The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Talia.Moniz 09/11/2021

a melancolia da adolescência
Provavelmente um dos maiores clássicos modernos, "O Apanhador do campo de centeio" acompanha a história de um adolescente que ao ser expulso de um colégio interno decide deambular pela cidade de Nova Iorque, em vez de voltar para casa. No livro são explorados tópicos como a depressão, a solidão, o luto e a melancolia da adolescência.

Engraçado como clássicos funcionam. Ao classificar um clássico, nunca devemos dar a nota que corresponde à leitura que tivémos, mas o quanto esse livro nos impactou. Esse está longe de ser o meu clássico preferido, confesso que o achei meio chato, mas não consigo pensar em nada além dele. Me relacionei imenso com o protagonista e a sua confusão em relação ao futuro e a solidão que ele sentia. Me apaixonei por todos os cenários melancólicos de Nova Iorque. É uma obra que nos marca de forma absurda. E é louco pensar em todas os adolescentes que ao longo das décadas também se identificaram com esse livro.

É uma obra fundamental para qualquer adolescente que sinta que a melancolia da adolescência.

Bruna 18/10/2021

Just be the catcher in the rye and all
Nesse livro, acompanhamos o adolescente Holden Caulfeld, quem narra os acontecimentos que ocorreram durante alguns dias do seu passado, mais especificamente antes do natal passado. Apesar de ser muito inteligente e questionador, Holden teve problemas na escola e decide passar alguns dias andando pelas ruas de Nova York, antes de voltar pra casa. Esse personagem não concorda com muitos comportamentos das pessoas ao seu redor e seus questionamentos são válidos, e acho que, mesmo se o leitor não concordar com eles, vão lhe fazer refletir bastante. Acredito que a adolescência é uma bagunça em todos os sentidos e ter o contato com a sinceridade de Holden foi muito bom. Mesmo que os acontecimentos não sejam perfeitos, excelentes ou "heroicos", o que conta, aqui, é a sinceridade de um personagem humano e complexo. Gostaria de ter lido esse livro na minha adolescência, pois me senti familiarizada com vários sentimentos e pensamentos.

Lica 22/09/2021

I dont rememeber much, new York is cool, the song is nice, and the relationship of the siblings is cute
#theoggossipigirl

Raquel 07/09/2021

Holden narra o que aconteceu quando foi expulso de mais uma escola e estava voltando para a casa. Ele conta coisas que ocorreram naquela escola e outros momentos que viveu, assim como coisas que sentia em relação a sua família.

Em muitos momentos, ele parece ser um garoto que não sabe o que quer da vida e não se contenta com nada, mas então, conforme ele vai narrando os fatos, percebemos que existe muito mais por trás do que ele nos fala.

Este livro mexeu demais comigo e fez com que eu me reconhecesse em Holden de uma forma que eu não esperava. Mais uma leitura inspirada pelo BTS e uma que entrou para as minhas favoritas.

Giovanna 05/09/2021

if a body catch a body
my god caulfield how can you be so boring??? every page I read I kept repeating to myself it's gonna get better but holden was able to make it even worse.
he has zero personality, he is SO selfish and makes everything about himself, everyone is repulsive but he's the golden boy. oh, give me a break kiddo.
despiste the terrible personality our protagonist has the rest was ok. I liked the path the narration got, it was easy to lost myself reading because it was a natural flow, except for the fact holden made every second countable.

ju 04/08/2021

muito bom pra um livro da escola. o holden é um narrador mto bom e ele tb é meio atraente HAHHAHAH sei lá a vibe dele. enfim, eu gostei bastante do livro, apesar de a história ser meio parada

yachouh 03/08/2021

?What really knocks me out is a book that, when you?re all done reading it, you wish the author that wrote it was a terrific friend of yours and you could call him up on the phone whenever you felt like it"

Mari 23/07/2021

Gostei bastante
Eu entendo de verdade toda a aclamação desse livro, a história é feita para ser lida por pessoas com idade próxima a do Holden e muita vezes a gente se identifica com ele, por mais que nem sempre queira... É um livro escrito de forma extremamente inteligente com várias sacadas e jogadas nas entrelinhas, perceber que o Holden é um narrador nada confiável deixa tudo um pouco melhor.
Foi meu primeiro livro em inglês e achei até que fácil de entender por mais que precisasse pesquisar algumas palavras ou expressões mas o Urban Dictionary salvou.
Esperava um pouco mais do final e entendo o que algumas pessoas dizem quando falam que é um livro cansativo... Realmente deve ser para aqueles não estão acostumados a dar voltas e voltas dentro de suas próprias cabeças igual eu e o Holden.
Resumo, acho que leitores experientes podem gostar muito do livro e acha-lo muito interessante, para aqueles que estão começando com o hábito de ler talvez seja um pouco mais arrastado mais ainda assim proveitoso.

Alicia 05/07/2021

Sinceramente, não esperava que fosse tão bom.
Esse livro trata de diversas questões, mas a forma que ele fala sobre solidão é muito boa. Algumas vezes até me lembrou do livro que li esse ano, From the Mixe-Up Files of Mrs. Basil E. Frankweiller.

O Holden é um personagem fascinante e ler ele narrando é diferente de outros livros de narração em primeira pessoa. Em outros livros, a sensação é como se você soubesse exatamente tudo sobre o narrador, como se você tivesse um poder sobre aquele personagem. Com o Holden isso não acontece, é como se ele tivesse o poder. Ele só te conta o que ele quer.
É como se você só tivesse uma parte do Holden e a outra parte fosse um mistério só dele.
Vi muita gente falando que na verdade ele é só um chato que precisa de tratamento. Realmente, ele é chato muitas vezes, mas não dá pra negar todo a sensibilidade que ele tem.
Enfim, poderia falar muito mais dele. É um livro que vou lembrar por muito tempo ainda.
Recomendo muito!

Flávia Menezes 26/06/2021

Às vezes, tudo de que um personagem precisa, é de alguém que sente, e os escute com muita empatia.
No próximo mês de julho, essa história completará 70 anos desde a sua publicação. The Catcher in the Rye (em português, O Apanhador no Campo de Centeio) de J.D. Salinger é um clássico da literatura norte-americana, uma vez que foi uma obra bastante inovadora ao introduzir o assunto da adolescência, além de tópicos que eram considerados tabus para a época como a homossexualidade, alienação, identidade, depressão, com uma boa crítica à superficialidade da sociedade.

Eu não conhecia absolutamente nada sobre a história, e tudo o que li sobre, antes de iniciar a leitura, foram algumas resenhas aqui do Skoob. Algumas resenhas traziam fortes críticas às atitudes imaturas do protagonista, que vale a pena aqui lembrar, tinha apenas 16 anos, além de menções de ausência de empatia pelos personagens, e até mesmo pela história.

Tenho que lhe dizer que, comigo aconteceu exatamente o contrário: eu fiquei imensamente interessada em tudo o que Holden Caulfield tinha para me contar. A obra é narrada em primeira pessoa, e a trama descreve um final de semana decisivo na vida do protagonista, com alguns flashbacks muito bem colocados, e com uma linguagem algumas vezes bem adolescente, com suas gírias e tudo mais, mas sem dúvida, que flui com muita facilidade.

Logo no começo da história, toda a raiva e rebeldia do personagem me chamaram muita atenção, e eu queria saber mais sobre o que havia por trás desse comportamento irritadiço, e sempre tão desinteressado com tudo o que acontecia ao seu redor. Especialmente no que dizia das relações de amizades, com outros garotos da mesma idade que ele, que frequentavam a mesma escola. Quer saber se a minha pergunta foi respondida: sem dúvida que foi!

O relato do jovem Caulfield vai ficando a cada vez mais intenso, mais emotivo e mais honesto. E o mais lindo disso tudo é que em nenhum momento parece vir de um homem adulto. Ao contrário. Em todos os momentos, em sua narrativa, ou em seus diálogos com outros personagens, vemos um jovem adolescente. Claro. Talvez um pouco mais maduro, já que estamos falando de 70 anos atrás, e as responsabilidades dos jovens naquela época, eram um pouco diferentes das que encontrarmos nos jovens da atualidade.

Mas mesmo assim, era um jovem com seus hormônios aflorados, sua irritabilidade de quem busca um caminho para a definição da sua identidade em um mundo de pessoas abastadas, superficiais, e de muitas cobranças, e pouco amor. Em algumas partes, eu fiquei extremamente tocada com a dor do personagem, que ao seu jeito, trazia com muita verdade a sua história e as suas cicatrizes.

Para ler uma história como essa, é preciso muita sensibilidade, pois é como se você estivesse diante de um amigo que vai se abrindo com você com muita coragem, e sem esconder nenhum detalhe. Foi assim que eu me senti diante do relato do jovem Holden Caulfield. E dizer que ele não passa de um garoto rico, mimado e inconsequente, preciso ser honesta aqui, é não ter empatia nenhuma por uma pessoa em um momento de grande dor. Dor por uma perda de uma pessoa que ele muito amava. Dor por ter que ir para uma escola que o afasta do convívio com a família. Dor pelo medo de crescer. Dor por se sentir insuficiente, não inteligente o bastante, e indeciso com o que quer fazer com o resto da sua vida. Pobre Holden. Tudo o que ele consegue pensar é que resto da vida é esse, que alguém que ele tanto amava e tanto admirava, não teve a oportunidade de experimentar?

Talvez, se em nossas escolas pudéssemos ter mais leituras como essas, se pudéssemos fazer com que os nossos adolescentes ousassem em escrever mais sobre a sua vida como o jovem Holden fez, quem sabe os ajudaríamos a compreender mais as suas próprias emoções? Hoje, nesse mundo tecnológico em que vivemos, tudo é tão superficial, tão fake, tão sucinto no que dizemos, que é muito difícil sentirmos abertura para sermos tão honestos sobre o que sentimos como o jovem Holden Caulfield fez comigo, nessa leitura intensa, mas também, tão necessária.

Se você tiver tempo, e quiser exercitar a empatia, então eu te convido a ler essa história. Basta encontrar um lugar bem confortável, se sentar, e convidar o jovem Holden Caulfield para entrar, e lhe contar a sua história. Você vai se surpreender em como alguém tão jovem pode ter tamanha honestidade para lhe contar coisas tão difíceis de se dizer a outro alguém.
Edu Santtos 26/06/2021minha estante
esse livro é tão lindo

Marcos 26/06/2021minha estante
Fláviaaa esse é um dos livros que o Charlie leu, em as vantagens de ser invisível.

Douglas Finger 26/06/2021minha estante
Quero muito ler!

Flávia Menezes 27/06/2021minha estante
Marcos?.mentira?!!! O Charlie leu esse livro?! Que referência essa, viu? Porque, como o Charlie passa por muitas crises psicológicas, esse livro é PER-FEI-TO pra ele!! ????

Flávia Menezes 27/06/2021minha estante
Douglas, leia! Vale a pena. A narrativa é bem gostosa, e a história envolve bastante, porque é um relato bem honesto. Você vai gostar. ?

Marcos 27/06/2021minha estante
Sim Flávia, inclusive ele leu o livro em um momento bem difícil para ele...

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Terminei esse livro ontem... gostei da parte que ele conta sobre as crianças no campo do centeio... a parte mais emocionante , quando a irmã Phobe lhe dá o dinheiro das compras do Natal e ele começa a chorar na cama da irmãzinha... Mas algo me deixou um pouco perturbado, o fato de tantos devaneios sem sentido na mente do garoto e dele ser reclamao demais... reclama de tudo e de todos.

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Jura? Eu não sei, Dhewyd. Confesso que tenho muita vontade de reler, mas o traduzido, porque eu estou curiosa pra ver se a tradução acabou por tornar o livro não tão bom quanto na sua versão em inglês. Porque eu vejo muita gente que não gostou pelo mesmo motivo que você. Mas não sei? acho que por ter uma formação em Psicologia eu encarei essas reclamações além disso sabe? Porque fiquei mesmo muito tocada com o sofrimento dele, da ausência dos pais. E me lembrou muito um livro sobre uma análise antropológica que eu tinha lido sobre os Nova Iorquinos. Bateu muito com essa forma dos ricos de Manhattan se portarem, e a forma como vivem a vida. Mas eu te entendo. Vejo muita gente aqui dizendo o mesmo que você. ??

Dhewyd 25/01/2022minha estante
Pois é... não consegui gostar tanto do livro... tem partes bem interessantes... mas a questão do protagonista em si não é um cara que cativei uma admiração, muito pelo contrário... entendo o sofrimento dele , pela perda precoce do irmão e tudo, mas como um professor dele disse... ele está caminhando para um abismo... e a cada passo está se jogando mais no fundo, o corpo vai cair e ele não vai nem sentir o corpo quicando no chão... Achei ele muito egocentrista, e meio maluco.

Flávia Menezes 25/01/2022minha estante
Compreendo, Dhewyd. E como eu disse, tem muitas pessoas que sentiram exatamente como você e também não conseguiram criar nenhuma empatia por ele. Mas no saldo final, é sempre interessante ler clássicos e ver como eles se relacionam com o momento em que vivemos atualmente, e observar as mudanças na forma como vemos e nos relacionamos no mundo. ??

Juliana (Ju/Jubs) 20/06/2021

Nem acredito o quanto amo este livro. Na primeira vez que eu li, há muitos anos, eu gostei demais da história, mas não conseguia definir o motivo. Eu li em português e não conseguia entender algumas atitudes do Holden, e a forma que ele reclama de tudo me incomodou um pouco.

Agora, na segunda leitura, em inglês, eu consegui entender e analisar o Holden, e consegui entender o motivo de eu ter gostado tanto da primeira leitura, eu me identifiquei e me identifico muito com ele.

A honestidade do Holden ao questionar alguns comportamentos socialmente bem aceitos, fazer vários planos malucos, mas não terminar nenhum, não conseguir se conectar muito com pessoas, sentir falta constante do passado, ficar cansado e triste do nada. Acho que todos em algum ponto ou grau se identifica com isso, e isso é o que faz de Holden um personagem tão interessante; em algum ponto, ele é real.

Essa releitura foi muito especial pra mim. É o primeiro livro em inglês que eu consegui ler inteiro sem problemas de entendimento e isso pra mim é uma grande vitória.

Miguel.Lopes 16/05/2021

Some Days in The Life of Holden Caulfield
In the book ?The Catcher in the Rye? we accompany some days in the life of the young Holden Caulfield, a strange boy with unnormal questions about everything. With problems in the school, the Caulfield?s dream is to live in a small city in the US West, working in a gas station and pretending he was half deaf and mute.

It was a nice book to read, but the history didn?t got me. One of the latest?s chapters is amazing, but the rest of the book is just Holden horsing around. Good read, nothing too much.