The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

01/09/2022

?Esta queda para a qual você está caminhando é um tipo especial de queda, um tipo horrível. O homem que cai não consegue nem mesmo ouvir ou sentir o baque do seu corpo no fundo. Apenas cai e cai.?

Esse livro aparentemente não faz tanto sucesso entre os leitores quanto outros clássicos, mas tenho que admitir que gostei bastante.

O livro segue Holden em sua deambulação por Nova York após ser expulso de um colégio (novamente). A obra parece boba na superfície, mas aborda temas como depressão, suicídio e abuso sexual.

Achei um livro fácil de se ler com uma história simples mas que diz tanto. É na minha opinião um ótimo livro para ser lido no ensino médio, fala bastante da indecisão quanto ao futuro e do vazio tanto da adolescência quanto do luto/depressão, ainda que não seja uma abordagem explícita.

Bela 23/04/2021

Me impressionei
Eu sinto que o livro transmite muito bem sentimentos de muitos adolescentes, e apesar de ser mais antigo, os assuntos ainda são muito atuais.

moonsphere 17/01/2024

Perda de tempo
Um livro onde não há desenvolvimento, clímax nem plot. O personagem principal sendo um adolescente chorão que faz birra pq não sabe lidar com o fato de quem ele realmente é, definitivamente o personagem que mais desprezei e odiei em meus 16 anos como leitora, não tenho paciência para isso. A escrita é maçante, a linguagem coloquial sendo utilizada com abuso e a repetição de palavras e expressões tornam a leitura entediante e chata.

Tentei gostar, não consegui, e agradeço por não me identificar com um livro assim.

Laura 19/08/2020

Perfeito!
Não tem como não se apaixonar por essa história! Salinger traz um texto descontraído, informal e cheio de reflexões maravilhosas para a época! O personagem principal, Holden, não hesita em revelar as suas dúvidas e questionamentos acerca da vida e, no fim das contas, acaba por apresentar o mesmo medo que o Peter Pan: crescer e se tornar um adulto hipócrita. Ler esse livro e não simpatizar com ele é impossível, pois apresenta uma visão crítica do mundo e, ao mesmo tempo, muito sensível.

Recomendo muitoooo a leitura.

duda 08/12/2022

o livro é bom, bem escrito, mas só isso. não tem nada de genial ou que te faz ter uma super realização da vida

Lemuel.Abreu 29/06/2020

No mínimo, um livro essencial.
Apesar de ser um livro que gera polêmicas e controvérsias, para mim, foi uma das melhores leituras da vida (so far...).
O livro conta a história de Holden Caulfield, um jovem de 17 anos que decide nos contar um pouco sobre como tem passado seus últimos dias. O adolescente acabou de receber a notícia que, mais uma vez, seria expulso da escola que estudava porque simplesmente não comparecia às aulas.
Frustrado com alguns colegas e com situações pessoais, Holden decide ?fugir? da escola alguns dias antes da data determinada para sua saída.
O livro conta como Holden sobrevive alguns dias vagando por Nova Iorque.
O enredo do livro é basicamente Holdens indo a alguns lugares, mas sua essência está nas situações intrínsecas que acontecem com Holden.
Há algum tempo ele perdeu seu irmão mais novo e tem tido imensas dificuldades de superar tal fato, o convívio com a família também é um pequeno problema pra ele, seu círculo de amizades não o agrada, entre outras coisas.
Basicamente, Holden é um garoto perdido, com uma personalidade questionável, tentando se encontrar e ser aceito.
Dois grandes pontos do livro são os momentos nos quais Holden questiona sobre o que acontece com os patos que moram em um lago situado no Central Park quando o inverno chega e o lago congela e quando, em uma conversa com sua irmãzinha, Holden explica que a única coisa que ele pretende fazer é apanhar crianças que estão correndo risco de cair de um abismo em um campo de centeio.
O significado desses momentos têm que ser descobertos ao ler o livro.
De forma geral, é uma história SENSACIONAL!

Gabe_Yoda 15/09/2023

Phony people
The Catcher in the Rye é um livro interessante. Principalmente, pela forma que J. D. Salinger escolheu usar suas palavras. A narração de Holden - sobre um evento passado da sua vida - tem tanta personalidade que parece que estamos ouvindo-o pessoalmente. E como ele é um personagem cativante!

Vendo de maneira superficial, a história retrata um jovem que não quer assumir a vida adulta. Que, por consequência, acaba por experienciar o mundo a partir do encontro com pessoas (adultos) com características arquetípicas. Aliás, a progressão é bem episódica. Agora ele encontra o professor. Agora a prostituta. Agora a freira...

Um livro que facilmente seria tratado em uma aula de literatura (certeza que cobram nos EUA). De qualquer forma, este é um livro bem denso em seu conteúdo. Porém, mesmo com as reflexões que levanta, eu só achei bom. Gosto pessoal. Nada mais que isso.

No geral, recomendo. É um livro divertido e que clama por uma análise.

P.s.: Achei bem inteligente o porquê do livro ter o nome que ele tem.

Ayla Cedraz 08/07/2023

"God, I wish you could've been there"
De novo, uma grata releitura. li "the catcher in the rye", na verdade, na ocasião, "o apanhador no campo de centeio", no início da adolescência. era uma capa cinza, com letras amarelas, para mim o mistério de uma história envolvida no assassinato de john lennon. o que eu encontraria ali? a expectativa, hoje sei, me impediu de conhecer holden, e realmente acho que eu teria me relacionado muito bem com ele à época. talvez de uma forma mais emocional do que hoje.

no livro, acompanhamos o fim de semana de um adolescente que acabou de ser expulso do colégio (não pela primeira vez). a personalidade de holden ainda carrega muito dos anos finais da infância, penso, na medida em que sua imaturidade destoa até mesmo de seus pares, e seu estado de espírito oscila entre a neutralidade e a desesperança completa. ele mal dorme ou come nos três ou quatro dias em que o acompanhamos. busca incessantemente por meios de se distrair do fato de estar vivo, e, quando não há nada prendendo sua atenção, flerta com a possibilidade da morte. não é um livro fácil, está claro.

o fato de o texto ser em primeira pessoa, com uma linguagem fascinantemente oralizada, completamente adequada aos cenários e personagens aos quais somos apresentados, dá a ele um tom confessional, muito íntimo, como se holden nos confiasse um nível de entrega que não confia a nenhum familiar ou amigo. ninguém que conhece sabe o que se passa dentro dele. nós, que o lemos, sabemos. à medida que as páginas avançam, a menção a eventos traumáticos ajuda a entender (não explicar, não justificar, acho que não é tão simples assim) o comportamento e pensamentos do personagem. por isso, mesmo que esse livro não seja sobre grandes acontecimentos e reviravoltas, creio que ele seja muito interessante do ponto de vista da construção de personagem, sutileza narrativa e, embora timidamente, grandeza de alguns diálogos.

é isto. mais uma releitura bem-sucedida na lista.

josé filho 16/07/2022

Rebeldia sem causa?
Excelente tratado sobre a adolescência em que o personagem principal narra cerca de três dias da sua vida após fugir da escola, onde percebemos algumas das suas opiniões sobre o mundo e as pessoas ao seu redor.

ju 04/08/2021

muito bom pra um livro da escola. o holden é um narrador mto bom e ele tb é meio atraente HAHHAHAH sei lá a vibe dele. enfim, eu gostei bastante do livro, apesar de a história ser meio parada

Giu 16/03/2021

Abri o livro com um pouco de medo, por conta da reputação maculada que ele tem desde o assassinato de John Lennon. Porém, já nas primeiras páginas, fiquei super envolvida.

Foi uma leitura deliciosa. Ri alto várias vezes e, acho que como quase todo mundo que lê esse livro, me identifiquei bastante com o Holden.

Apesar de ele claramente ter alguns traumas e algum distúrbio psicológico, não tiro o mérito de ele achar cansativa e entediante a falsidade das pessoas ao redor dele. Fico até imaginando o que ele acharia das redes sociais se vivesse hoje.

Lucas 20/11/2023

Esse é um livro que deve ser lido no original. A nova tradução melhorou muito a anterior, mas em inglês há sutilezas que a tradução não conseguiu captar.

bibi 01/01/2022

uma montanha-russa de sentimentos
esse é um livro escrito com muito humor e narrado por um adolescente q n anda se dando muito bem com os estudos. Ele já passou por várias escolas e acabou de rodar de ano no seu colégio atual. Ele sabe q vai ter q estudar em outro lugar no ano seguinte então decidi deixar a escola (onde ele fica por tempo integral) um pouco antes do ano letivo acabar. Ele começa a passear por Nova York (onde mora com os pais e sua irmã), encontrando alguns antigos conhecidos e também conversando aleatoriamente com estranhos.

Esse garoto de 17 anos tem opiniões bem fortes, apesar de mudar de ideia constantemente. Ele sempre se irrita ou se incomoda com algo. Muda facilmente de opinião em relação as pessoas e não sabe o q fazer da própria vida. Holden é um adolescente confuso e extremamente sincero, q se perde pensando e refletindo sobre suas próprias histórias e experiências.

O livro n tem nenhum plot super interessante ou algum fator surpreendente. A história é mais sobre as experiências, sentimentos e opiniões desse menino, mas a gnt acaba se envolvendo com as piadas, gírias e conversas dele. O jeito bem humorado q ele tem de escrever torna a leitura muito mais fluida e leve.

Um clássico bem diferente e rápido de se ler!