Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith




Resenhas - Livro do Desassossego


204 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Ellen 23/03/2023

A realidade é sonho?
Demorei meses pra terminar a leitura, por conta de nada fazer muito sentido na primeira vez que lia cada fragmento. Assim, precisei reler a maioria dos fragmentos pra (tentar) compreender o que Bernardo Soares estava narrando (raramente consegui ler mais de dez páginas ao dia).

O livro todo é, de certa forma, sobre sonhos (entendidos pelo narrador, pode-se dizer, de uma maneira própria). A partir disto, os sonhos e como eles constituem a realidade da vida do narrador são sempre (d)escritos sob lentes negativas, seja de tristeza, desilusão, dúvida ou indiferença. Em relação a isto, acho que o narrador consegue descrever muito bem sentimentos e sensações ligados ao estado depressivo de uma pessoa. Há momentos em que é possível se identificar profundamente com determinados fragmentos. Por outro lado, há trechos que são uma completa viagem (lê-se: alucinação), quase como se Soares estivesse sob efeito de drogas ilícitas.

É um livro bom, mas que não me apeguei tanto por não fazer meu estilo de leitura e, principalmente, por ter sido incompreensível em grande parte das vezes. Embora esta incompreensão gerada pelo livro seja coerente com as intenções do narrador (uma vez que é um diário e Fernando Pessoa reconhece que o livro é carregado de devaneios), não deixa de ser um impasse e uma dificuldade para o leitor que quer adentrar o mundo do "Livro do desassossego".
comentários(0)comente



Paulo 09/03/2023

Desassossego e dissociação
Esse livro nasce quando Fernando Pessoa dissocia-se em Bernardo Soares, que então dissocia-se e se perde entre seus sonhos. Todo o texto, e isso ele mesmo afirma, é uma exploração extensiva da ânsia de simplesmente não ser, negar a vida e a existência em si, um completo enfado com tudo. Tudo isso numa prosa que é tão linda que dói, junto com um quê de desespero. O único problema é que de vez em quando bate o tédio de ter que ler sobre a mesma coisa de novo e de novo, mas a obra assombra o leitor e não dá para deixá-la de lado.
comentários(0)comente



Davi Teixeira 24/02/2023

Magnífico!
Levei quatro meses para terminar o livro, sinto que não poderia lê-lo em menos tempo e de forma corrida, isso porque existem fragmentos que simplesmente não me deixava avançar para o próximo, eram fortes demais para mim e demandava muita reflexão e algumas vezes releitura. Como o próprio Pessoa define, o livro é predominantemente composto por inquietação e incerteza, seus momentos de mais produtividade em relação ao mesmo, eram em dias de profunda depressão e calma. Talvez por ter momentos assim, é que eu tenha amado tanto o livro e me identificado bastante com a maioria dos fragmentos. Já é um dos meus livros favoritos da vida e com certeza irei revisitá-lo sempre que puder, já que sempre deixamos uma ou outra mensagem passar. Para mim, definitivamente virou um livro de cabeceira.
comentários(0)comente



alwaysfindyours 19/02/2023

Depois de quase um mês
Como pode o cérebro, uma massa eletrificada, produzir tantos pensamentos ruins. já sabia que não curtia esse gênero mas a curiosidade falou mais alto e apesar de ter sido no geral bem maçante, fernando pessoa soube muito quando disse "Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso" e "O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu-lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar os seus próprios olhos. Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver. O criador do espelho envenenou a alma humana" e "Resume-se tudo enfim em procurar sentir o tédio de modo que ele não doa."
comentários(0)comente



Iasmin 13/02/2023

Finalmente!!!
Nunca demorei tanto para ler um livro na vida! Pelejei, batalhei, por vezes esqueci da existência do livro, passei messes sem tocar nele, mas agora eu finalmente acabei, é isso Fernando Pessoa, eu venci.
comentários(0)comente



Iasmim 13/01/2023

Resolvi ler porque disseram que era como o perfil do twitter do Fernando Pessoa, e é EXATAMENTE ISSO kkkk. Devaneios, insights e histórias fácil de se identificar... Simplesmente a mente de Fernando, partindo de uma linguagem fácil e quotidiana. Cheio de trechos famosos do Fernando (e pra quem gosta, certamente marcará MUITOS outros). É aquele tipo de livro que não se lê só uma vez. Com certeza voltarei a ler novamente.
Clara28_82 22/02/2023minha estante
tranquilizante ler isto. quero ler já faz um tempo, mas estava com medo de ler e não me adaptar a linguagem




Alx 03/01/2023

Bom, mas o estilo não é pra mim
Livro muito interessante, aqui podemos ver uma heterônimo de Pessoa extremamente fluído e complexo. A escrita que me perdeu durante o decorrer do livro, acho que a leitura não foi ruim mas sim a época escolhida para realizá-la. Recomendo a obra para quem quer conhecer melhor o Fernando e suas diversas facetas, sendo ele um dos maiores escritores da língua portuguesa, língua essa que é a sua pátria e por ela ele o é patriota como ele mesmo diz em o Livro do desassossego.
comentários(0)comente



alekele_ 29/12/2022

Impossível descrever
É incrível como Fernando Pessoa consegue falar sobre os mais variados sentimentos com uma escrita linda e envolvente, mesmo quando fala sobre aqueles sentimentos mais pesados.
Super recomendo
comentários(0)comente



Alan Alves 26/12/2022

Fernando Pessoa tem a capacidade de inscrever no nosso psiquismo uma certa textura do mundo e da vida que é difícil dar sentido. Não gosto de poesias, mas leio Fernando como um refúgio interessante, é ambíguo mesmo.
comentários(0)comente



Dan 22/12/2022

Forte
Fernando Pessoa cumpre, neste livro, o intento do seu título. Te desperta, te pega pelo braço e o lança no ermo escuro da vida. Te deixa lá. Escancara verdades e mistérios muito crus, que costumamos florear para suportarmos o peso e o oco da vida.
O que o leitor faz e como reage aos devaneios suscitados, pouco importa para Fernando. Escrito. Lido. Seu papel foi cumprido: Desassossego. Angústia. Vazio. Tristeza. Ceticismo.
Um livro sobre tudo, porém não para todos. Desilude, desencanta, apatiza, questiona. Leia por sua conta e risco?
comentários(0)comente



Isadora 30/11/2022

Livro do desassossego
Ainda não terminei de ler, mas vou postar a resenha mesmo assim para o trabalho de escola hehehe.
É porque a leitura desse livro é muito lenta, e eu ainda estou com uma ressaca literária, que está difícil pegar um livro para ler.
Porém, eu amo muito o Pessoinha (meu apelido carinhoso para ele, os que não são íntimos não entenderão) e estou gostando, porque eu sempre consigo me conectar com seus livros.
Os personagens que ele cria e a forma como cada um descreve o ambiente ao seu redor, as palavras que ele usa para explicar o que sente e suas reflexões filosóficas me inspiram.
O livro do desassossego me motiva a parar um pouco e pensar sobre certos assuntos, como a vida, a solidão e a tristeza; e me ajuda muito em conseguir ter as palavras certas para explicar o que eu sinto no meu diário.
Quando leio suas obras eu me identifico, pois ele escreve sobre a angústia que sente ao ter que lhe dar com tantas pessoas, com um mundo tão grande, e, quando escolhe não lhe dar com isso, sente uma solidão tão forte, na qual lhe traz um desassossego na alma por não saber o que fazer para parar de sentir isso.
Enfim, foi isso o que interpretei até agora e, quando eu terminar definitivamente o livro, talvez eu venha atualizar essa resenha.
Abraço.
comentários(0)comente



Manu5 29/11/2022

Finalmente terminei
Comecei esse livro a meses atrás porém deixei ele de lado pq o ebook e enorme, mais finalmente esse mês comprei o livro físico e terminei essa leitura, sem dúvida é um dos meus livros favoritos da vida, esse livro é genial, fala sobre literalmente tudo kkkk o que vc quiser Fernando Pessoa escreveu nesse livro, é um livro pra levar pro resto da vida e sempre tá relando alguma coisa.
comentários(0)comente



Heloyse 24/11/2022

Chato
Esse livro foi um tédio do começo ao fim.
Ler esse livro dá a mesma sensação de conversar com uma pessoa muito chata, que não fala nada com nada, mas que não pára de falar mesmo assim.
Em alguns momentos eu simplesmente começava a dissociar pra ver se ficava mais interessante.
Algumas citações foram legais, mas não o suficiente pra transformar essa leitura numa experiência agradável.
_cxmlly 29/09/2023minha estante
Olá, vc está vendendo ou trocando?


Heloyse 30/09/2023minha estante
Oii, já troquei no sebo :(


_cxmlly 30/09/2023minha estante
Ok, vc tem acesso a loja do clube?


_cxmlly 30/09/2023minha estante
ok, obg




Raquel 10/11/2022

Uma preciosidade
?Não o prazer, não a glória, não o poder: a liberdade, unicamente a liberdade.? (Pag. 72)

Neste livro, assinado por Bernardo Soares - um semi-heterônimo de Fernando Pessoa - encontramos uma re(união) de fragmentos de uma sensibilidade sem igual e que nos revelam a inquietude, as dúvidas e a visão de mundo do autor... De fato, é um livro complexo e, portanto, nos faz um convite ao exercício da paciência.

Uma dica: leia devagar, saboreie as palavras. Escute-as.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Priscila.Colucci 04/11/2022

É lindo? Sim, massss
Mas não é o estilo que eu gosto.
Vejo muitas pessoas quem amam e dizem que mudou a vida delas.
É livro que se a solidão fosse matéria, poderia ser este livro. Os desassossegos de Fernando Pessoa são muitos, temos muitos desassossegos parecidos mas é poético e talvez me falte sensibilidade para melhor sentir toda essa obra.
comentários(0)comente



204 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR