The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Amandinha 18/05/2022

Não sei muito bem o que sentir ou pensar sobre esse livro. Não gostei muito do personagem principal, mas no final de tudo, Holden Caulfield é apenas um adolescente que perdeu o irmão, passou por situações de assédio e raramente se sente confortável em qualquer lugar ou com qualquer pessoa. Como qualquer outro adolescente ele é intenso, faz besteiras, se sente desmotivado e perdido com relação a escola e tem várias coisas que pretendia fazer e que acabou desistindo. Uma das principais características do personagem das quais não gostei foi o fato dele falar muitas coisas sem pensar, incluindo tanto as vezes que ele foi explosivo quanto da vez que ele disse à Sally que a amava, pelo calor da emoção. Cheguei a criticar muito ele mentalmente, mas agora no final do livro, me recordo que ele é só um adolescente que ainda não sabe onde se encaixa no mundo

yasmin 15/05/2022

Catcher in the rye é um livro que eu não leria por conta própria, tipo se eu não fosse ?obrigada? a ler pela escola eu não leria KKKK, mas no final valeu a pena :)

eu achava que ele ia virar um assassino pq muitos assassinos já leram o livro, e eu passei o livro inteiro pensando quem que ele ia matar KAKA aí cristo - mas mesmo assim, foi incrível

eu dei muita risada com o Holden, meh deus - rindo da desgraça do coitado KKK aí senhor, teve horas que eu morria de dó, morria de raiva e tinha horas que eu queria abraçar ele

chorei na hora que a Phoebe falou que ia com ele - PQ ELA É TÃO PERFEITA ??

Holden - espero que vc esteja bem, depois de tudo que vc passou, e de todos os seus traumas que levaram você a ser quem você é, no final, acho que vc aprendeu com a sua trajetória trágica por NY, e espero que no final você esteja feliz!!

durante o livro não entendia direito oq tava acontecendo, mas no final, tudo fez sentido, e tudo se encaixou!!

obrigada por me trazer nessa aventura louca e por me fazer odiar e amar o holden :)

meu professor me perguntou se eu daria um tapa ou abraçaria o Holden - e a minha resposta foi: primeiro eu abraçaria, mas depois daria um tapa bem dado!!!

yasmin - 15/05/22

Portela 11/05/2022

"If a body catch a body coming through the rye..."
The Catcher in The Rye, ou, em português, O Apanhador no Campo de Centeio conta a história de Holden Caulfield, um adolescente em fase de amadurecimento. Particularmente, comecei a ler o livro sem nunca ter ouvido falar e sem saber sobre o que se tratava. No início achei bem interessante, mas no decorrer do livro, me senti um pouco cansado de ler. A narrativa é bem simples e se passa em apenas dois ou três dias, onde Holden conta sobre sua expulsão e sobre os dias que passa em Nova York antes de voltar pra casa. Confesso que fiquei esperando acontecer alguma coisa a mais, algo mais interessante, mas o livro se mantém do mesmo jeito.

O ponto forte desse livro é o protagonista, que, diferente do que estamos acostumados a ver, tem a boca suja e é muito revoltado! Chega a ser divertido ver as situações que ele passa e a forma que ele reclama das pessoas. No entanto, não dá pra resumir Holden apenas à revolta. Ele é bem profundo, tem questionamentos e queixas razoáveis sobre a sociedade e o mundo. Afinal de contas, é uma história de amadurecimento.

Não fiquei apaixonado pela obra, mas gostei até. Não é um livro que eu recomendaria para todo mundo, apenas pra pessoas específicas que eu saberia que tirariam proveito desse tipo de livro.

Giovanna 17/04/2022

That?s all I?d do all day I?d just be the catcher in the rye
The Catcher In The Rye não foi o meu livro favorito, mas com certeza foi um dos mais impactantes que já li . Já fique sabendo que ele possui vários gatilhos (suicídio/pensamentos depressivos).
Holden é um garoto riquinho e privilegiado que durante a história proferiu várias falas infelizes para todo tipo de minoria kk (tentei relevar um pouco pq o livro é de 1951).
Tirando esse ponto, posso dizer que a história é muito verdadeira e mostra bem aquela fase de angústia e tristeza misturada com raiva que sentimos na adolescência causada pelo medo de crescer, o que Holden sintetiza muito bem.
Recomendo muito esse livro!! Não foi uma das leituras mais fáceis, mas acabei criando um certo apego emocional com ele. ?Don?t tell anybody anything. If you do, you start missing everybody? :)

luvrrcch 13/04/2022

É difícil dizer muito sobre esse livro. Talvez não haja muito a ser dito.
Queria entender o hype do Mark Chapman e ganhei muito mais.
A verdade é que o Holden é carismático demais e um bom garoto apesar de tudo. Me senti vendo os adolescentes que trabalhei há uns anos me contando as coisas.
A montanha russa emocional de ser adolescente, de amar e odiar no mesmo minuto, de fazer só por fazer, de decidir e desdecidir nos detalhes, de se importar demais até com não se importar. De ter tanto dentro da gente que nem a gente sabe, de tanto trauma que a gente ainda nem percebeu.
A verdade é que Luce estava certo e desde o início e Holden precisava de um psicólogo.
Mas que livro maravilhoso. Gosto dessa melancolia que ele me fez sentir.
Holden ganhou um espacinho no meu coração, mesmo que ele não ligue or anything, for Chrissake.

Natalia.Weissheime 10/04/2022

Que livro chato da po##a
Demorei exatos um mês para ler esse livro. No início não tava entendendo nada, e o final tava parecendo o início. O livro não possui um clímax aparente, ele simplesmente só conta a vida desse garoto que não fala nada com nada. A única personagem que salva um pouco foi a Pheobe, mas mesmo assim o livro continua sendo péssimo. Esse livro foi facilmente um dos piores que já li. Recomendaria esse livro a quem está querendo entrar em ressaca literária.

Lice 05/04/2022

Um adolescente confuso com o amadurecimento
"A melhor coisa, portanto, em um museu era que tudo sempre permanecia exatamente onde estava. Ninguém se movia."

? Holden é um adolescente passando pelo embate do amadurecimento enquanto lida com uma perda, com isso muitas dúvidas e críticas surgem a sua mente, ele não concorda com o sistema educacional, não entende a cabeça das outras pessoas e muitas vezes age sem pensar.

? O livro não tem intenção de ter um plot especifíco, mas de ir acompanhando a cabeça do personagem principal. Muita gente fala que ele reclama demais sem motivo, que é um personagem chato, mas eu particularmente me interessei pela jornada dele e compreendi muitos dos embates dele.

? Porém, parece que o livro não tem um foco principal, se perde um pouco, e ao mesmo tempo que você fica interessado, você não entende muito bem pra onde as coisas estão indo. Eu terminei o livro sem entender muito o que eu tinha tirado dessa leitura.

? Eu esperava mais, vou ser bem sincera, até mesmo pelo "hype" dele, mas não é um livro ruim. Diria que é uma experiência interessante, principalmente pelo peso que esse livro teve históricamente, mas nada extraordinário. É uma visão crua da cabeça confusa de um adolescente.

Cacau 04/04/2022

Nhe
I read it for school, it?s a little bit boring sometimes and the end it?s quite disappointing. But it wasn?t that bad, Holden story is quite interesting.

Gabriel.Chiquito 02/04/2022

Se percam com Holden, e aproveitem
Confesso que lutei muito com esse livro no começo, enquanto ainda não entendia a proposta dele. Porém, depois de descobrir, eu amei cada página que li até o final.

Ele não é agitado ou cheio de acontecimentos, mas é muito profundo. A confusão, a ansiedade e o medo de crescer e do futuro, que existem na adolescência, estão presentes em toda parte, e de forma muito natural e intensa. São menos de 300 páginas, mas recomendo demais a todos que queiram ler; que sintam de novo essa fase tão estranha da vida junto com Holden, e aproveitem.

jubs 31/03/2022

the catcher in the rye
esse cara - o holden - é bem dodói das ideias (num bom sentido, eu acho). do começo até um pouco mais da metade do livro foi uma leitura divertida pelo fato das coisas acontecerem tão espontaneamente na narrativa, mas pelo final tudo começou a ficar tão confuso - assim como o próprio estado psíquico da personagem - e foi difícil de acompanhar os acontecimentos. um dos melhores momentos, pra mim, foi quando o holden foi visitar a irmãzinha mais nova, a quem ele ama e admira mais que tudo no mundo. em geral é um bom livro, bem escrito, com um tom predominantemente sarcástico, como se o caulfield estive de "saco cheio" de tudo e todos.

ana 27/03/2022

Minha mãe leu esse livro quando tinha minha idade e disse q eu ia amar, e realmente gostei muito. Tipo, é um livro leve pra você ler sobre um cara falando sobre algo e envolvendo mil coisas nada a ver e reclamando sobre mais outras mil coisas, é tipo a real mente de um adolescente de 16 anos.

mariasbookdrama 09/03/2022

Salinger nos entrega com maestria a sensação de estar na mente de um adolescente. Sentimos a confusão, os anseios, a tristeza... Gostaria de ter lido o livro ainda com a idade do Holden pois seria que teria gostado mais, mas ainda sim, foi uma boa leitura.

ana luiza 01/03/2022

Estou pensando, pensando, pensando e mesmo assim não consigo achar as palavras certas para descrever ao certo esse livro.