The Henna Wars

The Henna Wars Adiba Jaigirdar

Resenhas - The Henna Wars

1 | 2 | 3 | 4 | 5

fleabookz 21/08/2021

O que mais me fez gostar desse livro foram as partes sobre o Brasil, pode não parecer, mas sou muito patriota, então qualquer menção ao país eu já fico morrendo de amores. E a autora me entregou bastante disso, indo além do estereótipo do samba e carnaval e mencionando a (des)política.
Gostei das personagens, mas se tratando de adolescentes as duas foram bem ridículas em alguns momentos e eu só queria bater com o kindle na parede, mas é compreensível as burradas. A relação da Nishat com a Priti é muito bonitinha, mesmo tendo algumas desavenças.
O livro é razoável, tem romance, tem discussão sobre cultura, sexualidade, me agradou. O final foi bom.

milena 07/05/2022

"I?m standing for? me. For you. For us, I guess"
Esse é o segundo livro que eu leio da autora. Eu já li Hani and Ishu que foi lançado depois desse e acho bem nítido a evolução da autora pq ela desenvolveu bem melhor que esse. Percebi que ela colocou muitas coisas desse livro no outro, parece quase uma fórmula. (não to falando em questão da cultura das pp e sim de acontecimentos mesmo). Mas enfim, não é uma crítica para esse livro até pq ele veio primeiro.

Como no outro livro a escrita da Adiba foi muito fluída para mim e me prendeu bastante, foi bem rapido de ler.

Eu fiquei muito supresa de ter uma personagem brasileira nunca tinha lido um livro gringo que tivesse.

Flávia errou mas evoluiu com o decorrer do livro. Sobre a Nishat, teve uma parte em que a irmã dela aponta seus erros, e realmente não entendi como isso foi tratado depois pq parece que não serviu pra nada.

A relação delas pode ser um pouco confusa, dado que ambas estão em um momento de descoberta. Esse livro me doeu muitas vezes, tudo que a Nishat passou foi pesado demais e eu senti junto com ela.

alice 29/11/2021

muito bom
A Adiba simplesmente não erra nunca,é impressionante.
Foi tudo perfeito,a representatividade brasileira,o romancezinho leve,o jeito que a família da personagem lida com a sexualidade dela,tá tudo retratado tão cuidadoso e direitinho,a história me prendeu de um jeito que comecei a noite e li até de manhã.
O relacionamento da Nishat e da Priti é a coisa mais preciosa desse planeta,passei mal e me lembrou muito eu e a minha irmã ? gatilho demais.
Só não dou exatamente 5 estrelas porque foi um livro que me deixou felizinha mas eu não senti o frio na barriga lendo as cenas das personagens igual com Hani and Ishu's guide to fake dating,então é uma coisa totalmente pessoal e não tanto sobre o livro.

Nina_Morgado 07/01/2023

No começo a leitura pode ser um pouco puxada porque como a protagonista é sul asiática e tem uma cultura diferente, é meio difícil entender alguns termos, porem contam com pequenas explicações então foi bem, gostei muito da jornada dos pais da protagonista em relação a aceitar a filha e gosto muito muito da relação entre a Nishat e Pritti, sua irmã. Demorei um pouco pra me conectar com a flavia mas depois consegui, gostei muito de como a autora aborda as questões que o livro trás e a escrita é maravilhosa, gostei muito de como o romance foi criado, recomendo muito.

Mari19 16/10/2021

não era o que eu esperava
Sinto como se tivesse lido 400 páginas e mesmo assim não li nada. Não acontece muita coisa, acho que tem muitos pontos mto mal trabalhados, e (pelo menos pra mim) fica bom só no final.
Gostei da diversidade, de ter personagens de diferentes culturas, mas não adiantou de mta coisa.

clarys 23/04/2022

passei tanta raiva pra ter um final fofo
Por grande parte do livro só fiquei com raiva dos personagens, até da principal, mas é um bom livro. A relação da Nishat com a irmã literalmente me fez chorar é um dos pontos altos do livro, não gostei da Flávia, achei ela bem médio (desculpa Brasil). Inclusive uma das poucas frases em português tava com uma gramática muito esquisita, não entendi a dificuldade de traduzir direito mas ver uma personagem brasileira até que é bom.

Ele traz discussões muito importantes, mas acho que a personagem principal reagia muito pouco sobre as coisas que faziam com ela, porém eu defendo a Nishat até a morte, morri de dó da garota o livro todo. As coisas se resolvem muito rápido, é muito repentino como se uma luz tivesse batido nas pessoas e eu nao gosto muito disso.

Tenho mais reclamações mas no geral é uma leitura rapidinha e muito boa

Lorenza.Borba 22/05/2020

fofo e leve no sentido romance adolescente e pesado nas questoes de raça e apropriação cultural

lido pro asian readathon com o prompt personagem/autor que eu me identificasse

Bianca1734 27/03/2022

Amei
Já é o segundo livro que leio da autora e amei. A escrita é muito boa e fluída. A Relação das irmãs é uma das coisas mais lindas desse livro. Achei interessante ler um livro gringo com uma personagem brasileira e achei que a autora escreveu ela bem.

Mariana 23/12/2022

Surpreendente
Nunca tinha lido uma história parecida.
Recheada de representatividade e questões importantes, esse romance traz os assuntos de forma leve e sem diminuir sua importância.

Muito bom.
Me envolvi demais.

(Não chorei)

Willow2 28/07/2022

esperei mt e recebi pouco
Sinceramente me surpreende eu ter terminado esse livro em menos de 24 horas porque ele não é tao bom kkkkk
Dei 3 estrelas porque amei a protagonista e me identifiquei com ela em várias partes, mas a Flávia é insuportável quase o livro todo, passei a suportar ela nos 2 últimos capítulos do livro, a prima da Flávia...sem comentários pra essa menina porque não vale nem meu esforço mas odeio ela.
Não foi bem desenvolvido o romance da Flávia e da Nichat, pois metade do livro foi ela naquelas briguinhas bobas e dps estavam se falando normalmente, tudo aconteceu muito rápido então não achei uma ótima leitura.
Eu estava com bastante esperanças pra esse livro mas elas nao foram supridas

lets !! 08/09/2021

quando via indicações do livro, sempre falavam que era um romance entre duas garotas com representatividade de personagens racializadas, oq me chamou muito atenção (já que nunca li um livro com ambas as coisas e que eu me identificasse.) porém, na minha perspectiva, achei o relacionamento da nishat e flávia bem raso, muito corrido em certas partes e também era confuso (oq penso que foi proposital, já que elas mesmas estavam confusas, na fase de auto-descoberta, superação de medos e decidindo oq realmente queriam pra si mesmas, algo que é bem claro em todos os momentos). sem dúvidas é um livro com relacionamentos complexos, onde nem tudo são maravilhas.

assim como é dito no próprio livro, sempre que encontramos histórias com personagens lgbts, todos são brancos, e o enredo acaba sempre girando em torno de: problemas de pessoas brancas. mas esse não.

foi muito difícil ler algumas cenas. acho que the henna wars foi um dos livros mais reais que já li, oq chegou a doer em mim algumas vezes. toda hora me deparava com alguma situação retratada no livro pela qual já passei na vida real - parecia que a autora sabia exatamente minha história.

achei que alguns assuntos poderiam ter sido mais aprofundados, pq algumas vezes a autoria escrevia tudo muito corrido e ficava meio cansativo - muitas informações ao mesmo tempo.

dito isso, foi um bom livro. me enxerguei muito nas personagens e as reais dificuldades sofridas por elas. gostei bastante da representatividade sem esteriótipos e não-forçada, gostaria de ver mais isso em outros livros

sofia 07/07/2020

Um livro com muito potencial, que discute muitos assuntos importantes, mas que ao todo é mediano.

Romance ok, plot ok, personagens ok, tudo muito ok. Vou esquecer do livro em uma semana.

herfleurs 06/01/2021

Eu adoro ler livros que tem uma narração fluida, que a gente ler super rápido mas não sente a história sendo corrida e The Henna Wars é muito bom nesse sentido.

Eu gostei que a protagonista muitas vezes mostrou dificuldade em chamar o que ela sofria do que realmente era, muitas vezes para pessoas racializadas esse receio é muito presente. E quando superamos ele, como vemos no livro, até pessoas próximas de você diminuem isso fazendo a gente se sentir envergonhades. E é nesse ponto que quero deixar minha crítica, eu achei que dentro da narrativa seria muito interessante se as meninas tomassem a decisão de não aceitarem meias desculpas, ou que até no momento que foi falado (e parece que nem foi a primeira vez que Jesse disse algo do tipo) ela conseguisse expressar o quanto é racista o que ela diz. Deixando claro que não estou falando sobre ficar educando pessoas brancas a te tratarem com respeito, de forma nenhuma quero dizer isso. É justamente ao contrário, as duas melhores amigas de Jesse são pessoas racializadas, ela ganhou reconhecimento em cima de uma determinada coisa que é da cultura asiática, achei extremamente triste que as meninas estão presas em laços afetivos com ela que aceitam sempre esse tipo de comportamento. Seria um ótimo momento pra mostrar sobre como não devemos continuar em determinadas relações, do mesmo jeito que a Flávia poderia ter tido uma atitude no final do livro. Eu estou cobrando porque a autora traz essas pautas no livro mas finaliza tudo muito simples e sinto que todo momento é momento para ensinarmos nosses garotes a se amarem e não aceitarem migalhas e abusos racistas.

Sobre a relação dos pais eu queria dizer que me identifiquei até, mas em resumo, como não teve realmente uma conversa ficou algo "ninguém pode machucar nossa filha além de nós mesmos". Na verdade a mãe dela, porque o pai nem sequer senti ele presente.

Eu sinto que, apesar de entender, eu sinto que a autora também deveria ter colocado as meninas em algum momento procurando uma ajuda, seja da diretora, da conselheira, não sei. Sinto que foi mais uma oportunidade perdida de incentivar sempre a não deixar situações como essa passarem em branco.

atypeach 09/10/2022

Que delícia: um clichê!
Eu estou apenas realizada, essa obra conseguiu reunir elementos atuais e necessários, num debate leve e precioso. Eu só não dou 5 estrelas por sentir que em alguns momentos a escrita perde o fôlego e poderia desenvolver mais os personagens secundários, mas eu sou muito feliz com esse enredo clichê e gostoso das meninas. Obrigada por me deixarem sentir isso, um amor entre pessoas não brancas, uma brasileira negra e uma muçulmana marrom, o desenrolar da descoberta não só delas, como da família. Eu estou feliz por saborear esse encontro leve e delicado entre as garotas, me senti tocada por cada vez que Flávia segura a mão de Nishat.

_leticiaa_ 25/07/2022

Gostei muito de ler esse livro e aprendi muito com ele também. O amor com que a Nishat fala da cultura dela, além da exposição de temas como racismo e apropriação cultural, foram o que me chamaram a atenção na história. Além do fato de, claro, ser um romance safico com personagens não-brancas.
O final foi a cereja do bolo, me fez ter esperanças na vida. E quase me fez chorar também, sou sensível com tópicos familiares.
Só não dou 5 estrelas porque o casal não me fez surtar de amores, mas elas são fofinhas mesmo assim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5