The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Ana Clara 09/06/2020

Livro necessário
O livro fala sobre a história de Holden, um menino que é expulso da escola em que estudava. Eu só posso dizer aqui que é um livro simples, bem descritivo, conta sobre tudo que ele faz depois que ele sai da escola, e também mostra muito o que ele pensa em relação as pessoas que tanto cobram dele! Ele é um menino muito complicado, e tem vários momentos no livro em que ele se vê num estado depressivo, em suma, é uma história pra realmente entrar na cabeça do personagem! Um dos melhores livros que eu já li, amei.

Léia Viana 05/09/2020

Clube de leitura - Tatiana Feltrin
"The mark of the immature man is that he wants to die nobly for a cause, while the mark of the mature Man is that he wants to live humbly for one"
Minha primeira leitura em inglês concluída e muito bem compreendida. Adorei participar do clube de leitura em inglês da @tatianafeltrin desse clássico.
Terminei chorando de emoção tamanho envolvimento com o personagem e sua história. Tenho a versão em português lacrada e pretendo ler junto com o original daqui a um tempo

yagho 04/02/2021

que jornada espetacular.
mesmo se passando em um espaço de poucos dias, esse livro consegue te cativar e causar emoções bem fortes. no geral, é um livro leve, engraçado e tranquilo de ler, mas ali nas últimas quarenta páginas... a história ficou, ao meu ver, muito triste, mas sem perder nem um pouco da qualidade da escrita. perfeito, perfeito e perfeito.

Nalaura 17/06/2022

Um rebelde com causa
Eu comecei essa leitura sem ideia nenhuma do que se tratava o livro. Sabia que era um clássico e tinha sido muito importante na vida de muitas pessoas.
Acho que agora eu consigo entender o que de tão bom esse livro traz: coisas da adolescência, experiências que muitas vezes a gente acha que só nós tivemos. Me identifiquei com o Holden mais do que eu gostaria, confesso, mas acho que é exatamente isso que fez esse livro se consagrar, muitos jovens finalmente se enxergavam em um personagem e tinham a impressão que "ufa, não sou só eu". Quem nunca quis fugir da escola? Fingir ser uma pessoa que não é? Se sentir querido por uma paixonite? Parece que estamos realmente ouvindo um adolescente contar um pouco da sua vida.
Pensei muito no relacionamento do Holden com a sua família. Ele admirava muito a inteligência do DB e achava que ele era melhor do que um roteirista de cinema. Totalmente apaixonado pela Phoebe, a trata com devoção e muito carinho. E o Allie, tadinho, a sua morte com certeza afetou e MUITO sua vida. É muito bonito o jeito que ele fala sobre os irmãos.
A história do livro não tem nada de extraordinário, mas acho que aí que mora seu encanto.

Bialourenco 10/04/2023

If a body catch a body
Há alguns meses queria MUITO ler esse livro mesmo não fazendo ideia do que se tratava, ouvi algo sobre ele (sequer lembro o que foi), e me despertou uma vontade absurda de ler, isso acontece com certa frequência e quando ocorre sei que vou gostar do livro, é meio que um negócio de sensitiva, devo ser sensitiva literária, sei lá.
Eu diria que essa leitura é o ?profundo do raso?, foi o que pensei assim que acabei o livro (há um minuto), e é isso, a sociedade é bem como Holden a percebe, e eu me senti como ele em diversos momentos da minha vida, principalmente quando estava no fim da adolescência, essa fase dos 16-18 anos, exatamente a fase que ele se encontra, se você parar para pensar e ver as coisas como realmente são, sem esse filtro romântico que tentam te vender, a sociedade é ?phony?, a maioria das pessoas são ?phonies?, os assuntos, as vidas que levam, e tentam te empurrar nesse boulevard of broken dreams, um penhasco no qual você cai e cai até a sua morte, sobrevivendo uma vida vazia e sem propósito, sem propósito, é assim que Holden anda, e ainda assim tem tantas ideias e opiniões, é uma experiência única ser adolescente, assim como foi a leitura desse livro.
A escrita é muito boa, uma das melhores, li em seu idioma original, o inglês e sinto que isso enriqueceu a leitura, é o tipo de livro que te faz pensar, pesquisando o contexto histórico e descobrindo que na época em que o livro foi lançado, não era comum ou bem aceito livros protagonizados por adolescentes, junto aos temas abordados e a narração de Holden, imagino quão chocante foi, amei isso.

Giii!!! 13/05/2023

Uma verdadeira história de amadurecimento
Eu nem sei por onde começar essa resenha, pra ser bem sincera...
Li esse livro pela escola, e no início devo confessar q n tava gostando muito n KAKAKAKA!
Mas tudo mudou quando minha professora me ensinou a ler tudo de uma forma diferente, de ler mais do que as palavras, de entender o significado por trás de coisas banais. Isso mudou tudo.
Holden é um menino de 16 anos que lida com muitos problemas em relação a se tornar um adulto, sendo expulso de inúmeros colégios e sempre julgando todos ao seu redor, a não ser as crianças.
A história em si n tem um conflito explícito, eh mais na mente do personagem. É o conflito sobre "growing up", e como a inocência eh corrompida nesse processo.
É um livro q nos ensina muitas coisas, uma delas sendo aproveitar a infância, e ter cuidado para n se tornar um adulto "phony" ou falso.

Gostei bastante! Ele definitivamente me deu um outro insight sobre a literatura! Além de ser um clássico KAKAKAKA!

Recomendo muito!

Juliana (Ju/Jubs) 20/06/2021

Nem acredito o quanto amo este livro. Na primeira vez que eu li, há muitos anos, eu gostei demais da história, mas não conseguia definir o motivo. Eu li em português e não conseguia entender algumas atitudes do Holden, e a forma que ele reclama de tudo me incomodou um pouco.

Agora, na segunda leitura, em inglês, eu consegui entender e analisar o Holden, e consegui entender o motivo de eu ter gostado tanto da primeira leitura, eu me identifiquei e me identifico muito com ele.

A honestidade do Holden ao questionar alguns comportamentos socialmente bem aceitos, fazer vários planos malucos, mas não terminar nenhum, não conseguir se conectar muito com pessoas, sentir falta constante do passado, ficar cansado e triste do nada. Acho que todos em algum ponto ou grau se identifica com isso, e isso é o que faz de Holden um personagem tão interessante; em algum ponto, ele é real.

Essa releitura foi muito especial pra mim. É o primeiro livro em inglês que eu consegui ler inteiro sem problemas de entendimento e isso pra mim é uma grande vitória.

Marcos606 24/06/2023

O romance detalha dois dias na vida de Holden Caulfield, de 16 anos, depois que ele foi expulso de uma escola preparatória, confuso e desiludido, Holden busca a verdade e protesta contra a “falsidade” do mundo adulto. Ele acaba exausto e emocionalmente instável. Os eventos são relatados após o fato.

Do que se supõe ser um sanatório, Holden, o narrador e protagonista, conta a história de suas aventuras antes do Natal anterior. A história começa com Holden na Pencey Prep School a caminho da casa de seu professor de história, Spencer, para se despedir. Ele revela ao leitor que foi expulso por reprovar na maioria das aulas.

O foco principal da narrativa é a perda da inocência. Holden quer ser o “apanhador no campo de centeio” ​​alguém que salva crianças de cair de um penhasco, o que pode ser entendido como uma metáfora para entrar na idade adulta, porém essa ideia vem de uma compreensão falsa do significado de um poema. Enquanto Holden observa Phoebe no carrossel, se envolvendo em um comportamento infantil, ele fica tão dominado pela felicidade que está, como ele diz, “quase gritando”. Ao levá-la ao zoológico, ele permite que ela mantenha seu estado infantil. Durante esse tempo, porém, observando ela e as outras crianças no carrossel, ele também passou a aceitar que não pode salvar a todos: “Se eles querem pegar o anel de ouro, você tem que deixá-los fazer isso, e não dizer qualquer coisa. Se eles caírem, eles caem.”

O nome de Holden também é significativo: Holden pode ser lido como “espere” e Caulfield pode ser separado em coifa e campo. O desejo de Holden é “segurar” a cobertura protetora (a coifa) que envolve o campo da inocência (o mesmo campo que ele deseja impedir que as crianças saiam). Holden deseja desesperadamente permanecer verdadeiro e inocente em um mundo cheio de, como ele diz, “falsos”.

Mas, o romance permanece altamente interpretativo e a inocência claramente não pode ser preservada para sempre.

Mari 23/07/2021

Gostei bastante
Eu entendo de verdade toda a aclamação desse livro, a história é feita para ser lida por pessoas com idade próxima a do Holden e muita vezes a gente se identifica com ele, por mais que nem sempre queira... É um livro escrito de forma extremamente inteligente com várias sacadas e jogadas nas entrelinhas, perceber que o Holden é um narrador nada confiável deixa tudo um pouco melhor.
Foi meu primeiro livro em inglês e achei até que fácil de entender por mais que precisasse pesquisar algumas palavras ou expressões mas o Urban Dictionary salvou.
Esperava um pouco mais do final e entendo o que algumas pessoas dizem quando falam que é um livro cansativo... Realmente deve ser para aqueles não estão acostumados a dar voltas e voltas dentro de suas próprias cabeças igual eu e o Holden.
Resumo, acho que leitores experientes podem gostar muito do livro e acha-lo muito interessante, para aqueles que estão começando com o hábito de ler talvez seja um pouco mais arrastado mais ainda assim proveitoso.

ana 27/03/2022

Minha mãe leu esse livro quando tinha minha idade e disse q eu ia amar, e realmente gostei muito. Tipo, é um livro leve pra você ler sobre um cara falando sobre algo e envolvendo mil coisas nada a ver e reclamando sobre mais outras mil coisas, é tipo a real mente de um adolescente de 16 anos.

emy 22/01/2022

Um dos melhores clássicos por aí. A voz da adolescência rebelde.
O Apanhador No Campo De Centeio é uma ótima entrada para os clássicos e a voz da rebelião jovem. Achei que até seria mais pesado por conta de toda a controvérsia, mas acho que o mundo só está cheio de "phonies" (falsos) não é mesmo? Eu amei, completamente. Que maneira incrível de começar 2022. Um livro sobre o meio-termo, descobrir o que você quer fazer, como seguir em frente tentando entender o seu lugar no mundo, enquanto tentando se agarrar e sentindo saudade de sua inocência perdida. O Apanhador No Campo De Centeio é um dos melhores clássicos que está por aí.

Isa 21/09/2020

"I'd just be the catcher in the rye and all."
Ok. Acho que não vai ser fácil escrever sobre esse livro. Vou tentar deixar essa resenha breve e clara.

Primeiramente, quero dizer que não pretendo recomendar esse livro pra ninguém, especialmente alguém com menos de 18 anos. Ele é problemático, e passível de um milhão de cancelamentos. Não vou entrar em detalhes. Continuando.

The Catcher in the Rye é o tipo de livro que, mesmo que você nunca o tenha lido antes, como foi meu caso, você sente que já leu. Não por não ter um plot original, ou ser genérico, nada disso. O livro provoca um sentimento de nostalgia tão grande que é impossível não pensar "uau, parece que eu já estive aqui antes."

A obra é um estudo do adolescente Holden, de 16 anos, após a morte de seu irmão mais novo, Allie. É fascinante ver ele lidando com tudo, desde as coisas mais simples até às mais complexas. Nós seguimos o garoto durante alguns dias - desde o dia da sua expulsão de um colégio interno super rígido até o dia em que ele teria que voltar para casa, e lidar com os seus pais enfurecidos. É um sentimento nostálgico, não é? Esse espaço entre o acontecimento e as consequências. Eu consegui me enfiar nesse espaço de maneira fácil demais, e talvez por isso o Holden me cativou tanto.

Eu poderia entrar no livro e estrangulá-lo, de tão difícil que ele é como pessoa. Mas ao mesmo tempo, é fácil se identificar com ele, com seus defeitos. No momento atual da minha vida, é assombrosamente simples me identificar com um adolescente revoltado e extremamente solitário. Hah.

Eu amei a escrita do livro, parece que o leitor cai de cabeça em Nova York. O Holden têm vários vícios de linguagem e, já que o livro é praticamente um compilado de seus pensamentos e interações, esses vícios aparecem diversas vezes, deixando a experiência do leitor super imersiva. Eu gostei bastante. Nunca li a palavra "phonies" tantas vezes antes.

É custoso colocar em palavras exatamente o que eu mais gosto nesse livro, é mais um... Sentimento. Acho que, se você quiser arriscar, você vai ter que ler e sentir, também.

Quero trazer atenção ao fato de que, até 10 páginas antes do fim do livro, eu estava pensando em dar 4 ou 4,5 estrelas. A cena da Phoebe no carrossel foi responsável por elevar a nota. É fantástico como algumas letras juntas, algumas palavras e frases podem te atingir como se você mesmo estivesse vivendo aquele momento, e não o protagonista do livro que você está lendo. Ah, eu queria saber escrever assim.

Enfim. Terminei o livro há 15 minutos e ainda estou chorando. Um favorito, com certeza.