Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Luuma 23/02/2020

Wowwww que livro!
A kanae Minato tem uma forma bem singular de narrativa, e acredito que por ter lido Confissões a pouco tempo, em Penitência já fui meio que acostumada com a narrativa e achei o livro simplesmente incrível
História super pesada,que me deixou envolvida do início ao fim, acredito que tenho gostado mais de Penitência do que de Confissões.
Igor.Kensuke 04/08/2021minha estante
O desenvolvimento é fantástico mas esperava uma conclusão mais interessante. A narrativa de múltiplos pontos de vista é algo que a autora faz com total brilhantismo.

Leitor Oculto 27/02/2022

Fórmula repetida que funciona!
Quem já leu "Confissões" já conhece a fórmula do sucesso. Cada personagem narrando sua versão dos fatos e um desfecho surpreendente.

Por aqui, nada muito diferente, porém devo admitir que o modelo funciona, pois me senti imerso e não conseguia parar de ler.

Além disso, ao longo da obra, a autora expõe detalhes da cultura oriental que, de tão estranhos, nos levam a querer saber mais.

A amarração da trama é, absolutamente, perfeita e com um final pesado e indigesto que faria o mestre King aplaudir de pé.

A medida que os fatos vão sendo apresentados vamos conhecendo os diferentes pontos de vista em um jogo delicado onde não sabemos, ao certo, quem é vilão e quem é vítima.

Sendo assim, sejam muito bem-vindos ao jogo e tirem suas próprias conclusões, mas uma coisa é certa: as palavras ditas tem mais impacto no futuro alheio do que supomos no momento.
Ray 27/02/2022minha estante
????

Ana Clara 10/07/2023

Surtos
É o segundo livro que eu leio da Minato e só consigo pensar o quanto essa mulher é surtada, todos os personagens dela são caóticos e problemáticos e surtados. Sei lá, isso pra mim é coisa de gente doida.
kalyne11 31/08/2023minha estante
KKKKKKKKK amei

Suelyn Baldo 05/02/2020

É o primeiro livro da Kanae Minato que li. No começo achei um pouco confuso, cada personagem narra o seu ponto de vista do acontecimento. Quando entendi, o livro fluiu muito bem, o enredo é muito bom e me deixou bem curiosa para saber quem era o/a assassino/a. Infelizmente não acertei quem era. O final achei um pouco cansativo, mas nada que estragasse o desempenho do livro.
Deja 20/02/2020minha estante
A narrativa dela é assim mesmo, as vezes é um pouco cansativo, mas compensa a leitura porque podemos indetinficar vários pontos psicológico que nos leva fazer absurdos

Del | @nmundoliterario 18/03/2024minha estante
Ele encontrou por acaso, e só por causa do anel na caixinha que elas esconderam na cabana abandonada que ele estava olhando por que pretendia montar uma nova escola para desajustados, uma vez que a outra que ele tinha havia queimado. Ele inclusive nem imaginava que a menina poderia ser filha dele. Eu fiquei curiosa pra saber o que aconteceu quando ele descobriu. Senti falta deste detalhe.

Andre.S 05/05/2021

Leitura penitencial
Chegar ao final deste livro é que é uma verdadeira penitencia. Um livro insuportavelmente chato, com uma história clichê pra lá de novela de baixa qualidade. Mal escrito, arrastado e longo demais. Com umas 100 páginas a menos a autora teria conseguido melhor efeito.
Para esquecer.
Ana Bellot 30/05/2021minha estante
Totalmente de acordo!

Jaque @blogmalucadoslivros 07/11/2019

KANAE NUNCA DECEPCIONA
Há quinze anos atrás, quatro meninas inseparáveis Maki, Sae, Akiko e Yuka, que moravam em uma pequena cidade no interior do Japão, ganharam uma nova amiga: Emily; ela veio de Tóquio com os pais, e logo todas crianças da escola ficaram fascinados por ela. Tudo não passaria de uma linda amizade até que algo terrível aconteceu.

No feriado de Obon, a cidade estava cheia de visitantes, e as cinco garotinhas resolveram ir brincar na escola, até que um homem desconhecido apareceu pedindo ajuda para apertar alguns parafusos em um vestiário, escolhendo Emily para esta tarefa. As outras meninas continuaram brincando, até que o alarme das 18 horas tocou e elas perceberam que já era hora de voltar para casa, mas Emily ainda não tinha retornado. Ao chegar no vestiário, elas encontraram Emily morta.

Mas as garotas não conseguem se lembrar do rosto do assassino e quinze anos depois, o crime já está para prescrever. Porém, nenhuma delas esqueceu a ameaça de Asako - mãe da Emily: elas teriam que lembrar do assassino, caso contrário deveriam pagar uma penitência, e ela se vingaria de cada uma delas, por não poder punir o assassino da filha.

Recentemente resenhei o livro "Confissões" da autora por aqui, e contei pra vocês o quanto amei a escrita dela. Agora fico feliz de dizer que meu segundo contato com a escrita dela foi tão bom quanto, e mais uma vez, me surpreendi. Esta foi uma leitura que me causou muitas reflexões sobre justiça, trauma e culpa.

A trama traz o ponto de vista das quatro garotas, cada uma delas contando à Asako, como a morte de Emily e sua ameaça afetaram a vida de cada uma delas. Mas isso não torna a leitura cansativa, muito pelo contrário: a torna ainda mais instigante. Porquê Penitência é uma obra pesada, mas acompanhar como tudo isso afetou a vida dessas garotas torna a leitura ainda mais envolvente nos fazendo questionar se elas, quem sabe um dia vão se lembrar do rosto do assassino.

Eu poderia ficar aqui falando horas sobre este livro, mas não posso. Só leiam, esta obra intensa e conheçam a escrita desta autora incrível!
Mona 16/12/2019minha estante
Estou lendo no momento...... Acabou o capítulo da Sue...

Claudia Cordeiro 31/10/2019

A ideia do livro é simplesmente excelente. O qto um crime cruel devastou e influenciou as vidas das meninas, até msm depois de se tornarem adultas.
Mas dei 4.5 e não 5 por dois motivos, primeiro, o livro anterior dela prendeu mais a atenção.
Segundo, fiquei em dúvida ....................... possível spoiler ................................... pela motivação do crime. Pelo tempo decorrido até o assassino agir.
Alguns pensamentos de personagens são meio tortuosos, mas as pessoas são meio doidas, talvez metade delas kkkkk
Isadora.Secchi 31/10/2019minha estante
Fiquei curiosa!

Mari 24/08/2021

Penitência
Penitência é um suspense psicológicoe, embora eu não o considere tanto um suspense, mas sim o livro sobre as relações humanas. Não sei como o classificaria, mas não diria que a obra segue a estrutura simples de um suspense, como um crime, investigação, revelação do culpa e consequência. Até tem esses elementos que falei, porém não é sobre isso exclusivamente, na verdade, diria que esses elementos são recursos para construção narrativa e não finalidade.

Esse é meu primeiro livro lendo a Minato e fiquei positivamente impressionada. A forma como ela faz a mudança de ponto de vista é muito bom e ela o faz com maestria. Temos cinco pessoas interligadas narrando os capítulos da obra e essa narração acontece de diferentes formas como narrativa epistolar, narrativa em primeira pessoa... É muito bom. Isso faz com que o leitor se envolva mais com as personagens. Eu fiquei mais interessada em saber como estavam as vidas das personagens e seus psicológicos do que a motivação da sitiuação problema.

Gostei bastante, mas tirei 0,5 estrela porque achei o final um pouquinho decepcionante. Achei que o desfecho que é apresentado ao leitor não é empolgante o suficiente e a brutalidade do crime foi desproporcional a "justificativa".
Rosy 24/08/2021minha estante
Super quero ler esse ;)

Tatianees 14/07/2022minha estante
Eu gostei muito mais de Confissões.
O que não gostei nesse livro foi que não conseguir me apegar a ninguém. Quando analisamos os personagens, foi mostrado mais defeitos do que coisas boas.
Sobre o lance das meninas levarem a ameaça a sério: a questão da cultura interferiu sim, mas imagine você com dez anos, testemunha um homicídio em uma cidade onde isso não acontece e logo em seguida um adulto te ameaça. Isso acaba com o psicológico de qualquer criança.
A mãe não mudou de ideia 15 anos depois, no relato dela fica claro que ela pensou que as meninas não tinham levado a sério sua ameaça. Quando a menina casa com o primo dela, ela diz acreditar que elas seguiram em frente. Só quando surge as noticias sobre as meninas matando pessoas é que ela vê o estrago que fez.

Hellohell 11/02/2024

Um thriller surpreendente
Desde o primeiro livro que li da Kanae, me apaixonei por sua escrita. Uma escrita envolvente, amarradinha, surpreendente mirabolante, um verdadeiro Thriller de qualidade.
Keg 11/02/2024minha estante
Tenho esse livro na minha lista, espero descobrir se é realmente envolvente também! ?

Carla 16/02/2020

Drama de sobreviventes
A autora constrói uma boa trama nessa obra. Te instiga a continuar.
Acho que ela peca ao construir muitos personagens cujas vozes se confundem um pouco. Ela não consegue dar uma voz muito específica para a narrativa de cada uma das personagens.
Embora tenha um crime e a necessidade de desvendar o mistério, o livro trata mais do trauma que os sobreviventes enfrentaram a partir da culpa com o ocorrido em suas infâncias. Alguns traumas são bem verossímeis, outros nem tanto.
Vale a pena ler. Aprendi sobre o sistema educacional japonês e a pressão sobre o desempenho dos alunos.

Unloved Jester 02/07/2020

Impactante
"Penitência" escrito por Kanae Minato nos conta, por meio de relatos de diferentes mulheres, como um crime brutal, ocorrido quinze anos antes em uma pequena cidade do interior do Japão, e seus desdobramentos afetaram de maneira absurda a vida e as decisões de cada uma das envolvidas.

A obra nos traz diferentes pontos de vista narrados em primeira pessoa, mas de diferentes maneiras em cada capítulo. Sua trama principal gira em torno de um grupo de quatro amigas, Sae, Maki, Akito e Yuka, que, aos dez anos de idade, de repente, se vêm envolvidas em um assassinato brutal de uma garota ocorrido nas dependências da escola onde elas brincavam e que todas as quatro interagiram com o assassino antes do crime, mas, de alguma forma, não conseguiam se lembrar dele.

Uma trama instigante e bem desenvolvida que nos faz pensar em como apenas algumas palavras impensadas em um momento de desespero podem afetar toda a vida e as decisões de uma pessoa e de como nem tudo que se vê de fora é um retrato do realmente acontece por dentro.

O livro apresenta alguns momentos e conclusões bem previsíveis, mas é uma leitura impactante, rápida e extremamente recomendada.

Kivia 21/07/2020

Gostei da visão do livro das pessoas envolvidas falando sua versão dos fatos.
Engloba um assunto importante sobre a desigualdade social, e com o as pessoas enxergam uma as outras.

Bel 30/07/2020

Muito bom, até a metade foi escrito de uma forma incrível que me fez marcar varias partes, gostei do final mas queria que ela tivesse escrito mais detalhamento de alguns pontos na história que achei meio mal desenvolvido. Mesmo assim penitência é uma mistura de sentimentos, me faz ter arrepios, tristeza, questionamentos, nojo, entender de forma ambígua etc realmente amo como as histórias da kanae são cheias de questionamentos e de" acho que eu agiria do mesmo jeito nessa situação.." Enfim, eu gosto mais de confissões porque me surpreendeu muito em relação ao choque, ao medo, e surpresa, mas penitência ele é tão delicado, sentimental e pertubador por ter verdades expostas e focar nas vidas de quem foi inocente em vez de o caso e o assassinato em si