Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Sozzi 23/10/2023

Uma atualização de Calibã e a Bruxa
Este livro segue o mesmo raciocínio de Calibã e a Bruxa, porém narrando fatos atuais que estão ocorrendo (ainda) pelo mundo. A caça às bruxas não ficou no passado. É um recurso perigoso que alguém ainda pode lançar mão a qualquer momento.

Douglas Ferrari 14/10/2023

Ótima leitura
Há muitos argumentos acerca de como a sociedade capitalista provocou a caça às mulheres e consolidou o patriarcado.

Pris Magalhães 11/10/2023

Necessário
Para quem deseja entender a história das mulheres, suas lutas e, nesse contexto em especial, O verdadeiro sentido da Caça as bruxas, recomendo essa leitura para um maior esclarecimento.
Não somente para entender os primórdios da história e porque de fato começou, mas a situação também bem aqui no século XXI, em países como Àfrica, Ìndia e Brasil.

maria 07/10/2023

A sexualidade feminina foi historicamente representada como perigo social, ameaça à disciplina do trabalho, poder sobre as outras pessoas e obstáculo à manutenção das hierarquias sociais e às relações de classe.

audiobook: ?????

Mari M. 28/09/2023

Bom histórico fora do eixo europeu
Gostei da abordagem fora do eixo que mais costumamos ver. Aborda Oriente Médio, Ásia, África e América Latina. É duro ver que os feminismos são muito diferentes quando falamos de colônias e me lembrou muito uma participação em podcast da Rita Von Hunty semana passada (da Titi Muller). É bom ver o quanto já desconstruímos, mas a luta não para!

Elaine 31/07/2023

Na verdade eu peguei esse livro sem muitas esperanças de ser bom. A leitura foi fluindo melhor do que eu esperava.
Mulheres sempre foram vítimas ao longo da história, a leitura desse livro me fez refletir sobre pontos importantes sobre o feminismo que estavam um pouco embaçados na minha mente, mesmo eu acreditando na importância do feminismo e na luta das mulheres. Livro necessário!

Rebeca 31/05/2023

Leitura essencial
Uma das melhores leituras que poderia fazer, tudo é exposto de forma muito clara. Acredito que esse livro deveria ser lido por todos que pudessem, tanto mulheres quanto homens, de forma a reconhecer os padrões nocivos e violentos que já aconteceram e que AINDA acontecem em nossa sociedade.

Grosman0 25/05/2023

Mulheres e a caça às mulheres
Mais uma vez a lógica de apropriação e acumulação do sistema capitalista está violentando o espaço e corpo das mulheres, neste livro, sobe um ponto de vista diferente do que eu já tinha lido mas que sempre esteve no meu imaginário desde pequena, as "bruxas".

Silvia Federici faz um "resumo" de outra obra sua mais extensa, O calibã e a Bruxa, e nos apresenta como o período de acumulação primitiva do capitalismo expulsou muitas mulheres chefes de famílias de suas terras comunitárias. A revolta e luta natural dessas mulheres fez com que os burgueses que queriam se apropriar dessas terras as demonizassem e criou-se séculos de violências que reverberam até hoje, seja na idade média na Europa ou nos dias atuais na África.

É uma leitura fácil, alguns termos que eu não conhecia foram facilmente compreendidos com uma pesquisa no Google. Recomendo muito e meu deus como eu amo a biblioteca da minha faculdade. Livro de graça e com acesso é bom demais.

Andreza 01/05/2023

Uma pequena mostra do que veio já
Eu queria muito ler o calibã e a bruxa, mas pensei em começar por esse. A autora cita várias vezes que na realidade o assunto acaba mais destrinchado no outro livro mais do que nesse, então é mais um resumo do que ela já trata. A experiência não foi ruim, recomendo para quem gosta do tema feminismo e mercado, eu quero ler os outros livros da Silvia.

Thales 16/04/2023

Direto e reto
Uma porrada direto e reto no meio da cara.
Sentei para ler UM capítulo e aqui estou com esse texto andando e martelando na minha cabeça.

Marina 14/04/2023

Federici é sempre útil
A tese da Federici sobre a Caça às Bruxas e seu papel na vida moderna das mulheres, bem como na sustentação do capitalismo, é melhor explicada pelo livro Calibã e a Bruxa. Esse livro se propõe a ser um resumo das ideias que constam no Calibã e a Bruxa, mas acho que pode soar meio incompleto ou incompreensível pra quem não ler primeiro a outra obra.
Tirando isso, considerando que já tinha lido o Calibã e a Bruxa, achei o livro bastante elucidativo, e traz mais questões contemporâneas sobre as bruxas na atualidade. Queria muito ver ela falar mais sobre uma ideia que ela joga bem no final, sobre a maternidade da "juventude delinquente".

Mariana.Vilela 12/04/2023

Mulheres e caça às bruxas
É um ótimo livro sobre o feminismo e luta de gêneros. Ela faz marcações pontuais e certeiras sobre como o feminismo tem esquecido de olhar para outras questões e lutas, como por exemplo, o racismo. E também traça uma reflexão sobre os tempos atuais e como certas questões tem voltado com força.
E o texto complementar sobre a situação no Brasil, também foi muito interessante e pontual.
Se você já leu os outros livros da autora, é um ótimo completo. Principalmente para "Calibã e a bruxa".
Mas também acho que outros ótimos completos são "The five - Hallie Rubenhold", "Casta - Isabel Wilkerson" e "E eu não sou uma mulher - Bell Hooks".
Vale a pena se você gosta de ler não-ficção sobre discussões sociais.

Gecosta 08/04/2023

Me fez repensar em vários momentos da minha vida
Um livro que abre a sua mente, que faz você ver algumas situações antes consideradas comuns com outros olhares. Fiquei extremamente chocada com a informação de que ainda existem aldeias que queimam mulheres com a ideia de que as mesmas são bruxas.

Tatá 06/04/2023

Quanto mais eu penso que sei sobre o passado de nós mulheres, mais eu descubro que na realidade eu não sei de nada. Leitura esclarecedora, com certeza furou a bolha da qual eu estava presa.

Priscilla1986 25/03/2023

A caça às bruxa ainda é uma realidade
A Silvia nos mostra as reais causas da caça às bruxas na Europa e como essas mesmas causas ainda levam a mulheres serem mortas e trituradas como bruxas na África, Ásia e Índia. Um livro necessário para todas as mulheres e principalmente as feministas.
A caça às bruxas não é coisa do passado, é uma realidade de muito sofrimento para muitas mulheres.