Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Gabriela Freitas 10/06/2022

Primeiro contato com a autora.
Me senti perdida em alguns momentos, no primeiro momento achei tudo muito confuso, me perdia um pouco em alguns pedaços e não entendia onde estava o que ou quem, fazendo o que e porque rs

Só consegui entender o final dos capítulos e logicamente não adivinhei nada!

Apesar de ter tido um pouco dessa dificuldade, o livro é interessante é essa autora está fazendo sucesso.

Monique 13/11/2020

Uma história densa e pesada
Como toda história narrada por essa autora.
Ela desenvolve o enredo, os personagens, a gente se familiariza com eles, entende os seus motivos, as suas personalidades e o que levaram a tomar suas atitudes.
Não conseguimos nem culpar nem condenar num todo e é isso que faz a gente gostar da história - pois, existe um vilão, mas cada tem os seus motivos: densos ou rasos.

Nesse livro que parece ser dividido em contos, pois cada capítulo conta a perspectiva de cada personagem, temos o relato de cada um sobre o que aconteceu no dia do crime e o que aconteceu com ela depois depois daquele dia.

É triste, às vezes, aterroriza os fatos, mas é boa, muito boa história para ser contada.
Com uma narrativa que prende de pouco em pouco.

Resumindo:
Asiáticos e suas habilidades em escrever boas histórias. Gostei!

Nati 07/03/2021

Penitência de Kanae Minato é um livro pequeno, fácil de ler e com uma escrita característica dessa autora.
Em uma cidadezinha do Japão em um dia quente de feriado, cinco meninas brincavam no pátio vazio da escola, contudo uma dessas cinco meninas jamais retorna a sua casa. O assassinato da pequena criança deixa sua mãe devastada, o que faz que 3 anos depois do assassinato, ela coloque às quatro meninas que brincavam com sua filha quando esta foi morta contra parede, exigindo delas o assassino preso ou a penitência.
Nessa que foi a minha segunda experiência com Minato, acompanharemos o relato de quatro jovens mulheres acerca de suas experiências individuais que formará o todo da história. Uma história perturbadora, porque as histórias dessa autora são sempre perturbadoras para mim, com muita violência e frieza e com adultos perturbados que não dão a mínima, que se trate de apenas crianças no caminho de sua vingança.
Entretanto, nesse livro a história não tem uma narrativa no presente, uma vez que vamos ouvir cada uma das personagens contando como chegaram a determinado momento, seja através de uma carta ou contando pessoalmente. Assim, cada uma dessas meninas, dessas crianças que tiverem sua infância marcada por um crime horrível, são autora e vítima de crimes também, ligados ou não por seu passado.
É uma leitura viciante e desses livros de ler em um único dia, prende da primeira à última página e o final é surpreende.
thigo 07/03/2021minha estante
eita eu tô lendo esse

Nati 07/03/2021minha estante
Eu gostei muito da leitura e você, está gostando?

Paula Santos 27/03/2022

Bem mais ou menos.
A proposta do livro é muito boa e eu estava realmente empolgada no começo. O livro se passa numa pequena e pacata cidadezinha que em um belo dia vê sua rotina mudar por causa de um brutal assassinato de uma criança. Achei um pouco monótono porque a autora contou o assassinato sob o olhar de todas as garotas que estavam junto com Emily no dia do assassinato, o que a meu ver, deixou tudo muito repetitivo. Vi meu interesse cair por terra também quando começaram a acontecer várias coisas mirabolantes justamente com essas meninas. Sei que é ficção, mas gosto quando a estória é minimamente crível. Rsrsrs.

O final realmente me surpreendeu, não imaginava nunca a motivação e autor do crime, mas mesmo assim não foi o suficiente pra subir a nota do livro.

Thais 22/06/2021

Não sabia nem do que o livro se tratava no começo e tava bem confusa com o primeiro capítulo. Aí tive que ir ler a sinopse pra entender o que tava rolando lkkkkkk
Algumas pessoas falaram que ele é bem parado, mas em audiobook foi uma experiência ótima. Fiquei até com medo kkkk
Os relatos são muito pesados e contém muitos gatilhos.
O final eu fiquei meio confusa, achei que era pelo audiobook, mas vi que algumas pessoas que leram mesmo também sentiu assim.
De maneira geral, recomendo bastante o audiobook, até porque o livro não tem quase diálogos, somente narração e a narradora foi nota 10. Não possui muita descrição de cena, mais objetivo, só a questão de que não tem diálogos mesmo que eu acho que deixa ele parado.

Jessica 27/07/2021

Apesar de ter achado um tanto quanto pesado (não costumo ler livros assim), a leitura tura me manteve presa do começo ao fim.

Ana Cis Gestal 08/10/2020

Penitência
Autora: Kanae Minato
Tradução: Elisa Nazarian
Editora: Gutenberg
Páginas: 191

"A culpa é de vocês. Todas vocês são assassinas. (...) Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição. Se não conseguirem fazer isso, então se redimam do que fizeram de um jeito que eu aceite. Se não fizerem nenhuma das duas coisas, digo aqui e agora que vou me vingar de cada uma de vocês."

Um belo dia de feriado em uma pequena cidade no Japão, um grupo de meninas de dez anos, vão até a escola local para brincar no pátio. Um homem solicita ajuda de uma das crianças, algum tempo depois, quando suas amigas vão a sua procura, a encontram morta. Ao serem interrogadas as crianças não se lembram de nada a respeito do homem misterioso. Quinze anos se passam desde aquele dia terrível. Será possível seguir em frente e esquecer o medo e as promessas carregadas de dor e raiva?

É impossível não mencionar a escrita única da Kanae. A maneira como consegue construir uma sólida narrativa a partir de diversos pontos de vista, sem perder ritmo e o interesse do leitor. A cada capítulo, uma nova perspectiva, novas pistas, que ao final se unem perfeitamente. A autora não subestima seus leitores, não entrega detalhes da trama ou o narrador, ela permite que nós nos esforcemos um pouco e depois ela nos entrega a confirmação. Sem medo, utiliza de assuntos polêmicos para construir sua obra e dessa forma, sutilmente passar sua mensagem. Mesmo sem descrições explícitas, a obra possui uma carga psicológica, repleta de dramas familiares e violência.
Digo e repito: quero ler tudo o que essa mulher publicar! Ansiosa para mais!

A obra contém: pedofilia, infanticídio e assassinato.

Nah 28/07/2021

Chocante e perturbador
Cinco amigas brincam de vôlei em sua escola, numa cidade do interior do Japão. É feriado, então não há mais ninguém ali.

Um homem chega ao local com a desculpa de que precisa fazer alguns reparos em um dos vestiários e pede ajuda a uma das garotas.

Pouco tempo depois, as amigas a encontram morta.

Curiosamente, nenhuma das quatro se lembra do rosto do suspeito, mesmo tendo falado com ele poucas horas antes do assassinato.

A mãe, inconformada com a morte da filha e a incapacidade de suas amigas em se lembrar do rosto do assassino, promete se vingar de cada uma delas caso não ajudem a identificar o suspeito.

A partir desse episódio a vida dessas quatro jovens muda completamente, pautadas pelo trágico episódio e pela ameaça de uma mãe desesperada por justiça.

Penitência é um livro curto, mas que possui uma carga dramática e emocional muito grande. É um livro pesado e cheio de gatilhos.

Ainda assim, é um livro que te prende, de forma que é impossível largar antes de chegar à conclusão. Alguns pontos me incomodaram um pouco durante a leitura, mas entendo que eram necessários à construção da narrativa.

Analisando tudo, posso dizer que gostei da história e achei muito bem escrita e estruturada.

Beatrizbya641 30/09/2023

“Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição.''
Segundo livro da autora que leio. Apesar da dificuldade que encontro no início das leituras, ( por causa da forma como a narrativa se desenvolve) gosto muito da audácia da escritora em abordar temas polêmicos e das revelações cruéis e irônicas que rodeiam seus personagens.

Na medida em que a história caminhava para o desfecho, o título do livro começou a fazer mais sentido, e ao me ver enredada nas tramas individuais de cada personagem tomei um susto com a grande revelação. É um daqueles livros que nos faz refletir sobre como cada atitude pode repercurtir negativamente nas nossas vidas e nas de outras pessoas.

Até o momento, junto com Raphael Montes, essa é a minha escritora favorita atualmente

jessicalimao 28/05/2022

Não sou capaz de opinar
Sério mesmo, essa história, se por um lado muito bem escrita e até certo ponto ágil...por outro lado eu simplesmente não enxergava mais nada de bom nada enquanto lia. Querem ler? A história será boa, mas se estiver deprimido passe longe

Carla 16/02/2020

Drama de sobreviventes
A autora constrói uma boa trama nessa obra. Te instiga a continuar.
Acho que ela peca ao construir muitos personagens cujas vozes se confundem um pouco. Ela não consegue dar uma voz muito específica para a narrativa de cada uma das personagens.
Embora tenha um crime e a necessidade de desvendar o mistério, o livro trata mais do trauma que os sobreviventes enfrentaram a partir da culpa com o ocorrido em suas infâncias. Alguns traumas são bem verossímeis, outros nem tanto.
Vale a pena ler. Aprendi sobre o sistema educacional japonês e a pressão sobre o desempenho dos alunos.

Indira 30/03/2022

Eu não sei se eu li esse livro muito distraída mas algumas partes dele eu fiquei sem entender completamente quem estava falando, tirando isso a história não é ruim e a escrita da autora te deixa empolgada para saber o que vai acontecer na próxima página.

Tatianees 14/07/2022minha estante
Eu gostei muito mais de Confissões.
O que não gostei nesse livro foi que não conseguir me apegar a ninguém. Quando analisamos os personagens, foi mostrado mais defeitos do que coisas boas.
Sobre o lance das meninas levarem a ameaça a sério: a questão da cultura interferiu sim, mas imagine você com dez anos, testemunha um homicídio em uma cidade onde isso não acontece e logo em seguida um adulto te ameaça. Isso acaba com o psicológico de qualquer criança.
A mãe não mudou de ideia 15 anos depois, no relato dela fica claro que ela pensou que as meninas não tinham levado a sério sua ameaça. Quando a menina casa com o primo dela, ela diz acreditar que elas seguiram em frente. Só quando surge as noticias sobre as meninas matando pessoas é que ela vê o estrago que fez.

Bel 30/07/2020

Muito bom, até a metade foi escrito de uma forma incrível que me fez marcar varias partes, gostei do final mas queria que ela tivesse escrito mais detalhamento de alguns pontos na história que achei meio mal desenvolvido. Mesmo assim penitência é uma mistura de sentimentos, me faz ter arrepios, tristeza, questionamentos, nojo, entender de forma ambígua etc realmente amo como as histórias da kanae são cheias de questionamentos e de" acho que eu agiria do mesmo jeito nessa situação.." Enfim, eu gosto mais de confissões porque me surpreendeu muito em relação ao choque, ao medo, e surpresa, mas penitência ele é tão delicado, sentimental e pertubador por ter verdades expostas e focar nas vidas de quem foi inocente em vez de o caso e o assassinato em si