Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

vitormanoelfor 23/08/2020

RESENHA
CAMINHO LONGO, Vinícius Fernandes

Alerta: abordagem de luto e homofobia.

Em um milhão de (des)venturas, a vida, o caminho longo e, muitas vezes, difícil, como ela mesma se apresenta, Bruno ruma em direção à sua própria libertação, ao desarme de suas resistências, ao desatar das dores que introjetou, às despedidas e últimas vezes...

Bruno é um jovem branco e gay cuja família está longe de seus planos iniciais e, principalmente, de abraçar suas diferenças. Com excessão, apenas, de seu irmão, o Mateus. O único que, sem que dissesse nada, o compreendeu e o aceitou inteiramente. Seu melhor amigo. Sua melhor pessoa no mundo. Sua âncora, sem a qual Bruno se vê fadado ao oceano e sua fúria. Um barquinho de papel singrando em direção a lugar nenhum. Dando voltas ao redor da perda e da dor.

Será que descobrirá um caminho para fora da tempestade pessoal do luto? Esse caminho lhe será de todo bonito? Que outras tantas tempestades terá de enfrentar para, finalmente, desfrutar de um pouco de calmaria, ao seu redor e dentro de seu próprio peito?

Sua narrativa é fluída, e em primeira pessoa, intercalando os tempos em memórias do passado. A história nos embala num ritmo agradável. Os acontecimentos, seus (des)encantos, vão nos puxando para dentro. O drama desenvolvido nos faz quase que refém do pessimismo, ao esperamos sempre pelo pior, dado o histórico. Mas a realidade é que há beleza nos entremeios, e nos momentos, e é o que há. Apenas. E a mensagem é justamente essa.

Um Drama LGBT de Formação, ao abordar as questões/vivências supracitadas e girar ao redor de um jovem branco e gay, Caminho longo pode te cativar e emocionar a valer. De uma lição emocionante e que fica.

Entretanto, não poderia deixar de expressar o que, pessoalmente, me incomodou na obra, na abordagem dos únicos personagens negros que surgiram ao longo!

E me peguei pensando na classificação limitada desses personagens, como por "pele escura" e "tom de chocolate".

Mas por que, Vitor?

Antes de tudo: É a MINHA leitura. E de modo algum almejo desencorajar a leitura de Caminho longo, pelo contrário. Leiam! Conheçam os demais trabalhos do autor. Se permitam!

De forma objetiva, porque acredito que nós, pessoas negras, precisamos ler histórias cujos personagens NEGROS/PRETOS sejam ditos tais. Essas informações precisam estar EVIDENTES. Afinal, o mínimo que uma história pode fazer para validar a existência de um personagem negro é dizer que ele é NEGRO. Sem rodeios. Sem medo... Não existe coisa mais incômoda para mim que ler um personagem cuja cor de pele é descrita de mil jeitos, menos do jeito que a gente precisa que seja.

Quando se é tão necessário explicitar, validar, legitimar a existência NEGRA/PRETA na Literatura... Não existe razão pela qual mascarar nossa negritude.

No mais, uma leitura que indico de coração.

Lary 23/08/2020

Ainda reflexiva
Vinicius conseguiu me levar para dentro da cabeça de Bruno, o protagonista desse drama LGBT e por muitas vezes me senti insegura como ele, temendo os próximos passos porque tudo poderia dar errado.

Esse livro me fez sentir um misto de várias emoções ao mesmo tempo, sentimentos diversos conflitantes. Me encheu de reflexão sobre os caminhos, as consequências e os "e se?" da vida.

Quando finalizei a leitura, me perdi por alguns minutos de mim mesma, tentando refletir o que eu tinha acabado de ler e como aquilo me afetou de diversas formas.

Vinicius me conquistou com sua escrita e seu enredo doloroso porém realista sobre como é ser LGBT, os medos, os alicerces, o preconceito e sobre como é a vida real de qualquer pessoa, cheia de contratempos, problemas, amores, desilusões, aventuras...

Fiquei muito feliz de ter lido esse livro e ter conhecido a história do Bruno, indico muito pra quem gosta de drama e quer sofrer. Às vezes a gente precisa chorar, né? Se é isso que você quer, vá em frente, alertando que há gatilhos de homofobia.

adrianlendo 23/08/2020

Bruno perde o que tinha de mais importante na vida e agora se atém a lembranças para conseguir passar o estágio do luto e seguir em frente com suas próximas escolhas que, mesmo que o deixem mais feliz, podem custar toda a normalidade na qual ele está acostumado.

Caminho Longo realmente faz jus ao seu título ao mostrar um jornada realmente bastante longa sobre aceitação e dor. O caminho que Bruno percorre desde a infância até a vida adulta é repleto de tropeços e perdas irreparáveis que fazem com que o leitor sofra a cada instante de cada página desse livro.

Isso tudo o torna ruim? NÃO, de modo algum. A jornada percorrida pelo protagonista faz o leitor sentir um misto de emoções que vão aos poucos o conduzindo para uma realidade difícil de aceitar mas que pode ser bem verdadeira. O leitor consegue facilmente sse identificar com Bruno e nesse caso ele foi tão bem escrito que é perfeitamente possível sentir a dor da perda, a raiva da rejeição e a felicidade instantânea de uma relação. Bruno é totalmente um ser do século XXI e, como ser do século XXI, eu posso certamente dizer que o fato do coitado ser tão emocionado é extrema e assustadoramente real.

Caminho Longo traça uma estrada cheia de buracos e tropeços dolorosos que chegam a brincar com os sentimentos do leitor, isso somado a uma narrativa extremamente fluída e personagens que condizem com a realidade formam uma obra que merece toda a atenção possível.

Maíra Marques | @literamai 23/08/2020

Siga: @literamai
🍁 ❝Por muito tempo tentei enganar a mim mesmo, tentei suprimir algo que era tão natural, mas tão reprimido pelo mundo.❞

⊰⊹ "Caminho Longo" é um drama lgbt+ escrito por @vinywood e que nos causa um misto de sentimentos durante a leitura.

A história é dividida em três partes e vai contar a história de Bruno, iniciando em sua adolescencia. Desde sempre ele se sentia diferente dos demais meninos, pois seus hormônios não saltavam das calças toda vez que via uma menina, o que era normal com os outros colegas nessa fase tão intensa da vida. Bruno sente atração por homens, mas não tem coragem de se assumir, pois é ciente de que a sociedade é terrivelmente cruel e seus pais nunca o perdoariam.

Bruno possui uma linda amizade com seu irmão mais velho, Mateus. Inclusive, Mateus era o único que sabia da "diferença" do irmão, e o apoiava. Foi seu conselheiro na primeira paixonite, encobria suas saídas e ainda tentava manter Bruno próximo de seus pais, com quem não mantinha um excelente relacionamento. Mas o destino foi cruel e tirou cedo demais a âncora de Bruno deste mundo.

Gosto muito do gênero lgbt, e esse livro foi diferente de tudo o que já li! Apesar de também tratar da descoberta, aceitação e declaração da sexualidade, a maneira como o autor trabalha com esses detalhes e ainda traz um drama familiar... Foi único! E eu preciso ressaltar o "dedo podre" do Bruno para homens... Céus! Como esse rapazinho sofre!

E se você gosta de livros com referências musicais, a playlist desse livro é maravilhosa! A experiência fica ainda mais pesada quando você coloca Tiê pra tocar... aiaiai. 🙈 Além disso, essa edição é linda demais! A @pendragon arrasou no acabamento.

Se você, assim como eu, gosta de livros que fazem você se acabar de tanto chorar, então pode embarcar nessa leitura que faz muito jus ao gênero! ✨

site: https://www.instagram.com/literamai

@cheiade9h 23/08/2020

Um bom drama
Caminho Longo é um romance sobre perdas e como lidar com elas. A história é dividida em três partes, na primeira nosso protagonista Bruno nos conta sobre seu primeiro amor e sua relação com seu irmão mais velho - que acabou de falecer. A parte 1 é sem dúvidas a minha favorita, porque foi a parte que mais senti conectada com as personagens. Já a parte 2 e 3, Bruno se apaixona de novo, realiza alguns sonhos e o final... Não poderia ser tão verossimil pra um protagonista tão lascado (amorosamente falando). Sobre a narrativa do autor, sem dúvidas foi uma narrativa fluída, finalizei o livro sem nem perceber que eu já tinha passado da meta semanal da Leitura Coletiva, mas senti falta de me cair de cabeça nos dilemas & jornada do Bruno no decorrer da história.
E deixo minha indicação para leitores de drama, principamente se você busca um drama lgbtqia+!

Emanuel.Dornelles 23/07/2020

Um livro bastante dramático, tem um começo muito interessante, mas cai também em alguns clichês que já havia lido nos últimos YA, e isso acabou me incomodando um pouco. O Bruno, protagonista, é muito real e relacionável, ponto positivo! Engana-se quem acha que aqui vamos ver uma história de romance e só isso, a escrita do Vinicius nos leva para além disso, para uma vida mais real de seu personagem. Pretendo ler o livro de fantasia do autor. Fiquei bem curioso para encarar sua escrita e seus personagens fora do gênero de Caminho Longo.

Rubis 12/07/2020

Incrível
Vários socos no estômago, mas uma história linda que anseio pela continuação, tava com saudade de me esbaldar em lágrimas, adorei as descrições e a narrativa, um romance bem vida real rsrs

Koko 05/07/2020

Emocionante.
Não sou muito boa com as palavras, mas quero deixar registrado aqui que, todo mundo deveria ler esse livro. Livro carregado de sentimentos, de emoções e é real. Eu " vivi" , cada emoção com Bruno. Cada descoberta, cada riso, cada lágrima. Recomendo de olhos fechados.

AugustoV.Silva 30/06/2020

Perfeito!
Eu amei! Amei de verdade!
De todos os livros que eu já li, este me arrebatou de uma forma tão intensa que eu me entreguei ao personagem e sorri, sofri e comemorei com ele.
Caminho Longo tem algo de realidade que é simplesmente perfeito. Assim como o tempo, a narrativa se desenvolve através de várias e várias reviravoltas que nos faz refletir o quão curioso e incisivo é o tempo.
Eu amei cada detalhe, e o final, não poderia ser diferente. Acho que ele é necessário, e importante. Uma reflexão necessária!
Amei a oportunidade!
LEIAM!
Vale muuuuuuito a pena!

Leituras da Rafa 29/06/2020

Me emocionei do começo ao fim, é um livro que nos faz pensar
Poucas vezes na minha vida eu me deparei com algum livro que me fizesse chorar compulsivamente, que me fizesse ter sentimentos tão intensos como foi ler esse livro... sabe, eu não sou LGBT, mas tenho amigas que são e sei o quão difícil é passar por essa vida que já é uma tragédia atrás de tragédia e ainda ter que lidar com o medo de se assumir e ser massacrado por essa sociedade de hoje. Tudo o que sei vem dessas minhas amigas e uma delas é como se fosse minha irmã e não pude deixar de chorar lendo esse livro. O Bruno... Bem, eu me identifiquei com ele, pq minha vida sempre foi uma montanha russa de tragédias e breves momentos de alegria, separações dolorosas e caras errados que me faziam questionar se o problema era eu que me apegava demais. Sempre que algo dava certo, no mínimo 4 ou 5 coisas davam errado e me derrubavam e olha que eu me esforçava pra minha vida dar certo, mas parecia que ela gostava de me ver chorar e me maldizer todos os dias. É um livro que te faz pensar muito sobre como seria a nossa vida se não tivéssemos sofrido tal coisa ou ficássemos com tal pessoa, ela seria diferente? Seria Boa? Seria uma porcaria? Acredito que tudo o que passamos vem para nos mostrar o quão forte somos, a vida pode sempre nos bater, mas sempre vamos recomeçar de algum lugar. O irmão do Bruno, Matheus, com certeza foi um anjo na vida dele e pode ter certeza que mesmo após a morte, as pessoas que amamos continuam com a gente, em pensamentos e infelizmente quando é a hora, bom, é a hora! Sobre ser aceito, não temos que aceitar nada, temos que respeitar, acolher, sei que parece frase clichê, mas, a pessoa que mais me deu força quando eu tava desabando é LGBT, ela me acolheu melhor do q minha própria família quando mais precisei e isso só me faz ter mais carinho e respeito por quem é desse movimento... Esse livro nos faz pensar, nos faz ver que o respeito é a base de tudo nessa vida, devemos prezar pela felicidade de quem amamos. Leiam, é maravilhoso, é inspirador e pode abrir a sua mente mais ainda, a vida é curta demais para perder tempo com preconceitos ou medos, temos que viver... Pq toda forma de amor é válida! ???????

Bruna Matias | @leitoracacheada_ 26/06/2020

Resenha: Caminho Longo.
#resenhaleitoracacheada | ?Caminho Longo? | Vinícius Fernandes | 4?'s ?
Nessa história vamos conhecer Bruno que acaba perdendo seu irmão em uma tragédia, a pessoa que mais confiava e o apoiava. ?
E agora está aprendendo a lidar com o luto e como contar aos seus pais com realmente se sente. ?
?? Não se preocupe em ser algo que não é. Não force algo que não o faz bem. Seja você. E apenas você, independente do que os outros queiram. Se não está prejudicando o outro, não tem como ter algo errado com você. Quando você se libertar de ligar para a opinião alheia, as coisas vão melhorar, vai ver só.??
É meu primeiro contato com o autor e adorei a leitura. O livro é narrado entre o presente e passado e vemos um pouco do que o Bruno passou. ?
No decorrer da leitura vemos um Bruno se descobrindo gay e cheio de conflitos com a aceitação e o medo de contar para seus pais e eles não aceitarem. ?
Uma leitura envolvente, cheia de emoção e vários sentimentos, que você se envolve e se apaixona pelos personagens, com suas dores e dramas. ?
Fiquei apaixonada por Mateus e o apoio que dava ao seu irmão, sempre lá quando ele precisava desabafar. Torci e vibrei tanto pelo Bruno, gostei de ver o crescimento dele no decorrer do livro. ?
Eu ri, chorei, me emocionei com essa história e confesso que quando acabou queria mais, fiquei com um quentinho no coração ao finalizar. Enfim é uma história incrível de aceitação e auto conhecimento. Vale a pena dar uma chance pra essa leitura. ?
#lgbt #pride

Fernanda.Castro 20/05/2020

Resenha de Caminho Longo
A obra conta a trajetória de Bruno que traça a difícil caminhada que vive a tragédia de perder seu irmão que era seu pilar e aquele que o ajudava em sua autoaceitação.

A história é recheada de emoções. Esse livro é importante, não apenas para que os meninos que são como Bruno possam se enxergar no protagonista, mas para os que estão bem distante desta realidade. A empatia vai até certo ponto, mas quando pegamos um livro, onde é tão fácil emergir para dentro da história e para dentro do corpo de um personagem, o que é facilitada pela narrativa em primeira pessoa do livro, nós conseguimos nos colocar de verdade no lugar de alguém nesta situação.

E o autor se aproveita de forma excepcional desta posição para mostrar todas as possíveis situações que um menino gay pode passar. O tempo todo colocando a forma como as pessoas lidam com isso positiva ou negativamente. Sempre mostrando, que apesar da forma como as pessoas reagem, o quanto todos somos iguais independente da orientação sexual e como passamos pelas mesmas experiências no final das contas, com eles tendo o adicional do preconceito que só dificulta as coisas. Bruno sempre se questiona em como seria o mundo se o que ele é não fosse considerado errado por uma sociedade retrograda e é incrível a analogia que é feita por Mateus (irmão do protagonista) “com tijolos em uma parede e como não tem graça nenhuma ser igual a todo mundo”. Sem dúvida, ter alguém como este irmão na vida destes meninos faz toda a diferença na construção do caráter e para que se aceitem-se como são. Por isso é tão importante que todos leiam livros como este, pois as pessoas em volta deles fazem uma mudança enorme e todos adorariam que as mudanças fossem apenas positivas e não trágicas.

Outra diferencial que vemos no livro de Vinícius é que ele vai além do tema recorrente de “sair do armário”. Como ele mesmo disse em uma live “Sair do armário faz parte da vida de um LGBT, mas a vida dele não se resume a isso”. Nós temos como exemplo o quanto sofreu pela perda do irmão, a amizade linda que desenvolve com Natália - a garota que namorava seu irmão antes dele morrer -, sua vida de escritor, tudo bem desenvolvido e que nos coloca ainda mais para dentro da rotina e nos aproxima ainda mais do personagem.

Resenha completa no blog Em minha mente:

site: https://fernandatcastro.blogspot.com/2020/05/resenha-16-caminho-longo.html

Kerol Castro 15/05/2020

Evolução
Enquanto eu lia esse livro não pude deixar de comparar com Graham e vi o quanto a escrita do Vinicius evoluiu desde aquela época.
Um livro que dá para se identificar com cada situação passada pelo personagem principal. Emocionante e gostoso de ler, chorei do começo ao fim.

Vinicius 03/05/2020minha estante
Adorei os comentários, Rodrigo! Muito feliz que gostou do livro! :D

Rodrigo.Gorsani 08/05/2020minha estante
Gostei bastante mesmo! Em breve lerei suas outras obras!

Vinicius 11/05/2020minha estante
Espero que goste também! Depois comentar comigo. :D