Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

jules salazar 18/05/2020

Análises muito bem fundamentadas e explicadas em uma linguagem acessível, de maneira que o livro cumpre o que propõe. Silvia escreve clara e didaticamente sobre um tema complexo cujas motivações são históricas, sociais, culturais, mas, principalmente, econômicas. É um ótimo primeiro passo dentro da obra dela e certamente ajudará a entender melhor o Calibã e a bruxa.

Vi 28/04/2020

Leitura simples e objetiva. Silvia é muito querida e direta ao apontar suas críticas e reflexões a respeito das misoginias e aos massacres direcionados às mulheres em nome do avanço do capitalismo.
Interessante pensar que para a consolidação deste novo sistema político, econômico e social (no que diz respeito à Idade Média) o corpo feminino tornou-se campo privilegiado neste processo.
As críticas à academia também são interessantes: onde estão pesquisadores feministas para pensar questões de gênero e raça em espaços de profunda vulnerabilidade? Será que a academia consegue pensar tais questões a partir de suposições evolucionistas e positivistas? (o murro no positivismoh)
Por fim, uma reflexão: é possível considerar um alívio, uma felicidade, um bem-estar social sem a interseccionalidade nos estudos feministas?
Vi 29/04/2020minha estante
será que a academia consegue pensar tais questões além de suposições evolucionistas e positivistas?*

errrrrrrrrei

Poesia na Alma 03/04/2020

caça às bruxas, capitalismo e religião
Mulheres e caça às bruxas, de Silvia Federic, é o terceiro livro selecionado para o Projeto Leitura Feminista (criado pelos blogs Barda Literária e Poesia na Alma), em parceria com a Editora Boitempo. Dando continuidade ao livro Calibã e a bruxa, Federic apresenta a história da perseguição as bruxas e suas motivações e como isso ainda acontece na atualidade, principalmente em países como Congo, Quênia, Gana e Nigéria, Índia e as relações política, econômica e religiosa que financiam essa violência.

Nesse contexto, Silvia Federic desafia o óbvio quando busca as origens dessa perseguição as ‘servas do diabo’, questionando inclusive alguns estudiosos que enxergam o fenômeno como algo natural ou cultural. A nova caça às bruxas é carente de análises, bem como compreender sua história que privou as mulheres de seus conhecimentos básicos na medicina e as submeteu ao controle patriarcal e exploração do corpo feminino.

saiba mais - http://www.poesianaalma.com.br/2020/04/resenha-mulheres-e-caca-as-bruxas.html

Jenny 28/03/2020

Mulheres do mundo conheçam nossa história
Ótima introdução para quem quer conhecer mais sobre as motivações escusas por trás da caça as bruxas e como esse genocídio ainda ecoa no modelo de feminilidade que nos é imposto desde então.
Para quem quer conhecer mais profundamente o tema, sugiro ler "O calibã e a bruxa" da mesma autora.

isa.dantas 10/03/2020

Raiva, é esse sentimento que essa leitura me provoca ao ler tudo que nós mulheres passamos ao longo dos séculos. Leitura nem sempre fácil, é quase um texto acadêmico, Silvia ainda traz várias referências para nos aprofundarmos no assunto. Ansiosa para ler Caliba e a Bruxa agora.

andrealog 15/02/2020

O estilo de escrita nem sempre é de fácil compreensão, pois a autora, intelectual renomada no tema do feminismo, parece estar mais acostumada só texto acadêmico. Vencido esse obstáculo, no entanto, a quantidade de dados e de informação que ela nos traz é muito importante