The Henna Wars

Resenhas - The Henna Wars

1 | 2 | 3 | 4 | 5

allie 26/12/2021

henna wars!!
um livro contemporeneo que nao tem plot (mas de um jeito legal) o livro mais acompanha a vida da nishat do que foca realmente no romance, muuito comfort mas como eu entrei achando que ia ser so romance fiquei esperando um tempinho ate entender, que nao era enrolacao e sim só a vida dela. todos os livros da Adiba Jaigirdar deixam com essa sensacao de ACABOU AQUI? CADE O RESTO? e eu quero muito uma continuacao ou pelo menos um short story das flavishat!!!

Samara.Rocha 20/06/2022

Bom pra se ler aos 14/15 anos
No geral eu gostei bem do livro e principalmente do relacionamento das irmãs que eu achei que foi melhor abordado que o romance, mas não tenho nada a reclamar.
Todas as partes em que achei que os problemas e dilemas dos personagens eram bobos eu tinha que me lembrar do público alvo do livro, foi a única coisa que me pegou um pouco.
Achei que a autora tentou resolver o problema de relação com os pais pra ter um final feliz mas acabou sendo uma parte do livro que achei mt forçada, os pais não falam com a filha o livro inteiro e faltando 2 capítulos eles tão aceitando e assistindo Ellen degeneres e super aceitando uma namorada tanto quanto fzd janta e recebendo ela tão bem? Forçado demais. Fora isso livro bem fácil e rápido de ler que deixa uma sensação boa de que os adolescentes de hoje conseguem acesso a livros rápidos e de fácil leitura com tamanha representatividade e tópicos que importam.

Ps: meu coração bateu diferente vendo um livro que se passa na Irlanda, sobre uma menina bengali e a autora achar um espaço pra falar detalhes legais e importantes sobre a cultura brasileira.

driana 04/07/2022

ugh esse livro é tão fofo. A representatividade bengali/mulçumana nem se fala. Eu fui ler porque tinha uma personagem brasileira, mas a história foi uma surpresa gostosa.

lmjstxrm0 09/07/2022

The henna wars
"It feels kind of surreal: The warmth of her hand. The tenderness of her gaze. The way the setting sun illuminates her face.
The fact that I'm weaving my very culture into her skin. This is one of those moments that I want to bottle up and keep with me forever. Not because it's extraordinary, or because it's the kind of thing you would find in a Bollywood movie.
But because it's the kind of moment I could never have dreamed of having in a million years."

sophia 07/03/2022

the henna wars
the henna wars é o segundo livro da Adiba Jaigirdar que eu li, e estou completamente apaixonada, tanto pela autora quanto pelas obras, acho que nunca vi livros tão diversos e inclusivos sem ser forçado ou repetitivo.

a história da nishat e os pais dela me emocionou desde o começo, pela belíssima construção e desenvolvimento e por ser tão parecida com a minha.

amo o fato da flávia ser brasileira e as referências a cultura brasileira, além de amar a personagem pela sua personalidade e carisma.

o relacionamento da nishat e da flávia começou com um enemies to lovers que me conquistou de primeira, e que me fez ficar pelo puro e simples amor que uma sente pela outra.

ps: chorei com os pais da nishat aceitando e recebendo a flávia na casa deles :')

cecilia325 28/10/2022

e uma história fofo apesar das partes tristes (tem sim um final feliz), pra mim a melhor parte foi o relacionamento dela e da irmã e como elas sempre tavam lá uma pela outra não importava o que.

manu :) 10/11/2021

mais uma vez apaixonada pela escrita de adiba!
O relacionamento da Nishat e da Flávia, sério! Adiba arassa demais escrendo sobre pessoas apaixonadas. Mas romances a parte, ela consegue trazer tantos assuntos importantes pra trama! Não deixando de ser um romance fofo, mas falando sobre coisas necessárias. Aliás, muito obrigada por ter escrito uma personagem brasileira, TE AMO! Queria comentar também sobre a saída do armário da Nishat. Me deixou tão receosa e com coração apertado, mas ver os pais dela no final...

Ari 16/10/2021

The henna wars(spoliers somente para contextualizar)
Gatilhos: racismo, bullying, personagem sendo tirado do armário, homofobia, apropriação cultural.
livro começa com a protagonista nos dizendo que saiu do armário para os pais depois da cerimonia de noivado de um membro da familia dela, os pais aparentam reagir bem até ela ouvir uma conversa entre eles, e, em todo esse livro, sua irmã Priti esteve la com ela, tanto nos bons tanto nos maus momentos, no casamento de Sunny Apu?s, ela e sua irmã vão de henna, mas não qualquer henna, sendo muçulmana, Nishat desenha hennas típicas de sua cultura, e isso vem chamar a atenção de Flávia, uma garota( brasileira) que estava no casamento, e é amor a primeira vista. Um tempo depois, quando Nishat vai para a escola, que Flávia havia recentemente se mudado para, e reencontra a garota que ela jurou q nunca mais viria, ela encontra-rá problemas que testaram o seu amor por Flávia, e que mostraram que mesmo quem amais confiamos , pode partir nosso coração.

Eu favoritei e dei 5 estrelas para esse livro, que infelizmente ainda não foi traduzido para o português em 3 dias, o livro tem 390 pags e ainda esta em ingles, esse é o nível que eu me apaixonei pelo livro. Eu amei a representação lésbica desse livro, e devido a relatos de pessoas muçulmanas, a representação muçulmana também é boa, e a brasileira nem se fala, meus amigos ate ja decoraram as frases do livro de tanto que eu falo dela, temos brigadeiro sim, temos diálogos em português sim, temos o nossa tanta amada reza antes de receber os resultados das provas, temos critica aos esteriótipos brasileiros na gringa sim, e muito mais. Amei esse livro e recomendo para quem procura uma boa representação brasileira/lésbica/bissexual/marrom/asiática/negra.

Cheque por mais representações que esse livro tem e os gatilhos completos em:

O livro é um rivais-para-amantes super levinho e fácil de ler, recomendo
Ari 16/10/2021minha estante
+13

Martins 21/12/2022

É um livro simples mas divertido, é uma boa entrada para outros livros saficos. Na história temos um Conhecidas para amigas que tornam-se rivais e depois lovers. Toca em questões um pouco pesadas como a homofóbia e o racismo, mas de uma forma cuidadosa e explorada, não atiram esses "plots" só para fazer um livro maior. É bom conhecer mais da cultura da personagem principal, já que não é algo que temos todos os dias, uma adolescente preta que não se sente bem em nenhuma das realidades dela.

emi 07/04/2024

The henna wars
Eu enrolei muito pra ler esse livro por um motivo pelo qual nem me lembro mais. Depois que comecei a ler, fiquei um pouco viciada, a leitura dele é bem fluída e acho que se eu tivesse tempo suficiente, teria terminado ele em um dia.

Eu gosto muito como diferentes culturas são retratadas no livro, inclusive a brasileira, de forma muito bem pensada. Da para perceber que a autora teve o cuidado de se informar sobre o que ela escrevia, e a maneira como ela falava da própria cultura também através das personagens era muito bonita.

O romance é uma graça, Nishat e Flávia me conquistaram logo do começo, elas são lindas juntas! Outra coisa que também me chamou muito a atenção é a relação da Nishat com sua irmã, Priti. A irmandade das duas é tão forte, um laço que não é quebrado facilmente, elas estavam ali sempre pro que der e vier e acho esses tipos de dinâmicas familiares incríveis de serem demonstradas numa obra literária.

lewhoviana 03/07/2021

Uma brasileira e uma Bangladesh
Caramba, que leitura incrível. Tanta representatividade e tanto detalhes necessários. Nishat e Flavia formam um casal incrível em um cliche delicioso de enemies to lovers safico! Flavia, a personagem brasileira, é muito bem retratada, as frases em português brasileiro tão naturais que me chocou. Eu adorei a escrita de Adiba e não vejo a hora de ler mais um livro dela.

luiza 25/01/2023

Livro incrível e importantíssimo para a comunidade que não tem tantos livros, filmes, séries, nos quais ambos do casal principal são não-brancos. Amei conhecer mais sobre a cultura Bengali, além de poder ler uma personagem brasileira citando várias referências.
O livro é envolvente e com um ótimo desenvolvimento das personagens. Por mais que tenham os assuntos marcados com possíveis gatilhos (homofobia, racismo, outing, etc), é importante para quem tem uma vivência parecida para não sentirem que estão sozinhes.
E a capa é linda ?

Red 20/04/2021

It's gay and I was told that it slaps
Trigger warning
There are some phobias and isms in this book, some are resolved, some aren't.
Proceed with care.
Be safe.

I kinda liked, it's not my favorite, the end was pretty nice though.
I've spent most of the book on pure rage and need for violence, it was not what I wanted with this book.

Overall, I recommend, but it's not on my top recs.

Luiza | @itsluizayall 02/12/2020

"It doesn't seem like much. But sometimes just being yourself - really, truly yourself - can be the most difficult thing to be."

Ai, The Henna Wars... o que dizer que The Henna Wars? A leitura desse livro foi tudo que eu tava querendo e precisando. Ele foi leve, mas sem deixar de tocar em assuntos importantes.
Nishat foi uma protagonista super adorável, achei ela bem determinada e corajosa em vários momentos. Principalmente com a família dela. Eu fiquei muito triste pelos pais não aceitarem ela de primeira, mas a conversa dela com a mãe no final e os dois assistindo o programa da Ellen foi uma boa forma de mostrar que eles estavam pelo menos tentando.
E a relação da Nishat com a irmã dela é a coisa mais lindinha (apesar do vacilo da Priti).
O romance foi super fofo! Eu adorei a construção da Flávia, uma brasileira que não foi nada estereotipada, e ela até fala desses estereótipos no livro. Ela e a mãe falando da Nishat em português e a bichinha confusa = tudo pra mim hahaha
É isso, livrinho gringo muito lindo, fofo e cheiroso. Tomara que a autora lance mais coisas porque eu vou querer ler sim!

1 | 2 | 3 | 4 | 5