Caminho Longo

Caminho Longo Vinicius Fernandes

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leandro 30/08/2020

Caminho Longo... E sofrido.
Autor: @vinywood
Editora: @editorapendragon

Qual sua história de auto conhecimento?

Em Caminho Longo vamos acompanhar Bruno e suas desventuras no amor, seu drama familiar e principalmente viver um luto pela perda do seu melhor amigo, fiel companheiro e confidente, seu irmão, Matheus.

Primeiro Bruno conhece Luiz, uma aventura na escola, onde descobre o primeiro amor. Mais tarde, vem a primeira decepção.

Acompanhamos a trajetória amorosa de Bruno com apoio da sua cunhada, que mesmo após a morte do irmão Natália constrói um linda amizade e anos suprem a falta daquele que foi importante para os dois.

Cumplicidade, luto, auto aceitação, amor, desilusão e aceitação.

Durante a leitura eu torcia muito para o Bruno ser feliz, e a cada novo relacionamento eu temia por ele e queria guardá-lo no potinho e proteger dos outros.

O luto acompanha ele por todos os seus relacionamentos, por todos os momentos da sua vida. A falta de Matheus deixou um buraco enorme na vida de Bruno e de uma certa maneira, inconscientemente, ele buscava aquela cumplicidade em seus parceiros.

O livro é muito emocionante, tudo é muito intenso. Bruno é um azarão, mas tudo é aprendizado, desde o desentendimento com seus pais a seu último relacionamento.

A dor foi a inspiração para Bruno poder se auto conhecer, se tornar o sucesso com seus livros e alcançar o amor próprio.

Eu simplesmente amei essa leitura, quero agradecer imensamente ao @vinywood pela oportunidade e pela confiança. Quero ler mais coisas suas, meu amigo.

Fábbio (@omeninoquele) 29/08/2020

Lindo e muito reflexivo!!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝A vida é feita de momentos, e é isso que faz valer a pena. A temporalidade de cada instante. Cada memória. Cada experiência. Nada é eterno, e é isso que nos faz - ou devia fazer - valorizar cada etapa.❞
⠀⠀
Bruno está numa fase de descobertas e autoaceitacão típica da fase adolescente, e para entender melhor seus sentimentos, ele tem o apoio de seu irmão Mateus, que sempre tem algo bom para lhe dizer, e é com a ajuda dele que Bruno parece estar lidando com toda essas dúvidas em sua cabeça. Mas quando acontece uma tragédia na família, Bruno fica sem chão e a relação com seus pais tende a desandar ainda mais. Bruno sempre soube que era diferente e meio que isso serviu pra manter um muro o afastando de sua família e agora com a perda ele tem que lidar com tudo isso sozinho.
⠀⠀
Luiz e Bruno se conhecem no colégio, quando Bruno acabara sendo agredido pelo valentão da escola chamado Felipe, e a partir daí a amizade deles dois começou a crescer e se transformara num relacionamento, e que foi responsável por Bruno superar as coisas que vinham acontecendo na sua família, mas esse namoro dos dois não durara muito, quando a vida dos dois começou a tomar rumos diferentes com a faculdade.
⠀⠀
Desde o início do livro senti uma identificação enorme com Bruno e enquanto ía adentrando cada vez mais na história minha empatia por ele só crescia. A trajetória de Bruno é bem complicada, mas as coisas que aconteceram com ele só serviu para o transformar em uma pessoa melhor cada vez mais e um cara bem seguro do que quer pra sua vida.
⠀⠀
Preciso dizer que a amizade que ele tem com sua cunhada Natália é uma das melhores coisas desse livro e é ela que sempre estará ali o apoiando em todo caminho que ele seguir. É claro também, que Bruno tem um problema na família pra se assumir gay, e que tem que lidar com isso para poder viver sua vida livre, sem esconder como se sente, e essa é uma fase por qual toda pessoa LGBT passa, que é abrir pra família, e que é algo que não deveria acontecer pois ninguém precisa se assumir hétero por exemplo, estamos caminhando para que isso se torne cada vez mais natural e quem sabe um dia não precisaremos de termos como esses pra dizer quem somos, e livros como esse são os responsáveis por essa naturalização.
⠀⠀
Esse é o segundo livro que eu leio do autor e cada vez mais fico encantado com sua escrita leve e a identificação absurda com os personagens que cria. Caminho Longo é um livro sobre superação, autoconhecimento e acima de tudo é um livro que nos ensina que o melhor que temos em nossa vida é nós mesmos e que essa concepção de autossuficiência só acontece com o tempo.
⠀⠀
O livro é um tanto clichê, bem dramático, mas muito gostoso de acompanhar, que vai te deixar de coração apertado por muitos momentos, mas vai te afagar também, porque é uma trajetória linda de se acompanhar. Eu estou aqui recomendando muito, se você gosta de livros que aquecem o coração.
#CaminhoLongo #ViniciusFernandes #Pendragon

site: https://www.instagram.com/p/CEcoTZ8DDUD/

Paulo Narley 29/08/2020

Você vai chorar!
Caminho Longo foi a primeira obra que li do Vinicius. A escrita do autor é bastante fácil e a história te prende. O livro possui diversas passagens que nos levam à reflexão sobre nossa própria vida. A você que pretende percorrer esse caminho longo (Ok, não resisti), eu digo: prepare-se, ele é cheio de curvas que vão te trazer lágrimas, assim como todo bom drama, mas também vão te proporcionar um quentinho no coração.

Landerson 29/08/2020

Muito Bom!
Minha primeira leitura LGBT e gostei.
Não sou chegado em romances, nem em melosidades, aqui tem alguns. Mas nada que atrapalje a obra em si. Gostei de como o personagem amadureceu ao longo do livro e como a trama é amarrada. As músicas e citações caíram perfeitamente nas cenas e o modo como a trama é levada é fluido e sem enrolações. Acho que a cidade que o personagem principal e as cidades que ele visita deveriam ser mais exploradas e descritas, mas isso não diminui a obra.
O ponto alto do livro é: reflexão. Por conta um acontecimento no final e uma simples coisa que o personagem principal deixa de fazer a trama toma um rumo totalmente diferente, fazendo a gente refletir nas escolhas que devemos tomar.
Tem alguns clichês? Tem. Mas ainda assim é um bom livro .
Recomendo.

lucasz 28/08/2020

C A M I N H O L O N G O
? A escrita de Vinicius Fernandes nos prende desde as primeiras páginas, e com Caminho Longo não é diferente. A história se assemelha muito com a realidade de muitos jovens (homens ou mulheres): lidar com o preconceito, com o luto, incertezas e angústias pessoais.?
? A premissa nos traz um drama, vivido por Bruno, filho de pais tradicionais e sem muito diálogo. E seu irmão, Matheus, seu melhor amigo, confidente, conselheiro e companheiro de quarto. Com essa família totalmente ?desarranjada?, Bruno tem sua primeira paixão-não-platônica-porém-secreta, e sua vida amorosa começa fazendo com que sua família saia do conforto e desconfie que algo novo está para acontecer. ATENÇÃO: Prepare seu lenço!?
? Um livro curto, de 202 páginas, mas com um enredo enorme que parece que você leu umas 500 páginas rapidamente por sua fluidez. Os acontecimentos são tão reais que não há enrolação e romantização dos fatos. O que acontece, acontece e pronto.?
? E falando em acontecimentos, UAL, como você será surpreendido nesse livro. Uma verdadeira montanha russa de emoções. Do Amor extremo, ao ranço, e raiva mortal (ódio seria uma palavra muito forte). Você vai se apaixonar por esses personagens e querer poder conhecer (alguns só) deles.?
? O livro nos insere numa narrativa psicológica sobre as fases do Luto, sobre o tempo e as estações de nossa vida, sobre esperar e conquistar nossos sonhos e que vale a pena, acima de tudo, viver o desconhecido e inexplorado. ?
? O diferencial dessa temática LGBT, para mim, é que talvez o final não seja tão esperando como os outros, porém, o final é REAL, nos deixando com aquele sentimento de vazio, angústia e alegria/satisfação ao mesmo tempo. Não é apenas um drama LGBT, mas uma inserção a ideia de aceitação (própria), ressignificação e valorização de si mesmo e de seus propósitos.?
? Caminho longo foi uma Leitura Coletiva, organizada pelo próprio autor com alguns igs literários e ficamos muito gratos por essa experiencia maravilhosa que tivemos de dividir conteúdos e pontos de vista sobre esse tema.?
-?
????
INSTA : @vai.lendo

Lais.Goncalves 27/08/2020

📚 Caminho longo - Vinicius Fernandes 📚
O protagonista dessa emocionante história será o jovem Bruno.

Bruno sempre pôde contar com Mateus, que além de ser seu irmão, era o seu único e melhor amigo.

Mas uma tragédia acontece e o Bruno não pode mais contar com o seu apoio, daí por diante ele não terá mais o seu porto seguro.

Tentando superar a grande perda, o nosso protagonista passará por um longo caminho de luto e reviravoltas em sua vida.

Depois que seu irmão se foi muita coisa mudou, inclusive sua família, o luto abalou a todos, Bruno não sabe como reverter essa situação e não consegue assumir sua sexualidade para a família desse jeito.

E eu até poderia falar da sua vida amorosa aqui, mas você terá que embarcar nesse drama LGBT para descobrir os "lances" do Bruno.

🌸 Eu sempre me gabava ao dizer que nunca chorei com um livro e ao mesmo tempo sempre quis ter essa experiência.
Aí o Vinicius vai lá e escreve Caminho longo e a experiência aconteceu, minha gente, eu chorei feito criança, suas páginas são viciante, a escrita do Vinny é maravilhosa e estigante.
Caminho longo foi uma das melhores leituras do ano.
Eu só não indico para todos por conter certos gatilhos, como: homofobia e luto.

Bia Pupato 27/08/2020

Leitura Maravilhosa!
Caminho Longo é uma jornada de autoconhecimento para o protagonista, Bruno e também para quem lê. É um drama, os eventos são parte da vida e poderiam acontecer com qualquer um e o crescimento do personagem vem justamente de como enfrentar cada momento, principalmente os piores.
A escrita é envolvente desde o começo, e o livro em si é uma montanha russa de emoções, você se deixa levar pelos infortúnios que Bruno passa.

Confiram a resenha completa em: https://www.instagram.com/p/CEaZ1oBjEmu/?igshid=1qm96m2xi136u

Vinicius 27/08/2020

Vinicius Torres, [27.08.20 20:01]
Caminho Longo é um livro fácil de se apegar. Uma história forte que tem muito a nos passar. A estrutura dividida em três partes traz um espaço maior de tempo a ser trabalhado. Bruno é um personagem relacionável e, embora grande partes dos seus problemas sejam ignorados pelo acaso da vida, sua jornada é muito bonita.

Essa é uma história que vai fazer com que você repense sobre o que te cerca, às vezes nós não precisamos de muito. Talvez precisamos viver muito… Quem sabe?!

O contexto e a importância de histórias LGBTQIA+ foram elementos que vibraram minha cabeça durante essa leitura. Ao mesmo momento em que me via refletindo muito sobre os personagens, mais uma vez, me apeguei mais a personagens secundários…

O ritmo da história é o maior (e pequeno) empecilho que encontrei. Às vezes a escrita parece atropelar os eventos. Algumas das cenas poderiam ser melhores aproveitadas em um geral maior. O livro tem alguns probleminhas com questão de representatividade racial que foram levantadas nos INCRÍVEIS debates que tivemos durante o mês de leitura conjunta com um montão de influenciadores legais.

Essa foi a maior experiência que tive com uma leitura, o quanto essa obra cresceu e tomou novos significados com os comentários desse pessoal… As Vezes nós abrimos um livro, lemos, contamos sobre pra quem não quer ouvir e fim. Por muitas vezes ler é solitário, mas quando debatemos é incrível!

Aline.Goettems 25/08/2020

Emocionante
Difícil falar mais sobre a história sem soltar coisas que mexeram muito comigo. A escrita do Vinicius é sedutora, ágil e se não fosse pela leitura coletiva eu teria lido em um dia; Bruno é aquele personagem que você quer guardar em um potinho para não deixar mais ninguém machucá-lo, é intenso e se apega fácil, ahh como me identifiquei com ele. Eu vibrava toda vez que ele estava feliz e chorava sempre que algo ruim acontecia. Teve momentos que eu queria entrar no livro, olhar nos olhos dele e falar: para, você é incrível, não precisa disso. E outros personagens eu queria mandar para longe - haha.
Tudo nessa história tem um porquê, tudo se encaixa e tudo é muito profundo. Vou levar Bruno para sempre comigo e lembrar de que no final, depois de tantos caminhos, tudo o que precisamos é de nós mesmos.

Resenha completa no blog

site: www.lostwords.com.br

@poesia.as.claras 25/08/2020

Caminho Longo nosso de cada dia
''Faz dois dias que, junto dos personagens de Vinicius Fernandes, percorri o Caminho Longo. Dois dias. E a ressaca que as palavras trazem ainda não passou. Ainda me sinto tonta e tomada por uma overdose de sentimentos conflitantes.

Ler esse drama não foi como abrir as páginas de um livro e desbravar seus capítulos. Foi mais como me sentar confortavelmente num café, no centro da cidade, e encontrar um amigo de longa data. Foi como ouvir, por horas que passaram desapercebidas, suas histórias.

Caminho Longo não foi nem uma narrativa que eu li. Foi uma coleção de memórias que alguém especial escolheu compartilhar comigo. Foi um segredo que me confiaram. Foi um riso contagiante. Foi um choro silencioso.

As três partes do livro tratam da inocência e da descoberta, da perda e do luto, do futuro e seus desafios. Com personagens incomodamente reais, circunstâncias comuns e preconceitos conhecidos, Caminho Longo se torna muito mais que um drama LGBT.

É uma história sobre família.
É uma história sobre amadurecimento.
É uma história sobre confiança e respeito.

Sobre trauma.
Sobre mágoa.
Sobre perdão.

A cada vez que eu abria o livro me via sendo tragada por algo mais forte que eu; efeito que só grandes autores, que tem grandes histórias pra contar, são capazes de obter. Você não imaginaria isso apenas lendo a sinopse na capa.

Aí descansa o segredo: nem toda grande história é inesperada, surreal. Caminho Longo é um livro fantástico exatamente por contar uma história real, alcançável. Uma história com a qual você se depara no corredor na escola, na fila do cinema, na recepção do hospital.

São páginas rápidas de ler mas difíceis de digerir: nos vemos nelas. Nos reconhecemos em cada personagem. Nos alegramos com seus triunfos, sentimos seus tombos e, graças a má sorte do protagonista, sentimos a exaustão de quem não tem um dia de folga nos perrengues.

Não é um livro confortável. Não é leitura de ponto de ônibus. É coisa séria, daquelas que te desarrumam por dentro e até irritam. O livro tem essa verossimilhança: a dor crua, como ela é. A confusão, o medo. Tudo que a gente sente mas não quer falar sobre.

Livro feito porrada, afundou no meu estômago. Não é desses em que eu fiquei marcando frases... as falas eram, por vezes, como socos. A gente nem se prepara; só se deixa acertar. E segue em frente. Pro próximo conflito, pro próximo capítulo.

Não teve violência gratuita, não teve clichê. Teve foi a zombaria do universo, que não dá tempo das feridas se curarem, antes de outras se abrirem. A vida de todo mundo é assim. A literatura também.

Quando terminei de ler, fechei as páginas e deixei de lado aquele final agridoce. Olhei pro teto e suspirei. Caminho Longo foi como ouvir as histórias de um velho amigo. Foi sorrir e até chorar. Foi ter aperto no peito e então alivio. O café esfriou em cima da mesa.

O livro chega ao fim e a gente se despede. Não fica saudade porque não ficaram pontas soltas. O autor foi meticuloso ao inserir cada palavra naquelas páginas. Detalhista, Vinicius Fernandes não deixou dúvidas.

“Tudo está bem quando termina bem”

Mas esse livro não é sobre o ponto final. É sobre o ponto vírgula. Não é uma história pra nos apegarmos ao final. É uma história pra lembrarmos do Caminho Longo.''

Já que você chegou até aqui, deixa eu te convidar pra visitar meu blog? POESIA às Claras, lá no wordpress.

site: https://poesiaasclaras.wordpress.com/

Bruno.Moosh 25/08/2020

Caminho Longo (Leitura Coletiva)
Caminho Longo

Caminho Longo, um drama LGBT, de Vinícius Fernandes é um mix de emoções da primeira a última página. A narrativa aborda temas como: homofobia, sexualidade, luto, descobertas e superações. A história é dividida em três partes, cada uma delas revelando uma fase da vida do nosso protagonista Bruno.
Na primeira parte podemos acompanhar a trajetória do personagem no final do ensino médio, que nunca é fácil para ninguém, ainda mais se você é um jovem LGBT. Bruno enfrenta grandes desafios, sofre preconceitos e até agressões físicas, mas no meio dessa turbulência encontra o seu primeiro amor... Junto com o primeiro amor vem à primeira decepção amorosa e uma tragédia muda sua vida para sempre.

Na segunda parte podemos lidar com Bruno mais maduro, já na faculdade, mas ainda marcado pelas mágoas e tristezas que insistem em acompanhá-lo. Sem a presença do seu irmão, o clima familiar se torna um verdadeiro fardo e Bruno vive um conflito interno por não poder ser quem realmente é. Natália, sua ex-cunhada, também sofre muito com a perda de Mateus, mas juntos formam uma forte aliança de amizade e companheirismo. Entre encontros e desencontros, Bruno conhece outros garotos, mas suas relações sempre beiram o fracasso o que o deixa cada vez mais descontente e decepcionado, sem esperanças e sem perspectivas, ate conhecer Diego e receber uma proposta irrecusável.

Na terceira parte, Bruno já está formado, tem um livro publicado e aparentemente tem uma pessoa incrível ao seu lado. Esse seria um final agradável bonito e feliz, mas a obra de Vinícius Fernandes é muito fiel ao gênero DRAMA e, novamente somos surpreendidos por acontecimentos que marcam toda a trama.
Caminho Longo é um livro muito verosímil. Assim como Bruno, estamos sempre em busca de sabermos quem somos e onde podemos chegar. Estamos sempre diante de bifurcações que levam a determinado caminho. Mas como saber qual é o caminho certo? Como saber se seremos capazes de enfrentar os obstáculos e de superar os desafios? Existe um caminho mais fácil e acessível? Independente da escolha, todo caminho é longo e ao final dele você, certamente, será alguém melhor e mais completo.

site: https://www.instagram.com/bmooshh/

Tonco.books 24/08/2020

Drama de tirar o fôlego
Bruno é o cara mais ferrado que já vi, mas como está escrito na própria capa, é um ?Drama LGBT? e se as coisas fossem diferentes com certeza não seria tão dramático. De qualquer forma, foi a melhor representação que já li na vida sobre a vida de uma pessoa gay, claro que não se aplicar sobre a vida de todo gay, mas temos que levar em consideração que representa muito bem essa comunidade.

*O livro tem gatilho para homofobia, e não recomendo para quem ainda não é assumido*

Lembrando que isso NÃO é um livro de romance e frufru, é um livro sobre como as pessoas realmente são.

O livro é separado em três partes, a primeira nos apresenta Bruno ainda na adolescência, lidando com a fato de se sentir diferente e deslocado, e posteriormente sofrendo agressão e bullying de um companheiro da escola, os acontecimentos acabam o levando a conhecer Luiz um garoto que o entende e ajuda, e parece realmente compreender tudo aquilo que ele sente. Bruno se apaixona e com o apoio de seu irmão mais velho que também é seu melhor amigo, ele se joga na nova experiência.
Como todo primeiro amor, as coisas parecem ser magicas, mas no fim acabam não dando certo, Bruno está sofrendo com o término quando recebe a notícia de que seu irmão foi assassinado em uma tentativa de assalto, seu mundo cai, agora sem o namorado e o irmão as coisas não vão nada bem.

Na segunda parte avançamos um pouco no tempo, Bruno vem tentando superar sua perda e decide escrever um livro que é publicado com a ajuda de Natália, a namorada do seu falecido irmão. Acompanhamos também seus fracassos em tentar construir novos relacionamentos, enquanto lida com a cobrança de seus pais super religiosos pela aproximação com a Natália, Bruno então decide se assumir e as coisas se tornam caóticas.

Na última parte vemos Bruno morando no Canada com seu namorado, lidando com o sucesso de seu livro e enfrentando as consequências de um esfriamento na relação.

É um livro que nos faz entender que não precisamos de ninguém para sermos completos e que nossa felicidade só depende de nós mesmos.

Eu amei essa experiência e essa leitura, com toda certeza é uma leitura que vale a pena e super recomendo!!

Resenhando Parágrafos 24/08/2020

Emocionante e real!
Na primeira parte, o leitor é apresentado a vida em geral de Bruno: sua personalidade, amizades (uma no caso, Mateus, também seu irmão mais velho), a relação com os pais e principalmente, o processo de descoberta de sua sexualidade. É um trecho mais corrido, repleto de lembranças por meio de flashbacks enquanto o presente se discorre lentamente, pelo menos nesta parte. Tudo encaminhará para que possamos entender melhor os receios, esperanças e sonhos de um Bruno mais velho, já a passos de terminar a faculdade.

Segunda e última parte: o presente. Simultaneamente, acompanhamos cada acontecimento, escolhas e consequências que acarretam no desenvolvimento do protagonista. Foi algo que me agradou, nada é jogado na trama apenas para causar um impacto. As coisas se desenvolvem, há problemas no caminho, tragédias inesperadas, tentativas. Assim como a vida é, e o livro se prende muito neste gênero: o drama. Ele desperta emoções e tenta trabalhar cada parte através de uma pessoa descobrindo como a vida é. O primeiro amor, a primeira decepção, a dor, luto, libertação, entender quem você é e que primeiramente não deve precisar de amor algum além do seu mesmo.

Tiveram momentos em que me incomodou o ritmo da narrativa, foi um pouco rápido e passageiro. Algumas conveniências para que tal ponto da trama acontecesse, mas nada que perdurasse e não me fizesse aproveitar a escrita. Assim como atitudes do Bruno e demais personagens que me fazia querer entrar no livro e dar uns tapas na nuca de alguém. Mas assim como foi dito em um dos debates: sempre haverá dois lados. Você pode errar e em algum momento ser o vilão da história de alguém, pessoas não são cálculos exatos.

Concluindo: o livro realmente mexeu comigo. Foi uma leitura bem proveitosa e em alguns momentos, até difícil de ler apenas um pouquinho por semana.

site: https://www.instagram.com/p/CESc7ofDg5p/?igshid=7wfnh3drvcva

Angie15 23/08/2020

Gatilhos: luto e homofobia.

?A vida passa e a gente não vê. Devíamos saborear cada instante, mas estamos ocupados demais correndo para chegar a um lugar que nem sabemos qual é.?

Nesse drama LGBTQIA+ vamos conhecer o Bruno e acompanhar sua jornada de autodescoberta e autoaceitação. É um livro carregado de emoções, e realmente conseguiu me fazer imergir nos sentimentos do Bruno, sentir o que ele sentia, ter as inseguranças que ele tinha.

O livro é dividido em três partes, cada uma foca em uma fase da vida de Bruno, se iniciando na sua adolescência, e vai mostrando o desenvolvimento do personagem enquanto se depara com eventos que marcam sua jornada. Muitas coisas acontecem com Bruno, e chegou em um momento na leitura, em que eu desconfiava de tudo e todos que se aproximavam dele, com medo do que poderia acontecer. O Vinicius realmente conseguiu me deixar doida!

É realmente um livro que vai te tirar lágrimas e te envolver em demasiado no caminho longo que Bruno tem que percorrer para se entender e se aceitar. No final eu fiquei sem rumo, encarando o nada e refletindo sobre tudo. Vinicius escreve de uma forma extremamente fluida e cativante, se não fosse uma Leitura Coletiva, eu teria lido esse livro muito rápido, os capítulos são curtinhos, sem contar que o livro tem uma playlist! Ele está cheio de referências de música que estão envolvidas no contexto da história, e achei isso super legal.

Will 23/08/2020

Caramba!!!
Uma mistura de emoção, de lágrimas, de sorrisos...

Nas primeiras páginas já fui pego de surpresa! A relação dos irmãos é linda, e consegui sentir na pele a dor do personagem em perder uma das pessoas que mais ama, e a forma descrita foi tão real que consegui sentir o que ele sentia, mesmo não tendo passado por nenhuma situação parecida, me acabei de chorar.

Se quer ler algo intenso, com muitas reviravoltas, esse livro é pra você!

Gostei muito da escrita do autor, o jeito como ele constroí o personagem, descreve os acontecimentos. É muito bom.
Passa longe de um livro com uma história clichê, então se quer um livro com um relacionamento feliz, não vá com essa espectativa, lembre-se: TUDO PODE ACONTECER

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6