Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Jaque @blogmalucadoslivros 07/11/2019

KANAE NUNCA DECEPCIONA
Há quinze anos atrás, quatro meninas inseparáveis Maki, Sae, Akiko e Yuka, que moravam em uma pequena cidade no interior do Japão, ganharam uma nova amiga: Emily; ela veio de Tóquio com os pais, e logo todas crianças da escola ficaram fascinados por ela. Tudo não passaria de uma linda amizade até que algo terrível aconteceu.

No feriado de Obon, a cidade estava cheia de visitantes, e as cinco garotinhas resolveram ir brincar na escola, até que um homem desconhecido apareceu pedindo ajuda para apertar alguns parafusos em um vestiário, escolhendo Emily para esta tarefa. As outras meninas continuaram brincando, até que o alarme das 18 horas tocou e elas perceberam que já era hora de voltar para casa, mas Emily ainda não tinha retornado. Ao chegar no vestiário, elas encontraram Emily morta.

Mas as garotas não conseguem se lembrar do rosto do assassino e quinze anos depois, o crime já está para prescrever. Porém, nenhuma delas esqueceu a ameaça de Asako - mãe da Emily: elas teriam que lembrar do assassino, caso contrário deveriam pagar uma penitência, e ela se vingaria de cada uma delas, por não poder punir o assassino da filha.

Recentemente resenhei o livro "Confissões" da autora por aqui, e contei pra vocês o quanto amei a escrita dela. Agora fico feliz de dizer que meu segundo contato com a escrita dela foi tão bom quanto, e mais uma vez, me surpreendi. Esta foi uma leitura que me causou muitas reflexões sobre justiça, trauma e culpa.

A trama traz o ponto de vista das quatro garotas, cada uma delas contando à Asako, como a morte de Emily e sua ameaça afetaram a vida de cada uma delas. Mas isso não torna a leitura cansativa, muito pelo contrário: a torna ainda mais instigante. Porquê Penitência é uma obra pesada, mas acompanhar como tudo isso afetou a vida dessas garotas torna a leitura ainda mais envolvente nos fazendo questionar se elas, quem sabe um dia vão se lembrar do rosto do assassino.

Eu poderia ficar aqui falando horas sobre este livro, mas não posso. Só leiam, esta obra intensa e conheçam a escrita desta autora incrível!
Mona 16/12/2019minha estante
Estou lendo no momento...... Acabou o capítulo da Sue...

Josi 22/02/2020

Minha primeira experiência com a autora
Achei confuso no começo, mas depois a leitura flui

Magnus 11/10/2022

esperava mais...
Depois de ter lido "confissões" da mesma autora (que gostei bastante apesar das problemáticas), peguei esse pra ler.
No início eu estava bem curioso pra resolução, mas aí pra metade do livro começou a ficar muito repetitivo e os detalhes abordados começaram a ficar chatos e até desnecessários, na metade acabei perdendo o fluxo e se seguiu assim até o final que é bem decepcionante.

Ainda quero ler "entrelaçadas" pra tirar um veredito final, para ver se gosto ou não da autora.

Manoela Pontual 31/08/2020

Deixou a desejar
Quando li Confissões, o outro livro da autora, fiquei fascinada com a história de vingança tão bem planejada. Em Penitência também temos uma história que envolve vingança, mas não chega aos pés de Confissões. Para quem não está acostumado ao estilo da autora de contar a história e ir apresentando os fatos e os pontos de vista de cada personagem, pode achar um pouco confuso, tem que ter muita atenção pois dá pra se perder em vários momentos. É um livro muito rápido e foi uma boa leitura, mas nada inesquecível ou marcante.

Bela 27/10/2022

10 anos de terapia depois desse livro aqui tá galera.. cuidado que o tanto de gatilho que tem, misericórdia!!
Laura 11/05/2023minha estante
Siiiim scrr

gabszucolo 22/08/2022

Pesadissimo
Achei a leitura bem lenta, mas no final quando todos os depoimentos foram dado e a medida que as peças iam se encaixando, a cabeça simplesmente explode quando a conclusão chega e é revelado o assassino ?

eup3dro 07/03/2021

Desinteressante e arrastado
Após ter lido e amado Confissões, da mesma autora, fui ler Penitência todo animado e me deparei com uma história sem graça e narrativa arrastada e desinteressante. Apesar das poucas páginas a trama parece enrolar demais em certos pontos, tornando toda a leitura muito cansativa. Uma decepção depois do incrível achado que foi Confissões.

Carlos.Magnun 09/01/2022

Penitência
Achei meio cansativa a narrativa, mas como é um livro curto, fui até o final! Gostei mais do livro Confissões, da mesma autora!

duds 04/04/2021

Vim atrás desse livro pois tinha lido "confissões" e tinha amado. Penitências mantém a narrativa por relatos algo que eu acho genial, mantém uma trama interessante, porém achei em alguns aspectos apelativas e "passando pano" pra certas situações muitas vezes gratuitas.
Kanae Minato não me decepcionou em uma trama bem elaborada e narrativa, mas me decepcionou em elementos da história os quais julguei desnecessário.
Ainda tenho como preferido dela "Confissões".

O resenheiro 17/01/2022

Sae, Maki, Yuka, Akiko e Emily, qual será a escolhida?
Gosto da forma com que esta autora desenvolve a história. Depois de já ter lido seu outro livro Confissões, percebi neste o mesmo estilo. Cada capítulo é de certa forma um monólogo, sendo uma carta escrita a alguém, um palestrante aos alunos de uma escola, uma paciente de terapeuta ou simplesmente uma pessoa que tem uma ouvinte de poucas perguntas. Com isso, as histórias narradas por cada uma das personagens se entrelaçam e somente vamos conseguir entender todo este quebra-cabeça no final, com um desfecho que pra mim já era meio que esperado, mas que não deixa de tirar a beleza da trama. É como se a cada novo capítulo, mais vamos nos aproximando de toda a triste e dramática verdade, com consequências trágicas que deixaram marcas na pequena cidade do Japão conhecida pelo ar mais puro do mundo...

amanda 31/08/2021

"uma terrível série de crimes tinha começado"
personagens: 5
escrita: 4.5
andamento: 5
premissa: 5
final: 4
____________________________________________

[As mães são assustadoras. Ou seriam valentes?]

o livro tem 6 capítulos, 4 para Sae, Maki, Akiko e Yuka, 1 para Asako(mãe de Emily) e o capítulo final;

a história é muito bem amarrotada, por mais que em todos os capítulos haja um flashback para o fato principal - assassinato de Emily - não é maçante nem repetitivo;

a autora trabalha muito bem a personalidade de cada uma das garotas e como presenciar o assassinato mudou a vida delas para sempre, somado ao fato do peso das palavras da mãe de Emily;

pra mim a história poderia ser resumida em o quanto uma frase pode assumir um fardo na vida de uma pessoa e começar uma avalanche e um loop, o que a gente passa a entender quando vai acompanhando as consequências na vida de todos envolvidos

os personagens achei que foram muito bem aproveitados, tanto as principais quanto suas famílias; odiei absolutamente todas as mães aqui, são muito diferentes entre si a única semelhança é serem estúpidas quanto aos filhos

eu achei que poderia ter mais um capítulo, tem coisas que ficaram "meio" em aberto e que mais umas 20-30 páginas responderiam

fora isso, amei a história e mais uma vez kanae entregou

eu15 08/09/2021

eu amei que o livro é tão bem escrito que dá para acreditar que a cada troca de ponto de vista mudava real a pessoa que estava escrevendo

AnA 15/01/2022

Sempre prendendo a atenção
A Kanae, pra mim, prende muito a pessoa na história. Eu comecei o livro falando pra mim msm q iria ler um pouquinho pra só dps continuar e o resultado foi ficar a noite inteira lendo. As histórias da Minato prendem muito e são muito inteligentes e interessantes. Gostei muito de ver como o assassinato afetou cada uma das garotas e o q desencadeou. Só n dei 5 ? pq eu queria ter visto um pouco de desenvolvimento em volta do assassino. No final vc sabe qm foi, mas dá sensação de: fds?, queria q fosse mais revelador e surpreendente igual outras coisas do livro. Mas, tirando esse detalhezinho, livro maravilhoso e que vale ler

Amanda Bento 27/09/2021

Voz do João Kleber: PARA PARA PARA PARA
Wow, esse foi o livro que eu li mais rápido esse ano, pura adrenalina. O mais cativante é que cada capítulo é narrado por um ponto de vista diferente referente a uma única cena, o que deixa tudo muito dinâmico. Recomendadíssimo pra quem adora histórias de assassinatos.

Caraminholas 15/11/2021

Tive uma boa experiência com Confissões, salvo alguns aspectos, mas Penitência superou as minhas expectativas.
Capítulos grandes, mas não me incomodou, gostei bastante do contexto, bem mais que o de Confissões. Eu senti que o ar desse livro é muito mais próximo de um ?real? da minha cabeça.
E claro, CHEIO de bizarrice, meu deus.
Não li do que se tratava, apenas peguei pra ler e foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
Tem vários gatilhos, é bom dar uma procurada se você é uma pessoa sensível. Tem estupro, morte (claro), muito terror psicológico, entre outros.
Recomendo a leitura!