The Henna Wars

Resenhas - The Henna Wars

1 | 2 | 3 | 4 | 5

atypeach 09/10/2022

Que delícia: um clichê!
Eu estou apenas realizada, essa obra conseguiu reunir elementos atuais e necessários, num debate leve e precioso. Eu só não dou 5 estrelas por sentir que em alguns momentos a escrita perde o fôlego e poderia desenvolver mais os personagens secundários, mas eu sou muito feliz com esse enredo clichê e gostoso das meninas. Obrigada por me deixarem sentir isso, um amor entre pessoas não brancas, uma brasileira negra e uma muçulmana marrom, o desenrolar da descoberta não só delas, como da família. Eu estou feliz por saborear esse encontro leve e delicado entre as garotas, me senti tocada por cada vez que Flávia segura a mão de Nishat.

romancejunkie 04/02/2023

!!!!
It’ll be okay,” she says.

“I’m okay,” I say.

But I don’t think either of us really believes that.

Mirella | @readingmirella 23/02/2021

fiquei mais irritada do que esperava;
eu gostei do livro, ele foi bonitinho, a escrita da autora é bem gostosa, mas eu me irritei com as personagens mais do que esperava, todas elas são meio vaconas egoistas em vários momentos e eu não sei se curto tanto isso de colocar 3 personagens racializadas contra as outras em vários momentos, sei que isso acontece na vida real, mas acho que faltou um entendimento que era meio óbvio que poderia rolar (fala sério justamente uma personagem negra ia reclamar de uma asiática falando sobre apropriação cultural?) e eu achei que muitas coisas ficaram sem consequências, pelo amor de deus, uma garota arrancou a outra do armário e ficou por isso mesmo, sei lá, ele foi bonitinho, mas essas 3 coisas me deixaram muito puta. ainda recomendo a leitura para quem quer ler um livro e não esquentar muito a cabeça.

herfleurs 06/01/2021

Eu adoro ler livros que tem uma narração fluida, que a gente ler super rápido mas não sente a história sendo corrida e The Henna Wars é muito bom nesse sentido.

Eu gostei que a protagonista muitas vezes mostrou dificuldade em chamar o que ela sofria do que realmente era, muitas vezes para pessoas racializadas esse receio é muito presente. E quando superamos ele, como vemos no livro, até pessoas próximas de você diminuem isso fazendo a gente se sentir envergonhades. E é nesse ponto que quero deixar minha crítica, eu achei que dentro da narrativa seria muito interessante se as meninas tomassem a decisão de não aceitarem meias desculpas, ou que até no momento que foi falado (e parece que nem foi a primeira vez que Jesse disse algo do tipo) ela conseguisse expressar o quanto é racista o que ela diz. Deixando claro que não estou falando sobre ficar educando pessoas brancas a te tratarem com respeito, de forma nenhuma quero dizer isso. É justamente ao contrário, as duas melhores amigas de Jesse são pessoas racializadas, ela ganhou reconhecimento em cima de uma determinada coisa que é da cultura asiática, achei extremamente triste que as meninas estão presas em laços afetivos com ela que aceitam sempre esse tipo de comportamento. Seria um ótimo momento pra mostrar sobre como não devemos continuar em determinadas relações, do mesmo jeito que a Flávia poderia ter tido uma atitude no final do livro. Eu estou cobrando porque a autora traz essas pautas no livro mas finaliza tudo muito simples e sinto que todo momento é momento para ensinarmos nosses garotes a se amarem e não aceitarem migalhas e abusos racistas.

Sobre a relação dos pais eu queria dizer que me identifiquei até, mas em resumo, como não teve realmente uma conversa ficou algo "ninguém pode machucar nossa filha além de nós mesmos". Na verdade a mãe dela, porque o pai nem sequer senti ele presente.

Eu sinto que, apesar de entender, eu sinto que a autora também deveria ter colocado as meninas em algum momento procurando uma ajuda, seja da diretora, da conselheira, não sei. Sinto que foi mais uma oportunidade perdida de incentivar sempre a não deixar situações como essa passarem em branco.

Mayara 27/06/2023

Eu devia ter começado por esse livro da autora
Eu gostei bastante desse livro, quase tanto quanto eu gostei do outro livro que li dela, "Hani and Ishu's Guide to Fake Dating", mas a questão é que dá pra sentir algumas evoluções na escrita comparando esse livro, que é mais antigo, com o outro, que é mais recente. Tipo, eu não acho a escrita da autora ruim aqui nem nada do tipo, mas eu me incomodei com algumas coisas que foram feitas de forma diferente no outro livro e eu que eu elogiei muito nele; por exemplo, algumas inconsistências em alguns personagens e como alguns problemas se resolviam rápido, quase magicamente, e eu sei, esse livro é clichê, tudo se resolver pra ter o final feliz é regra, mas eu senti que um problema ou outro foi mal desenvolvido, ou era resolvido no capítulo seguinte.
Porém, mais do que qualquer defeito eu amei esse livro, eu gostei da representatividade que ele trás, seja por sexualidade, cultura ou raça, e como as questões como racismo e apropriação cultural são bem trabalhadas, formando um pano de fundo rico pro romance, mas mais do que isso aborda assuntos importantes de uma maneira simples de entender. Adorei as personagens, o engraçado é que eu me identifiquei mais com a Nishat, por ela ser toda cadelinha, do que com a Flávia, que é a personagem brasileira, enfim, no final do dia é um ótimo livro, e vale muito a pena.

sofia 07/07/2020

Um livro com muito potencial, que discute muitos assuntos importantes, mas que ao todo é mediano.

Romance ok, plot ok, personagens ok, tudo muito ok. Vou esquecer do livro em uma semana.

allie 26/12/2021

henna wars!!
um livro contemporeneo que nao tem plot (mas de um jeito legal) o livro mais acompanha a vida da nishat do que foca realmente no romance, muuito comfort mas como eu entrei achando que ia ser so romance fiquei esperando um tempinho ate entender, que nao era enrolacao e sim só a vida dela. todos os livros da Adiba Jaigirdar deixam com essa sensacao de ACABOU AQUI? CADE O RESTO? e eu quero muito uma continuacao ou pelo menos um short story das flavishat!!!

readingpits 31/05/2021

A nossa guerra é espiritual.
E essa é uma das minhas frases favoritas em Clube da Luta. Até que define bem a jornada desse livro aqui.

Não é nada perfeitamente elaborado (e tá tudo bem, visto que é só o debut da autora no mundo da escrita), alguns diálogos tornaram a leitura maçante (onde já se viu diálogos em três ou quatro idiomas estrangeiros sem rodapé de tradução algum?) e outros eram só muito previsíveis.

O importante é que, como a maioria das rom-coms com as quais a gente tá acostumado, a moral da história é algo bonitinho de se ler e acaba fazendo tudo valer à pena. Às vezes a guerra não é só sobre estar armado até os dentes, mas principalmente estar armado NOS dentes. Palavras machucam pra caramba e Deus sabe o que Nishat enfrentou aqui.

Mas, como sempre, tudo fica bem.
Leiturinha indicada pra quem quer testar o inglês ou começar a ler pelo idioma. ?

lmjstxrm0 09/07/2022

The henna wars
"It feels kind of surreal: The warmth of her hand. The tenderness of her gaze. The way the setting sun illuminates her face.
The fact that I'm weaving my very culture into her skin. This is one of those moments that I want to bottle up and keep with me forever. Not because it's extraordinary, or because it's the kind of thing you would find in a Bollywood movie.
But because it's the kind of moment I could never have dreamed of having in a million years."

Blue10 20/03/2023

Tão interessante ler sobre a Nishat, sua trajetória, família e cultura. É um romance que me fez pesquisar sobre muitas coisas, me interessar por muitas coisas. É um livro que fala sobretudo sobre sua trajetória como adolescente em um lugar que não é bangladesh. Ter uma menina filha de brasileiros foi incrível!!! Eu adorei a forma que a autora falou, como a Flávia foi desenvolvida e também esse sentimento de quem vive desde criança ou nasce em outro lugar de se sentir num limiar entre culturas. Foi um livro tocante que mexeu muito comigo, eu adorei.

Jenny 13/02/2021

Classificação real: 4,7?
Este livro foi muito bom !! Eu amei que culture appropriation foi discutida.
Eu realmente gostei que a cultura bengali era algo tão grande no livro (embora eu não saiba a metade das coisas que eles disseram ou foram mencionadas, mas eu pesquisei muito no Google e aprendi algumas coisas que foram legais).
Uma das coisas que me fez ler o livro foi que o interesse amoroso era brasileira!! ?? Adorei a cena em que ela está conversando com a mãe em português na frente do Nishat! Como brasileira, raramente vejo livros com personagens brasileiros de autores gringos, então foi incrível me ver em um personagem.
Nishat é uma ótima personagem e protagonista e me identifiquei muito com ela com situações que aconteceram porque ela era uma poc ou de outro país e o jeito que ela pensa (eu fiquei tipo "ai meu Deus, sou literalmente eu?).
Eu amei romance (aquela cena com o macacão de unicórnio MARAVILHOSA) e a dinâmica de Nishat com sua irmã Priti (isso me fez querer tanto uma irmã agora).

jemssvnr 04/08/2022

eu pretendia ler esse livro antes de hani and ishu's guide to fake dating mas inverti a ordem e esse acabou se tornou um dos meus favoritos, minhas expectativas ficaram altíssimas pra the henna wars e por isso eu me decepcionei um pouquinho, mas o livro é muito bom sim, eu amei que o interesse amoroso da protagonista é brasileira, fiquei com um pouquinho de raiva dela no começo por não entender a nishat ter ficado chateada com o negócio de henna dela mas como esse é um clichê achei o final bem satisfatório.

Clara 07/10/2022

fui ler na esperança de que fosse algo parecido com "hani and ishu's guide to fake dating" porém errei =)
nã é um livro ruim, mas achei que o desenvolvimento não foi bom considerando todos os conflitos que tiveram
achei que o relacionamento das duas foi desperdiçado pois cabia MUITO MAIS ali
teve apropriação cultural sim, mas no final foi mais um "a, perdão" "massa!!!=)))"
enfim, esperei mais

eduardaalvesz 28/06/2020

Gostei muito do livro, é uma história de amor entre sua garotas que também trata de problemas como racismo, homofobia, apropriação cultural e hipocrisia religiosa.

A Nishat é uma protagonista muito fácil de se identificar com, e os seus medos e inseguranças são escritos de uma forma muito real; eu gostei bastante de como ela é muito conectada com a cultura dela, mas ao mesmo tempo crítica alguns pontos dela quando necessário. A Flávia também é uma personagem adorável e eu amei que ela é brasileiras e negra, é bem difícil achar personagens brasileiros que não sejam estereotipados (e ela mesma fala sobre esses esteriótipos no livro), e a autora fez um trabalho incrível com ela.

Eu não dei cinco estrela para o livros porque algumas coisas me incomodaram, como a resolução de alguns dos conflitos e eventos/personagens que causaram grandes momentos emocionais para a Nishat e depois nunca mais foram mencionados.

Ainda assim eu amei o livro e recomendaria para qualquer pessoa que quisesse ler um lindo romance entre duas garotas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5