Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

MARTA CARVALHO 15/11/2022

CHO-CA-DA!
Segundo livro que leio dessa autora e fico impressionada com quão pesada são suas obras. Não indico pra todo mundo. São reais, brutais e chocantes, tocando em assuntos delicados para algumas pessoas sensíveis.
Nesse acompanhamos, na visão de quatro jovens (Sae, Maki, Akiko e Yuka) como o testemunho ocular de um crime a uma colega de infância (elas tinham apenas 10 anos) afetou suas vidas, ainda mais quando a mãe da menina assassinada as pressionou a desvendar o crime antes de sua prescrição (15 anos no Japão) ou sofreriam penitências.
A pressão psicológica nessas crianças gerou traumas severos que viraram uma série de crimes. Somente quando descobriu o quanto a tragédia e a cobrança do que aconteceu afetou às outras meninas, sentiu compaixão.
A estória é bem amarrada e pontos destacados nos relatos das jovens se interligam no decorrer da narrativa, bem como nas memórias de Asako, mãe da vítima.
Somente algumas informações no final me deixaram curiosa, mas nada que comprometesse o todo.
O livro é curto, a leitura é rápida, mas não recomendo aos sensíveis a assuntos como: abuso infantil, fetiche, trauma, suicídio, vingança e assassinato.

setimoalem 03/01/2022

O efeito borboleta diretamente do inferno
Não quero dar nenhum spoiler mas a maldita da mãe foi a culpada de tudo e achei muito inteligente da parte da autora colocar as duas que tiveram menos envolvimento com o assassinato como as que conseguiram seguir a vida mais ou menos bem. Akiko e Sae, a que tinha envolvimento pessoal com a Emily antes do assassinato, ficou encarregada de avisar Asako e a que tinha ficado com o corpo enquanto as outras buscavam ajuda, respectivamente, foram as que sofreram sequelas mais graves e duradouras. Fiquei insatisfeita por não ter visto a reação do assassino quando descobriu a verdade.

Igor Rocha 03/12/2022

Mais um bom livro dessa autora
Quatro garotas testemunharam um assassinato, mas nenhuma delas conseguiu se lembrar do rosto do culpado. Inconformada, a mãe da vítima rogou uma espécie de praga para que a consciência delas pesasse. E a vida seguiu seu curso com cada uma crescendo e tomando seu rumo. Assim, cada capítulo é narrado por uma dessas garotas, já adultas, contando a sua versão para o dia fatídico, e fazendo uma confissão de como sua vida se desenrolou após os acontecimentos. Todas elas acabaram cometendo algum ato que consideraram como o acerto de contas com o passado. Seria a tal penitência que a mãe da vítima sentenciou.

Leitor Oculto 27/02/2022

Fórmula repetida que funciona!
Quem já leu "Confissões" já conhece a fórmula do sucesso. Cada personagem narrando sua versão dos fatos e um desfecho surpreendente.

Por aqui, nada muito diferente, porém devo admitir que o modelo funciona, pois me senti imerso e não conseguia parar de ler.

Além disso, ao longo da obra, a autora expõe detalhes da cultura oriental que, de tão estranhos, nos levam a querer saber mais.

A amarração da trama é, absolutamente, perfeita e com um final pesado e indigesto que faria o mestre King aplaudir de pé.

A medida que os fatos vão sendo apresentados vamos conhecendo os diferentes pontos de vista em um jogo delicado onde não sabemos, ao certo, quem é vilão e quem é vítima.

Sendo assim, sejam muito bem-vindos ao jogo e tirem suas próprias conclusões, mas uma coisa é certa: as palavras ditas tem mais impacto no futuro alheio do que supomos no momento.
Ray 27/02/2022minha estante
????

niih 23/04/2023

"Esqueça o que aconteceu", eu lhe disse, "e seja feliz".
"Quando se ama uma pessoa, não é preciso a permissão de ninguém para estar com ela."

Incrível ao modo Kanae Minato!!
A abordagem com a visão de cada personagem, o que cada uma decidiu escolher, o resultado das escolhas, TUDO nesse livro é bom, recomendo pakas!!

Itazin 19/07/2021

Ainda não sei o que sentir
Terminei o livro com a grande sensação de "o que foi isso?" Minha cabeça ainda está em debate se o livro é ruim demais ou só não fez meu estilo.

Vamos começar falando das coisas boas? Se não todas as minhas resenhas serão falando mal de livros, mas parece que eu só tenho inspiração quando o livro é ruim kkkk

Enfim, gostei bastante de conhecer mais sobre a cultura da autora, achei que trás bastante informação e enriquece a leitura, além de ter um estilo de escrita bem peculiar e que por mais que se torne a leitura um pouco lenda me agradou.

A história trás uma carga tão dramática e pesada que em muitos momentos fiquei angustiada com as situações que estavam acontecendo, todos os personagens tem caráter duvidoso e precisam urgente de uma terapia.

Tem muitos gatilhos que eu achei bem pesados, não sei se o estupro que houve foi só para chocar ou não, porque a história precisou do fato para se desenrolar né... não sei o que pensar sobre.

O livro é muito confuso, se foi por falta de diálogo, nomes parecidos ou minha falta de costume com histórias assim eu não sei.

Eu sinto que enrolou tanto, mas no fim terminou rápido demais?? Kkkk tive até que ver spoiler para entender o final direito e quando entendi...Nossa! Bem surpreendente mesmo porque como a gente ia imaginar? Só no último capítulo que trás alguma pista sobre o crime. Acredito que o livro seja mais sobre como as meninas cresceram com esse trauma e que tudo mundo tem algum problema do que sobre o assassinato em si.

Eu não gostei muito, não fez meu estilo, mas sempre bom dar uma chance para ver se você vai gostar!

@ysalemos 22/07/2021

@umalivresca
E SE VOCÊ TIVESSE A CHAVE PARA RESOLVER UM ASSASSINATO, MAS SIMPLISMENTE NÃO CONSEGUISSE LEMBRAR? #QUARTETOLITERARIOFTTS

Em Penitência, minha segunda experiência com Kanae Minato, conhecemos um grupo de 5 amigas que acabam passando por uma experiência traumática na infância: uma delas é morta no banheiro da escola, enquanto as outras quatro estão brincando do lado de fora.

Durante a trama, vamos acompanhar todo o desenrolar desse acontecimento do ponto de vista de todas elas - e ver como a culpa de ter visto o assassino, mas ter se esquecido de seu rosto, vai acompanha-las pelo resto da vida.

Mais uma vez, Kanae Minato me presentou com sua escrita pesada e bruta. Sim, é um presente, levando em conta a temática do livro. Nós conseguimos sentir o peso que cada uma das personagens carrega, além da dor que transforma a mãe da menina morta. Eu não consigo explicar o poder que a narrativa e forma de escrita dessa autora tem, só lendo para entender. Simplesmente fantástico!

Me contem aqui nos comentários um autor que você conheceram recentemente e se apaixonaram pela escrita.

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Ana Clara 10/07/2023

Surtos
É o segundo livro que eu leio da Minato e só consigo pensar o quanto essa mulher é surtada, todos os personagens dela são caóticos e problemáticos e surtados. Sei lá, isso pra mim é coisa de gente doida.
kalyne11 31/08/2023minha estante
KKKKKKKKK amei

Carol.Silva 26/07/2021

Já no início do livro eu estava envolvida na história, e amando. O terceiro capítulo foi difícil de ler, acho que foi o mais pesado pra mim e me deixou muito desconfortável, a todo momento eu parava, sentindo uma agonia imensa, mas isso não anula o quanto eu apreciei esse livro. Apenas senti falta de algumas pontinhas que desejei que fossem amarradas e não foram. Terminei com algumas perguntas.

Indira 30/03/2022

Eu não sei se eu li esse livro muito distraída mas algumas partes dele eu fiquei sem entender completamente quem estava falando, tirando isso a história não é ruim e a escrita da autora te deixa empolgada para saber o que vai acontecer na próxima página.

Bruno.Ferreira 03/08/2021

Meh. Depois de "Confissões" tava doido pra ler mais da autora mas essa história foi muito fraca. E as divisões de partes do livro por pontos de vista não funcionam de forma tao legal como no outro livro. Provavelmente teria abandonado se não tivesse ouvido o audiolivro no Scribd.

pitypooralfie 07/02/2024

Algo nesse livro me lembrou grotescas. Talvez seja a ambientação, os personagens, a construção do mistério. Talvez seja o fato de que penitência, como grotescas, é mais um livro sobre como um acontecimento extremo impacta as vidas das pessoas e como elas lidam com isso, do que um suspense convencional de crime e investigação. Pelo menos, eu senti isso.

Fiquei muito chocada, mais com os desdobramentos que o crime teve nas vidas das protagonistas do que com o crime em si. Impressionante como uma pequena decisão pode afetar as vidas de diversas pessoas muito tempo depois. Fiquei refletindo sobre isso por um tempo, e é meio assustador como coisas tão inócuas podem se transformar em tragédias sem que a gente perceba onde tudo começou.

Achei as vozes das protagonistas bem diversificadas e o formato do livro muito dinâmico. Algumas situações pareceram meio coisa de novela, mas isso não me chateou, eu consegui esquecer os problemas e focar no livro. Fiquei tão presa na história, que terminei a leitura em apenas um dia!

Gostei bastante de penitência, uma leitura que me fez pensar bastante.

amanda.bataglin 18/11/2023

Ruim
Esse livro até parece que vai ser bom, mas vira uma grande patacoada, até gostei do plot final e da escrita da autora, mas fora isso nada se salva

Rodolfo Baldassi 05/12/2023

??
Confesso que muitas vezes acabava me confundindo com os nomes, mas no geral gostei bastante, um livro cru e triste, porém
De certa forma é poético

Josi 22/02/2020

Minha primeira experiência com a autora
Achei confuso no começo, mas depois a leitura flui