo tempo, e os sentimentos são pintados como aquarelas expressionistas que socam seu estômago ao mesmo tempo em que confortam. Eu amo muito esse livro.

Victor 30/01/2022

"Não há amigo tão leal quanto um livro" ?  Ernest Hemingway
Sabe a sensação de estar "órfão" de um livro quando o termina? O que sinto no momento é o oposto ? sinto que ganhei um amigo.

The Catcher in the Rye é um livro leve, intimista e descontraído, que te leva a sentir-se tão parte da história quanto Holden, o personagem principal e narrador.

O livro traz o ponto de vista em primeira pessoa de alguns dias na vida de um adolescente dos Estados Unidos que acaba de ser expulso da escola. Holden Caulfield, de 16 anos na época dos fatos, no conta como foi sua saída da escola meses após o ocorrido. A sensação ao ler é de estar ouvindo a história de um amigo em uma conversa casual ou até uma mensagem na internet. Holden expõe seus momentos de fragilidade e fraqueza com frequência, o que torna o livro ainda mais intimista.

Por tratar-se de um livro de 1951 esperava uma escrita rígida, meticulosa, complicada, mas o inglês presente nas páginas é tão atual que me impressionou. Até mesmo quando se trata de preconceitos e visões antigas o livro se sai bem, tendo alguns poucos momentos problemáticos que são ofuscados pelo carisma da história.

Além disso tudo, a forma que Holden descreve e se dirige às pessoas que ele gosta é extremamente genuína e adorável. Saí com o coração quentinho.

Eliane Sousa 28/01/2022

Um young adult de excelente qualidade. A hipocrisia do Holden, o fato de ele achar que sabe tudo sobre todo mundo, o jeito como ele chama todo mundo de phony mas ele mesmo é um e como isso é escrito, é muitoo legal. Eu gostei demais. O fato de não ter nenhum acontecimento "uau" na história, e mesmo assim ser super interesante de continuar lendo, ja diz muito. Você quer saber o que o Holden acha das pessoas, mesmo sabendo que a maior parte é pura baboseira.

emy 22/01/2022

Um dos melhores clássicos por aí. A voz da adolescência rebelde.
O Apanhador No Campo De Centeio é uma ótima entrada para os clássicos e a voz da rebelião jovem. Achei que até seria mais pesado por conta de toda a controvérsia, mas acho que o mundo só está cheio de "phonies" (falsos) não é mesmo? Eu amei, completamente. Que maneira incrível de começar 2022. Um livro sobre o meio-termo, descobrir o que você quer fazer, como seguir em frente tentando entender o seu lugar no mundo, enquanto tentando se agarrar e sentindo saudade de sua inocência perdida. O Apanhador No Campo De Centeio é um dos melhores clássicos que está por aí.

aninha423 10/01/2022

o sr. apanhador no campo de centeio, Holden Caulfield
Foi o meu primeiro livro do ano e confesso que minhas expectativas estavam altíssimas para esse livro justamente por ser um clássico, e superou ainda mais minhas expectativas. Mas o Holden como um adolescente branco, rico e que se incomoda com tudo na maior parte do tempo, me irritou bastante, mas não dá para culpar ele, afinal ele é um adolescente assim como eu.
Me apeguei muito pelo Holden por me identificar demais com ele, acredito que ter lido esse livro na idade do Holden ( 17 anos ), me fez entender todos os seus pensamentos, e acompanhar ele nessa sua trajetória de vida foi espetacular. Pretendo com certeza fazer uma releitura quando for mais velha, até lá espero já entender o grande mistério na vida do Holden de para onde os patos vão quando o lago congela.

Manu368 10/01/2022

Aonde vão os pratos quando o lago congela?
O livro conta a história de Holden Caulfield, um adolescente expulso da escola um pouco antes do Natal. Não querendo contar aos pais a (in)feliz novidade, Holden parte a Nova York com sua reserva de dinheiro, onde encontra com diversas pesdoas do seu passado e reflete sobre seu presente e futuro.

O livro em si não possui grandes acontecimentos e revelações; porém, a narração e as personagens são muito bem construídas. Assim, o enredo trata sobre questões universais trazidas pela adolescência, em um singular mundo pós-guerra.

Recomendo a leitura!

bibi 01/01/2022

uma montanha-russa de sentimentos
esse é um livro escrito com muito humor e narrado por um adolescente q n anda se dando muito bem com os estudos. Ele já passou por várias escolas e acabou de rodar de ano no seu colégio atual. Ele sabe q vai ter q estudar em outro lugar no ano seguinte então decidi deixar a escola (onde ele fica por tempo integral) um pouco antes do ano letivo acabar. Ele começa a passear por Nova York (onde mora com os pais e sua irmã), encontrando alguns antigos conhecidos e também conversando aleatoriamente com estranhos.

Esse garoto de 17 anos tem opiniões bem fortes, apesar de mudar de ideia constantemente. Ele sempre se irrita ou se incomoda com algo. Muda facilmente de opinião em relação as pessoas e não sabe o q fazer da própria vida. Holden é um adolescente confuso e extremamente sincero, q se perde pensando e refletindo sobre suas próprias histórias e experiências.

O livro n tem nenhum plot super interessante ou algum fator surpreendente. A história é mais sobre as experiências, sentimentos e opiniões desse menino, mas a gnt acaba se envolvendo com as piadas, gírias e conversas dele. O jeito bem humorado q ele tem de escrever torna a leitura muito mais fluida e leve.

Um clássico bem diferente e rápido de se ler!

ale 30/12/2021

Passei raiva lendo esse livro de tanto que odiei o Holden, mas mesmo assim não conseguia parar de ler. Acho que eu tava esperando que alguma coisa acontecesse, ou que houvesse um motivo pelo qual o Holden é tão idiota. Eu não acho que esse livro seja aquelas coisas, mas manteve minha atenção, então...

Marcela115 26/12/2021

Livro que em 2021 tirou minha ressaca literária de 11 anos. Isso mesmo. Onze. Não tenho como recomendar mais.
Emilia.Reis 26/12/2021minha estante
Já queria ler... poxa 11 anos? ?

Marcela115 26/12/2021minha estante
Tiveram traumas envolvidos hahahahaha mas tô de voltaaaa

Andrea 26/12/2021minha estante
E eu chamando a minha de GRANDE RESSACA LITERÁRIA ?

Welcome back, girl!!

Emilia.Reis 26/12/2021minha estante
entendo... boas leituras!!! ?

Mireille 27/12/2021minha estante
Caramba flor ? 11 anos! Já quero ler colocar na minha lista

debsbooks 23/12/2021

The Catcher In The Rye
Terminei!!! Acho que esse foi meu último livro do ano, inclusive esse ano foi muito bom no quesito leitura!!
Eu gostei muito desse livro, li muito rápido e eu achei incrível.
O jeito que o Holden se expressa é bem diferente e eu me identifiquei um pouco com os pensamentos dele. Ele é meio chato porque odeia tudo e todos e acha todo mundo pretensioso, sendo que ele em si é bem pretensioso.
Eu achei engraçado o jeito que ele exagera as coisas, tipo quando ele fala "isso demorou umas 10 horas".
Algumas partes me deixaram meio coisada e tem bastante gatilhos.
Eu imaginei um final muito diferente do verdadeiro e esperava alguma reviravolta, tipo o Holden ou a Phoebe morrer, mas ainda bem que não aconteceu. Foi um fim bem simples e um pouco vago mas fora isso é legal.
É isso, até 2022!!!

Malu 19/12/2021

if a body catch a body coming through the rye
Como uma adolescente de 16 anos presa na linha tênue entre infância e a maioridade, eu consigo entender o porquê de eu achar esse livro interessante e até mesmo divertido de ler. Nosso personagem principal, Holden, foi expulso (novamente) da escola e decidiu ?perambular? por Nova York por alguns dias antes de ir para casa e enfrentar seus pais. Ao longo dessa jornada, nós percebemos sua solidão, assim como seu senso de humor e visão de mundo mordaz- especialmente com o uso constante de palavras coloquiais e negativas, como ?phony?, ?dull? e ?lousy?.
Eu não posso negar que o Holden pode ser um personagem desagradável, que parece somente um adolescente rico e rebelde com complexo de superioridade (que ele é rs), porém, a forma que o livro foi escrito ajuda o leitor a submergir na história e até mesmo se conectar e entender alguns dos pontos de vistas do Holden (pelo menos para mim) e desejar que as coisas permaneçam as mesma para evitar o futuro/ o desconhecido/ a vida adulta. Outro aspecto que eu gostei foi a relação a maneira que o Holden vê seus irmãos, especialmente a Phoebe no final do livro e do Allie, que (de certa forma) conseguiu trapacear o destino da vida e somente viver no ?campo de centeio?, de uma maneira que o Holden não consegue.
Considerado um tabu na década de 50 e ainda atualmente, não acho que esse livro foi um marco na minha vida como na de muitos outros, mas tenho que admitir que lá no fundo todos nós conseguimos nos conectar com a metáfora do ?apanhador no campo de centeio? e o desejo de ser uma criança novamente, repleta de inocência e tempo, e fingir uma última vez que somos jovens e sem pressão e responsabilidade nas costas; poder viver em um lugar como a Terra-do-Nunca (só que nesse caso com um Peter Pan depressivo rsrs)
É um livro que eu mal posso esperar para ler quando for adulta e ver quanto que minha visão sobre ele irá mudar.

bookgram: @thelostmarchsister