The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Laura 19/08/2020

Perfeito!
Não tem como não se apaixonar por essa história! Salinger traz um texto descontraído, informal e cheio de reflexões maravilhosas para a época! O personagem principal, Holden, não hesita em revelar as suas dúvidas e questionamentos acerca da vida e, no fim das contas, acaba por apresentar o mesmo medo que o Peter Pan: crescer e se tornar um adulto hipócrita. Ler esse livro e não simpatizar com ele é impossível, pois apresenta uma visão crítica do mundo e, ao mesmo tempo, muito sensível.

Recomendo muitoooo a leitura.

Mari 23/07/2021

Gostei bastante
Eu entendo de verdade toda a aclamação desse livro, a história é feita para ser lida por pessoas com idade próxima a do Holden e muita vezes a gente se identifica com ele, por mais que nem sempre queira... É um livro escrito de forma extremamente inteligente com várias sacadas e jogadas nas entrelinhas, perceber que o Holden é um narrador nada confiável deixa tudo um pouco melhor.
Foi meu primeiro livro em inglês e achei até que fácil de entender por mais que precisasse pesquisar algumas palavras ou expressões mas o Urban Dictionary salvou.
Esperava um pouco mais do final e entendo o que algumas pessoas dizem quando falam que é um livro cansativo... Realmente deve ser para aqueles não estão acostumados a dar voltas e voltas dentro de suas próprias cabeças igual eu e o Holden.
Resumo, acho que leitores experientes podem gostar muito do livro e acha-lo muito interessante, para aqueles que estão começando com o hábito de ler talvez seja um pouco mais arrastado mais ainda assim proveitoso.

Ale 02/03/2023

Clássico Irretocável
A leitura é bem divertida, acredito por haver uma facil identificação com o protagonista (pelo menos comigo), o final deixou um gostinho de quero mais, acompanhar a rotina do protagonista foi realmente satisfatória.

Nalaura 17/06/2022

Um rebelde com causa
Eu comecei essa leitura sem ideia nenhuma do que se tratava o livro. Sabia que era um clássico e tinha sido muito importante na vida de muitas pessoas.
Acho que agora eu consigo entender o que de tão bom esse livro traz: coisas da adolescência, experiências que muitas vezes a gente acha que só nós tivemos. Me identifiquei com o Holden mais do que eu gostaria, confesso, mas acho que é exatamente isso que fez esse livro se consagrar, muitos jovens finalmente se enxergavam em um personagem e tinham a impressão que "ufa, não sou só eu". Quem nunca quis fugir da escola? Fingir ser uma pessoa que não é? Se sentir querido por uma paixonite? Parece que estamos realmente ouvindo um adolescente contar um pouco da sua vida.
Pensei muito no relacionamento do Holden com a sua família. Ele admirava muito a inteligência do DB e achava que ele era melhor do que um roteirista de cinema. Totalmente apaixonado pela Phoebe, a trata com devoção e muito carinho. E o Allie, tadinho, a sua morte com certeza afetou e MUITO sua vida. É muito bonito o jeito que ele fala sobre os irmãos.
A história do livro não tem nada de extraordinário, mas acho que aí que mora seu encanto.

Bialourenco 10/04/2023

If a body catch a body
Há alguns meses queria MUITO ler esse livro mesmo não fazendo ideia do que se tratava, ouvi algo sobre ele (sequer lembro o que foi), e me despertou uma vontade absurda de ler, isso acontece com certa frequência e quando ocorre sei que vou gostar do livro, é meio que um negócio de sensitiva, devo ser sensitiva literária, sei lá.
Eu diria que essa leitura é o ?profundo do raso?, foi o que pensei assim que acabei o livro (há um minuto), e é isso, a sociedade é bem como Holden a percebe, e eu me senti como ele em diversos momentos da minha vida, principalmente quando estava no fim da adolescência, essa fase dos 16-18 anos, exatamente a fase que ele se encontra, se você parar para pensar e ver as coisas como realmente são, sem esse filtro romântico que tentam te vender, a sociedade é ?phony?, a maioria das pessoas são ?phonies?, os assuntos, as vidas que levam, e tentam te empurrar nesse boulevard of broken dreams, um penhasco no qual você cai e cai até a sua morte, sobrevivendo uma vida vazia e sem propósito, sem propósito, é assim que Holden anda, e ainda assim tem tantas ideias e opiniões, é uma experiência única ser adolescente, assim como foi a leitura desse livro.
A escrita é muito boa, uma das melhores, li em seu idioma original, o inglês e sinto que isso enriqueceu a leitura, é o tipo de livro que te faz pensar, pesquisando o contexto histórico e descobrindo que na época em que o livro foi lançado, não era comum ou bem aceito livros protagonizados por adolescentes, junto aos temas abordados e a narração de Holden, imagino quão chocante foi, amei isso.

Luiza 13/06/2022

mt o holden caulfield
quando eu (dra luiza cota) li pela primeira vez tinha achado perfeito sem nenhum defeito mas agora já consigo ver como o holden é estranho, enfim versão em português é muito superior, não ligo que não é a original
mas ainda é muito icônico, principalmente quando ele fala fajuto e nosso amigo

mlaor 11/12/2012

Esse livro é tudo sobre entrelinhas. Eu entendi que o Holden é depressivo e o que ele está passando é um momento de luto, por isso ele é do jeito que é, apesar de ele não nos contar isso diretamente. Darei 5 estrelas porque eu sei o que o Holden está passando; eu mesmo não sei se aguentaria se fosse ele.
(Também darei 5 estrelas porque eu sinto pena do Holden, se posso dizer isso).

Giii!!! 13/05/2023

Uma verdadeira história de amadurecimento
Eu nem sei por onde começar essa resenha, pra ser bem sincera...
Li esse livro pela escola, e no início devo confessar q n tava gostando muito n KAKAKAKA!
Mas tudo mudou quando minha professora me ensinou a ler tudo de uma forma diferente, de ler mais do que as palavras, de entender o significado por trás de coisas banais. Isso mudou tudo.
Holden é um menino de 16 anos que lida com muitos problemas em relação a se tornar um adulto, sendo expulso de inúmeros colégios e sempre julgando todos ao seu redor, a não ser as crianças.
A história em si n tem um conflito explícito, eh mais na mente do personagem. É o conflito sobre "growing up", e como a inocência eh corrompida nesse processo.
É um livro q nos ensina muitas coisas, uma delas sendo aproveitar a infância, e ter cuidado para n se tornar um adulto "phony" ou falso.

Gostei bastante! Ele definitivamente me deu um outro insight sobre a literatura! Além de ser um clássico KAKAKAKA!

Recomendo muito!

samuelmorais 19/04/2023

Começou lento, mas me ganhou no final
Esse livro foi uma surpresa por diferentes motivos, mas apesar de ter me arrastado muito no começo, o final me conseguiu me cativar e provavelmente me fazer pensar nesse livro por alguns dias daqui pra frente.

?Don?t ever tell anybody anything. If you do, you start missing everybody.?
Andréa 19/04/2023minha estante
Na média

emy 22/01/2022

Um dos melhores clássicos por aí. A voz da adolescência rebelde.
O Apanhador No Campo De Centeio é uma ótima entrada para os clássicos e a voz da rebelião jovem. Achei que até seria mais pesado por conta de toda a controvérsia, mas acho que o mundo só está cheio de "phonies" (falsos) não é mesmo? Eu amei, completamente. Que maneira incrível de começar 2022. Um livro sobre o meio-termo, descobrir o que você quer fazer, como seguir em frente tentando entender o seu lugar no mundo, enquanto tentando se agarrar e sentindo saudade de sua inocência perdida. O Apanhador No Campo De Centeio é um dos melhores clássicos que está por aí.

Gustavo 05/01/2016

Disappointing
The Catcher in the Rye is one of the main symbols from the American literature, a must-read book in several schools in the US.

I had very high expectations for this book, after all this was the book that had been quoted on uncountable other novels, movies, and tv series I loved.

It was a big disappointment. Holden is one of the most annoying characters in literature. I wonder if a person -- even the ones who love and praise this book -- were able to finish the novel without wanting to shake him really hard and shout at him. His life is entirely dedicated to complaining, everything has a problem. Ok, he is sixteen years old, but this a period of you life when you can already acknowledge your own mistakes and know that the world is not conspiring against you.

Perhaps, if you identify with Holden "a misunderstood warrior-poet, fighting the good fight against a hypocritical and unfeeling world", this book will be less painful, and perhaps even a great novel. For others, this book will fill you with thoughts "why don't you grow up?" "do something about it" "it is your fault, not theirs".

Besides Holden, the book has not plot. The entire story is based on Holden drinking in one place, complaning about it and the people in it, going to other place, drinking and complaining all again.

I just didn't give this book 1 star because there is, in fact, some good parts. Holden's love for his sister is extremely beautiful and there are certain lessons that can be learned through the anger of Holden.

I would not recommend anyone reading it. Unless if you want to read it because it is a classic, but I warn you, this might be a big disappointment.
P.a 17/08/2018minha estante
How come this book ever came accross as a beautiful masterpiece to anyone when it's clearly poorly written? There is no subjectiveness or metaphors or anything that may have been misinterpretated, it's literally just a bad book and that is clear and obvious, it goes from nowhere to no place at all and people eat it with a spoon in order to be cult or to diverge from the mainstream perhaps, cause I can't sincerely believe someone can actually read this book and enjoy it.

Giovanna 17/04/2022

That?s all I?d do all day I?d just be the catcher in the rye
The Catcher In The Rye não foi o meu livro favorito, mas com certeza foi um dos mais impactantes que já li . Já fique sabendo que ele possui vários gatilhos (suicídio/pensamentos depressivos).
Holden é um garoto riquinho e privilegiado que durante a história proferiu várias falas infelizes para todo tipo de minoria kk (tentei relevar um pouco pq o livro é de 1951).
Tirando esse ponto, posso dizer que a história é muito verdadeira e mostra bem aquela fase de angústia e tristeza misturada com raiva que sentimos na adolescência causada pelo medo de crescer, o que Holden sintetiza muito bem.
Recomendo muito esse livro!! Não foi uma das leituras mais fáceis, mas acabei criando um certo apego emocional com ele. ?Don?t tell anybody anything. If you do, you start missing everybody? :)

Fellipe.Paiao 07/06/2020

Esperava um pouco mais aqui pelo quanto já ouvi falar desse livro, contudo não posso dizer que seja ruim, muito pelo contrário, apesar de não ser o que eu esperava esse livro é incrível! Acompanhar esses dias com o Holden pode trazer uma sensação de melancolia mas isso só deixa a experiência ainda melhor.

Ana Clara 09/06/2020

Livro necessário
O livro fala sobre a história de Holden, um menino que é expulso da escola em que estudava. Eu só posso dizer aqui que é um livro simples, bem descritivo, conta sobre tudo que ele faz depois que ele sai da escola, e também mostra muito o que ele pensa em relação as pessoas que tanto cobram dele! Ele é um menino muito complicado, e tem vários momentos no livro em que ele se vê num estado depressivo, em suma, é uma história pra realmente entrar na cabeça do personagem! Um dos melhores livros que eu já li, amei.

Léia Viana 05/09/2020

Clube de leitura - Tatiana Feltrin
"The mark of the immature man is that he wants to die nobly for a cause, while the mark of the mature Man is that he wants to live humbly for one"
Minha primeira leitura em inglês concluída e muito bem compreendida. Adorei participar do clube de leitura em inglês da @tatianafeltrin desse clássico.
Terminei chorando de emoção tamanho envolvimento com o personagem e sua história. Tenho a versão em português lacrada e pretendo ler junto com o original daqui a um tempo