The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

sabrilivros 12/07/2023

Muito lindo. acho esse livro de uma sensibilidade. adolescencia é um periodo tao dificil e conturbado e eu so consigo sentir compaixão por esse chato

Eliza.Beth 31/01/2023

Podia ser melhor?
Sempre tive uma curiosidade sobre essa história e apesar não tem achado muito bom, não me arrependo da leitura.
Gosto do Holden, acho que consegui ultrapassar a camada superficial que ele quer nos mostrar, não deixando que a gente perceba como ele está perdido, com algo que o machuca, desiludido, mas ele dá suas escorregadas e fica bem evidente.

Não gostei da monotonia do livro. Cabia muito mais acontecimentos, diálogos com pessoas mais importantes para a história. Não sei. Talvez me falte sensibilidade nessa história em específico.

Apesar disso, fica comigo um pouco do Holden, divertido, amoroso, mas que como muitos de nós, tem que sobreviver, apesar de suas dores, vazios, desânimos. Até que haja um basta, negativo ou positivo.

Jonathan.Queiroz 04/10/2020

Fazia tempo que um livro não me fazia chorar assim. E eu nem sei bem o motivo do choro kkk Foi uma mistura de tantas sensações... Em momentos eu achei que entendia sim os motivos do Holden, mas em outros não. Só sei que em vários pontos da história eu quis ser um personagem só pra poder oferecer um ombro amigo e uma escuta atenta. Funcionou comigo antes, talvez funcionasse com ele. Enfim, essa história certamente vai me acompanhar por algum tempo.

Milena 30/10/2020

"I'd just be the catcher in the rye and all..."
Em busca do livro ideal para minha primeira leitura em inglês, me deparei com a recomendação de The Catcher in the Rye. A história me chamou a atenção e, para complementar, é um dos livros favoritos de um amigo. Parecia a escolha certa.

A ideia de acompanhar três dias da vida de um jovem rebelde pode parecer entediante, mas acredite, os dias desse adolescente valem cada página lida. Holden é um personagem muito complexo, um contestador nato, principalmente quando se trata dos "phonies", expressão que ele usa para denominar as pessoas falsas, ou melhor, os adultos falsos. Alguns podem ver em Holden o típico adolescente chato, o "aborrecente", mas em meio a tantas reclamações e xingamentos, Holden expressa seus questionamentos e descontentamentos com a sociedade.

Holden também é um adolescente extremamente triste. Ele chora repentinamente, sente medo de atravessar a rua, se sente sozinho. Esses momentos, quando ele se abre para o leitor e conta suas histórias (o irmão, o colega...), nos fazem sentir ainda mais empatia por ele.

Entre todos os livros que li, Holden certamente foi um dos personagens mais autênticos que tive o prazer de acompanhar. Sim, ele é meio chato às vezes, mas não somos todos?
@denisvitmar 03/11/2020minha estante
Sensacional!!!

Victor 30/01/2022

"Não há amigo tão leal quanto um livro" ?  Ernest Hemingway
Sabe a sensação de estar "órfão" de um livro quando o termina? O que sinto no momento é o oposto ? sinto que ganhei um amigo.

The Catcher in the Rye é um livro leve, intimista e descontraído, que te leva a sentir-se tão parte da história quanto Holden, o personagem principal e narrador.

O livro traz o ponto de vista em primeira pessoa de alguns dias na vida de um adolescente dos Estados Unidos que acaba de ser expulso da escola. Holden Caulfield, de 16 anos na época dos fatos, no conta como foi sua saída da escola meses após o ocorrido. A sensação ao ler é de estar ouvindo a história de um amigo em uma conversa casual ou até uma mensagem na internet. Holden expõe seus momentos de fragilidade e fraqueza com frequência, o que torna o livro ainda mais intimista.

Por tratar-se de um livro de 1951 esperava uma escrita rígida, meticulosa, complicada, mas o inglês presente nas páginas é tão atual que me impressionou. Até mesmo quando se trata de preconceitos e visões antigas o livro se sai bem, tendo alguns poucos momentos problemáticos que são ofuscados pelo carisma da história.

Além disso tudo, a forma que Holden descreve e se dirige às pessoas que ele gosta é extremamente genuína e adorável. Saí com o coração quentinho.

Johny Cash 29/05/2022

Divertido
Muito divertido, exótico. A leitura flui muito bem. Um tanto fora fora do real a imaginação do Holden. Um bom livro.

Otavio.Franco 09/06/2023

O que vocês acham sobre reler livros?
Eu simplesmente amo reler os livros que já li no decorrer da minha vida de leitor, principalmente os meus livros favoritos.
Nessa releitura de Catcher In the Rye, eu percebi que eu não lembrava de muitas coisas. E no fim, tive uma experiência completamente diferente da primeira leitura. Desde a história ao próprio Holden Caulfield.
Focando primeiro no Holden.
Percebo agora que eu idealizava esse personagem de uma forma, que nessa releitura acabou quebrando essa idealização. Ainda gosto do Holden mas não da forma que eu gostava anteriormente.
Ele é chato? É. Mas qual adolescente não é chato?
E o Holden não é um simples adolescente com raiva de tudo e todos. Ele tem muito mais camadas. E isso é incrível.
A história em si não é nada incrível, cheia de reviravoltas, mas ao mesmo tempo é especial, crua e certeira. Assim como o humor do Holden.
Uma história que cresceu com o tempo no meu coração. Por isso dou 5 estrelas.

vinicius.mazziotta 22/01/2015

Glad I read it before I turned into a goddam phony
Old J. D. Salinger is an honest writer. I swear he is. Holden Caulfield, the main character, is a sixteen year old teenager who criticizes every goddam thing in his life just for the hell of it: his parents, all the schools he had dropped out, lousy teachers, conceited colleagues, stupid girls, successful jazz musicians, the movies, the omnipresent perverts. His coming-of-age journey does not bring him to a state of maturity and knowledge, but to a cliff, an endless cliff that represents adult life, as phony as he sees it. Once you fall into that cliff, there's no coming back. Holden, as his name suggests, is desperately trying to hold onto something that could prevent him from falling into the cliff. It doesn't work, though. It never works. Nothing can stop us from becoming adults. There can be no goddam catcher in the rye to save the kids who are unsuspectedly moving towards the cliff. Once I realized that I turned into a madman. It's kinda funny, though. Witty sonuvabitch this guy Holden Caulfield. I'm glad he showed up now that I'm 23 years old, miles within that cliff. It's one helluva ride and we all should try to enjoy it without making a phony of ourselves. It's not like we're getting out alive, you know.

everlod 21/10/2009

Envolvente e nostálgico
"Among other things, you'll find that you're not the first person who was ever confused or frightened and even sickened by human behavior."

A leitura deste livro remexeu no lodo do fundo da memória, onde estão as recordações boas e ruins desta fase da vida, tão conturbada, mal compreendida e única na nossa existência. As ciladas, as mancadas, dúvidas, escolhas sem volta da nossa transição para a vida adulta. A obra tem passagens comoventes, hilárias, nonsense e muito material para auto-reflexão.
Gostei muito do livro, porque além de uma ótima história, tem uma linguagem leve e dinâmica.

Laura.Novelli 01/05/2020

Inesquecível!
Releitura que faço deste livro, agora como um marco inesquecível: em sua língua original, o inglês!

Projeto da linda Tatiana Feltrin, acompanhamos cada capítulo com análises ótimas, tornando a leitura muito mais proveitosa do que em meu primeiro contato com a obra.

A história é envolvente, queremos saber o que vai acontecer com este adolescente que possa por tantas situações que nós mesmos passamos em nossa época.

@Estantedelivrosdamylla 02/05/2023

Holden, o "malvado favorito"
Esse título parece estranho? Sim, mas não deixa de ler até o fim hahah

Fazer uma resenha sobre esse livro é aceitar que ela nunca será inovadora, afinal, esse livro é mais polêmico do que antigo.

Escrito em meados dos anos 40, The Catcher in The Rye ou O apanhador no campo de centeio perdura até hoje como um dos grandes clássicos da literatura americana e ele divide opiniões: ame-o ou odei-o. Holden é chato pra caramba ou muito legal; e aí chego eu: uma pessoa que quer ler o livro, mas ja está cheia de conceitos prévios acerca dele.

Inicialmente pensei "pq inventei de colocar esse livro na minha lista?" E depois eu estava fazendo uma loucura de pegar um livro possivelmente chato e ler em uma edição em inglês.

Assim comecei a lê-lo e amei. Holden é um jovem de 16 anos cheio de inseguranças seguras, ele pensa que sabe quem são os "phonies", mas ao mesmo tempo se veste deles, já que se declara um grande mentiroso desde o início.

Holden mente para se encaixar, fala mal dos outros, mas possui atitudes parecidas, porém o que mais me chamou atenção foi que ele não é alguém ruim, que critica e critica e só vê maldade, pelo contrário, ele sempre tem algo bom a falar de alguém, mesmo do maior phony que ele encontrar.

O dilema dele, que navega entre o luto pelo seu irmão Ellie e o sentimento de não pertencimento, permeia por todo o livro e faz com que nos deparemos com a palavra "depressed" várias vezes. Holden, além de um garoto que parece inconformado, é um jovem tentando se encontrar e buscar o seu lugar na sociedade.

Li algumas resenhas que falaram que o Holden está com medo da vida adulta, e por isso que ao dizer que quer ser um Catcher in The rye ele tenta se colocar como um protetor da inocência da infância das crianças. Achei bem interessante e me convenceu, mas aí não foi algo que me veio à mente durante a leitura.

Por fim, meus sentimentos com relação ao decorrer da narrativa variaram entre : achar engraçado, triste e sensível. Foi impossível para mim não simpatizar com Holden e ao mesmo tempo me sensibilizar por suas dores. Dessa forma, o que começou como um livro que seria enfadonho, terminou como um livro que quero reler.
DHPCarn 02/05/2023minha estante
Curti a resenha.

@Estantedelivrosdamylla 03/05/2023minha estante
Obrigada ?

h4gatha 18/01/2023

livro da sally rooney se ela fosse um homem
um adolescente confuso e egocêntrico tentando lidar com a morte do irmao mais novo entra em um bar

senti tudo e nada nesse livro, muitos fluxos de pensamento, bem repetitivo em certas partes e me odiei por me identificar com o holden, mas acontece

não é ruim mas nada memorável

minbx 09/09/2022

fui ler bem animada mas não consegui terminar o livro mesmo tentando reler 3 vezes.
Basicamente conta a história de um mlk egocêntrico fazendo e falando coisas questionáveis - a história é narrada do ponto de vista dele e sinceramente da bastante agonia ver ele falar tanta merda. Chegou um ponto que eu aceitei que ele não ia mudar muito até o final.
É literalmente um pulo dentro da cabeça de um cara com opiniões preconceituosas e bem duvidosas.

ferbrito__ 09/04/2023

É um livro sensacional, leve e engraçado. Todos deveriam ler porque mesmo sendo bem simples é um livro que carrega alguns bons ensinamentos.

Ju(lia) 23/07/2022

The Catcher in the Rye
Nesse livro conhecemos Holden um adolescente que após ser expulso de sua escola decide passar o fim de semana que antecede o natal nas ruas de Nova York; acompanhamos Holden na sua jornada de autoconhecimento, amadurecimento e outras questões que passamos agora na adolescência.
Eu particularmente gosto muito de livros onde "nada acontece" e o personagem sai por aí comentando sobre as coisas que passam pela sua cabeça, talvez seja por isso que gostei do livro, até porque não há nenhum plot nem nada que vai te surpreender aqui.
Holden, o personagem principal se parece muito com um adolescente, com seus pensamentos, e modo de falar (não tão atual mas são as gírias da época) mas que nos faz sentir como se estivéssemos conversando com um amigo; embora muitos odeiem o Holden não acho que ele seja um péssimo personagem- não de todo-.
Não é uma leitura que agrada a todos é 8 ou 80, e na minha cabeça (talvez não faça sentido), mas é um livro que me lembra levemente o filme "Antes do Amanhecer".

Quanto ao inglês do livro por ser o primeiro em inglês que li foi uma leitura lenta, ainda mais porque é inglês intermediário com muitas gírias antigas, que provavelmente vão ter que ser pesquisadas, então não recomendo caso seja sua primeira leitura em inglês. (Peguem amostra no Kindle e testem o nível de inglês do livro KKKKKKK).
Ju(lia) 23/07/2022minha estante
Não gente eu não sou red flag pq achei esse livro bom KKKKKKKKKK

Joao.Alessandre 24/07/2022minha estante
Apesar do protagonista presunçoso, antipático e desrespeitoso também estou no grupo dos que gostaram.