Caminho Longo

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sofia-Carbajo 24/05/2021

Excelente
Super me identifico com o que o Bruno passou durante sua trajetória. A forma como o autor descreve a personalidade do Bruno, é exatamente como eu me descreveria: extremamente emocional, apegada as pessoas, levada pelas emoções, não tenho medo de sentir, me apaixono fácil e rápido e também desapego super fácil e rápido, sempre tento ver o lado bom das pessoas e da vida.

Vinícius Fernandes é um excelente escritor, seus livros são de leitura fácil e que os leitores conseguem se identificar. Super recomendo os livros dele.

Mas se preparem para sempre ter um lencinho do lado, porque vocês vão chorar horrores (eu sei que eu chorei hehehe) e já vão providenciando uma terapia, porque ao final do livro, vocês vão precisar...

Driely Meira 26/04/2021

Perfeição define!
Dizer que esse livro é perfeito é pouco! Me apaixonei já no comecinho do livro, e depois de muitos surtos (fiz questão de manter o autor informado sobre meus surtos), me senti órfã quando o livro acabou! Os personagens são incríveis e Bruno é maravilhoso, meu coração ficava quentinho toda vez que ele se apaixonava, e se quebrava toda vez que algum romance não dava certo. O final me despedaçou, mas ao mesmo tempo, senti que foi o que precisava ser. Sem dúvidas um dos melhores livros que eu já li na minha vida, e olha que esse número é bem grande, haha. Amee!

Gui 13/03/2021

"Carry on my wayward son"
Se músicas pudessem ser associadas a minha leitura desse livro, com certeza essa do título veio a minha mente, não só pelo que se trata na letra, como no momento que eu tenho guardado na minha mente: todos os finais de temporadas de "Supernatural", uma série bastante especial para mim. Acho que isso remete o que esse livro é: uma história cheia de realidades e momentos especiais que fazem você associar a sua vida por osmose; você nem percebe quando, o momento apenas vem a sua cabeça e, segundos depois, se encontra chorando na cama às 2 da manhã.
É difícil a gente encarar a realidade quando a gente tenta, constantemente, fugir dela, ver algo que se parecia um pouco com a minha vida ali, despejada lindamente nos papéis, enquanto eu torcia para que, pelo menos, aquela tivesse um final feliz, mas foi tão necessário entender tantas mensagens que encontrei no livro que... me dá vontade de chorar novamente apenas de lembrar.
Foi um caminho longo até aqui, e ainda tem tanto a percorrer, mas se eu tiver a mim mesmo, tenho certeza de que terei muita coisa.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 10/03/2021

Resenha | @wingardiumlivros
Atenção: contém gatilhos de luto e homofobia.

Aqui conhecemos a história de Bruno, um garoto que nunca se encaixou nos padrões impostos pela sociedade. Seu irmão e melhor amigo Mateus sempre foi seu guia. Até que um momento trágico marca sua vida e a de sua família.

"Entre angústias e o crescimento pessoal, ele precisará definir do que é possível abrir mão em nome da felicidade, mesmo que isso represente viver de um modo que seus pais podem não aceitar.

Enquanto define o que deseja de seu futuro, Bruno irá descobrir que nossas existências são feitas de momentos e que cada um deles é um aprendizado nesse caminho longo chamado de vida."

Bruno sofre agressão na escola e essa situação faz com que ele conheça uma pessoa especial. Passam a viver e a descobrir a vida juntos. Claro que os medos, inseguranças e dificuldades estão sempre presentes, cabe a eles decidir qual caminho seguir.

O livro é narrado pelo Bruno em primeira pessoa, sempre voltando ao passado pra contar algumas memórias marcantes. No início essas memórias são mais frequentes, até chegarmos no presente em que a história é contada.

Eu gostei do livro, mas já deixo avisado que não é uma história feliz, pelo menos não o "feliz convencional" que conhecemos. É preciso ter coragem pra enfrentar essa leitura, pois em alguns momentos não é fácil aceitar certos acontecimentos.

Eu chorei no final, o que aconteceu cortou meu coração, mas como o próprio personagem diz, até as coisas ruins que acontecem servem de lição.

Minha personagem favorita foi a Natália, que estava lá sempre ajudando o Bruno quando tudo parecia perdido...

"Devíamos saborear cada instante, mas estamos ocupados demais correndo para chegar a um lugar que nem sabemos qual é."

Recomendo pra quem gosta de drama LGBT e quer sofrer um pouquinho hahaha

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

Berenice.Thais 28/02/2021

Maravilhoso
Demorei pra começar a leitura. mais
quando comecei tive sensações que me tiraram o fôlego.um escrita envolvente uma história que te cativa e uma irmandade sem precedentes.
Mais um para a lista da vida.

Marcus Menezes 24/01/2021

Tudo!
Achei ?Caminho Longo? muito bem escrito. Apesar de ser um livro ?curto?, acontece bastante coisa na vida de Bruno, o protagonista. É uma chuva de acontecimentos dramáticos do início ao fim que me deixou até cansado. Não leia se estiver procurando um romance fofo. Aqui o que não falta é drama. É um livro sobre a vida, sobre grandes acontecimentos, sobre mudanças, sobre conflitos.

Dani 29/10/2020

Caminho longo.
Talvez esse nem seja o jeito certo de se atrair por um livro, mas foi assim que resolvi conhecer a história que havia ali: me encantando pela capa.

Isso não é uma regra, mas normalmente, as capas costumam revelar um pouquinho do que podemos esperar ou, no mínimo, nos fazem divagar sobre o que vem pela frente.

Eu não conhecia o trabalho do Vinícius. E apesar de ser apaixonado por literatura LGBT, nunca havia ouvido falar sobre Caminho Longo. Um dia, através de um post sobre livros, no Instagram, me deparei com uma capa linda, com uma tonalidade alaranjada, que remetia ao Outono. Ao fundo havia a imagem de dois rapazes sentados de costas um para o outro e de mãos entrelaçadas. Estavam repousando sobre malas, em uma linha de trem. Em volta deles, algumas folhas secas caiam. Sobre o trilho também, havia a imagem de um notebook e um celular.  E bem em destaque, continha o título: Caminho longo.

Fiquei me questionando sobre o que exatamente seria aquela história. Apesar de ter lido a sinopse, esta não revelava muitos detalhes sobre a trama. Mal sabia eu que em breve compreenderia cada detalhe sobre a capa que havia me atraído.

Inicialmente, achei que a história de Bruno, o protagonista, seria apenas mais um romance "boiolinha"( eu adoro esse termo. Meu lugar de fala, meu direito de ressignficar palavras), que são aquelas histórias clichês e previsíveis. Não que isso seja ruim, eu até gosto, mas é que realmente fui surpreendido.

Logo nos primeiros capítulos, eu fui tomado por uma emoção que há muito tempo nenhum livro me despertava. Quando me dei conta, eu estava no metrô, lendo e em prantos. Compreender o ponto de partida da história faz com que nos conectemos e compreendamos cada sentimento expressado por Bruno.

Essa é uma história que aborda questões e situações nas quais a maioria das pessoas LGBTs já se enxergaram. Conflitos internos e externos que nos fazem refletir e perceber que, isso tudo acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Eu não vou contar muito sobre a história do Bruno. Apenas quero instigá-los a acompanhar todo o processo de amadurecimento desse jovem escritor, mediante às adversidades da vida.

Eu estava certo em deduzir que a capa retratava o Outono. As folhas a cair das árvores representam as mudanças de estações. As mudanças que enfrentaremos na vida. Os rapazes de costas e mãos dadas representam um sentimento, uma ligação que há entre pessoas, mas que nem sempre estarão em sintonia, muitas vezes  indo em direções opostas. As malas, o notebook e o celular representam a distância. Apesar de haver uma conexão, de haver comunicação, nem sempre estaremos por perto. Às vezes, podemos estar do outro lado do Oceano. A comunicação se dará por meio da tecnologia. E os trilhos, representam a vida. Todo o caminho que iremos percorrer. As alegrias, as tristezas, os amores, os dissabores, as fraquezas, os amadurecimentos. O longo caminho que é viver a vida.

Te convido a mergulhar de cabeça nesse drama da vida real que com certeza vai tocar o seu coração.

Beijos do Dani.

Flávy * 28/10/2020

Sentimental
sem spoilers)
Eu comprei o livro porque estava na vibe de ler príncipe cativo e fui atrás de histórias LGBTs e digo... Não me arrependo.
O livro é contado em primeira pessoa pela visão de Bruno, nosso protagonista, que após um grave acidente que mudou sua vida, trás memórias do passado enquanto continua sua vida.
O livro é realista e parece entrar em seu ser e mexer com seus sentimentos, você fica agoniado, feliz, triste, enquanto se envolve com a história.
Percebemos ali que não temos um herói ou um vilão, temos pessoas que vivem suas vidas como pessoas e tem sonhos, sentimentos, arrependimentos, saudades...
É um livro que mexeu muito comigo e me afetou de uma forma que não consigo explicar. A forma como o autor mistura acontecimentos presentes com passados é maravilhosa e as citações de música ajudam para quem gosta de ler ouvindo música.
Indico bastante.

bibliotecadajordana 27/10/2020

[RESENHA: Caminho Longo]
#lendoautoresnacionaisbdajordana
Autoria: Vinícius Fernandes
Editora: Pendragon
Páginas: 248p
Ano: 2019
Assunto: Drama; LGBT; Literatura New Adult.

Recentemente eu li em um livro que o homem é o único ser que vem ao mundo mas não sabe quem é, não sabe sua função, nem quem vai se tornar. Diferente de um tigre que nasceu tigre, e desde cedo vai aprender a viver como um tigre.

Nós humanos, somos influenciados pelo tempo, circunstâncias e principalmente por todas as pessoas que encontramos no nosso caminho, algumas passam e nos marcam para sempre seja de maneira positiva ou negativa, mas sempre quem vem e cruza o nosso caminho acaba mudando o nosso destino para sempre.

Caminho Longo não é um livro clichê apesar de também falar em amor, é um livro sobre perdas, dramas, traumas, viver e principalmente amadurecer. Nos conta a história de Bruno que de certa forma todos nós temos um pouquinho dele, seja no seu jeito de ser, pelas histórias que viveu ou por todos os traumas que teve que enfrentar, o que eu mais gostei foi poder acompanhar a trajetória como se fosse da minha própria história ( já aviso você vai se identificar sim, não adianta fugir).

Nas três partes do livro, é como se fossem as partes que marcaram o amadurecimento do Bruno, desde a descoberta do seu primeiro amor, ter que lidar com o luto de alguém muito importante na vida, a homofobia, o rompimento de alguns laços que pensou que seriam eternos.

Essa história era quase um lembrete do universo dizendo que é ele quem manda, que os problemas não dão folga, o tempo passa rápido e no meio disso tudo você pode se perder no caminho, mas não pode esquecer sua essência, nem se moldar para caber em lugares ou pessoas.

A gente não imagina que será um livro tão intenso e verdadeiro, só pela sinopse, o autor cutuca a ferida, toca sobre aquilo que ninguém quer falar, nos faz sentir raiva, angústia, felicidade, mas no fim nós aceitamos aquele final agridoce, porque é assim que é a vida, a nossa vida e só nos resta aceitar e aprender com todas as experiências no nosso caminho longo de cada dia.

site: https://bibliotecadajordana.wixsite.com/meusite/post/caminho-longo

Cauê 26/10/2020

Incrível e emocionante ?
É um livro maravilhoso, a história é super envolvente e cheia de emoções do início ao fim. Um excelente drama LGBT, precisamos de mais livros assim.

AlexBooksAGF 25/10/2020

"Umbrella, Rihanna, 2007"
> Os irmãos Bruno e Mateus são muito ligados um ao outro, além de irmãos são melhores amigos, confidentes. Mas um assalto tira a vida do jovem Mateus, e abala as estruturas de Bruno, sua família e Natália, a namorada do garoto que foi assassinado.
"When the sun shines, we shine together..."
> Tempo depois do acontecido, Bruno convida Natália para participar mais de sua vida, serem mais próximos e se apoiarem, e num misto de emoções fortes e boas lembranças, o jovem passa a se recordar dos momentos inspiradores da sua vida, onde seu irmão estivera presente, e todo o aprendizado e legado que lhe deixou.
"... Told you I'll be here forever
Said I'll always be your friend..."
> E naquela casa, naquele quarto, mesmo com todas as coisas que refletem essa pesada tristeza, todas as boas lembranças vêm à tona através de objetos compartilhados entre Bruno, Natália e Mateus, principalmente para Bruno, como as lembranças em que Luiz se fez presente, o salvador dele, aquele por quem ele se apaixonou e viveu um lindo romance.
"... Took an oath that I'm a stick it out 'til the end..."
> Mas nem tudo são flores, e quando são, algumas possuem espinhos que podem ferir bastante.
"... Now that it's raining more than ever
Know that we still have each other..."
> Com o passar do tempo, Bruno se descobre, com ajuda de Natália, um ótimo autor, e é a partir daí que sua vida começa a tomar novos rumos, novos caminhos, seja eles em relacionamentos amorosos ou no ambiente familiar.
"... You can stand under my umbrella
You can stand under my umbrella, ella, ella, eh, eh, eh"
> Quão longe os sentimentos presos pode desafiar uma pessoa a caminhar? Quão longe está a liberdade? Quão longe os sonhos podem ficar para quem não se liberta? Quão longe você iria para se desamarrar de pesos antigos, da dor guardada? Quão longo é o caminho que o Bruno irá percorrer?

J. Henrique 25/10/2020

Que leitura deliciosa
Estou extremamente apaixonado por essa história, com a delicadeza de cada personagem e principalmente como por diversas vezes os caminhos de Bruno se cruzaram com os meus. Parabéns Vinícius pelo encanto de história. Recomendo demais a leitura.

agnorosa 23/10/2020

[5 MOTIVOS PARA LER CAMINHO LONGO]
“A Vida é feita de momentos, e é isso que a faz valer a pena. A temporalidade de cada instante. Cada memória. Cada experiência. Nada é eterno, e é isso que nos faz – ou deveria fazer – valorizar cada etapa.”

1 – Escrita: Uma das coisas que mais me agradam em um livro é quando o autor consegue imediatamente após o início te transportar para a história. O Vinícius faz isso com maestria, além de fazer os personagens te cativarem extremamente rápido e te deixar sem fôlego durante a leitura, Caminho Longo é uma história intensa e cheia de altos e baixos.
2 – Trama: Caminho Longo é um drama LGBT, e entrega justamente o que promete. Vieram tantos sentimentos à tona, alguns me tocaram de forma muito pessoal, por ter passado por situações parecidas, outros apenas por empatia, só sei que por várias vezes durante a leitura eu me emocionei, cheguei a chorar em algumas cenas por serem tão intensas e reais.
3 – Personagens: O protagonista, Bruno, é um garoto quando começa o livro, acompanhar seu amadurecimento durante a história é muito legal, mas além dele, temos Matheus, irmão de Bruno, que é para ele mais que um irmão, um porto seguro, um amigo. Temos também a Nathália, cunhada de Bruno, que juntos mostram uma forma tão pura e linda de amizade.
4 – Músicas: Cada pessoa tem sua trilha sonora, Bruno não é exceção. O livro conta com uma trilha sonora maravilhosa em que as letras das músicas descrevem por si só o momento em que são citadas. Para quem gosta de ler ouvindo música, Caminho Longo possui uma playlist no Spotify, onde encontram-se todas as músicas citadas no livro, além de mais algumas que o autor escutava enquanto escrevia.
5 – Representatividade: Essa foi o motivo de eu ter gostado tanto do livro, me senti representado, vi tanta verdade no que o autor escreveu, que não terminei achando que li apenas uma história de ficção. E aos que não fazem parte do meio LBGTQIA+, indico mais ainda a leitura, pois acho que as mensagens transmitidas no livro podem contribuir muito para a desconstrução das pessoas.

site: http://www.instagram.com/bookbus1

Léo Soares 22/10/2020

Meu Deus, se você está procurando um livro de encher o coração de alegria, definitivamente não é caminho longo.

Nesse drama vamos conhecer a história de Bruno, um jovem que sonha em ser um escritor e que vive um conflito consigo mesmo em relação a sua sexualidade. A única pessoa com quem Bruno pode contar é seu irmão, que acaba por morrer em um assalto (não é spoiler) fazendo com que ele perdesse a ponte que ligava ele aos seus pais. Após o ocorrido ele tenta seguir em frente com o apoio de sua ex cunhado, ambos usando um ao outro para suportar o luto. Em meio a tudo isso, Bruno acaba conhecendo Diego, um rapaz que pelo andar da carruagem aparenta ser um importante aliado nós sentimos de Bruno.

Pra quem me acompanha sabe que esse ano acabei lendo três livros do Adam Silveira, e pra quem também já leu alguma das obras do autor vai curtir muito Caminho longo, ambos autores escrevem de forma diferente, porém trazem o drama a flor da pele. A cada capítulo feliz você acaba sendo derrubado por um turbilhão de desgraças atrás da outra. Porém temos um final em caminho longo que pra muitos podem não parecem feliz, mas conseguiu me trazer algo reconfortante.

eversincerafa 17/09/2020

Adorei o livro, saí com depressão
Conhecer um pouco da história (sofrida) do Bruno e seguir com ele por esse caminho longo foi uma ótima experiência. De vez em quando é bom ler histórias que nos mostram que a realidade nem sempre é boa conosco como nos livros e que nem todos temos o final que esperamos, mas somos felizes da nossa forma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6