The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

nsantos06 13/07/2023

Can't I be a teen forever?
This is a story written by J.D. Sallinger which will tell about a sixteen year old boy called Holden Caulfield.

Holden is not a person who is very applied to his studies and he didn't feel that school is your home. He had flunked out in four out five subjects and is nearly to get kicked out in one more school. As the novel gets developed, we know that Holden has big problems related to school, and most of them, are connected with his behavior.

Once their parents can't get the news that he's going to leave another school, he thought about a trip to New York until the news reached his parents. He has three days to do it. I think this trip is also a way in which we can understand his behavior. Not facing this problem, is a way to escape and forget a bad situation you're in.

When he started this trip, we knew a lot more of his thoughts and how he sees the world around. We notice that Holden is a boy without any kind of direction in life, and that is a central idea in the novel. We also noticed he isn't getting used to how life works and thinks all adults are phonies or morons or jerks.

This also says a lot about Holden in my opinion. He has a kind of superiority complex that is constantly told by himself when he uses those kinds of words to describe people. Also, when he thinks too much about a situation that he's in, he gets depressed very often.

I would say that the focus on this novel isn't about the trip he's getting to New York, but the person Holden itself. His thoughts, how he feels so disconnected with others and how superior he might think he is, without realizing that he's only a teen and isn't getting used to adulthood yet.

sabrilivros 12/07/2023

Muito lindo. acho esse livro de uma sensibilidade. adolescencia é um periodo tao dificil e conturbado e eu so consigo sentir compaixão por esse chato

lluizasy 09/07/2023

Okay e???
Escrita interessante, é uma história simples em si que trata de um personagem complexo.
Terminei o livro sem muito a dizer sobre, talvez foi a minha falta de interpretação? não sei.. pretendo ainda reler ele e ver se consigo achar algo a mais na leitura.

Ayla Cedraz 08/07/2023

"God, I wish you could've been there"
De novo, uma grata releitura. li "the catcher in the rye", na verdade, na ocasião, "o apanhador no campo de centeio", no início da adolescência. era uma capa cinza, com letras amarelas, para mim o mistério de uma história envolvida no assassinato de john lennon. o que eu encontraria ali? a expectativa, hoje sei, me impediu de conhecer holden, e realmente acho que eu teria me relacionado muito bem com ele à época. talvez de uma forma mais emocional do que hoje.

no livro, acompanhamos o fim de semana de um adolescente que acabou de ser expulso do colégio (não pela primeira vez). a personalidade de holden ainda carrega muito dos anos finais da infância, penso, na medida em que sua imaturidade destoa até mesmo de seus pares, e seu estado de espírito oscila entre a neutralidade e a desesperança completa. ele mal dorme ou come nos três ou quatro dias em que o acompanhamos. busca incessantemente por meios de se distrair do fato de estar vivo, e, quando não há nada prendendo sua atenção, flerta com a possibilidade da morte. não é um livro fácil, está claro.

o fato de o texto ser em primeira pessoa, com uma linguagem fascinantemente oralizada, completamente adequada aos cenários e personagens aos quais somos apresentados, dá a ele um tom confessional, muito íntimo, como se holden nos confiasse um nível de entrega que não confia a nenhum familiar ou amigo. ninguém que conhece sabe o que se passa dentro dele. nós, que o lemos, sabemos. à medida que as páginas avançam, a menção a eventos traumáticos ajuda a entender (não explicar, não justificar, acho que não é tão simples assim) o comportamento e pensamentos do personagem. por isso, mesmo que esse livro não seja sobre grandes acontecimentos e reviravoltas, creio que ele seja muito interessante do ponto de vista da construção de personagem, sutileza narrativa e, embora timidamente, grandeza de alguns diálogos.

é isto. mais uma releitura bem-sucedida na lista.

Marcos606 24/06/2023

O romance detalha dois dias na vida de Holden Caulfield, de 16 anos, depois que ele foi expulso de uma escola preparatória, confuso e desiludido, Holden busca a verdade e protesta contra a “falsidade” do mundo adulto. Ele acaba exausto e emocionalmente instável. Os eventos são relatados após o fato.

Do que se supõe ser um sanatório, Holden, o narrador e protagonista, conta a história de suas aventuras antes do Natal anterior. A história começa com Holden na Pencey Prep School a caminho da casa de seu professor de história, Spencer, para se despedir. Ele revela ao leitor que foi expulso por reprovar na maioria das aulas.

O foco principal da narrativa é a perda da inocência. Holden quer ser o “apanhador no campo de centeio” ​​alguém que salva crianças de cair de um penhasco, o que pode ser entendido como uma metáfora para entrar na idade adulta, porém essa ideia vem de uma compreensão falsa do significado de um poema. Enquanto Holden observa Phoebe no carrossel, se envolvendo em um comportamento infantil, ele fica tão dominado pela felicidade que está, como ele diz, “quase gritando”. Ao levá-la ao zoológico, ele permite que ela mantenha seu estado infantil. Durante esse tempo, porém, observando ela e as outras crianças no carrossel, ele também passou a aceitar que não pode salvar a todos: “Se eles querem pegar o anel de ouro, você tem que deixá-los fazer isso, e não dizer qualquer coisa. Se eles caírem, eles caem.”

O nome de Holden também é significativo: Holden pode ser lido como “espere” e Caulfield pode ser separado em coifa e campo. O desejo de Holden é “segurar” a cobertura protetora (a coifa) que envolve o campo da inocência (o mesmo campo que ele deseja impedir que as crianças saiam). Holden deseja desesperadamente permanecer verdadeiro e inocente em um mundo cheio de, como ele diz, “falsos”.

Mas, o romance permanece altamente interpretativo e a inocência claramente não pode ser preservada para sempre.

Otavio.Franco 09/06/2023

O que vocês acham sobre reler livros?
Eu simplesmente amo reler os livros que já li no decorrer da minha vida de leitor, principalmente os meus livros favoritos.
Nessa releitura de Catcher In the Rye, eu percebi que eu não lembrava de muitas coisas. E no fim, tive uma experiência completamente diferente da primeira leitura. Desde a história ao próprio Holden Caulfield.
Focando primeiro no Holden.
Percebo agora que eu idealizava esse personagem de uma forma, que nessa releitura acabou quebrando essa idealização. Ainda gosto do Holden mas não da forma que eu gostava anteriormente.
Ele é chato? É. Mas qual adolescente não é chato?
E o Holden não é um simples adolescente com raiva de tudo e todos. Ele tem muito mais camadas. E isso é incrível.
A história em si não é nada incrível, cheia de reviravoltas, mas ao mesmo tempo é especial, crua e certeira. Assim como o humor do Holden.
Uma história que cresceu com o tempo no meu coração. Por isso dou 5 estrelas.

Júlio 08/06/2023

J.D Sallinger era um gênio
Um dos personagens mais bem construídos da ficção e um dos estudos de personagem mais profundos que já vi são os fatores que compõem essa obra.
Qualquer um se sentindo perdido na vida, especialmente se for adolescente, deveria le; mas também há serventia pra adultos, especialmente jovem adultos que ainda não se encontraram.
A história de Holden se enojando com o comportamento humano, seu desejo de manter as coisas puras, sua recusa a crescer... É uma das narrativas mais interessantes e reflexivas da literatura.

Luli 24/05/2023

Um jovem depressivo sendo burro e chato por NYC, essa é minha descrição para esse livro. Ele é um clássico muito famoso mas não foi um livro que me cativou ou me fez de alguma forma interessada?????

Amanda Oli 14/05/2023

It really kills me!
Passei 90% da leitura esperando algo acontecer... E os outro 10% conformada de que nada aconteceria.
Neste livro acompanhamos alguns dias da vida de Holden, um garoto de 16 anos que acaba de ser expulso do colégio e passa alguns dias se aventurando por Nova York. Não espere grandes acontecimentos, ou aventuras.
A grande sacada é a interpretação que o leitor fará de cada pequena história que ele relata, e identificação com o personagem.
Ainda assim, achei uma leitura gostosa, a escrita é super fácil e até divertida.

Giii!!! 13/05/2023

Uma verdadeira história de amadurecimento
Eu nem sei por onde começar essa resenha, pra ser bem sincera...
Li esse livro pela escola, e no início devo confessar q n tava gostando muito n KAKAKAKA!
Mas tudo mudou quando minha professora me ensinou a ler tudo de uma forma diferente, de ler mais do que as palavras, de entender o significado por trás de coisas banais. Isso mudou tudo.
Holden é um menino de 16 anos que lida com muitos problemas em relação a se tornar um adulto, sendo expulso de inúmeros colégios e sempre julgando todos ao seu redor, a não ser as crianças.
A história em si n tem um conflito explícito, eh mais na mente do personagem. É o conflito sobre "growing up", e como a inocência eh corrompida nesse processo.
É um livro q nos ensina muitas coisas, uma delas sendo aproveitar a infância, e ter cuidado para n se tornar um adulto "phony" ou falso.

Gostei bastante! Ele definitivamente me deu um outro insight sobre a literatura! Além de ser um clássico KAKAKAKA!

Recomendo muito!

Val 09/05/2023

Sentimentos
Esse livro pra mim foi um pouco demorado para engajar na leitura. ele foi escrito mais ou menos nos anis 50 e o narrador é um adolescente, então a linguagem é um pouco mais difícil. como eu li em inglês, e com a linguagem informal e cheia de gírias, levei um tempo para entender.
a partir do momento em que a leitura fluiu, levei menos de 1 dia para ler. a história não tem nada de extraordinário ou emocionante. não acontece nada, na vdd. o que realmente importa aqui são os sentimentos do narrador.
enquanto a história se passa, ele conta um final de semana de sua vida. durante sua narração ele vai refletindo sobre a vida, sobre as pessoas, sobre seus sentimentos. e o que é mais importante, tudo é muito real, é como se você entrasse na mente dele.
eu achei simplesmente genial, é incrível. leiam!

Rita 06/05/2023

"(...) « The mark of the immature man is that he wants to die nobly for a cause, while the mark of the mature man is that he wants to live humbly for one.» ".

@Estantedelivrosdamylla 02/05/2023

Holden, o "malvado favorito"
Esse título parece estranho? Sim, mas não deixa de ler até o fim hahah

Fazer uma resenha sobre esse livro é aceitar que ela nunca será inovadora, afinal, esse livro é mais polêmico do que antigo.

Escrito em meados dos anos 40, The Catcher in The Rye ou O apanhador no campo de centeio perdura até hoje como um dos grandes clássicos da literatura americana e ele divide opiniões: ame-o ou odei-o. Holden é chato pra caramba ou muito legal; e aí chego eu: uma pessoa que quer ler o livro, mas ja está cheia de conceitos prévios acerca dele.

Inicialmente pensei "pq inventei de colocar esse livro na minha lista?" E depois eu estava fazendo uma loucura de pegar um livro possivelmente chato e ler em uma edição em inglês.

Assim comecei a lê-lo e amei. Holden é um jovem de 16 anos cheio de inseguranças seguras, ele pensa que sabe quem são os "phonies", mas ao mesmo tempo se veste deles, já que se declara um grande mentiroso desde o início.

Holden mente para se encaixar, fala mal dos outros, mas possui atitudes parecidas, porém o que mais me chamou atenção foi que ele não é alguém ruim, que critica e critica e só vê maldade, pelo contrário, ele sempre tem algo bom a falar de alguém, mesmo do maior phony que ele encontrar.

O dilema dele, que navega entre o luto pelo seu irmão Ellie e o sentimento de não pertencimento, permeia por todo o livro e faz com que nos deparemos com a palavra "depressed" várias vezes. Holden, além de um garoto que parece inconformado, é um jovem tentando se encontrar e buscar o seu lugar na sociedade.

Li algumas resenhas que falaram que o Holden está com medo da vida adulta, e por isso que ao dizer que quer ser um Catcher in The rye ele tenta se colocar como um protetor da inocência da infância das crianças. Achei bem interessante e me convenceu, mas aí não foi algo que me veio à mente durante a leitura.

Por fim, meus sentimentos com relação ao decorrer da narrativa variaram entre : achar engraçado, triste e sensível. Foi impossível para mim não simpatizar com Holden e ao mesmo tempo me sensibilizar por suas dores. Dessa forma, o que começou como um livro que seria enfadonho, terminou como um livro que quero reler.
DHPCarn 02/05/2023minha estante
Curti a resenha.

@Estantedelivrosdamylla 03/05/2023minha estante
Obrigada ?

samuelmorais 19/04/2023

Começou lento, mas me ganhou no final
Esse livro foi uma surpresa por diferentes motivos, mas apesar de ter me arrastado muito no começo, o final me conseguiu me cativar e provavelmente me fazer pensar nesse livro por alguns dias daqui pra frente.

?Don?t ever tell anybody anything. If you do, you start missing everybody.?
Andréa 19/04/2023minha estante
Na média