The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

vinicius.mazziotta 22/01/2015

Glad I read it before I turned into a goddam phony
Old J. D. Salinger is an honest writer. I swear he is. Holden Caulfield, the main character, is a sixteen year old teenager who criticizes every goddam thing in his life just for the hell of it: his parents, all the schools he had dropped out, lousy teachers, conceited colleagues, stupid girls, successful jazz musicians, the movies, the omnipresent perverts. His coming-of-age journey does not bring him to a state of maturity and knowledge, but to a cliff, an endless cliff that represents adult life, as phony as he sees it. Once you fall into that cliff, there's no coming back. Holden, as his name suggests, is desperately trying to hold onto something that could prevent him from falling into the cliff. It doesn't work, though. It never works. Nothing can stop us from becoming adults. There can be no goddam catcher in the rye to save the kids who are unsuspectedly moving towards the cliff. Once I realized that I turned into a madman. It's kinda funny, though. Witty sonuvabitch this guy Holden Caulfield. I'm glad he showed up now that I'm 23 years old, miles within that cliff. It's one helluva ride and we all should try to enjoy it without making a phony of ourselves. It's not like we're getting out alive, you know.

Marcos 02/01/2015

RESENHA: “O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO” - J. D. SALINGER
Oi gente, hoje vamos falar sobre “O Apanhador no Campo de Centeio”. Esse livro chegou até mim devido a dois objetivos que eu estabeleci: 1) expandir meu leque de leitura e incorporar outros gêneros, 2) ler livros em inglês. Então sim, esse foi o meu 1° livro em inglês \0/
O livro é narrado em 1ª pessoa pelo protagonista Holden. Ele era um menino diferente dos outros da sua idade e não se preocupava com questões fúteis, mas sim com coisas mais profundas como: Qual é o meu papel no mundo? Qual é o sentido da vida?
Naturalmente Holden se sentia muito solitário. Devido a seu modo único de pensar não conseguia compreender as pessoas, sempre achava um aspecto nelas que o desagradava e por isso mantinha distância. Como não compreendia as pessoas, as pessoas também não o compreendiam e isso fez com que Holden passasse por várias escolas; até que um dia ele resolve fugir. Alguns dias antes do natal ele sai escondido da escola e se aventura pelas ruas de Nova York. O livro vai se passar nesse período de tempo.
Durante essa fuga Holden se sente cada vez mais solitário, tornando o livro um tanto deprimente e angustiante (já que é narrado por ele). Sobre Holden posso dizer que adorei e odiei ele ao mesmo tempo. Achei muito legal essa coisa que ele tinha de se preocupar com coisas que ninguém dava bola e se recusar a pensar como os outros, cheguei a me identificar com ele nessas partes. O que me irritou foi sua mania de sempre encontrar um defeito nas pessoas, ninguém era bom o bastante para ele e foi isso que causou sua solidão. Acho que a única pessoa com quem ele realmente se importava e se sentia bem era sua irmã pequena.
A linguagem utilizada no livro só serviu para nos ambientar ainda mais a mente de Holden e isso foi uma coisa que não me agradou muito, as gírias aparecem em peso aqui. A explicação do título apesar de fazer sentido também não me agradou muito, esperava que refletisse outra coisa.
Enfim, achei o “O Apanhador no Campo de Centeio” um livro diferente, ousado até. Gostei de ter conhecido Holden e de ter acompanhado um pouco de sua vida, foi uma experiência que nenhum outro livro tinha me proporcionado.

site: http://tripliceliteraria.blogspot.com.br/p/resenhas.html

Vinícius 01/09/2014

Nem rebelde, nem sem causa
O livro narra, em primeira pessoa, apenas alguns dias da vida de Holden Caulfield. Dias esses que são permeados mais por lembranças e pensamentos do que por ações. Nesses poucos dias, Holden é expulso da escola e resolve ir para casa sozinho.
Longe de tornar o processo de leitura enfadonho, o excesso de pensamentos e memórias nos faz entrar na cabeça do personagem principal de tal forma que, por vezes, sentimo-nos como um amigo ouvindo confidências inimagináveis, ou até mesmo um analista conversando com seu paciente.

Holden fuma demais, bebe bastante e fala gírias, mas engana-se quem diz que ele é apenas um rebelde sem causa. Holden não é rebelde e, muito menos, sem causa. Precisa-se ler nas entrelinhas para que, conforme a narrativa avance, comecemos a entender as motivações que o levaram a ser o que é e passemos a conhecê-lo de fato.

Dani 15/06/2014

Sendo bem sincera, essa foi uma leitura muito diferente do que eu esperava que seria, e a surpresa foi muito positiva. Confesso que levei alguns dias para absorver tudo isso, mas ainda assim deixei muita coisa para trás. O Apanhador no Campo de Centeio é um livro que com certeza quero reler daqui a alguns anos.

Resenha completa no link abaixo.

site: https://dacarneiro.wordpress.com/2014/06/13/o-apanhador-no-campo-de-centeio-j-d-salinger/

danton k 12/05/2014

Talvez a expectativa de muitos leitores seja a de que irão deparar-se com um livro repleto de perversões, tragédias e vocabulário de baixo calão. Por isso muitos se decepcionam quando leem O Apanhador. Há até um - ótimo, por sinal - episódio de South Park sobre isso. Prefiro que esse livro seja mencionado pelo que de fato é, ou seja, uma narrativa sincera de um jovem que enfrenta problemas banais, como tantos que permearem nossas adolescências - ou continuam presentes. Essas divagações do protagonista, bem como o seu vocabulário bastante peculiar, fazem do livro um clássico. Sem citar a importância histórica da obra, já que foi um dos primeiros livros a capturar a rebeldia juvenil que estava se desenhando.

Rapousa (Andreia) 14/06/2013

Senti vontade de dar uns tapas no personagem algumas vezes e de mandar ele parar de ser chorão. Depois fui na internet procurar o motivo desse livro ser considerado um clássico tão bom e tão elogiado e a razão número um é que as pessoas se identificam com o personagem principal e suas angústias da adolescência. Saí da adolescência nao faz muito tempo e minha identificação com ele foi zero. A leitura não é desagradável, mas o personagem principal é bem irritante se você não foi um adolescente irritante e sem auto-crítica.
Zi 04/06/2014minha estante
Pois eu, na minha adolescência, li esse livro cinco vezes! O personagem é meio "rebelde sem causa" mas é cativante. Para mim, a parte memorável do livro é quando ele vai buscar a sua irmãzinha no colégio e vê um F*da-se escrito na parede acha um absurdo pelas crianças e o apaga. Depois acha outro e mais outro e os vai apagando, até que encontra um riscado que ele não pode apagar. Só então ele conclui que não tem jeito, que provavelmente quando ele morrer colocarão uma lápide escrito "Fulano de Tal, nascido em xx/xx/xxxx e morto em xx/xx/xxxx" e alguém vai chegar e escrever "F*da-se". P.S. Li em português que teve o péssimo título de "O Apanhador no Campo de Centeio".

Júlio Leite 01/02/2013

That book killed old me.It really did.I was all set to puke when I came to this library downtown and saw all these morons spending tons of dough to buy novels to phony girls who would never spare a godamn minute to read them. I swear to god I'm a madman. I really am.

Sleep tight you morons!

Agora falando objetivamente, é um livro que li duas vezes (cada vez em apenas três dias).

Realmente não tem um enredo super aprofundado, mas o diferencial é que a imaturidade é gritante no livro. Vemos todos os pensamentos diretamente da perspectiva do adolescente problemático.

Ele não poupa maldições mentais, não tem escrúpulos em expor a falsidade e desmoralidade das pessoas.

Cinco estrelas e pretendo ler a terceira vez, talvez nesse ano, talvez no próximo, ou talvez em dez anos.

mlaor 11/12/2012

Esse livro é tudo sobre entrelinhas. Eu entendi que o Holden é depressivo e o que ele está passando é um momento de luto, por isso ele é do jeito que é, apesar de ele não nos contar isso diretamente. Darei 5 estrelas porque eu sei o que o Holden está passando; eu mesmo não sei se aguentaria se fosse ele.
(Também darei 5 estrelas porque eu sinto pena do Holden, se posso dizer isso).

Pat 12/11/2012

Custou para eu entender o real sentido do livro, ou seja, o que o personagem queria passar com tudo aquilo que dizia. Mas, quando o consegui, apenas no meio da estória, comecei até a simpatizar e gostar das ideias de Holden.
Apesar de ser um livro norte-americano, com uma forma de expressão bem característica, posso dizer que o jeito confuso de um adolescente expressar suas ideias, a indignação com as situações padronizadas e básicas do dia-a-dia e a vontade de querer fugir de tudo isso, é universal. Isto está na maioria de nós nesta idade - e, de fato, compreender o que ele diz, exige um pouquinho de espírito adolescente, ou senão você achará tudo uma babaquísse.
A forma básica de escrever, com muita repetição de gírias e expressões, fez o livro respeitar o que Holden queria passar - afinal, dificilmente encontramos uma pessoa nessa idade, independemente de classe social, que não tenha um vício de linguagem.
É um livro interessante, se levarmos em consideração o momento da vida do personagem, e estivermos de acordo com a importância que ele dá às coisas simples.

Tainna 20/08/2012

Perfeito!
Esse é um dos meus livros favoritos! Li esse ano pois sempre tive um interesse muito grande pelos clássicos, ainda mais um clássico tão polêmico quanto esse e tenho que admitir, amei!

A vida de Holden, seus pensamentos, suas mudanças de idéia tão repentinas, é tão perfeito e real. Essa é a palavra pra descrever tudo, todo o livro, real. É tão moldado na realidade que chega a dar nervoso em algumas partes.

Mas devo admitir, nem todo mundo vai gostar desse livro. Acredito que se a sua vida ou suas experiências são todas felizes, se você é aquela pessoa que vê só o lado positivo...que passa pela vida saltitando e vendo borboletas, é, você vai odiar esse livro. Não digo que tenha que ter depressão pra ler esse livro, mas se você não consegue entender, se não consegue ter empatia pelo que Holden sentia, você não vai gostar dele, simples assim.

Eu indico, um dos melhores livros já escritos!

Cristiane 18/06/2012

Memories of a whiny teenager
This is one of my favorite books because it has the most interesting character in the History of the books, his name is Holden Caulfield. Holden is a cranky teenager who is, all the time, complaining about his life. He is rebel and intolerant and he cannot stand the school and its stupid rules.
During the book, Holden describes what happens to his life since he decided to leave Pencey Prep school to discover the world around him. Most of the times, it is very hilarious the way he complains and how sometimes he acts like a child. Although Holden thinks he knows a lot about life. In the end he realizes he is just a scared boy and cannot deal with his problems. Somehow he cannot be "The Catcher in The Rye".
The style of this book is pretty interesting. The author researched about slangs the teens used at that time, that's why you will always read Holden saying "I could puke" or "It killed me" many times in the book. Particularly I think J.D. Salinger did a great job in the rhythm of the words, they are perfectly matched with the character. It's so amazing how this book has these amazing details that no book has.

I recommend for the ones who like good reading. 'The Catcher in the Rye' is not only a classic book, it is also a masterpiece.

leeman 15/05/2012

Um decorrer da consciência de Holden. Não há grande história, o personagem apenas representa uma geração pós-guerra em confronto com o futuro do mundo e do país. O típico antiheroi, Holden tem seus momentos desagradáveis. A leitura é ótima se analisar o contexto histórico e o que o livro representou, mas fora de contexto perde o atrativo. Excelente livro para os pessimistas e emburrados.

Blog MVL - Nina 12/01/2012

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Por que “O Apanhador no Campo de Centeio” é considerado um clássico? Afinal, o livro é o queridinho mór de americanos e nerds do mundo inteiro. Ainda assim, o que pode transformar uma estória aparentemente tão simples, em algo fenomenal e inovador? Desde os primeiros parágrafos eu compreendi que as reflexões e diálogos do protagonista não eram algo para se “absorver” levemente. É necessário refletir junto com ele.

Os anos 1950 - cenário histórico do livro - foi uma época de grandes mudanças para o mundo, especialmente no que concerne aos jovens e suas atitudes. Lembra do filme estrelado por James Dean,”Juventude Transviada”? Então. Adolescentes liberais, fumantes, dirigindo em alta velocidade. Isso basicamente resume as expectativas e atitudes dos jovens da época. Penso que, em pleno pós guerra, as pessoas começaram a analisar mais o mundo a sua volta, a aproveitar mais. E os jovens são sempre os primeiros a questionar, e alterar comportamentos. Esse é o contexto histórico em que J.D.Salinger ambiente sua trama.

Para Holden Caulfield os anos dourados não são tão magníficos assim. Repetir em todas as matérias e ser expulso de sua escola preparatória não lhe dá exatamente perspectivas animadoras para o futuro. Ele precisa revelar aos pais que – mais uma vez – foi convidado a se retirar de uma instituição de inciso e procrastina o momento o quanto pode. Fumante, questionador inveterado, “boca suja” de primeira, o mau humor é seu melhor amigo e sua mente é afiada como uma navalha. Tudo isso com apenas dezesseis anos. Em seu caminho pela rebeldia, ele encontra e reencontra pessoas, analisa o comportamento ambíguo de seus colegas de escola e revela a grande razão de seu estado atual. A morte do irmão Allie – a pessoa que mais teve influência em sua formação.

Essencialmente o livro é muito objetivo. Em um formato narrativo próximo a um monólogo, o protagonista conversa com o leitor todo o tempo. Como se ambos estivessem em uma conversa. É inacreditável a maestria de Salinger em nos transmitir as emoções de Holden. A voz extremamente contemporâneo do personagem me faz pensar que a obra poderia ser um lançamento do século XXI. As ponderações de Holden, sua análise do caráter das pessoas a seu redor são pontuais, e incrivelmente legítimos. Você certamente vai pensar: “Hey, eu conheço alguém assim.” Ou seja, um dos grandes trunfos de Salinger é transmitir essa profunda identificação para seus leitores.

“O Apanhador no Campo de Centeio” é - apesar dos mais de cinqüenta anos desde sua publicação original - uma obra moderna, que levante questões típicas da adolescência através da voz encantadora de um menino dramático, que tenta superar a morte de alguém muito amado. É uma leitura indispensável para todos aqueles que procuram por uma resposta na vida, e no mundo ao redor. É um livro para provar, saborear e absorver. É um livro com o qual se pode aprender.

Holden Caulfield...I know you by heart.