Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Divaldo 25/05/2021

Um livro completo sobre o evento
O livro é bem extenso e foi escrito por Dave Cullen, jornalista que fez toda a cobertura do massacre na época e fez um trabalho brilhante e extremamente completo neste livro. Foram anos e anos de pesquisa e junção de fatos, depoimentos e demais detalhes que permearam essa história. Dave também aborda o como a imprensa atuou neste triste acontecimento, e como atrapalharam e agiram de forma desrespeitosa em muitos momentos, tudo pela audiência. Um exemplo disso, é quando passaram a transmitir o massacre ao vivo enquanto as vítimas estavam abatidas no campus, e os assassinos ainda em ação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O massacre é descrito em detalhes com momentos agonizantes e fortes. Dave também nos apresenta todo o ambiente em que os assassinos viviam, quem eles foram antes de tudo isso e todo o seu cruel planejamento – inclusive conta com capítulos com base em análises psicológicas dos mesmos, por profissionais dessa área. Também é apresentado a perspectiva das famílias das vítimas fatais, a recuperação dos feridos, e o como essa história se arrastou e pesou na história daquela gente por anos e anos até que pudessem enfim seguir em frente.

Isabela 04/05/2021

Excelente
Gostei muito da construção do livro e como o autor escolheu organizar e mesclar as histórias dos assassinos, das vítimas e dos enlutados, além da sua escrita viva e detalhada ou objetiva e concisa quando necessário.
Além de relatar o massacre, o livro nos convida a habitar diferentes pessoas, entendê-las e formar nossas próprias opiniões, mas é categórico e doloroso em mostrar todo o sofrimento que o massacre causou.
Leitura difícil e necessária.

Tatta 29/04/2021

seleção natural e ira
enquanto estou com o livro fresco na cabeça, vou falar um pouco sobre

não sou um especialista, sequer conhecedor do tema, mas acho que qualquer pessoa que ler esse livro sai com uma noção bem decente de school shootings e tudo que eles envolvem.

primeiro, aspectos práticos de Columbine: somos apresentados a dinâmica do que aconteceu ali. um trabalho bem minucioso e imagino que dificílimo, construído a partir de muitas entrevistas com pessoas que estiveram ali presentes. inclusive, imagine encontrar algum sobrevivente disposto a falar.

segundo, análise do depois: bem interessante. vemos a atuação da mídia, totalmente aloprada e, que de certo modo, desviou da verdade. os enlutados e sobreviventes, cada um tem seu jeito de reagir. algumas histórias são muito emocionantes e felizes - só que o autor joga na nossa cara que são exceções...

terceiro, análise do antes: coloquei, a contrassenso, o antes por último porque foi a melhor. é complexa, contraditória e absurda. há muito de tudo ali - inclusive amor. pena que o ódio prevaleceu.

o por quê disso? cara, acho que o Eric era um psicopata completo e fez algo meio que inevitável para ele. daí, nos dependemos dele ser ?contido? a tempo - simples assim... o Dylan são outros 500... talvez ele só precisasse de um amigo de verdade (e isso me deixa bem triste)

Dani 24/04/2021

Que narrativa!
Columbine é um livro que conta a história do tiroteio em massa realizado por 2 adolescentes no colégio americano Columbine.
A narrativa é perfeita em todos os pontos, o autor visivelmente fez um excelente trabalho de pesquisa e estudos.
No início do livro conta como realmente aconteceu o tiroteio, sendo contada de uma forma sufocante, nos faz ler uma página atrás da outra na curiosidade de saber como tudo aconteceu. Chocante.
O restante do livro é uma mistura de estudos realizados pelos diários e fitas deixados pelos assassinos, histórias e relatos dos sobreviventes e vítimas dessa catástrofe.
Columbine é um dos livros mais bem descritos que já li! Fiquei supresa com a riqueza de detalhes e estudo sobre o caso e sobre a personalidade de Éric e Dylan.
Esse livro é chocante, algumas páginas me deixaram embrulhadas, lembrando que é um CASO REAL. Portanto, dói saber que tudo que a gente lê, é um relato que realmente aconteceu com alguém, isso machuca. Mas a leitura nos fascina a cada página.

Dani 22/04/2021

Livro que retrata a verdadeira história do massacre de Columbine.
Conhecemos nossos filhos?

Boominnie 16/04/2021

Explicativo
Esse foi um livro consideravelmente pesado e denso para mim, tanto pelo tema quanto por sua narrativa meio jornalística.
A história relatada nesse livro me fez ver, não apenas os assassinos, mas também as vitimas de outro modo. Os detalhes me fizeram sentir o que as vitimas estavam a sentir no momento do massacre e foi doloroso.
A parte mais agoniante para mim foi quando as passagens do diário de Eric foram relatadas, a psicopatia dele era indescritível.
Enfim, foi um livro muito bom e quem gosta desse tipo de assunto provavelmente irá gostar também, recomendo, porém não para todos.

Lina.Mady 14/04/2021

tragédia + mídia
Estava com medo de ler esse livro porque ouvi pessoas falarem mal do jeito em que o Dave Cullen escreveu, eu particularmente gostei da escrita, ele conseguiu responder muitas dúvidas e perguntas que eu tinha.
Do começo ao fim temos o livro falando sobre o Dylan e o Eric, a mídia e as vítimas. Gosto como ele desmentiu tantas mentiras sobre o massacre e foca também na história de Cassie Bernall e as mentiras que falaram sobre os últimos minutos de vida dela.
Realmente impactante a história e triste de se ler.

Dan 13/04/2021

Triste e interessante
Muito pesado porém interessante e muito bem documentado. Em geral um bom livro sobre o assunto pra quem tem estômago foete e curiosidade de como tudo realmente aconteceu. Muitos mitos são esclarecidos nesse livro.

Aline 11/04/2021

Completo e interessante
Excelente livro reportagem. Relata partes da vida dos assassinos, em especial seus últimos anos de vida, descrevendo como eles passaram da ideação para o planejamento do assassinato em massa. Descreve o perfil dos dois e mostra como, apesar de terem famílias estruturadas e vigilantes, eles conseguiram planejar o atentado por um ano sem que seus pais suspeitassem. Fala detalhadamente como foi o crime e depois acompanha por 10 anos a vida das vítimas e suas famílias. Faz críticas importantes aos veículos de imprensa, que no afã de dar a notícia primeiro, contribuiram para que muita informação errada fosse divulgada. Discute sobre a facilidade de acesso a armas e traz opinião de especialistas em psicopatia. É um livro muito completo e interessante.

Carol 10/04/2021

Impactante e Importante
Livro muito bem construído e completo sobre um dos acontecimentos de mais difícil compreensão da década de 1990.

Difícil de ler e de assimilar em muitos momentos, tem algumas passagens bastante duras, cruas e diretas sobre alguns dos acontecimentos.

Deixa um incômodo muito grande, mas é muito bem escrito e completo. Leitura muito válida para quem estiver com o estado de espírito preparado.

Octávio 10/04/2021

Livro muito forte. Aborda uma história muito traumatizante para todos que estavam em idade escolar nessa época. Desmonta mitos e procura entender como isso aconteceu

moonmands 30/03/2021

não sei oque dizer
tive que parar pra respirar diversas vezes, o fato de saber que esta lendo algo que realmente aconteceu me fez ter que parar pra respirar,mas gostei muito