Mulheres e caça às bruxas

Mulheres e caça às bruxas Silvia Federici

Resenhas - Mulheres e Caça às Bruxas

Lua 24/08/2021

Mulheres e a caça as bruxas (março)
Não é uma leitura fácil, mas com certeza é uma.leitura que te recompensa. A autora aborda temas. Aos quais me de refletir sobre quais caminhos a luta pela igualdade tomou. Ao terminar o livro senti o coração uma chama que , venho tentando manter acesa através de outras tipos similares de literatura, e tento me atentar sobre não ser delitiva na minha lutar, em buscar conhecer outras realidades diferentes da minha .
Como raça, situação social e até mesmo a estrutura que pasmem avantajada tenho por viver neste país. É um livro complexo, porém de uma riqueza de informações e conhecimento sobre a causa feminina e luta, fora da bolha que vivemos!

Mari Guerra 15/07/2021

Um livro bem curto e introdutório a tese da Silvia Federici sobre como o capitalismo se apoiou no patriarcado para se estabelecer, o meio de fazer isso foi por meio da caça às bruxas.

Nat 11/07/2021

A unica coisa que eu tenho a dizer é que se você quer entender como o odio as mulheres é estrutirado e disseminado esse livro épra você

Leituras di Macondo 08/07/2021

Que emprece el matriarcado
O livro é uma versão mais acessível do já clássico feminista Calibã e a bruxa. Federici escreve aqui os pontos cruciais de sua obra de referência em artigos de fácil acesso e compreensão para nos elucidar questões históricas, antropológicas e com forte cerveja econômica de como mulheres independentes sexual, civil e financeiramente veem sendo mortas (sempre com algum requinte de crueldade) pelo patriarcado.

Uma leitura necessária para entendermos que matar bruxas pode até ter uma maquiagem tosca de religião, mas é essencialmente a legitimidade do poder masculino e a sempre presente "mão invisível" do capital os verdadeiros algozes da liberdade e independência femininas.
Larissa Evelyn 04/01/2023minha estante
Quem leu Calibã "precisa" ler esse? Do ponto de vista de ter mais coisas a acrescentar ou é mais do mesmo em outra linguagem/versão?

Leituras di Macondo 28/02/2023minha estante
Não sinto que "precise" não. O Calibã é muito mais completo. Mas esse livro é mesmo muito gostoso de ler e tem aqui algumas curiosidades que não necessariamente estão no Calibã?

Michelle.Muriel 30/05/2021

Caça às bruxas até o dias de hoje
Porque as mulheres são vítimas de tanta violência se são as que reproduzem a vida, mais que isso, nutrem e cuidam diadiariamente de suas famílias?
"Na verdade, a violência contra as mulheres terminará apenas com a construção de um mundo diferente, onde a vida das pessoas não seja ' consumida' em prol da acumulação de riquezas."

Yasmin 20/05/2021

Fanatismo religioso e tudo pelo poder
Esse é um livro que busca espalhar conhecimento sobre o que realmente aconteceu no caça às bruxas e de como esse acontecimento tem forte ligação com o capitalismo. Muitas vezes, quando pensamos na "Santa Inquisição", pensamos em bruxas horríveis, de nariz enorme, verrugas e fazendo maldade sem controle. Mas a verdade é outra.

Cada página, cada parágrafo me deu um choque de realidade absurdo. Como a igreja foi cruel, como o fanatismo religioso é um mal na sociedade, como os direitos humanos e a empatia são muitas vezes deixados de lado quando a questão é poder. Esse livro abre nossa mente para entender essas e muitas outras coisas que foram distorcidas, escondidas e apagadas ao longo do tempo.

Esse livro é extremamente importante para abrir nossos olhos para casos como o de inúmeras mulheres que até nos dias de hoje, são mortas por acusação de bruxaria, como o da Fabiane Maria de Jesus que foi espancada até a morte após ser acusada de bruxa por uma Fake News.

"Quando um homem entrou em uma sala de aula, separou os homens das mulheres e atirou conta elas gritando 'vocês são todas umas malditas feministas' "
Ser mulher é um ato de resistência!

Ercilia 29/04/2021

O feminismo salva vidas
Esse livro me surpreendeu pelos relatos históricos e atuais que conectam capitalismo e caça às bruxas. A historiadora italiana, Silvia Federici, tratou mais detalhadamente essa relação num livro anterior, de 2004, "Calibã e a bruxa" (que ainda não li) lançado no Brasil em 2016. Na primeira parte do livro  "Mulheres e caça às bruxas", publicado no Brasil em 2017, a autora trata desse fenômeno  nos séculos XVI, XVII e XVIII  e, na segunda parte, ela traz relatos de caça às  bruxas no tempo presente (!!!) que ocorrem, sobretudo,  em países da África e da Ásia.  Acreditem, a caça às bruxas não é coisa do passado. Gostei, aprendi muito e recomendo a leitura.

Lola 24/04/2021

Ser mulher é um ato de resistência.
Quando falam de caça às bruxas pensamos em Salem, mulheres sendo levadas à fogueira porque uma colheita deu ruim, galera da Inquisição recriminando a mulher "muito bela", "muito feia", com algum sinal de nascença, que sabe que um chá de camomila acalma, enquanto homens apavorados dão asas à imaginação sobre metodologia de tortura, tudo isso por medo de que bruxas façam o pinto deles sumir. ¯\_(?)_/¯

Federici nos chama a pensar na caça às bruxas modernas e na nova invocação de preceitos mágicos como motivação à perseguição de mulheres por serem elas detentoras de terra e posses, enquanto há fomento do terror da improdutividade pautada na lógica capitalista de que tudo deve ser voltado não ao bem estar social ou à comunidade, mas ao lucro de uns poucos.

Pensar que a necessidade de controle da mulher e de seus bens conclama jovens à prática de assassinatos por questão de bruxaria é irônico quando situamos o cenário num mundo onde se exalta a globalização pelo acesso ao conhecimento.

2000 e tanto e homens ainda usam a mulher como bode expiatório por problemas que eles mesmos alimentam.

Maryane 23/04/2021

Todas e todos deveriam ler
É um livro curtinho mas que tive que ir lendo aos pouquinhos pra digerir o conteúdo.

Sempre que se fala em caça às bruxas, só se fala da inquisição da Idade Média na Europa, enquanto é uma prática que existe até hoje, como em países do continente africano. Além disso, tem também o efeito que essa caça tatuou nas mulheres, durando também "indiretamente" até hoje. Vivemos num sistema que vê a mulher como meio de produção de trabalho, tanto em razão da reprodução como com a exploração de seus corpos. E mesmo com toda sua "utilidade", a mulher é desvalorizada pelo mesmo motivo. A união feminina incomoda, e a mulher isolada sozinha em casa fazendo trabalho doméstico não remunerado também. A mulher idosa também é um problema, é um fardo. E a mulher infeliz por ter sido expulsa de suas terras e jogada à pobreza é bruxa, traz má sorte, ninguém deve chegar perto. Não sei se um dia seremos capazes de sair dessas amarras, mas nem por isso temos que nos acomodar. Se eu, que não tenho minha vida literalmente caçada, sinto o peso do que é ser mulher (no seu sentido de construção social), fico imaginando a vida daquelas que são exiladas e torturadas por pura misoginia. É um mundo muito doido mesmo.
A união feminina é imprescindível, mas a questão é pertinente à todas as pessoas, independentemente de gênero, religião ou posicionamento político.

Só leiam, gente. É rapidinho, custa nadaaaa
(A resenha virou um desabafo)

brendbatista 21/04/2021

Livro muito bom e super elucidativo.

A autora discorre sobre o porquê das mulheres são alvos de tamanha violência, incluindo a caça às bruxas.

Destacando que as mulheres não-brancas, pobres, idosas e de países do terceiro mundo são as mais afetadas por essa caça às bruxas, que infelizmente, ainda não terminou.

São inúmeras colocações importantes que merecem ser levadas em consideração, principalmente, a interligação do capital e as mulheres, bem como a magia* e o capitalismo.

Emyllaynny.Freitas 10/04/2021

Esse livro me tocou bastante por se tratar dos degraus econômicos e sociais que nos fizeram chegar a imagem feminina da atualidade. A leitura é muito fluida e a linguagem é sensacional. Recomendo muito para quem busca entender melhor a evolução do papel da mulher na sociedade.

Jorisdana 10/04/2021

Necessário
Não fazia ideia do quanto a opressão feminina é profunda e histórica. Tô chocada. Amei muito, linguagem boa e informações muito necessárias!!
Friederich é um ícone

wwlfstar 09/04/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita da Silvia. Gostei da perspectiva que foi apresentada, mas senti que foi passada de maneira muito técnica e específica. Como público geral não acostumado com leituras nesse estilo, fica difícil compreender a totalidade das informações presentes no livro.

Delma 31/03/2021

O apanhando de artigos não consegue traduzir perfeitamente o que foi a caça as bruxas no passado e o impacto da caça as bruxas atual. Senti falta de um embasamento maior que talvez só o Calibã e a Bruxa pode oferecer.