Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

dirceudemarilia 14/10/2020

é a kanae minato ne?
acho que foi o nelson rodrigues que disse que não importa quantos livros a gente vai ler na vida, apenas dois ou três iremos carregar conosco. arrisco a dizer que confissões, ou kokuhaku, o livro de estreia da escritora japonesa kanae minato, se tornou o meu terceiro. por isso, decidi ler penitencia o quanto antes.

acho que o marketing do livro nos dá uma expectativa errada... mas só vamos descobrir isso no penúltimo capitulo, que leva o nome do livro. me pergunto se isso é proposital ou apenas um erro na editora. se bem que a série de kiyoshi kurosawa também foi vendida assim...

se voce também veio de kokuhaku, não se engane. confissões é um livro sobre consequências. olho por olho e dente por dente. shokuzai é sobre culpa.

falando sobre o livro em si: o capítulo da sae foi extremamente simbólico e tocou sobre um assunto que só trata a ela, devido ao dever que lhe foi dado quando era criança. extremamente forte e dá o tom do livro. sinceramente, não sabia que se tratava de um estupro seguido de assassinato. talvez tivesse evitado a leitura se soubesse disso. esse, por descrever o estado de emily após o ataque, se torna o capítulo mais pesado e perturbador.

o acidente de maki foi extremamente realista. professores são julgados por qualquer coisa, apesar de fazerem tudo por seus alunos. gosto de como ela se refere a asako no final.

o capítulo de akiko me incomodou bastante. achei sem pé nem cabeça. especialmente porque no final o personagem do koji não foi julgado (na narração da personagem). por que ele aceitou a proposta de haruka de viver daquele jeito? também não entendi a obsessão de akiko por ser uma pessoa invisível e como isso impactou na história. penso seriamente em pular o episódio sobre ela na série japonesa de mesmo nome.

yuka é sensacional. pela forma que ela foi descrita no começo, achei que seria a mais revoltada e imatura, mas ela é a mais pé no chão de todas em relação ao que aconteceu. agradeça a miopia.

não vou mentir, por ter lido kokuhaku, me impressionei com o capítulo focado na mãe de emily, asako. kanae minato derruba todas as nossas expectativas sobre aquela mulher fria e assustadora que chamou 4 meninas de 13 anos de assassinas. o capítulo final/epílogo seguinte nos confirma todo o sofrimento, o horror e a esperança de vida nova que reviver esse assunto trouxe a essas mulheres.

no final, na cabeça de uma criança tudo é mais impactante e assustador. especialmente se você não tem seus amigos por perto.

fico esperando outras publicações de kanae minato e de outros autores japoneses do gênero iyamisu (que literalmente significa ewww mystery!) no brasil.

a hbo faria uma ótima adaptação desse livro... espero que eles descubram o tesouro que é kanae minato.

*SPOILER*
queria ter visto o que aconteceu com nanjo. espero que contem isso na série de tv.

site: https://www.instagram.com/marilynemarilia/

gabe 22/06/2020

Ritmo incrível
Típico livro "só mais um capítulo". INCRÍVEL e PODEROSO, recomendadíssimo.

Thainá - @osonharliterario 28/08/2020

Um assassinato, cinco garotas e uma promessa desesperadora
Durante um feriado, quando a piscina da escola encontrava-se fechada em respeito à comemoração, um grupo de cinco amigas, com faixa etária de 10 anos, foram brincar de vôlei em um campo ao lado da escola. Sae, Maki, Akiko, Yuka e Emily brincavam de passar a bola quando foram interrompidas por um homem desconhecido, o qual usava um uniforme de trabalho, que pediu a ajuda de uma das meninas para limpar os ventiladores do ginásio da escola, dando a desculpa de que havia esquecido a escada.

Prestativas e educadas, todas as meninas têm vontade de ajudá-lo, mas a escolhida é Emily, a única que não é nativa daquela cidade e que se destoa das demais por motivos únicos. Porém, após horas de espera, as quatro meninas restantes decidem procurar por Emily e pelo homem desconhecido, achando assim o corpo sem vida da garota. Emily foi assassinada e estuprada.

Após 15 anos dessa terrível tragédia, acompanharemos, através da narração de cada uma, como a vida de Sae, Maki, Akiko e Yuka foram afetadas por causa do assassinato e também por conta de uma conversa que tiveram alguns anos depois com a mãe de Emily. Em silêncio, elas haviam feito uma promessa para ela, e isso afetou, mesmo que sem perceber, significativamente a vida de cada uma, mas não de um jeito bom.

Cada uma lidou com a situação de uma forma particular e sofreu à sua maneira, mas é inegável que todas, mesmo após quase duas décadas, ainda se punem pelo assassinato e por não terem lembrado do rosto do assassino, tendo assim o processo de prisão sendo arquivado. O tempo de prescrição está acabando e o assassino ainda está a solta, como agir em relação a isso e como parar de causar auto penitência em si mesma?

Há traumas, momentos de sufoco e de desespero e vidas arruinadas. Por isso Penitência é um livro forte, bastante descritivo e angustiante de se ler. Nele, nós temos a versão de cada garota do grupo de amigas da Emily; cada sofrimento, paranoia e tristeza. É uma história que toca, arrepia e nos tira todas as estruturas emocionais possíveis.

Mas cuidado com os gatilhos: há cenas fortes e descritivas de estupro, pedofilia, assassinato e suicídio.

Em apenas 3% da leitura eu já me sentia incomodada, angustiada e sufocada, inclusive até chorei. As cenas e descrições de um assassinato e estupro de uma menina de 10 anos são muito fortes e mexeram muito comigo. Tudo que eu queria era que o assassino fosse pego logo, mas isso nem de longe é o foco do livro (por mais que fique claro que é isso que a mãe e as amigas da vítima procuram). Ao meu ver, o foco da história é muito mais as consequências que essa situação ocasionou na vida das amigas da vítima, em como ver a amiga ali, assassinada e violada, fez com que a vida delas tomasse um rumo totalmente inesperado e angustiante; como uma promessa à mãe da vítima fez com que a vida das meninas vivas se tornassem um furacão de maus sentimentos. Senti-me na pele de cada uma e me sensibilizei com cada relato.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/08/28/resenha-penitencia-kanae-minato/

Rafa 16/08/2020

Quinze anos atrás, uma menina de 10 anos foi assassinada em uma cidade do interior do Japão. Quatro garotas que estavam com vítima pouco antes dela de ser morta falaram com o assassino, mas por algum motivo, nenhuma delas consegue lembrar o rosto dele. Inconformada, a mãe ameaçou as garotas: "Se não conseguirem encontrar esse assassino, cada uma terá de pagar uma penitência" Elas conseguem chegar à vida adulta, mas uma série de tragédias as espera!!!!

Eu já tinha lido o primeiro livro da escritora Kanae Minato, o excelente Confissões, então fiquei curioso para ler Penitência. Para minha alegria, ele me foi presenteado pela @janameneguette no amigo secreto do @clubedosthrillers. Que presente fantástico! O livro correspondeu em cheio às minhas espectativas!!!

O livro tem uma estrutura muito interessante. É divido pelos depoimentos de vida das principais personagens. E é aí que a autora mostra toda sua competência. Os depoimentos mostram de uma maneira muito inteligente como o assassinato influenciou a vida de todas. Como ele fez aflorar os traços de personalidade de cada uma delas que elas carregaram no decorrer da vida e refletem em suas ações. Todas elas são muito bem construídas!!

A inserção dos costumes da sociedade japonesa é outro ponto forte. A autora consegue mostrar como esses costumes moldam a vida das personagens e são fundamentais para os acontecimentos da história!!

Juntando tudo isso, Kanae Minato mais uma vez me surpreendeu positivamente com uma história forte e bem concluída!! E ela continua sem medo de matar seus personagens!!

Bel 30/07/2020

Muito bom, até a metade foi escrito de uma forma incrível que me fez marcar varias partes, gostei do final mas queria que ela tivesse escrito mais detalhamento de alguns pontos na história que achei meio mal desenvolvido. Mesmo assim penitência é uma mistura de sentimentos, me faz ter arrepios, tristeza, questionamentos, nojo, entender de forma ambígua etc realmente amo como as histórias da kanae são cheias de questionamentos e de" acho que eu agiria do mesmo jeito nessa situação.." Enfim, eu gosto mais de confissões porque me surpreendeu muito em relação ao choque, ao medo, e surpresa, mas penitência ele é tão delicado, sentimental e pertubador por ter verdades expostas e focar nas vidas de quem foi inocente em vez de o caso e o assassinato em si

Kivia 21/07/2020

Gostei da visão do livro das pessoas envolvidas falando sua versão dos fatos.
Engloba um assunto importante sobre a desigualdade social, e com o as pessoas enxergam uma as outras.

Unloved Jester 02/07/2020

Impactante
"Penitência" escrito por Kanae Minato nos conta, por meio de relatos de diferentes mulheres, como um crime brutal, ocorrido quinze anos antes em uma pequena cidade do interior do Japão, e seus desdobramentos afetaram de maneira absurda a vida e as decisões de cada uma das envolvidas.

A obra nos traz diferentes pontos de vista narrados em primeira pessoa, mas de diferentes maneiras em cada capítulo. Sua trama principal gira em torno de um grupo de quatro amigas, Sae, Maki, Akito e Yuka, que, aos dez anos de idade, de repente, se vêm envolvidas em um assassinato brutal de uma garota ocorrido nas dependências da escola onde elas brincavam e que todas as quatro interagiram com o assassino antes do crime, mas, de alguma forma, não conseguiam se lembrar dele.

Uma trama instigante e bem desenvolvida que nos faz pensar em como apenas algumas palavras impensadas em um momento de desespero podem afetar toda a vida e as decisões de uma pessoa e de como nem tudo que se vê de fora é um retrato do realmente acontece por dentro.

O livro apresenta alguns momentos e conclusões bem previsíveis, mas é uma leitura impactante, rápida e extremamente recomendada.

Napolitano 27/06/2020

Uma caixinha de surpresas
Foi o primeiro livro que li dessa autora e foi uma grata surpresa. A história é impressionante, ela consegue ser bem desenvolvida apesar do livro ser curto.

Você se vê pensando em como a vida levou cada uma daquelas garotas até o ponto onde elas se encontram. Em como cada atitude delas na noite da tragédia influenciou nos seus futuros.

Jeff.Rodrigues 16/02/2020

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Será fácil seguir adiante na vida após um trauma abalar sua infância ou os fantasmas cedo ou tarde voltarão para assombrar? Após o estrondoso sucesso de Confissões, um excelente livro, diga-se de passagem, Kanae Minato retorna com uma obra que vai fundo nos incômodos da consciência humana. Penitência é a típica história para ser lida em um ou dois dias e que ao mesmo tempo em que se aprofunda de forma exemplar em questões peculiares de seus personagens, naufraga em uma narrativa rasa e pouco atraente.

Quatro garotas testemunharam um assassinato, mas nenhuma delas conseguiu se lembrar do rosto do culpado. Inconformada, a mãe da vítima rogou uma espécie de praga para que a consciência delas pesasse. E a vida seguiu seu curso com cada uma crescendo e tomando seu rumo. Assim, cada capítulo é narrado por uma dessas garotas, já adultas, contando a sua versão para o dia fatídico, e fazendo uma confissão de como sua vida se desenrolou após os acontecimentos. Todas elas acabaram cometendo algum ato que consideraram como o acerto de contas com o passado. Seria a tal penitência que a mãe da vítima sentenciou.

A premissa interessante da trama se perde em uma história que, sendo bem sincero, é um tanto quanto imatura. A narrativa, mesmo levando-se em conta o estilo oriental bem diferente do nosso, é fraca e cheia de situações convenientes demais. Somos levados a crer que as garotas tiveram seu futuro, e consequentemente seus atos, definidos necessariamente pela ameaça da mãe da vítima. Mas em momento nenhum isso me soou crível. Aliás, os principais acontecimentos e suas justificativas protagonizados por cada uma delas forçam demais a barra para servir ao propósito do enredo. Em linhas gerais, é um livro bom para passar o tempo, mas longe de carregar qualquer qualidade que o faça se destacar.

Minato mostra um bom domínio em explorar histórias que envolvem crianças sob o jugo de adultos. Confissões trabalhava exatamente um tema cujas entrelinhas são parecidas com Penitência. Temos um adulto (no primeiro, uma professora e neste, a mãe da vítima) que através de atos ou ameaças busca causar um desequilíbrio psicológico nas crianças ao seu redor. A diferença é que Confissões tinha uma trama muito bem estruturada com um desenvolvimento convincente e bastante assustador. Já aqui em Penitência, faltou algo mais e tudo se perdeu em uma narração rasa que não me convenceu. É como se fosse um livro experimental cujo acabamento e retoques finais não foram feitos.

O desfecho, protagonizado pela mãe em uma longa narrativa com passagens interessantes e outras totalmente desnecessárias, foi tão linear que não pareceu uma conclusão. No fim, Penitência se resume a capítulos avulsos com depoimentos de vida de personagens em que a linha que faz a conexão entre cada um é frágil e difícil de engolir. Passa longe da minha lista de recomendações.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2019/12/26/resenha-penitencia-kanae-minato/

Carla 16/02/2020

Drama de sobreviventes
A autora constrói uma boa trama nessa obra. Te instiga a continuar.
Acho que ela peca ao construir muitos personagens cujas vozes se confundem um pouco. Ela não consegue dar uma voz muito específica para a narrativa de cada uma das personagens.
Embora tenha um crime e a necessidade de desvendar o mistério, o livro trata mais do trauma que os sobreviventes enfrentaram a partir da culpa com o ocorrido em suas infâncias. Alguns traumas são bem verossímeis, outros nem tanto.
Vale a pena ler. Aprendi sobre o sistema educacional japonês e a pressão sobre o desempenho dos alunos.

Emily.fonseca 21/12/2019

fraco
Penitência é um suspense psicológico diferente de tudo que eu já li, a forma como a autora narra os fatos é inovador, o que deixa o leitor por dentro de tudo e ao mesmo tempo se perguntando "que diabos" está acontecendo.
Em Penitência vamos nos transportar para uma pacata cidade no interior do Japão, onde conheceremos quatro crianças que são amigas desde que se lembram por gente, Sae, Maki, Akiko e Yuka. Sem muito o que fazer, as garotas se intertem apenas com duas coisas, em ver as famosas bonecas francesas que todos os moradores possuem ou jogar bola no pátio da escola, inclusive aos finais de semanas...

" Sempre fui boa em me convencer de coisas."

Porém tudo muda quando Emily se muda para a cidadezinha, seu pai conseguiu lá o emprego dos sonhos, assim obrigando a família aristocrática a se mudar para aquele local. Emily veio de Tóquio, e conhece um mundo totalmente diferente do que as quatro meninas.
Sae, Maki, Akiko e Yuka até tentam convencer a garota de que as bonecas francesas eram lindas através de um tour, mas além de descobrirem que Emily ainda preferia as Barbie, o Tour resultou em um furto de várias dessas bonecas.
Como nada de ruim acontecia por ali, os furtos deram o que falar, principalmente porque apenas as bonecas foram roubadas, toda a comunidade comentava deste caso inédito, até que algo horrível aconteceu no feriado de Obon...

" Mais precisamente, como havia testemunhado um assassinato e a pessoa que o cometera não tinha sido pega, o que eu queria mais do que tudo era desaparecer para sempre do seu radar."

As cinco crianças estavam entediadas, as casas estavam cheias de visitas e ambas precisavam respirar ar puro. Assim como todo santo dia, as jovens garotas foram jogar bola no pátio da escola, porém algo sai fora de suas rotinas.
Um homem desconhecido abordou as jovens, pedindo auxílio para apertar alguns parafusos no vestiário, todas quiseram ajudar, mas depois de algumas desculpas esfarrapadas o homem escolheu Emily, não autorizando que as outras o acompanhassem.
Na inocência todas as quatro meninas continuaram a brincar, até que escurece e resolvem retornar para casa, porém se dão de conta de algo assustador, onde estava Emily?..

"Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição. Se não conseguirem fazer isso, então se redimam do que fizeram de um jeito que eu aceite. Se não fizerem nenhuma da duas coisas, digo aqui e agora que vou me vingar de cada uma de vocês."

Em uma cidade pacata sempre se espera segurança, pois todos se conhecem e nada de ruim costuma a acontecer. Entretanto aquela data mudou a vida de todos para sempre. As quatros meninas, de apenas 10 anos eram a únicas testemunhas de um cruel assassinato, e o pior, nenhuma delas se lembrava do rosto do assassino.
Todos na cidade ficam abalados, mas ninguém imagina o que a mãe de Emily, Asako, está sentindo. Apavorada e com um ódio mortal das quatros garotas sobreviventes, Asako intimida as meninas, dizendo que se elas não resolverem o crime até prescrever, todas sofrerão penitências.
Quinze anos depois o crime está para prescrever, e com o psicológico abalado desde criança as meninas se culpam por tudo e coisas estranhas começam a acontecer em suas vidas...

"A maneira como encaro os fatos é que as pessoas que conseguem agir adequadamente em uma emergência, ou tiveram muito treinamento para fazer isso ou passaram por algo parecido no passado."

Em cada capítulo vamos acompanhar uma espécie de relato de cada menina, como o tempo agiu em cada uma, as coisas por qual passaram e as penitências que tiveram que pagar.
Por ser em relatos, não existem quase diálogos, o que tornou o livro muitas vezes maçantes e confusos, pois as meninas respondiam a alguém, mas não sabíamos a quem e o que esta pessoa perguntava, outras vezes eram cartas que escreviam, o que situava um pouco o leitor na história.
Confesso que não gostei muito da forma que o livro foi narrado, pois gosto de tentar descobrir quem foi o assassino, e quando as peças começam a fazer sentido (no meio do livro) já é óbvio quem foi que matou Emily.
Entretanto gostei da escrita da autora e como revolucionou o jeito de escrever um Thriller psicológico.
Apesar de não ter funcionado muito para mim, acredito que os amantes deste gênero poderão se deslumbrar com o novo tipo de escrita encontrado em Penitência.

p.s: Gosto de ser feita de trouxa em livros deste gênero, mas ser trouxa enquanto entendo tudo o que está se passando (risos)

site: https://livrosrabiscando.blogspot.com.br

Simone de Cássia 12/11/2019

Essa autora tem uma forma bem peculiar de escrever; no começo a gente se sente meio perdido sem saber quem está falando com quem ou sobre que assunto está sendo mencionado. É uma construção diferenciada, mas muito bem feita. E assim como "Confissões", a gente vai sendo levado pela história e quando vê tá entendendo tudo e torcendo pelos nossos preferidos. O que incomoda é a pressão psicológica ali tão bem retratada e que muda totalmente o rumo das vidas envolvidas. Muito criativo, muito bem tramado. Adorei!