Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

arethasoyombo 08/03/2024

O que acontece quando temos medo de amar?
Eu conheci o James Baldwin em 2017, quando fiz uma matéria sobre literatura afro americana na faculdade. Ali eu lembro de ja ter me encantado pelo história dele e pelos temas que ele geralmente traz em suas obras. O único romance do autor que tinha lido até então era ?Se a Rua Beale Falasse? que é um dos meus livros favoritos da vida. Justamente por isso, eu tinha uma expectativa alta com ?O quarto de Giovanni?.
Eu ja sabia que Baldwin não tinha abordado a temática racial nessa obra, o que me causou espanto no primeiro momento, mas depois me fez ter outra percepção em relação a isso, uma vez que não é pelo fato dele ser negro que ele obrigatoriamente precise escrever sobre e apenas temáticas raciais. O quarto de Giovanni, diferente do que eu imaginava, é um livro que fala sobre o que acontece quando uma pessoa tem medo de amar.

Eu comecei o livro achando ele meio parado, a escrita do Baldwin não é rebuscada, mas muito refinada, e isso me prendeu apesar de que não tinha conseguido, no primeiro momento, ter uma empatia pelos personagens. Por nenhum deles. Mas a partir da segunda parte, eu consegui me conectar com os personagens principais, e apesar de ter achado o David muito chato, problemático e egoista, eu conseguia, pelo menos um pouco, entender o lado dele, e até me afeiçoar a ele. Pra mim, isso prova como a escrita de James Baldwin é boa, porque mesmo o protagonista sendo um chato, você ainda é capaz de simpatizar e tentar acolhe-lo.

Eu acho que eu preciso falar sobre a edição e o trabalho da editora Cia das Letras, que foi sensacional em trazer um posfácio maravilhoso escrito pelo Hélio Menezes e ainda uma breve biografia do autor escrita por Márcio Macedo. Tudo isso deu um toque final na obra, fazendo a gente refletir sobre a historia, sobre o autor e sobre as questoes da vida e o medo de amar. Ou o medo de ser quem somos. Eu acho que gostaria de falar mais sobre esse livro, de discorrer mais sobre os personagens, mas não vou dar spoiler. Não é um livro que eu tenha certeza que muitas pessoas vão gostar e de certo modo eu ate entendo. Nao é um livro rapido de ser lido, ele e muito denso e triste mas ao mesmo tempo, muito bonito.

claywereads 07/03/2024

Arrebatador
O primeiro livro que leio de Baldwin me deixou de queixo caído, a sua escrita é tão linda, tão tocante, angustiante?
Narrado na Paris dos anos 50, o autor apresenta a história de dois estrangeiros, Giovanni e David, em uma cidade luxuriosa e fascinante. A descrição daquela Paris é linda demais, mas em diversos momentos também é de se dar pena das pessoas miseráveis que por la se escondem.
Eu acho interessante que em diversos momentos a raiva que senti do Giovanni eram facilmente apagadas pela indecisão do David.
Ora, é certo de que Giovanni era manipulador e que disse e fez coisas terríveis para que o David ficasse com ele naquele quarto minúsculo, mas David não estava a par com seus sentimentos, a namorada estava na Espanha enquanto ele estava em Paris se apaixonando por Giovanni, e alem de estar sempre numa oscilação de sentimentos, ora ama Giovanni, ora o detesta, ora quer ficar em Paris, ora quer ir embora, ora quer amar, ora quer apenas ser idolatrado.
Alem do mais, ver David se afundar na própria confusão é angustiante, pois ele nada mais é do que uma pessoa que não se permite amar, não se permite viver e que afeta as pessoas a sua volta com essa oscilação.
Em alguns momentos, alguns preconceitos descritos me incomodaram, entretanto, eu lembrei que se passa na decada de 50 e que foi lançado em 50. (É óbvio que não justifica nenhum tipo de preconceito, mas era como a sociedade agia, e ainda age hoje em dia)
O final me deixou demasiado, saber que David provavelmente morrerá nessa vida sem amar ou confiar em alguem é lastimável.

Guilherme Amin 03/03/2024

Um quarto sem vista
?O quarto de Giovanni?, de 1956, é considerado um clássico da literatura LGBTQIA+ e, de fato, continua a falar para as presentes gerações sobre a vida nefasta a que são condenados os que não se permitem amar.

Contudo, sua história envelheceu mal. O comportamento dos dois principais personagens é movido ora por fraqueza, ora por indecisão, e ambos são preconceituosos em diversas frentes (machismo, misoginia, homofobia, etarismo), o que desperta pouca empatia no leitor contemporâneo.

A linguagem de Baldwin recorre abundantemente à pieguice. E a leitura resulta cansativa e previsível com a narração muito repetitiva das emoções conflitantes do protagonista David e com a insistente descrição de elementos contraditórios, como em ?senti um misto de desânimo e alívio ao vê-la? (p. 130); ?ela era muito grande, e de uma fluidez inquietante ? uma fluidez, porém, que no entanto não lhe permitia fluir? (p. 134); ?tinha vontade de chutar Giovanni, e tinha vontade de abraçá-lo? (p. 152); ?entre nós, tudo estava como sempre havia sido, e ao mesmo tempo tudo era diferente? (p. 158), entre inúmeros exemplos. De início, funciona. De início.

O espírito de David é sintetizado na sua frase ?eu não sabia o que fazer nem aonde ir? (p. 138). É um estado de inércia que domina quase todo o livro, e foi com apatia que também eu me senti ao concluir a leitura.

edu basílio 03/03/2024minha estante
mesmo sem conhecer a obra, eu adorei sua resenha.
primeiro porque ela tem a elegância da concisão (coisa de que, apesar dos esforços, eu sou incapaz ?). e também por ela ter a coragem de botar um pouco de racionalidade em mais um caso de "hype histérica generalizada" em torno de um livro.
bravo! ??????

Guilherme Amin 03/03/2024minha estante
Quanta gentileza, obrigado, Edu! ?

Flávia Menezes 03/03/2024minha estante
Depois da sua resenha? essa será um livro dele que eu não lerei. ?

Guilherme Amin 03/03/2024minha estante
Puxa, amiga, não seja assim kkkkk

Flávia Menezes 03/03/2024minha estante
Amigo, eu confio no seu perfil de leitor! ??

É recíproco! ??

Regis 05/03/2024minha estante
Gostei muito da sua resenha, Guilherme! ????

Pretendia ler em algum momento, mas agora talvez eu deixe para bem depois. Rsrsr

Guilherme Amin 05/03/2024minha estante
Querida Régis, obrigado! Quando ler, divida suas impressões comigo ??

Regis 05/03/2024minha estante
Pode deixar, Guilherme. ??

Marcony.Mantovani 02/03/2024

O quarto de Giovanni - um romance triste
O livro é ambientado em uma Paris na década de 50 e vai contar a história de David, o personagem principal da história e que é um jovem norte americano que decide passar um temporada em Paris longe de sua namorada Hella que está passando um tempo na Espanha. Quando chega em Paris, ele conhece Giovanni, um jovem italiano que trabalha como garçom em um bar badalado.

Giovanni tem sua sexualidade bem resolvida, apesar de não demonstrar em público totalmente devido a época e o preconceito, enquanto David está ali para fugir de seus traumas e tentar se descobrir. O autor mostra muito o psicológico do personagem principal, seu conflito interno com ele mesmo sobre sua sexualidade, o medo dele de amar o Giovanni, o que faria com sua namorada. O livro não é sobre a homossexualidade e sim sobre o medo de amar alguém.

O livro possui bastante preconceito como etarismo, principalmente entre os personagens gays mais velho, homofobia, machismo, mas acredito que isso foi pra descrever como eram as pessoas nessa época.

4??

Nelson.Nogueira 01/03/2024

Uma obra que consegue retratar bem as dúvidas e as angústias de um personagem que ainda não se entendeu completamente e com isso acaba refletindo nas pessoas a sua volta. Um livro muito bom de um autor que ainda não conhecia. Recomendo!

v de vanisse 29/02/2024

Curti
Ouvi falar muito bem desse livro e resolvi ler pra ver qual que era. É bom. Esperava mais por conta da propaganda? Sim. Mas a escrita do autor é muito maravilhosa, compensa bastante. Recomendo.

adasgarden 28/02/2024

Esse livro te destrói, do começo ao fim. vc sabe que ele vai te destruir por completo, mas é olhar para longe é inevitável.

Geovane11 27/02/2024

Melancolia açucarada
?Se você não pode me amar, vou morrer. Antes de você aparecer eu queria morrer, já lhe disse isso muitas vezes. É crueldade me dar vontade de viver só pra me levar a uma morte mais sangrenta ainda.?

Em o quarto de Giovanni teremos a história do norte americano David, seus traumas, sua viagem para Paris e o relacionamento com o italiano Giovanni. De início, o leitor é levado à acreditar que o narrador protagonista é heterossexual, já que é citado o nome da sua namorada Hella. Entretanto, ao longo dos capítulos é perceptível a relação homoafetiva que ele possui com o barman italiano, e a partir disso, somos direcionados a uma história conflituosa, dramática, crítica e melancólica.

Na minha opinião, o James Baldwin escreveu uma obra atemporal e com louvor sobre a homossexualidade e principalmente sobre o amor. Nesse sentido, o David, por não conseguir aceitar o fato de se sentir atraído por homens, não conseguirá amar ou demonstrar o afeto que recebe de Giovanni, pois ele ainda tenta se enganar com relação aos seus desejos.

Assim, ao longo do livro o David deixa bem claro que não sentia nada e aquilo o atormentava ainda mais. Com isso, em alguns momentos eu só queria proteger o Giovanni, a Hella e até o David, porque o sofrimento é algo recorrente na vida dos três.

Enfim, pra mim esse é um livro bom, tem muita momentos emocionantes e melancólicos, uma narrativa densa e ao mesmo tempo fluida - vai depender dos capítulos - e com toda certeza um enredo rico em diversos assuntos importantes e como ditos, atemporais. Então, vale a indicação para você adentrar essa relação poderosa, dramática, afetuosa e açucarada de David e Giovanni.

fatimaria 25/02/2024

é muito louco como histórias muito diferentes da sua ainda podem ressoar com você de jeitos completamente atravessados e inesperados, e nem por isso menos fortes. foi o meu caso lendo esse livro aqui.

algo que se destaca muito para mim é a maestria de um autor em conseguir que o leitor se engaje, se apegue e se importe com um protagonista nos limites do detestável, que ao não saber o que sente ou como lidar com o que sente magoa todos a sua volta. além disso, a escrita é fenomenal, linda e cheia de descrições e diálogos maravilhosamente construídos.

amei a experiência de ler esse livro, mas provavelmente não é algo que voltarei para revisitar no futuro. me deixou triste demais

Thi Acrisio 24/02/2024

4 Paredes
Esse livro mexeu comigo, o sentimento de reflexão e questionamentos veio com força, fazia um tempo que uma leitura não proporcionava isso.

Eu acho que ele fala comigo, de forma profunda, dos erros da vida. Mas tem algo que achei fenomenal, o peso de não escolher o Amor, pq ele vem sorrateiro, bate na porta, mas nem sempre estamos abertos a aceitá-lo. Pensamos em mil coisa, e não olhamos pra dentro de nós. É triste.

Lá na frente, o tempo já passou. Tudo mudou e ele se foi.

leiturasdabiaprado 17/02/2024

O quarto de Giovanni é uma leitura incômoda, acompanhar os conflitos da sexualidade de David e o seu egoísmo chega a dar raiva.
David é um jovem norte-americano que está em Paris sendo sustentado pelo seu pai.
Em Paris, David conhece Hella, ficam noivos, mas ela vai passar um tempo na Espanha e então David explora a sua sexualidade, se envolve nas noites homossexuais de Paris, num mundo de homens velhos com dinheiro atrás de garotos jovens para saciá-los. Nesse universo ele conhece Giovanni, um jovem barman italiano.
Os dois se envolvem, se apaixonam, vivem juntos no quartinho de Giovanni, na periferia de Paris, ali David se vê numa relação amorosa, mas apenas dentro daquele mundo restrito.
Giovanni tem a sua sexualidade muito bem definida, mas David não, David acha a homossexualidade suja, quase criminosa, seus conflitos não permitem se assumir.
Assim, quando sua noiva volta, ele abandona Giovanni e vai viver com ela, tenta fugir de Giovanni, de Paris, mas acima de tudo de si mesmo!
O livro foi escrito nos anos 50, o autor era gay, negro e foi muito criticado por abordar o tema com personagens brancos, mas Baldwin alegou que racismo e homofobia eram temas extremamente pesados para serem tratados juntos!
Um livro para furar a nossa bolha, para tentar entender o quanto os conflitos internos (e também o preconceito) sobre sexualidade podem ser nocivos!

Carol 16/02/2024

Eu li esse livro em duas sentadas, parece ser rápido, mas na verdade ele é denso, apesar de curto, e mexe muito com a tua cabeça
Te dá muito para digerir e mesmo depois de um tempo que finalizou a leitura, vc ainda se sente preso no quarto de Giovanni

imbecilcore 14/02/2024

O amor (ou a falta dele) destrói.
"se você não consegue amar ninguém, você é perigoso, a falta de amor te impossibilita a enxergar seu próprio sofrimento e o sofrimento do próximo"

esse livro me prendeu de uma maneira muito íntima, ele não conta uma história de amor, ele conta uma história de ausência e apatia.

em muitas ocasiões eu me vi no lugar do david, com medo do incerto, com aversão a vulnerabilidade, mas a verdade é que essa superproteção dele com ele mesmo só trouxe a ruína de todos em sua volta, assim como a de si próprio.

a verdade é que se permitir amar dói sim, mas se afastar dele, tornar-se distante - ou "limpo do fedor do amor" como disse giovanni - isso destrói.

fácil dizer que ler esse livro foi um soco na minha cara, obrigada james baldwin, eu estava seguindo o destino solitário e vazio do david, sendo que o verdadeiro enfrentamento da dor é através do amor.

Geovana.Menossi 27/01/2024

Achei daora os comentários do livro com entrevistas onde o autor diz que o livro não se trata apenas de um romance homoafetivo, mas sim, sobre oq acontece quando vc nao se permite amar alguem. david tinha duas pessoas incríveis na vida dele e conseguiu machucar ambas pela sua falta de responsabilidade afetiva.