Exorcismo: O Ritual Romano

Exorcismo: O Ritual Romano El Torres (roteirista)...

Resenhas - Exorcismo

Guibauer 06/12/2020

Possessão e mais problemas da igreja
Hq muito bem escrita e desenhada. A história é bem interessante e tem algumas semelhanças com a realidade de alguns problemas da igreja. Mas achei que em alguns pontos a história foi acelerada demais, poderia ter sido mais detalhada.

Lusca 13/11/2020

Bom...
Se trata de um HQ rápido e bem pesado para quem dá relevância ao diálogo contra religião. Gostei das ilustrações, gostei da história que se trata e gostei dos personagens.
Na minha opinião poderiam ter prolongado só um pouquinho mais para ter uma conexão maior com a história. As vezes me peguei meio perdido nos acontecimentos. Fora isso, não tenho do que reclamar, foi uma leitura rápida e surpreendente (pela questão do que se trata).

Vasconcelos 04/11/2020

O Papa está possuído!
Ritual Romano é a primeira HQ da DarkSide Graphic Novel que leio. Eu adorei a estória, fiquei bastante nervosa.
Se trata de um conto bastante curto, a HQ em si tem 112 páginas. Eu adorei acompanhar o padre John em sua luta pra salvar a igreja de seus próprios pecados.

Andressa Contreira 23/10/2020

Ritual Romano Exorcismo
Uma edição linda! Uma HQ com a história dividida em 4 tópicos. John Brennan, o padre que a alta cúpula considera um traidor, foi o escolhido para enfrentar o mal.

Bya Soares 12/10/2020

Exorcismo: O Ritual Romano
Quatro contos sobre exorcismo, boa história, rápido e gráficos bem feito.
Muito bom.

Cintia.PrAspero 21/09/2020

Gostei das ilustrações. É um bom livro sobre exorcismos, hipocrisia e a igreja!

Gu 13/09/2020

Ok
Um quadrinho bonito com um plot que deveria chocar, mas o cenário do terror envolvendo inspirações vindas de O Exorcista é exaustivamente explorado e hoje, pouco surpresa causa. O personagem principal se parece bastante com um dos padres da série The Exorcist (muito boa por sinal), aquele exorcista revoltado boca suja, anti-heroi, um soldado cansado, talvez se soubéssemos mais dele, teríamos uma experiência melhor.

A história é curta e tudo se resolve com uma velocidade extrema, infelizmente. Imagino esse quadrinho tendo umas 300 páginas, seria bem melhor, mesmo com todos os clichês.

DI @poesiadoslivros 02/09/2020

Ilustrações aterrorizantes
Quando ocorre uma morte brutal de um bispo no Vaticano o padre John é chamado para realizar um exorcismo inusitado. Por trás de tudo isso tem uma história que quase ninguém conhece e a igreja deseja esconder a todo custo, corrupção, assassinatos, Opus Dei, diversos mistérios que rondam o mundo secreto do Vaticano. O livro tem uma narrativa interessante, mas, foi um pouco curto deixou um pouco a desejar, acho que esse livro merecia uma história maior. É um pouco assustador, nem tanto pela narrativa, mas, pelas ilustrações maravilhosas. No final o autor conta uma história muito interessante que podemos constatar mais uma vez que a vida imita a arte.

"Acredito que o alvo do demônio não seja o possuído, e sim nós, os observadores" (William Peter Blatty - O Exorcista)

David713 23/08/2020

Fantástico!
Comprei essa edição na Darkside e ganhei, como brinde, uma pequena cruz de madeira com cheiro de mofo e de guardado como se fosse um objeto ancestral de combate ao mal. Pode ter sido apenas auto-sugestão, mas eu já tava no clima. ? A ilustração é sensacional (algumas páginas são impagáveis!) e os textos também são muito bons! Vou ler tudo de El Torres!

Vitor Graton 29/12/2020minha estante
eu simplesmente não entendi esse final

Dhiego Morais 12/07/2020

Exorcismo: o ritual romano
O piso secular inteiramente encerado reflete as chamas dançantes dos castiçais. A noite naquele lugar santo já não mais permanecia em silêncio, pois passos ligeiros, sons arfantes de fuga romperam o hall principal. A estola púrpura fustigando contra o movimento das pernas. Santo Deus Misericordioso, interceda por nós! O Mal está aqui!
Exorcismo: o ritual romano é mais um super lançamento da Darkside Books para o seu selo especializado em quadrinhos. Ilustrado e roteirizado pelos espanhóis El Torres e Jaime Martínez, com cores marcantes de Sandra Molina, a graphic novel sobressai-se como uma das grandes apostas para o mês de terror, outubro, que sempre promove ares inspirados de maratonas de Halloween.
“Aqui estamos outra vez, padre John Brennan. Sabemos quem você é. Vai continuar sem perguntar nosso nome?”
Neste quadrinho de cerca de 120 páginas assombrosas, o leitor será convidado a mergulhar numa trama que apresenta a figura de John Brennan, um padre exorcista renegado pela Igreja Católica – até mesmo quase excomungado devido a seus pecados passados –, que continua exercendo seu trabalho de fé – ainda que a sua maneira singular e bruta de agir – em cidades da América Latina.
Brennan é um sujeitão robusto, careca e solitário. Em sua visita à Amazônia colombiana, o padre enfrenta um demônio que se apossou de uma jovem local, fato que promove uma cena à lá O Exorcista, de William Peter Blatty bastante interessante (e gore). É justamente após esse serviço de fé, que Brennan recebe uma oportunidade inesperada: o Vaticano, por meio de um de seus cardeais concede a indulgência ao padre, isto, é claro, em troca de sua ajuda para resolver um caso terrível no coração da Cristandade.
Ritual Romano possui tudo o que uma boa história de terror necessita para caminhar bem: carrega uma proposta instigante (a Santa Sé atravessa a sua maior provação desde sua fundação); personagens que se conectam e interessam ao leitor (Brennan é um padre exorcista durão e renegado pelo Vaticano, que preferiu se isolar a ter que abandonar sua fé); cenas assustadoras e protagonizadas por personagens que não fogem completamente ao que é crível ou tolerável à mente humana (vagar pelos salões seculares do Vaticano, cientes de que o Mal os observa não parece lá tão glamoroso); uma boa ambientação (da Colômbia ao Vaticano, uma viagem marcante) e, não poderia faltar, grandes ilustrações e boa colorização, que dão todos os pontos necessários para amarrar a história ao gênero de terror.
Acredito que nada é mais assustador do que a compreensão da maldade humana, e, quando o sobrenatural está intimamente ligado a essa compreensão, bem, então temos algo que realmente deve nos perseguir nos nossos sonhos. Padre Brennan será capaz de enfrentar sozinho os seus demônios e a figura diabólica do que se esconde nas entranhas do Vaticano? Só o que posso garantir é que a morte caminha de mãos dadas com a desesperança.
“Sempre estivemos espreitando na escuridão das fendas, no solo encharcado de sangue, na serpente do jardim.”
Exorcismo: o ritual romano é um mergulho aterrador no coração da Fé, atravessando toda a estrutura hierarquizada da Igreja Católica, em uma catálise de desvelamento de tudo o que se oculta na sujeira do alto escalão cristão. A crença é continuamente testada, frente a todas as adversidades demoníacas postas no caminho de John Brennan e de seus companheiros de fé. De rituais de exorcismo aos de vingança, a graphic novel de Torres, Martínez e Molina é um relato premonitório de nosso espírito presente.
Para os fãs de O Exorcista e Invocação do Mal, Ritual Romano é a prova de que tudo aquilo que nos manteve assustadoramente interessados nas histórias de possessão ainda funciona bem, sendo capaz de nos fazer imergir, nos capturar pela curiosidade e, por fim, pelo medo.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-exorcismo-o-ritual-romano-de-el-torres-martinez-e-molina/