Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

3.14etra0 09/08/2022

livro cru com detalhes
acredito que todos deveriam ler este livro para tirar suas dúvidas e acabar com os mitos criados e discutidos sobre o massacre de Columbine.

Fêh 07/08/2022

"Vocêa credita em Deus?".
COLUMBINE
Bom oque eu observei no oque o livro se trata é que ele demonstra o quão é importante a saúde dos alunos desde o fundamental, na verdade essa saúde psicológica deve ser observada desde de criança na criação dos pais. Pois há sinais muitos meticuloso que se passam despercebido ao olhos tanto dos pais quantos dos responsáveis pela diretoria das escolas, oque esses dois criminosos fez foi uma verdadeira crueldade que causou dor nas vítimas fatais, nos pais dessas vítimas e nos feridos que ficaram gravemente, isso também veio a desencadear uma massa enorme de incentivos para outros loucos a cometerem esses ataques em escolas dentre boa parte não só do Estados Unidos mas em todo o mundo. Esse livro é pra +18 pois há notas dos diários dos assassinos que da muitos gatilhos.

@livrossdaane 05/08/2022

Esclarecedor e bem completo, porém a cronologia me deixou confusa demais, ora falava de uma coisa ora de outra .. me confundiu bastante.
Contou a história de forma clara e direta, desmentiu muitos boatos que lemos na internet, um bom livro, mas algumas partes foram maçantes.

Bruno 01/08/2022

Poucos livros foram tão difíceis/pesados de ler. Acho que por isso demorei tanto para teminar.
O trabalho do autor foi feito de forma brilhante, transmitindo a realidade por trás do massacre, desmistificando várias histórias que eu já tinha ouvido.

No mais, acho uma leitura válida, mas o fica o aviso: esteja preparado! Tem muita carga emocional aqui.

30/07/2022

Surpreendente e objetivo
Queria muito ler esse livro desde que a Darkside postou sua versão. No início de 2019 eu comecei a ler sobre Columbine e fiquei muito focada nesse acontecimento, mas pra ser sincera, a internet não é um bom lugar pra você procurar detalhes e histórias sobre casos tão sombrios e sérios, tudo é jogado e muitas coisas são uma completa farsa. Eu gosto de narrativas sombrias, e ainda mais quando se baseiam, ou faz parte total da realidade, então vi que esse livro poderia suprir a minha necessidade. Fiquei em choque com algumas passagens, e muito mexida com a história dos sobreviventes e dos familiares que perderam alguém especial pra esse trágico acontecimento. É um bom livro, e conta toda a verdade cronologicamente, realmente são fatos e dados REAIS e não inventados, assim como muitas notícias sobre Columbine foram/são.

Dáf 26/07/2022

Columbine
Bom, eu já conheci a história de Columbine e eu de fato amei contudo, o enredo do livro não foi muito surpreendente porque, para mim um livro de true crime para ser muito mais interessante o psicopata não pode morrer ou cometer suicídio se não a história fica rasa demais. Os capítulos são muito bem divididos e a história contada é boa mas eu senti falta de alguns detalhes por exemplo:
- O livro deveria ter contado mais a infância de Dylan e Erick;
-Deveria ter mostrado mais a história dos pais dele, porque querendo ou não os pais são inteiramente ligados com os filhos;
-Será que eles realmente sofreram Bullying??; no livro conta que o Erick tinha de fato uma mentalidade de psicopata enquanto que o Dylan não, meio que ele foi ?forçado? a fazer isso.
?Um ponto que me surpreendeu bastante foi as páginas do diário escrito tanto de Erick quando de Dylan foi insano ler aquilo.
?O mapa da escola também foi muito interessante no livro de fato eu amei!!

auroras 26/07/2022

Um livro imprescindível.
Columbine é um livro de reportagem sobre o massacre que aconteceu no dia 20 de abril de 1999. Dois adolescentes chamados Eric Harris e Dylan Klebold entraram no Colégio Columbine armados, eles atiraram em diversas pessoas deixando várias feridas e 13 vidas foram ceifadas.
O livro detalha tudo o que aconteceu desde o antes, o durante e o depois do massacre. É narrado o ato com "pausas" ao visar outros acontecimentos, mas ao chegar no final do livro a narração é feita sem interrupções e detalhadamente. Confesso que essa foi a parte que mais me deixou perturbada.
Um dos acertos desse livro é que ele não contém nenhuma foto apelativa. O autor também ressalta a culpa da mídia por conta da popularização da tragédia ao falarem sobre o massacre. A imprensa ficou com uma ideia fixa sobre a motivação dos adolescentes, o que acabou prejudicando os familiares das vítimas e dos atiradores. Dave Cullen é jornalista e esteve presente no dia 20 de abril fazendo a cobertura do ocorrido, ele também ressalta a sua parcela culpa em relação a isso. Essa popularização ainda é um grande problema atualmente, e por conta da mídia o desejo de Eric se mantém vivo até hoje, que é a propagação do medo e o ato em visibilidade.
O livro nos contempla com uma extensa cobertura do ocorrido, o que motivou os assassinos, uma análise dos diários do Eric e do Dylan. Dave Cullen ficou por 10 anos estudando e pesquisando sobre o massacre, então ele traz muito conteúdo e por ser tão bem descrito e rico em detalhes senti que estava dentro do colégio. Eu sou estudante de Psicologia e essa leitura me proporcionou um ganho de conhecimento muito grande, fora uma ampla compreensão sobre o caso, achei que sabia bastante coisa, mas estava enganada, não sabia nem da metade.
A edição deste livro é incrível, mas notei alguns erros na tradução e revisão, isso fez com que ficasse meio desconexo e dificultando a compreensão, precisei ler algumas partes várias vezes para finalmente entender. É um livro bem pesado, eu fiquei perturbada, chorei muito e fiquei muito aflita, mas é uma leitura bem interessante. Não recomendo a leitura desse livro em um momento ruim, guarde para depois, mas se cuide antes, durante e depois da leitura do mesmo. Esse massacre não deve ser romantizado, muito menos os atiradores.

Can you still hear raging guns
Ending dreams of precious ones?
In God's son, hope will come
His red stain will take our pain
Columbine, friend of mine
Peace will come to you in time.
- "Columbine (Friend of Mine)"
De Jonathan & Stephen Cohen -
Núbia Cortinhas 26/07/2022minha estante
Uauuuu! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

masochistic lion 27/07/2022minha estante
Que orgulho de você e das suas resenhas, amor! Primeiro, por ter encarado a leitura de um livro tão pesado quanto esse. Em segundo, por estar seguindo firme na sua meta. É sempre um prazer ler as suas resenhas e ter sempre a certeza de que você só melhora cada vez mais (o que eu achava ser impossível). Mesmo sendo uma leitura difícil, você me deixou, mais uma vez, com muita vontade de ler um livro. ??

auroras 27/07/2022minha estante
Obrigada pelo feedback, Núbia! ??

auroras 27/07/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha, amor. De verdade. Foi um livro difícil de ser lido, mas consegui. Gosto muito de ter você aqui lendo as minhas resenhas. Obrigada pelo feedback, é importante. E você deveria ler esse livro em algum momento.

Beatriz 24/07/2022

Comecei a ler agora pouco, ainda não passei da página 50 (livros da Darkside são um pouco mais demorados para ler, graças à quantidade de informações).

É angustiante ler sobre Columbine. Como adolescente, é estranho saber que as pessoas que morreram, não faziam ideia de com quem estavam lidando.
Dess@Katy 24/07/2022minha estante
E literalmente tá tudo bem detalhado
Até o sofrimento
Tudo!!!

Luciana 24/07/2022

Muito mais tenso do que parece
Demorei mais de 2 meses pra terminar a leitura devido a falta de tempo e também por que o início é um pouco arrastado. Mas depois de uns 35% foi muito rápida a leitura.
Quando comecei eu pensava em Columbine como 2 alunos entraram armados na escola e mataram 1 professor, 12 alunos e depois cometeram suicídio. Era tudo que eu sabia.
Ao terminar pude ter uma dimensão da quantidade de pessoas afetadas e o efeito cascata ocorrido após o massacre. O desespero em achar culpados, a quantidade de processos judiciais, indenizações, tratamentos médicos, fisioterapêuticos, psicológicos, apelo religioso, traumas que duram até hoje, pessoas que nunca mais conseguiram ter suas vidas como antes de 20 de abril de 1999.
Já comecei o livro de Sue Klebold em seguida pra me aprofundar mais no assunto.
Obs: não levou 5 estrelas por ser a pior tradução que já li. Me pareceu feita por um amador com uso de dicionário Aurélio. Péssima.

Bel Bravini 23/07/2022

Interessante, mas não meu gênero
Apesar de amar true crime, gosto de ler estórias, com enredos, curiosidades e suspenses. Histórias como essa, que eu já conhecia, contada em fatos tão bem documentados, são legais, mas me deixam entediada e fazem perder o foco. Então, como uma pessoa com TDAH, foi bem difícil ler.
Não é em nada ruim, vem super completo, como um dossiê. Mas nossa, pra conseguir terminar, li aleatoriamente.
Talvez seja 4-5 estrelas pra quem consiga ficar focado!

nandinha 22/07/2022

Muito chato
O livro no começo é extremamente cansativo, tem capítulos que eu acho muito desnecessários, não possui uma organização cronológica dos fatos é tudo bagunçado. Ele só ficou bom de vdd no final, não vale o preço que esse livro é caro, mas é horrível, muito mal escrito e desorganizado. Não recomendo que comprem, melhor pesquisar no YouTube que é bem mais organizado

12/07/2022

De tirar o fôlego
Uma grande reportagem abordando diversos lados da tragédia acontecida na escola americana Columbine. Um livro de tirar o fôlego, e ao mesmo tempo muito sensível, mostrando o lado das vítimas, familiares e pessoas afetadas pelo fato.

Clarinha 06/07/2022

Revoltante
Essa é uma daquelas histórias reais que você fica o tempo todo desejando que seja ficção ou que o tempo volte e tudo tenha um desfecho diferente. É uma leitura que revolta e mostra como tapamos o olho para problemas que estão extremamente evidentes.
A narrativa de Dave Cullen é repleta de detalhes, com foco não apenas em Eric e Dylan e no plano de ataque, mas também nas vítimas, familiares, professores e atuação policial. Além disso, Dave consegue muito bem humanizar os pais dos atiradores.
É revoltante perceber que a polícia poderia ter agido desde 1997, potencialmente evitando o ataque.Também é muito angustiante perceber que o Dylan provavelmente jamais teria agido daquela forma sozinho, que precisava de uma ajuda que nunca veio e que foi recrutado por alguém extremamente persuasivo e com traços de psicopatia.
Por fim, é um livro muito descritivo e que pode ser um tanto pesado para pessoas mais sensíveis. Não tem fotos e contém apenas poucas imagens dos diários dos dois e uma planta da escola. Achei essa escolha muito legal, uma vez que fotos podem ser amplamente encontradas na internet e não tem necessidade de dar maior visibilidade a essas imagens do que elas já tem. Também é muito interessante a crítica que o Dave, enquanto jornalista, faz do trabalho realizado pela imprensa, inclusive por ele mesmo na época. Falando da espetacularização em cima do caso, de como a dor das vítimas foi explorada desde o momento do massacre, com chamadas sendo realizadas ao vivo em noticiarios do país inteiro.
Se você gosta de true crime, com certeza vai gostar desse livro. Espero que sirva de alerta para pais e educadores de todo o mundo, para que fiquemos atentos às atitudes estranhas que ultrapassam o comportamento usual do adolescente. Que fiquemos mais atentos a pedidos de socorro e avisos, como os dados por Dylan recorrentemente antes do crime.

euria_library 05/07/2022

confuso
Gostei da descrição dos acontecimentos do massacre, da organização dos assassinos, e o pouco caso da polícia com as vítimas e toda a situação, porém, o modo de encaixe das histórias foi horrível. Muita desorganização com as histórias, um parágrafo ele fala dos diários dos assassinos, outro de uma vítima, dai fala da imprensa em outro. Terminei esse livro lutando, de tão cansativo de ler. Gostaria que tivesse mais fotos (o autor explica no livro do porque não ter), as cópias de páginas dos diários de Eric e Dylan foram muito explicativas e pertubadoras, as explicações de psiquiatras e psicólogos sobre os termos psicopata e sociopata, foram maravilhosas de ler.