The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger

Resenhas - The Catcher in the Rye

Fluorescentbnny 05/02/2023

Holden vc é um saco (mas te entendo)
Me arrastei demais pra conseguir terminar esse livro. Juro que que comecei a ler fiquei me perguntando se nao estava lendo o livro errado porque não era possível todo o alarde por isso. Sobre o MC, ao mesmo tempo que você se identifica com o holden e sente muita pena e compaixão e empatia por ele, é extremamente difícil não achar ele insuportável de chato. Ele literalmente odeia tudo e todo mundo e o texto deixa claro que nem ele mesmo consegue entender o porquê. A escrita em si não é das minhas favoritas, parece que o leitor está apenas lendo a mente do personagem e como este personagem é um adolescente revoltado, fica massante demais. Eu poderia ter gostado muito mais desse livro se fosse escrito de uma maneira diferente mas é aquilo: aparentemente qualquer coisa pode virar um clássico. Não é péssimo mas também não entendo o apreço excessivo que as pessoas têm. 2 de 5, da pra ler e é ok só não recomendo

Eliza.Beth 31/01/2023

Podia ser melhor?
Sempre tive uma curiosidade sobre essa história e apesar não tem achado muito bom, não me arrependo da leitura.
Gosto do Holden, acho que consegui ultrapassar a camada superficial que ele quer nos mostrar, não deixando que a gente perceba como ele está perdido, com algo que o machuca, desiludido, mas ele dá suas escorregadas e fica bem evidente.

Não gostei da monotonia do livro. Cabia muito mais acontecimentos, diálogos com pessoas mais importantes para a história. Não sei. Talvez me falte sensibilidade nessa história em específico.

Apesar disso, fica comigo um pouco do Holden, divertido, amoroso, mas que como muitos de nós, tem que sobreviver, apesar de suas dores, vazios, desânimos. Até que haja um basta, negativo ou positivo.

h4gatha 18/01/2023

livro da sally rooney se ela fosse um homem
um adolescente confuso e egocêntrico tentando lidar com a morte do irmao mais novo entra em um bar

senti tudo e nada nesse livro, muitos fluxos de pensamento, bem repetitivo em certas partes e me odiei por me identificar com o holden, mas acontece

não é ruim mas nada memorável

Gabriel.Bavaresco 16/01/2023

Éan
Tipo assim, em um geral o livro é legal, da pra se divertir e passar um tempo lendo, tem alguns momentos interessantes de reflexão do Holden mas senti que nada foi muito profundo durante toda a história. Não consegui me sentir atraído pelo desenrolar e desde o começo ja sentia q não teria um clímax que mudasse meu sentimento. Mas é uma boa história.

emy 08/01/2023

Eu gostaria de ser uma apanhadora no campo de centeio.
É um livro coming of age muito interessante mesmo, trata bastante da frustração do personagem com a mudança das coisas, a hipocrisia das pessoas, o incômodo com determinados comportamentos, em geral a sensibilidade dele diante das coisas. Realmente na cabeca de um adolescente vendo como o mundo funciona e que não vê sentido no mesmo.
Minha parte favorita no livro é a admiração dele com pessoas que ele considera puras, gentis, um apego dele às crianças e sua leveza por assim dizer, isso se torna muito claro ao ler os seus pensamentos pela sua irmã menor, e o desejo que ele tem de agarrar as pessoas para que continuem sempre nesse estágio da vida, como eternas crianças.

O livro se passa na jornada do personagem niilista após ser expulso por mais uma escola e ter uma jornada de 3 ou 4 dias ao voltar para casa, a cada dia e vivência do personagem você passa a entender mais ele, e até se indentificar com o mesmo, um adolescente realmente triste, curioso, sem visão de futuro e vontade de viver, deprimido, com opiniões polêmicas, saudade dos tempos mais felizes pra ele ao lado de seu irmão que morreu, o Allie e um enorme carisma por sua irmãzinha Phoebe, e ao mesmo tempo com inexplicável empatia por pessoas inocentes à sua visão, com a única ambição de ser um Apanhador no Campo de Centeio, agarrando pessoas correndo que estão correndo para o abismo da mudança.

highbythem00n 26/12/2022

meu primeiro em inglês
e achei incrível, foi mais fácil do que eu esperava fora que o livro é mt mt bom, misto de simpatia e raiva pelo holden kk

eduxst 23/12/2022

Vazio interior.
David Copperfield é um estudante rico reprovado que está cansado de tudo. Para tentar sair desse estado, ele aproveita o período entre os pais saberem da reprovação escolar para experimentar coisas novas. Mas, mesmo tentando, ele não consegue viver novas experiências e acaba ficando depressivo. O que me incomodou muito no início foi que o Copperfield julga demais as coisas (cansativo). Isso é meio que justificável por algumas coisas que aconteceram, que faz ele ter um afeto meio que exclusivo só pelos irmãos.
eduxst 23/12/2022minha estante
lembrei de a "Redoma de vidro" quando tava lendo.

Claudio.Kinzel 22/02/2023minha estante
David Copperfield? Quem é este personagem?

duda 08/12/2022

o livro é bom, bem escrito, mas só isso. não tem nada de genial ou que te faz ter uma super realização da vida

framouzz 17/11/2022

uma mensagem brilhante por trás da superficialidade.
essa foi uma leitura bem, bem controversa pra mim. eu realmente tive que chegar ao seu final para formular algo e ainda assim não consegui. sinceramente, precisei ver resenhas para colocar tudo no lugar e ver se eu realmente fui a única a não gostar do personagem, e consequentemente do livro... talvez? afinal, ele é sobre o nosso protagonista. de qualquer forma, eu assumo que percebo toda a profundidade absorvida pelo holden, e de como ele expõe apenas um fragmento desse todo. ele conversa com o leitor, percebe-se que não se aprofunda tanto, porque nem ele mesmo se entende totalmente. ele observa tudo ao seu redor com certa aversão: ele não gosta das pessoas. ele não gosta de adultos, nem mesmo os adolescentes. ele percebe todas as suas falhas e seu mau-caratismo. o fato de como são ignorantes, egocêntricas. tudo isso em uma mente, ainda se desenvolvendo, de um adolescente. e, dentro de tudo isso, ele enfrenta uma dificuldade interna, que é a de se entender. ele é humano, afinal. Holden Caulfield viu coisas que deixaram cicatrizes, ele sofre com a ausência de Allie e vê sua irmã como um alicerce. Holden quer ser o apanhador no campo de centeio para conter a inocência de ser violada. acho tanto a sua relação com Phoebe e seu desejo como algo bem simbólico.
através de toda essa profundidade escondida pela cabecinha atormentada de um adolescente que acabou de ser expulso da escola onde estudava, por que dou 3.5 estrelas? bem, já disse o motivo. não diria que é uma obra que mudou minha vida. ela é única, sim, traz várias reflexões, com certeza, mas eu não deixo de levar em conta os apuros que passei no começo. essa falta de coesão nos pensamentos dele, todo esse plano de fundo supérfluo da sua personalidade e construção como personagem. é uma questão de ter a mente aberta para se adaptar a esse estilo de escrita e narrativa. mas não é minha praia totalmente.
uma vez que eu já disse tudo o que penso de Holden Caulfield, é válido ressaltar que o maior mistério dessa obra ainda permanece em aberto: para onde os patos vão durante o inverno?

Fe 19/10/2022

A prova de que um homem branco pode escrever qualquer coisa, fingir que tem um significado profundo que mais ninguém entende e todo mundo vai bater palma. Eu perdi a conta de quantos meses demorei pra ler.
Dai Solyom 19/10/2022minha estante
Eita, perdi até a vontade de iniciar essa leitura

Nalu 19/10/2022minha estante
Finalmente alguém q entendeu meu sentimento com esse troço

Fe 19/10/2022minha estante
É ruim demais, gente, sério!! Quem disse que gostou tá mentindo

Lianne 14/02/2023minha estante
Desisti da leitura, achei péssimo kkkkk

minbx 09/09/2022

fui ler bem animada mas não consegui terminar o livro mesmo tentando reler 3 vezes.
Basicamente conta a história de um mlk egocêntrico fazendo e falando coisas questionáveis - a história é narrada do ponto de vista dele e sinceramente da bastante agonia ver ele falar tanta merda. Chegou um ponto que eu aceitei que ele não ia mudar muito até o final.
É literalmente um pulo dentro da cabeça de um cara com opiniões preconceituosas e bem duvidosas.

01/09/2022

?Esta queda para a qual você está caminhando é um tipo especial de queda, um tipo horrível. O homem que cai não consegue nem mesmo ouvir ou sentir o baque do seu corpo no fundo. Apenas cai e cai.?

Esse livro aparentemente não faz tanto sucesso entre os leitores quanto outros clássicos, mas tenho que admitir que gostei bastante.

O livro segue Holden em sua deambulação por Nova York após ser expulso de um colégio (novamente). A obra parece boba na superfície, mas aborda temas como depressão, suicídio e abuso sexual.

Achei um livro fácil de se ler com uma história simples mas que diz tanto. É na minha opinião um ótimo livro para ser lido no ensino médio, fala bastante da indecisão quanto ao futuro e do vazio tanto da adolescência quanto do luto/depressão, ainda que não seja uma abordagem explícita.