Caminho Longo

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius.Novo 07/12/2021

A vida é uma estrada
Esse é o primeiro livro que leio do Vinícius Fernandes e me encantei com a escrita dele. Ao mesmo tempo leve e cheia e de detalhes e bastante prazerosa.
O Bruno é um personagem extremamente cativante e real, em diversos momentos me senti representando pelas suas vivências.
Adorei a forma como o Bruno evoluiu ao longo do livro e como seus diversos relacionamentos lhe ensinaram, apesar das experiências ruins.
A jornada dele enquanto um homem gay foi tão real e verdadeira, e me tocou bastante.
Estou ansioso para ler mais obras do autor.

Sanderson 28/11/2021

Além de longo, o caminho é bastante conturbado.
Esse livro é uma sucessão de ?uau, as coisas estão dando certo para o protagonista, pois vamos esperar que daqui a pouco tudo começa a dar errado".

Confesso que me identifiquei mais com o Bruno do que gostaria de admitir e, em alguns momentos, eu cheguei a lacrimejar por ter conseguido me ver perfeitamente ali dentro de alguns cenários.

Eu recomendo esse livro pra quem estiver procurando uma leitura LGBT. Há vários momentos fofinhos e clichês de romance que, pra quem curte, é um prato cheio, mas já esteja avisado que definitivamente não é um mundo cor de rosa o tempo inteiro.

OGabrielML 28/11/2021

Uma leiturua Gostosinha
Comecei uma maratona de livros nacionais para poder me aproximar mais da nossa literatura que, ao meu ver, parece muito deixada de lado se comparado com outros países. Isso é bem triste, pois temos livros excelentes de autores incríveis; esse livro é uma prova disso.

"Caminho Longo", de Vinicius Fernandes é um livro simplesmente sensacional. Em muitos momentos da história, me vi passando por situações bem semelhantes com o protagonista, que acaba se tornando tão humano com o passar das páginas.

A fluidez da história é simplesmente incrível. Li essa obra incrível em uma noite e não me arrependo nenhum pouco.

Além de toda a representatividade presente no livro, o que mais chama atenção e o amadurecimento do personagem diante dos acontecimentos ruins que lhe cercam. e que não são poucos.

É um livro nacional que merece todo o reconhecimetno que tem e ainda mais.

feehMantovanny 25/11/2021

Desidratado (Vini, vc me paga)
Esse livro carrega uma carga emocional enorme. Ele vai muito além de um drama LGBTQIA+.

Nesse livro conhecemos Bruno (ainda no colegial) e como a vida se mostrou tão difícil pra ele daquele momento em diante.

Homofobia na escola, primeiro amor, desilusão, Perder uma pessoa, outra desilusão, um novo amor, Homofobia e desentendimentos em casa, mudança de país, tudo isso misturado ao sonho de viver escrevendo livros... Bruno nos mostra um pouco da realidade de cada um...

Eu tive a oportunidade de conversar com o autor e vi o quão privilegiado sou. Passei e passo por dificuldades, mas olha o tanto de outras pessoas LGBTQIA+ em situações muito piores.

Esse livro deveria ser algo obrigatório para que as pessoas possam ao menos se por no lugar do próximo, que ela possam entender que não se torna uma pessoa LGBTQIA+, você já nasce assim e isso é muito difícil perante a nossa sociedade pois acabamos tendo que viver escondidos e carregando um peso enorme nas costas apenas por ser quem somos.

Não deveríamos nos assumir, não deveríamos passar pelo processo de aceitação. Devíamos ser nós mesmos sem precisar passar por toda essa carga emocional de medo.

Tatá Werneck uma vez disse que não somos iguais, somos múltiplos, cada um é do seu próprio jeito que o torna único e devemos continuar sendo assim.

Tiveram vários momentos que eu desejei a cabeça do vinicius numa bandeja, mas no final das contas eu entendi o recado e ele soube fazer isso muito bem (mas isso não faz com que eu não queira te bater kkk).

Dica: Leiam com uma garrafa de água ao lado pois vai precisar repor todo o liquido que você vai perder chorando (e acredite, você vai chorar e muito).

Amei, nota dez ??

@juliusverse 10/11/2021

Uma leitura muito emocionante, rápida e gostosa de ler. A jornada de Bruno é intimista, mas pode ser espelhada em diversas realidades de pessoas que são discriminadas pelo que são. Mas também, mesmo eu que não faço parte da comunidade LGBT+, consigo me relacionar com os dramas amorosos e os problemas comuns da vida, indecisões e angústias que o personagem passa. Super recomendo.

mari! 31/10/2021

É com certeza, um livro memorável.
Caminho Longo é um livro humano. Ele traz de forma crua como a vida pode ser complicada as vezes, mas no final podemos ficar bem, mesmo que não seja do modo que imaginávamos.
Eu esperava um clássico clichê fofinho e acabei me surpreendendo, porque não é sempre que vemos um protagonista gay que sua trama principal seja outras coisas além do romance. A forma como Caminho Longo te prende na trama é surreal, você fica torcendo para que as coisas darem certo e que Bruno seja feliz, então quando você vê, já se foram metade do livro.
Esse livro é um exemplo claro de que literatura nacional é excepcional. A escrita, os personagens, a história e o drama vivido pelo personagem são autoidentificáveis, então a história se torna mais real e envolvente.
A forma que esse livro te dá um soco na cara e logo em seguida um abraço, dizendo que tudo vai ficar bem, é diferente.

Natan 04/10/2021

Um caminho que vale a pena
Não nego que fui esperando um romance ou só mais um drama qualquer, algo pra passar o tempo. Não recebi nada disso, e não podia estar mais satisfeito também.
O Vinícius fez uma história sobre amadurecimento mesmo, e fez isso com muito sucesso.
O romance aconteceu várias vezes, e por um momento achei que tava repetitivo o Bruno sempre tendo alguém e perdendo logo em seguida, mas aí entendi a parte do romance nesse caminho longo. Por vezes fiquei pensando com quem o Bruno ia terminar, quem ia ser o casal do final feliz, e não aconteceu, porque a história não é sobre um casal com final feliz.
O drama familiar, o luto pelo irmão, a superação, tudo também é super notável, mas querendo ou não também é mais um plano de fundo na história. A família é importante, mas é o foco, é só mais uma passagem, mais uma estrada pelo caminho.
O Bruno, aí, da vontade de abraçar ele. Foi muito fluído ver ele seguindo seu caminho, pessoas indo e vindo, e ele seguindo. A escrita do Vinícius deixou isso muito natural e confortável. O final de longe não foi oq eu queria, mas acho que era sim oq o Bruno precisava.
Foi um prazer percorrer todo esse Caminho Longo com ele

Thi 01/10/2021

Já tô catando os pedaços do meu coração. Sofroh!
Em um acidente inesperado Bruno perde seu irmão e seu melhor amigo ? o único que o entendia.
Vivendo questões sobre a sexualidade, Bruno acaba conhecendo outros caras, mas as frustrações chegam a se tornar inspiração quando ele decide escrever o que está sentindo.
Durante esse caminho longo, iremos ter contato com um pouco da vida de Bruno, e entender melhor suas prioridades, seus amores, seus arrependimentos, suas superações e frustrações.
A história de Vinícius Fernandes, um autor nacional, retrata passagens da vida de um indivíduo gay na sociedade, e em principal no Brasil, além de explorar a maleabilidade e superficialidade das relações atuais. O livro é simplesmente incrível, e super recomendo. Os capítulos são curtos, e a leitura é muito leve e rápida. Caso esteja procurando um nacional para conhecer, eu recomendo "Caminho Longo".

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 19/07/2021

Caminho longo, de Vinícius Fernandes
Caminho Longo, escrito por Vinícius Fernandes, autor de Graham, é um livro que explora todas as facetas do ser humano, através de uma vida, ainda mais se tratando de um relacionamento homoafetivo.

Em Caminho Longo, somos apresentados ao Bruno, que recebe a triste notícia da perda de seu irmão Matheus, sua fortaleza: sempre o apoiava e lhe davas conselhos com o que estava acontecendo. Matheus era seu porto seguro. Desde então, Bruno vem se questionando como superar o luto do irmão, seu melhor amigo.

Não bastasse essa perca irreparável, Bruno tendo atritos com a família pelo fato de não se relacionar muito bem com os seus pais, dentre os assuntos, a homossexualidade, o drama familiar é um grande dilema para ele. Nesse ponto pode-se ver uma similaridade em Graham, seu livro anterior, pois o personagem central passa pelos mesmos dilemas.

No entanto, é perceptível saber que o autor Vinícius, revisitou a dramatização no núcleo familiar e como lindam com a homossexualidade. O realismo escrito nas páginas de suas obras são verossímil e acredito que muitos pais devam ler suas obras para saber ouvir melhor sobre seus filhos quanto se revelam gays. Ou sejam, enterrar o preconceito, quebrar o tabu e incentivar os filhos a seguirem o que seu coração manda, sem medo de ser feliz. Com Bruno, protagonista de Caminho Longo, não foi bem assim. Sua vida da reviravolta que se pergunta o que poderia fazer se fosse de outro jeito?

O amadurecimento do personagem é evidente e o leitor consegue sentir as angústias, medos, derrotas e vitórias ao longo do enredo. Entre amores e desamores, a vida adulta mostra para Bruno e nos apresenta a realidade do nosso mundo que por muitas vezes nos é passada por despercebido.
A narrativa fluida contribui para o desenvolvimento da história e permite que o leitor siga no Caminho Longo sem pestanejar por conta da leveza em suas páginas, mesmo que tenha momentos duros para ler.

Em suma, Caminho Longo surpreende e mostra que na vida de um casal homossexual não é apenas de sexo, mas sim, carinho, cumplicidade, respeito, drama, real e muito amor envolvido. Uma palavra o sentimento para quem pretende ler algum drama LGBT: leia Caminho Longo. Irá se surpreender.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros

site: bit.ly/iLPost1506

Kiwii_0 06/07/2021

É um livro muito realista onde nada dacerto do começo ao fim, mas ele fala sobre muitas coisas e da vontade de ler do começo ao fim e deixa certa curiosidade o tempo todo

Saulo.Fragoso 22/06/2021

Fazia tempo que eu no lia um livro nacional tão gostoso quanto esse! A obra me fez tão bem. O autor fará parte da minha estante para sempre!

blogreflexosliterarios 17/06/2021

Cada perda, um aprendizado.
O livro nos faz refletir sobre perdas, amores, aprendizados e lutos. Bruno sofreu muito nesse livro (mds, o menino não tinha um dia de paz), mas cada perda e cada dor o fizeram aprender mais e si e mais das pessoas que passavam pela sua vida. Uns ficaram, outros foram embora, mas cada um deixou para ele, um aprendizado, uma lição. No final do livro podemos ver um Bruno muito mais seguro de si e muito mais confiante do que no início do livro.

Foto e resenha completa lá no @blogreflexosliterarios

site: https://www.instagram.com/p/CQEb-Cxj1ZU/

Margarida.Marcos 27/05/2021

Resenha Caminho longo
"A vida é como uma estrada"
"Caminho longo" foi o primeiro drama LGBT que conheci. Talvez tenha sido umas das histórias mais emocionantes e inspiradoras que já li em minha vida.
É impossível não se emocionar, vibrar e torcer pelo protagonista Bruno (minha vontade é guardá-lo num potinho para protegê-lo de todo mal)
Desde pequeno, Bruno se sente diferente dos demais garotos. Enquanto seus colegas de escola adoram futebol e paqueram as meninas, ele se sente atraído pelos garotos.
É seu relacionamento de amizade com seu irmão mais velho Mateus, que vai fazer com que Bruno perceba o quanto é importante nos aceitarmos como somos, respeitarmos a nós mesmos. O quanto é importante percebermos que não somos e nem devemos ser "mais um tijolo na parede", somente para agradar os demais. Pois, só assim vamos ser felizes, sem nos importar com a opinião dos outros.
Quando tudo parece se encaminhar para um "final feliz", uma tragédia vai abalar a vida de Bruno, fazendo com que ele tenha que seguir seu caminho sozinho, sem o irmão ao seu lado.
Conforme vamos acompanhando a trajetória de Bruno, trechos de músicas são inseridos na história, fazendo assim a trilha sonora desse surpreendente percurso.
Enfim, todas as palavras do mundo não são suficientes para expressar o quanto amei esse livro. Espero de coração que você leitor ou leitora, se apaixone por essa história como eu.
Deixo aqui meus parabéns para o autor Vinícius Fernandes, por criar uma história tão linda e tão importante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6