The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Bialourenco 10/04/2023

If a body catch a body
Há alguns meses queria MUITO ler esse livro mesmo não fazendo ideia do que se tratava, ouvi algo sobre ele (sequer lembro o que foi), e me despertou uma vontade absurda de ler, isso acontece com certa frequência e quando ocorre sei que vou gostar do livro, é meio que um negócio de sensitiva, devo ser sensitiva literária, sei lá.
Eu diria que essa leitura é o ?profundo do raso?, foi o que pensei assim que acabei o livro (há um minuto), e é isso, a sociedade é bem como Holden a percebe, e eu me senti como ele em diversos momentos da minha vida, principalmente quando estava no fim da adolescência, essa fase dos 16-18 anos, exatamente a fase que ele se encontra, se você parar para pensar e ver as coisas como realmente são, sem esse filtro romântico que tentam te vender, a sociedade é ?phony?, a maioria das pessoas são ?phonies?, os assuntos, as vidas que levam, e tentam te empurrar nesse boulevard of broken dreams, um penhasco no qual você cai e cai até a sua morte, sobrevivendo uma vida vazia e sem propósito, sem propósito, é assim que Holden anda, e ainda assim tem tantas ideias e opiniões, é uma experiência única ser adolescente, assim como foi a leitura desse livro.
A escrita é muito boa, uma das melhores, li em seu idioma original, o inglês e sinto que isso enriqueceu a leitura, é o tipo de livro que te faz pensar, pesquisando o contexto histórico e descobrindo que na época em que o livro foi lançado, não era comum ou bem aceito livros protagonizados por adolescentes, junto aos temas abordados e a narração de Holden, imagino quão chocante foi, amei isso.

ferbrito__ 09/04/2023

É um livro sensacional, leve e engraçado. Todos deveriam ler porque mesmo sendo bem simples é um livro que carrega alguns bons ensinamentos.

bebs 07/04/2023

É um livro estranhamente adorável. É um clássico, mas no geral me pareceu bem simples, o que está longe de ser um defeito. É um protagonista muito cativante, e é muito bom acompanhar todos seus pensamentos e sua visão de mundo, sua forma de odiar e amar tudo ao mesmo tempo. Recomendo bastante, uma ótima leitura para desestressar um pouco.

sukidesuki 03/04/2023

Dois dias na vida de Holden Caulfield.
Antes de ler, me lembro bem de ouvir muitas pessoas criticarem este livro por não ter um acontecimento singular que traz algum senso de "uau, esse livro é sensacional! me trouxe uma nova perspectiva...". O intuito de Salinger nunca foi este.

O livro começa com Holden Caulfield, um jovem cínico de 16 anos, sendo expulso de uma ótima escola ? de acordo com outro personagens ? e seu cotidiano a partir dali. Fala sobre seu colega de quarto, Stradlater, e sobre Ackley, que odeia Stradlater... Também sobre alguns professores, como o velho Sr. Spencer, no início do livro, e o Sr. Antolini (o livro insinua que o mesmo é um pedófilo), meninas, muitas meninas ? Sally Hayes, que é a _girl next door_ do livro, Jane Gallagher, que suponho que seja quem ele realmente nutre sentimentos por, Sunny, uma prostituta que conheceu enquanto ficava num hotel (no mesmo conheceu uma loira com quem dançou e outras duas com quem não se importava ? mas no final não gostou tanto assim, já que estavam mais preocupadas com Gary Cooper... "phonies!"), duas freiras... essas ele realmente gostou também. A sexualidade, como na adolescência, é um dos pontos principais aqui.

O ponto principal é a mente do garoto? como ele vê o mundo. Como um adolescente vê o mundo, começando a entender as dinâmicas de um relacionamento, de como o mundo realmente funciona, e se voltando contra isso.

Pra mim, o livro ilustra os dois últimos dias de Holden na sua inocência. Não num jeito vulgar, per se, mas sim enxergando a realidade de tudo. O livro é nomeado exatamente por isso: _Catcher in the Rye_ é o que Holden queria se tornar. Viu um menino que estava ao lado de seus pais cantarolando um trecho de _"Comin' Thro' the Rye"_, um poema, e erroneamente cita diversas vezes como _if a body catch a body comin' through the rye_. Phoebe, a irmã mais nova de Holden, corrige o irmão: É _"if a body meet a body comin' through the rye"_; a citação correta se refere a um encontro sexual.

Salinger retrata com maestria o processo de tudo, e acredito que seja por isso que o livro é considerado um clássico.

A meu ver, ele tomou jeito depois do que aconteceu. Realmente acho isso.

P.S: Algumas de minhas cenas favoritas foram a de Holden interagindo com Phoebe. Me identifiquei com a Phoebe. A eu mais nova, no caso. Amei este livro.

cvinicius11 29/03/2023

Maravilhoso
Apesar do curto período de tempo em que se passa, é um livro bem profundo, que consegue construir o personagem de forma que maravilhosa. Impossível não se divertir com Holden e simpatizar com seus sentimentos

Enzo Moura 25/03/2023

Uma péssima escolha para um primeiro livro em inglês
A escrita é relativamente boa, exceto pela repetição de palavras numa mesma página (não é só 1 ou 2 vezes que se repetem), e pelo uso de muitos termos.
Para quem sabe muito bem inglês, isso é tranquilo, mas para quem nunca leu um livro em inglês (meu caso) é um estrume.

carolreadabook 23/03/2023

Eu acho que entendi...
Ou nao e tá tudo bem!

eu acho parte do motivo de ele estar perdido é pq ele tem tanto medo de outras pessoas tbm se sintam da mesma forma, por isso tenta fazer o max para que eles nao se sintam assim...

e me impressiona sempre como alguns conselhos bons podem vir de pessoas que fazem coisas horrendas e entao o conselho simplesmente cai por terra...

Julia 13/03/2023

Amei? Não. Vou sempre recomendar ele? Com certeza.
O jeito que o Holden descreve as coisas ou te deixa de coração aquecido ou te dá uma pequena crise existencial.
Eu poderia ler pra sempre ele falando sobre o Allie, sobre sua luva de baseball com poemas em tinta verde. Em como ele tem tanto carinho pela Phoebe e ama a personalidade dela pra uma criança. Dá vontade de ler de novo ele falando sobre como a Jane era o tipo de menina que deixava a última fileira do jogo de xadrez intacta.

Acaba sendo cansativo por ser praticamente um monólogo e por ele reclamar em 90% do livro, mas faz sentido a narrativa ser desse jeito. Holden tá perdido, cansado e tentando entender as coisas, então é interessante, e importante, ver a visão dele sobre tudo.

Julia 08/03/2023

Mal posso descreve-lo mas foi uma boa leitura
Terminei o livro recentemente mas sinto que ainda estou assimilando o que li e nem sei se vou conseguir resenha-lo como deveria.
Vou fazer uma comparação bem mais ou menos agora, o sentimento de ler esse livro me foi similar ao de ler "A Redoma de Vidro", o ódio pelo mundo ao seu redor, as crises existenciais, a confusão de ser jovem, a necessidade por rebeldia em alguns momentos. Claro que a obra de Silvia Plath é mais pesada e muito melhor (no meu ponto de vista)..
Não vou dizer que esperava mais, mas eu definitivamente esperava algo diferente. Alguns acontecimentos no livro também me dão a sensação de que eles poderiam ter sido melhor trabalhados, mas não estraga o livro em geral.
Para mim, foi uma boa experiência de leitura, a obra fala sobre perdas, sobre ser jovem e parecer não encontrar o seu lugar no mundo.
Resenha confusa mas como eu disse, meus sentimentos sobre esse livro são confusos ?????

Ale 02/03/2023

Clássico Irretocável
A leitura é bem divertida, acredito por haver uma facil identificação com o protagonista (pelo menos comigo), o final deixou um gostinho de quero mais, acompanhar a rotina do protagonista foi realmente satisfatória.

Pedro Luka 24/02/2023

Muito Diferente
Eu acho que eu não sou mais igual ao Holden, esse foi o meu maior problema com o livro, eu entendo o que ele pensa e acho que até ja fui assim, mas hoje em dia é complicado não achar ele muito ranzinza e imaturo, que obviamente é o ponto principal do livro. Só que tem momentos que ele chega a ser chato. Acredito que não é um livro pra todo mundo, não é algo que vai te prender do começo ao fim, ele é simplesmente um olhar na mente de um adolescente perdido, acredito que quanto mais velho você for pior vai ser sua experiência com o livro, mas ele vale a pena, te faz olhar o mundo por outra perspectiva de uma maneira muito diferente.

Claudio.Kinzel 22/02/2023

Desejo genuíno de salvar a inocência das crianças
O que a primeira vista pode parecer uma história bobinha de um adolescente rebelde que larga a escola e decide viver uma aventura antes de voltar para casa é, na verdade, uma metáfora das dificuldades de amadurecer à medida que as mazelas da vida se apresentam. Holden é um adolescente sensível, que está em luto pela perda do irmão, que morreu quando ele tinha treze anos. Esse evento é essencial para se entender a construção do personagem. A revolta e desinteresse nos estudos representam um mecanismo de defesa diante da dor que ele carrega consigo. É sobre esta ótica que o livro deve ser lido. Por mais "privilégios" que um garoto de classe média possa ter, o que eles significam diante da dor da perda? Em diversos momentos, Holden sente-se deprimido e chora sem motivo aparente. A relação com a irmã mais nova, Phoebe, de profundo afeto, mostra quem é de fato Holden, sem as máscaras de ironia e irritação que moldam sua relação com o mundo. A cena do carrossel simboliza a infância perdida e de como ainda pode haver esperança mesmo com as mazelas da vida, e do sofrimento inerente a ela.

Assim, a metáfora do apanhador é um desejo genuíno de salvar a inocência das crianças, e quiçá a si próprio, do mundo adulto, que implica em sofrimento. Trata-se de um processo pelo qual todos os seres humanos passam, e por isso o livro transmite uma mensagem profunda, à medida que nos identificamos com o personagem, com a angústia característica da adolescência, e sua incerteza sobre o futuro. A linguagem simples e repleta de gírias, além da narrativa em primeira pessoa, ajudam o leitor a mergulhar na mente do protagonista, e entender a sua motivação para os eventos que são relatados na história.

Junior 12/02/2023

Uma leitura que, ao mesmo tempo em que é leve e agradável, te faz refletir sobre temas como angústia e não-pertencimento.