The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Gabriel 22/11/2023

Eu me emocionei muito lendo esse livro. Convivo com um adolescente que tem as mesmas características de Holden e tudo foi muito esclarecedor para mim. É talvez o melhor relato sobre estar em desconformidade com o mundo. Brilhante!

Mick 03/07/2020

Ainda n sei oq pensar
O livro conta o fim de semana de Holden Caulfield depois de ser expulso da escola. Me lembra muito os filmes adolescentes dos anos 80. A liberdade, o julgamento, o medo. Como ele odeia tudo e a todos mas ao mesmo tempo a relação positiva q ele tem. O livro é reflexivo, não vou mentir, mas talvez pela época em q eu nasci ele se torna vago, pois foi justamente ele inspiração para todas as histórias adolescentes já produzidos. Se tivesse lido isso em 1950 estaria louca por ele.

Marcela Maria 26/09/2020

Bom pra treinar o inglês e a paciência
Parecia mais q eu estava lendo o roteiro de sixteen candles. Um monte de white girl problem, personagens INSUPORTÁVEIS, escrita extremamente repetitiva... Foi um parto pra ler, me sinto vitoriosa det não ter abandonado nas primeiras páginas, já que vontade de desistir não faltou.

Hoax_ 28/02/2021

Uma história simples sem reviravoltas fantásticas que se passa durante 3 dias da história de um garoto mas parece definir o resto de sua vida. A escrita e muito envolvente vale cada minuto.

Morais 02/03/2021

O mais chato dos melhores
Cometi o maior erro que qualquer humano, em qualquer fase da vida, pode cometer: criei expectativa. Comecei o livro com as esperanças nas nuvens e quando cheguei na página 20 já estavam enterradas a 7 palmos. Depois disso, teve pontos animadores e outros tão lentos que chega a ser deprimente, tanto que por ser uma história extremamente comum e pelo protagonista ser um adolescente. Mas com o passar da leitura, tudo foi se tornando sensível, cada momento que ele passava ou cada pensamento exagerado me fazia ver minha própria imagem no mlk e, quando chegou no fim, deixou uma saudade do que vivi durante essas 234 páginas. Fui feliz lendo esse livro
Dickson 26/03/2021minha estante
hello ,
how are you doing? My name is Vicki, i saw your profile today and became interested in you, i want you to send an email to my private email address (vdickson200@gmail.com) because i have an important issue i want to share with you

gabriella.malta 27/05/2021minha estante
Amei sua análise, terminei hoje e favoritei mas foi a quarta tentativa de ler esse livro, demora abandonava antes da página 30, é uma narrativa muito sensível e diferente

Ecarol 25/03/2021

Holden e sua fuga da realidade
Holden está sempre fugindo da complexidade de sua mente. Ele gosta de analisar as pessoas, e esse pode ser um método para evitar a auto-análise. Ele é um personagem muito complexo, aficionado pela ideia de inocência, e que busca protegê-la a todo custo. A mudança não parece agradá-lo, e e exatamente por isso que a ideia de se tornar um adulto é assustadora para ele. O livro é bom porque com eles podemos tratar de temas como o posicionamento do indivíduo e da própria sociedade frente à sintomas de transtornos psicológicos e também as diversas transformações e incertezas na transição entre infância e vida adulta.
Sme considerar simbolismo e paradoxos com a sociedade, o livro é um tanto triste porque Holden sempre se dá mal.

yachouh 03/08/2021

?What really knocks me out is a book that, when you?re all done reading it, you wish the author that wrote it was a terrific friend of yours and you could call him up on the phone whenever you felt like it"

Lica 22/09/2021

I dont rememeber much, new York is cool, the song is nice, and the relationship of the siblings is cute
#theoggossipigirl

Kizner 06/01/2024

Primeiro Livro de 2024!
Começando bem o ano com um clássico contemporâneo bem humorado e com ótimas sacadas sobre a adolescência e sobre o medo do futuro e da falta de perspectiva na vida.

Por diversas vezes odiei o personagem principal mas por diversas vezes me vi nele até demais.

Vale a pena a leitura, o divertimento e a reflexão.

Malu 19/12/2021

if a body catch a body coming through the rye
Como uma adolescente de 16 anos presa na linha tênue entre infância e a maioridade, eu consigo entender o porquê de eu achar esse livro interessante e até mesmo divertido de ler. Nosso personagem principal, Holden, foi expulso (novamente) da escola e decidiu ?perambular? por Nova York por alguns dias antes de ir para casa e enfrentar seus pais. Ao longo dessa jornada, nós percebemos sua solidão, assim como seu senso de humor e visão de mundo mordaz- especialmente com o uso constante de palavras coloquiais e negativas, como ?phony?, ?dull? e ?lousy?.
Eu não posso negar que o Holden pode ser um personagem desagradável, que parece somente um adolescente rico e rebelde com complexo de superioridade (que ele é rs), porém, a forma que o livro foi escrito ajuda o leitor a submergir na história e até mesmo se conectar e entender alguns dos pontos de vistas do Holden (pelo menos para mim) e desejar que as coisas permaneçam as mesma para evitar o futuro/ o desconhecido/ a vida adulta. Outro aspecto que eu gostei foi a relação a maneira que o Holden vê seus irmãos, especialmente a Phoebe no final do livro e do Allie, que (de certa forma) conseguiu trapacear o destino da vida e somente viver no ?campo de centeio?, de uma maneira que o Holden não consegue.
Considerado um tabu na década de 50 e ainda atualmente, não acho que esse livro foi um marco na minha vida como na de muitos outros, mas tenho que admitir que lá no fundo todos nós conseguimos nos conectar com a metáfora do ?apanhador no campo de centeio? e o desejo de ser uma criança novamente, repleta de inocência e tempo, e fingir uma última vez que somos jovens e sem pressão e responsabilidade nas costas; poder viver em um lugar como a Terra-do-Nunca (só que nesse caso com um Peter Pan depressivo rsrs)
É um livro que eu mal posso esperar para ler quando for adulta e ver quanto que minha visão sobre ele irá mudar.

bookgram: @thelostmarchsister

debsbooks 23/12/2021

The Catcher In The Rye
Terminei!!! Acho que esse foi meu último livro do ano, inclusive esse ano foi muito bom no quesito leitura!!
Eu gostei muito desse livro, li muito rápido e eu achei incrível.
O jeito que o Holden se expressa é bem diferente e eu me identifiquei um pouco com os pensamentos dele. Ele é meio chato porque odeia tudo e todos e acha todo mundo pretensioso, sendo que ele em si é bem pretensioso.
Eu achei engraçado o jeito que ele exagera as coisas, tipo quando ele fala "isso demorou umas 10 horas".
Algumas partes me deixaram meio coisada e tem bastante gatilhos.
Eu imaginei um final muito diferente do verdadeiro e esperava alguma reviravolta, tipo o Holden ou a Phoebe morrer, mas ainda bem que não aconteceu. Foi um fim bem simples e um pouco vago mas fora isso é legal.
É isso, até 2022!!!

Manu368 10/01/2022

Aonde vão os pratos quando o lago congela?
O livro conta a história de Holden Caulfield, um adolescente expulso da escola um pouco antes do Natal. Não querendo contar aos pais a (in)feliz novidade, Holden parte a Nova York com sua reserva de dinheiro, onde encontra com diversas pesdoas do seu passado e reflete sobre seu presente e futuro.

O livro em si não possui grandes acontecimentos e revelações; porém, a narração e as personagens são muito bem construídas. Assim, o enredo trata sobre questões universais trazidas pela adolescência, em um singular mundo pós-guerra.

Recomendo a leitura!

mariasbookdrama 09/03/2022

Salinger nos entrega com maestria a sensação de estar na mente de um adolescente. Sentimos a confusão, os anseios, a tristeza... Gostaria de ter lido o livro ainda com a idade do Holden pois seria que teria gostado mais, mas ainda sim, foi uma boa leitura.

Claudio.Kinzel 22/02/2023

Desejo genuíno de salvar a inocência das crianças
O que a primeira vista pode parecer uma história bobinha de um adolescente rebelde que larga a escola e decide viver uma aventura antes de voltar para casa é, na verdade, uma metáfora das dificuldades de amadurecer à medida que as mazelas da vida se apresentam. Holden é um adolescente sensível, que está em luto pela perda do irmão, que morreu quando ele tinha treze anos. Esse evento é essencial para se entender a construção do personagem. A revolta e desinteresse nos estudos representam um mecanismo de defesa diante da dor que ele carrega consigo. É sobre esta ótica que o livro deve ser lido. Por mais "privilégios" que um garoto de classe média possa ter, o que eles significam diante da dor da perda? Em diversos momentos, Holden sente-se deprimido e chora sem motivo aparente. A relação com a irmã mais nova, Phoebe, de profundo afeto, mostra quem é de fato Holden, sem as máscaras de ironia e irritação que moldam sua relação com o mundo. A cena do carrossel simboliza a infância perdida e de como ainda pode haver esperança mesmo com as mazelas da vida, e do sofrimento inerente a ela.

Assim, a metáfora do apanhador é um desejo genuíno de salvar a inocência das crianças, e quiçá a si próprio, do mundo adulto, que implica em sofrimento. Trata-se de um processo pelo qual todos os seres humanos passam, e por isso o livro transmite uma mensagem profunda, à medida que nos identificamos com o personagem, com a angústia característica da adolescência, e sua incerteza sobre o futuro. A linguagem simples e repleta de gírias, além da narrativa em primeira pessoa, ajudam o leitor a mergulhar na mente do protagonista, e entender a sua motivação para os eventos que são relatados na história.