Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Anna.Floriani 01/03/2023

OTIMO LIVRO RECOMENDO DEMAISSSSSS apenas leiam. é isso. necessário pra toda garota que quer saber sobre feminismo marxista

Bianckah 22/02/2023

Um livro muito essencial para quem deseja compreender as razões para a caça às bruxa da idade média a modernidade. Um livro resumo dos principais assuntos abordados em Calibã e a Bruxa.

Ana Murari 11/02/2023

INCRÍVEL
Extremamente importante e maravilhoso, porém com uma linguagem um pouco complexa, tem que ler com calma, pois é repleto de dados super interessantes, principalmente sobre os ''Campos de Bruxas'', sim, eu fiquei em choque quando soube que em vários lugares até hoje, existem mulheres reclusas devido a caça às bruxas, chega a ser extremamente revoltante.
A autora fala muito sobre o capitalismo e como ele foi o causador da caça às bruxas, pois o estado queria trabalhadores e sendo assim, aprisionavam as mulheres em casa com trabalho doméstico, uma vez que não precisavam ser pagas e não teriam gastos, elas cuidavam dos maridos, da casa, da alimentação e só tinham um único propósito: Procriar e com tudo isso, os homens trabalhariam e produziriam mais. Chega a ser nojento. Não havia distinção entre idades para essa caçada, muito pelo contrário, as idosas eram as mais perseguidas, pois não concordavam com isso.
Inclusive há diversos dados históricos que eu jamais tive conhecimento, como por exemplo sobre a pr0st1tu1ç40, que só passou a ser considerada cr1m3, pois as mulheres cobravam dinheiro dos homens, pois é...
Entre várias conclusões incríveis e chocantes sobre o patriarcado e essa perseguição que acontece até os dias de hoje, vemos o medo que os homens tem das mulheres livres!
Esse livro é de extrema importância para nós mulheres, recomendo demais a leitura!

Heloisa 18/01/2023

Controle do gênero pelo capital
Tudo que pode dar algum lucro, ou pode ser perigoso parar perda de poder ou dinheiro dos homens é necessário ter controle.
Todas as violências, limites, silêncios e abusos sofridos por mulheres em todos os cantos do mundo são frutos de abusos violentos de uma luta de gêneros imposta pela existência do Capital nas mãos dos homens.
Retirar a violência dessas mãos não é facil. São muitas frentes de solução: educação, conquistas na política, reconhecimento econômico, entre tantas formas de respeito genuíno de nossa participação da civilização de nossa espécie.
A luta continua.

Flinslima 02/12/2022

Li este livro em facetas temporais diferentes. Em cada momento de início e de recomeço da leitura, eu estava em "tempos distintos" também!
A finalização da leitura hoje, no fim do turbulento 2022 sentou com uma Fernanda debilitada.
Eu estou embrulhada!
E eu não consegui digerir a comida que este livro ne trouxe: a forma elucidada que Silvia Federici apresenta o fenômeno da caça às bruxas na África, o papel das feministas africanas e o triste futuro das idosas que lá habitam.
É crueza alimentada por crueldade!
Não sei se indico a leitura, mas se você quiser arriscar, o livro é dolorosamente fantástico!

Dani Bittencourt 20/11/2022

Demorei muuuuito pra terminar esse, entre pausas, idas, vindas e quase-desistências. Tive bastante dificuldade de me concentrar nele, provavelmente porque estava bem enferrujada em leituras mais acadêmicas. De qualquer modo, recomendo muito, é extremamente rico.

Erica 11/11/2022

Uma excelente introdução pra quem quer entender mais sobre os efeitos do capitalismo e do colonialismo na África e na Índia no que diz respeito ao patriarcado e ao tribalismo

Gláucia 07/09/2022

Mulheres e Caça às Bruxas - Silvia Federici
Comecei a leitura achando que seria focado em algo acontecido na Idade Média, pois é o que costumo associar ao termo "caça às bruxas", mulheres sendo queimadas nas fogueiras. Como foi impactante e revelador saber que vai muito além disso.
O mote é sempre o dinheiro, no caso aqui, dinheiro sob a forma de terras comunais dirigidas por mulheres que cultivavam e organizavam as sociedades em torno dessa produção quase familiar. O medo foi sendo implantado, acusando essas mulheres de bruxaria até que perdessem tudo gradativamente.
Curiosíssimo o capítulo em que ela nos explica o significado da palavra gossip; expressava a amizade entre as mulheres e foi sendo deturpado para fofoca.
E saber que essa caça às bruxas acontece até hoje, de forma escancarada em sociedades na África e Índia, existindo inclusive espécies de campos de concentração de bruxas.
Livro absolutamente necessário e esclarecedor, me abriu o olhos para uma realidade (assustadora) que eu estava longe de saber existir.

Valéria 05/06/2022

Apesar das poucas páginas as temáticas abordadas são revoltantes e levantam questões que impulsionam a novas leituras sobre o tema. Inclusive, o fato de ser um livro curto e de escrita fluída, torna-o um excelente instrumento para mulheres que querem começar a entender sobre sua história.Ótima leitura!

Cachamorra 02/06/2022

Um livro para entender a estrutura socioeconômica
Eu já tinha me impressionado com a qualidade da pesquisa e a forma fácil que Sílvia Fredericci expõe sua pesquisa em O Calibã e a Bruxa, nesse ela retorna ao tema fazendo uma análise da continuidade à caça às bruxas, na perspectiva de que a violência contra as mulheres é uma nova forma de controle (económico e político) dos corpos femininos (mulheres trans também estão aqui).

O livro é impactante. Concluí entendendo que nossa militância precisa constante e incansável. Precisamos continuar a luta e ampliar o combate a misoginia e o racismo, mais ainda, precisamos unir a militância e desvelar as armadilhas neoliberais que causan a desunião da esquerda no Identitarismo vazio. Esse livro é uma base de apoio para nossa militância, para abrir nossa sensibilidade e nossa percepção ao que a burguesia faz ainda com a classe trabalhadora e, principalmente, com a classe trabalhadora feminina.

Christiane 05/05/2022

Ainda estou digerindo minha raiva e indignação ao ler este livro. Raiva não da autora, mas do que ela relata. Ela começa com a questão do cercamento de terras na Inglaterra na época da Revolução Industrial, pois a caça às bruxas não se deu na Idade Média como muitos pensam, mas no começo da Idade Moderna. As pessoas pobres plantavam em terras comunais e de repente perderam este direito, as terras foram cercadas. As fábricas precisavam de mão de obra, e com isto se forçou os homens a irem trabalhar nas fábricas. Porém as mulheres reagiram, arrancavam as cercas, contiuavam a plantar, e faziam isto de forma coletiva, respeitando a natureza. Além disto há um capítulo onde ela explica o que significava gossip, que traduzido é fococa. Só que naquele tempo gossip significava a amizade entre as mulheres, a sororidade, e isto foi disvirtuado para fazer com que as mulheres se separassem. Como elas eram independentes, até se reuniam nas tavernas para beber e conversar, isto tinha que acabar. Também temiam sua sedução, afinal ela podia levar o homem para onde quisessem. A solução? acusar de bruxaria e matá-las na fogueira, para com isto intimidar, aterrorizar as mulheres e fazer com que fossem para casa, procriar mão de obra e manter o trabalhador com comida e roupas.
Mas o pior, isto não acabou como muitos pensam. Atualmente em vários lugares, principalmente na Índia e África se mantém a caça às bruxas. Na Índia por causa do dote do casamento, e na África pelas terras. São principalmente as mulheres idosas que ainda mantém seu pedaço de terra e plantam de acordo com seus conhecimentos ancestrais. São perseguidas e mortas, principalmente pelos jovens que querem a terra. Em Gana há inclusive um campo de bruxas, ou seja, um campo para onde as mulheres vão em busca de alguma proteção. E o pior, há pouca reação contra isto. Por isto minha raiva e indignação.

jonathan 04/04/2022

Não é nem metade de um relato onde o feminino em si sofreu com o passar dos séculos, nesta obra podemos vivenciar historicamente e socialmente que a caça as bruxas foi um ato de silenciar o poder feminista, queimar forças maiores, atos de capitalismo para selar uma futura revolução histórica, mulher é força, mulher é resistência, ser mulher é simbólico.

Oscar.Albuquerque 14/03/2022

Passagem rápida sobre a perseguição as mulheres
Nessa obra a autora nos mostra como diversas mulheres sofreram ao longo dos tempos por perseguições e foram acusadas de serem bruxas, conta alguns dos vários motivos do porque tais fatos recaírem sobre as mesmas, especificamente. Por fim, também é discutido o tema atualmente, mostrando que esse problema não morreu na idade média.

vanessamf 20/01/2022

Bruxas, uma invenção para controlar mulheres
O que temos neste livro é a história de como as mulheres perderam espaço na sociedade para a criação de um sistema econômico que hoje destrói o planeta com sua busca incessante pelo lucro, custe o que custar.

E é tudo muito bem explicado, com pesquisas e dados, inclusive a origem da palavra gossip (fofoca em inglês). Além da retomada da caça literal às bruxas ao redor do mundo em pleno século XXI.

Recomendo muito a leitura!

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2022/01/19/tecnico-mulheres-e-caca-as-bruxas/

Ana 06/11/2021

"Porque as mulheres - cujos corpos trouxeram a este mundo todas as pessoas que já viveram e que não apenas procriam, mas nutrem as crianças e reproduzem diariamente suas famílias - devem ser alvo de tanta violência?" O livro trás textos importantes importante que contam sobre a caça às "bruxas" tanto historicamente quanto nos dias atuais. Nunca antes havia me ocorrido que a caça às bruxas foi um ataque coletivo orquestrado principalmente por homens, contra mulheres cujos comportamentos e ideias iam contra a ordem vigente, nem que ocorria ainda nos dias atuais. Leitura muito interessante e informativa.