Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Edimara 21/10/2022

Columbine
Não sei oque dizer sobre esse livro. Uma vibe muito pesada, acho que não estava preparada pra ler algo assim...

Viviane 30/09/2022

DESAFIO MÊS DE SETEMBRO
MINHAS CONSIDERAÇÕES

??TEMA 2 - Um Livro de um(a) que você não lê a muito tempo ou nunca leu

? Livro / autor (a): Columbine/Dave Cullen

?DO QUE SE TRATA O LIVRO QUE VOCÊ LEU?

Vai narrar o processo investigativo de como dois rapazes do último de escola, planejaram e executaram um verdadeiro show de horrores em uma escola nos EUA em 1999.

?O LIVRO TRAZ ALGUMA MENSAGEM? QUAL?

Sério, como uma pessoa e capaz de planejar tudo nos mínimos detalhes e ninguém percebeu, precisamos ficar atentos ao que se passa com nossos filhos nos mínimos detalhes. Qualquer tipo de mudança e um sinal de algo está errado.

?VOCÊ GOSTOU DA OBRA? INDICARIA AOS AMIGOS?? DEIXE SUA AVALIAÇÃO de 1 a 5 ?

E um livro bom, intrigante e principalmente chocante em dados momentos, talvez indicaria para quem gosto do mesmo estilo de leitura que eu.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/09/2022

Neste lançamento dela editora Darkside, Columbine trata-se de um dos grandes massacres que ocorreram na era atual sobre tiroteio em massa.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788594541536

Keven Lobo 23/09/2022

Angustiante e doloroso.
Livros de True Crime são sempre difíceis de serem lidos, mas este em especial foi um desafio a mais pra mim.

Apesar de ser uma não ficção, o livro é tão bem escrito que mais parece um romance investigativo; os envolvidos tem falas e em alguns momentos temos acesso a pensamentos de algumas pessoas pois o autor foi a fundo nessa pesquisa e trouxe não só fatos sobre o ocorrido mas também relatos de sobreviventes, parentes e agentes envolvidos no massacre.

Por causa do tema e todo o peso que esse crime teve e até hoje influencia na sociedade, essa é uma leitura bastante densa. É impossível não sentir angústia com os depoimentos dos alunos que conseguiram sobreviver, com ou sem sequelas, e também dos pais das vítimas. Ainda assim é um livro que prende e a forma como é contada satisfaz.

O autor escreve super bem e dá os detalhes do caso com muito profissionalismo e respeito às vítimas. E ao mesmo tempo que choca a história só vai crescendo e você se vê querendo saber mais sobre ela; O porquê de ter acontecido e se algo podia mesmo ter evitado isso...

O livro traz muitas questões e assuntos polêmicos sobre o fanatismo religioso e as mentiras que circulam pela mídia a respeito dos eventos dentro da biblioteca. Ler esse livro me fez ver coisas novas e mudar diversas concepções que eu tinha antes por matérias e vídeos que já tinha visto na internet. Realmente, a obra é um grande estudo que disseca todo o caso, não focando somente nos assuntos ou no crime em si.

A falta de imagens foi um ponto negativo, isso teria sido um diferencial enorme para adicionar mais dinâmica na leitura, já que eu sempre era obrigado a parar de ler para pesquisar fotos das pessoas e locais mencionados. Embora isso tenha me incomodado, a leitura fluiu até melhor do que eu imaginava e nada me impediu de dar nota máxima para a obra.

Recomendo fortemente para os amantes de True Crime, mas principalmente para aqueles que buscam ter uma visão mais aprofundada desse caso.

Prycilla0 21/09/2022

Dave Cullen mostra com riqueza de detalhes o que foi o massacre de Columbine. Foram 10 anos coletando informações, com parentes, sobreviventes, especialistas e nos apresenta de forma cronológica o pré e o pós. O livro mostra o quanto a mídia interferiu, o erro da polícia, o sensacionalismo criado por algumas igrejas, relata trechos dos diários dos assassinos que muitas vezes nos deixam desnorteados e o impacto que foi para pequena comunidade e para o mundo. Columbine por mais que tenha alguns relatos bem gráficos, deve ser uma leitura obrigatória.

Milly 19/09/2022

Esse livro me deixou com vários medos diferentes, e como pessoas conseguem ser cruéis quando querem. Mas o livro é bom, recomendo.

Nae. 18/09/2022

Sobre Columbine:
Para mim Columbine foi o primeiro caso que tive contato quando comecei a consumir conteúdo de true crime, e, de longe o caso que mais me afetou em um nível que passei, por muito tempo, a evitar qualquer tipo de conteúdo encolhendo este caso para não ficar tão transtornada e sensível. Sempre quis ler este livro, sempre tive certa curiosidade e, em uma espécie de surto impulsivo, o comprei e passei dois dias inteiros (enquanto esperava chegar) me arrependendo amargamente porque não me sentia corajosa o bastante para essa leitura e, agora que acabei, posso dizer que talvez eu não seja mesmo porque, neste exato momento enquanto escrevo essa resenha, estou completamente estarrecida e odiando a possibilidade de me deitar sozinha na cama está noite. Como uma criança amedrontada, eu só quero minha mãe após uma leitura tão tensa e pesada.

Enfim...

Obviamente eu consegui ler esse livro e, devo confessar, que estou surpresa por não estar tão transtornada quanto eu achei que estaria, mas, desde que comecei a ler e até agora não consigo deixar de pensar em Columbine, nos sobreviventes, nas vítimas fatais, nos pais de todos e nos assassinos. O livro trás uma grande angústia justamente por ser rico em detalhes, por focar muito bem em tudo um pouco, desde a recuperação dos sobreviventes até detalhes sobre os assassinos, chega a um nível que quase sabemos a comida favorita deles e quase todos os pensamentos deles sobre o que planejavam fazer e de fato fizeram. O capítulo quietude foi o mais difícil para mim.

Bom, é um livro que com certeza recomendo para pessoas que querem saber mais desse caso, que querem saber A VERDADE sobre esse caso. Mas, precisam ter em mente que é uma leitura extremamente pesada e sensível, mesmo não contendo imagens (só tem algumas partes dos diários dos assassinos que eu sinceramente li bem por cima, sem condições de ler isso de verdade), então... só leiam se tiverem certeza que não vão ser muito afetados (por mais que eu ache isso impossível).

Bruna 14/09/2022

Posterguei a leitura porque sabia que ia me afetar e não estava errada! É muito bem escrito e imersivo. Tem que ter estômago!

bibicortez 04/09/2022

Eu já como todo mundo conhecia a história desse massacre horrível que ocorreu na escola de Columbine, mas lendo o livro percebi como várias ideias que eu tinha sobre o ocorrido, as vítimas e até sobre os assassinos não eram verídicas e sim fruto de uma mídia sensacionalista

Submarino 31/08/2022

Uma história esclarecedora.
Esse livro demonstra de forma muito inteligente os por quês e as consequências de um dos maiores massacres em escolas. Essa edição é maravilhosa porque te deixa a par de toda a consciência de saúde mental, tanto das vítimas quanto dos assassinos.

Li 29/08/2022

O true crime mais difícil que eu já li
A história do massacre de Columbine sempre esteve envolta em fatos incorretos, teorias errôneas construídas pela mídia e muita falta de informações reais sobre o caso.

A verdade sobre o que levou os perpetradores a cometer tal ato e como se deu tudo só foi descoberta ao longo dos anos, quando a polícia finalmente foi sendo obrigada a revelar detalhes das investigações e mais importante, os diários e fitas dos assassinos.

O livro de David Cullen compila absolutamente tudo sobre Columbine, além de abordar com minúcia as vidas de Dylan e Eric e todo o preparamento para o, segundo eles, dia do juízo final, o autor traz relatos extensos sobre as vítimas, os sobreviventes e suas famílias.

É um livro muito necessário, mas muito pesado, foi uma das leituras mais difíceis que já fiz. A extensão de danos que os assassinos causaram na comunidade é devastadora. Foi uma leitura que travou todas as minhas outras leituras, eu tinha que ler de pouco em pouco, respirar por uns dias e então continuar.

Columbine não traz respostas fáceis.

Esse livro tem um grande problema que é a falta de ordem cronológica, o autor simplesmente transita simultaneamente por diversas linhas do tempo. Em um capítulo ele fala sobre o ano do massacre, no seguinte fala sobre dois anos depois, aí ele volta para antes de 1999, e assim continua. É um caos de desorganização que só deixou essa leitura que já é difícil ainda mais complicada.

Ao expor detalhes sobre as vidas dos assassinos, Cullen consegue desmistificar um dos maiores mitos sobre Dylan Klebold e Eric Harris: eles não eram párias, eles não sofriam bullying, na verdade eles mesmos viviam implicando com colegas e despejando ódio a diversos grupos. Eric era um ser humano simplesmente odioso, ele odiava TODOS, se achava um deus, acredite, pra ele todo mundo era inferior a ele, um verdadeiro psicopata. Já Dylan sempre se sentiu diferente das outras pessoas, como Eric, ele também achava que era muito mais inteligente que outros, mas diferente do amigo, ele se sentia muito atormentado por não se encaixar. Dylan era depressivo e queria muito morrer.

A combinação dessas duas personalidades foi fatal, como o dia 20 de abril de 1999 mostrou.

Columbine não foi uma vingança contra valentões, mas sim um ato de ódio pela humanidade.

Ao esclarecer muitos mitos populares criados sobre os atiradores do massacre de Columbine e trazer luz sobre a luta das vítimas e suas famílias, David Cullen faz com que sua obra seja extremamente necessária e uma leitura obrigatória para qualquer pessoa que queira entender o que realmente aconteceu no dia 20 de abril.

Rosangela Max 19/08/2022

Um massacre contado de forma floreada.
Eu teria gostado mais da leitura se o autor tivesse ido direito ao ponto.
Não gosto quando os autores se agarram a cada pontinho da história para esticar o conteúdo até não poder mais, na tentativa de aumentar o drama. Não há necessidade disso. O massacre de Columbine já foi trágico o suficiente.
O conteúdo se resume em contar sobre a evolução do plano dos assassinos até o dia D, o impacto que o ocorrido causou (ao longo dos anos) na cidade, nos sobreviventes, na família das vítimas (dos sobreviventes e dos não sobreviventes) e nas vítimas em recuperação. Também conta um pouco sobre a ação das polícias, da imprensa, dos políticos e da administração da escola.
Tem bastante informação e algumas são repetitivas. Senti falta de mais informação sobre o principal que é o que motivou os assassinos a cometerem a atrocidade. Mas creio que isso só eles mesmos poderiam responder, o resto é especulação.
Alguns pontos que me incomodaram: pessoas se aproveitando do fato para ganhar dinheiro e conquistar devotos; adolescentes de 16, 17 e 18 anos sendo considerados como crianças; atitudes e comportamento de haters sendo vistos como ?uma fase? pelos pais e conselheiros; e pessoas querendo procurar culpados pela situação sendo que os verdadeiros culpados já eram conhecidos e estavam mortos.
Apesar de ter terminado a leitura com a sensação de que está história poderia ter sido contada em muito menos páginas, a recomendo.
Bruno Oliveira 19/08/2022minha estante
Eh, têm muito adulto por aí que ainda acha que criança é ainda só uma criança.

Lale 16/08/2022

Columbine - Dave Cullen
Eu simplesmente adorei a escrita do Dave Cullen , me impressionou a forma de como ele escreveu o período que aconteceu o massacre, por mais que muitas vezes eu precisei parar a leitura por ficar imaginando
Um ponto importante que achei espetacular foi o estudo da vida pregressa dos assassinos , o perfil psicológico deles.
Preocupado em mostrar um outro lado de Columbine , a visão dos sobreviventes e principalmente dos pais do Eric e do Dylan.
Alguns erros ortográficos que não fez nada de diferente na leitura.
Deu muita credibilidade a leitura, as páginas dos diários dos assassinos e um pouco de experiência dele depois de Columbine

Amei a leitura

ManhAes 15/08/2022

Columbine (true crime)
É uma leitura intensa, mostra falhas grotescas da polícia, do sistema e da investigação sobre Eric e Dylan antes do ataque, é um relato cru, mas sensível sobre os atiradores e as vítimas e os sobreviventes, o livro me prendeu do começo ao fim chorei horrores com os depoimentos das vítimas, foi meu primeiro livro desse tema amei

Mage 12/08/2022

Triste e comovente
Toda a trajetória do livro nos faz imergir na história e fica cada vez mais tocante, triste e violento. Sai com muitas indicações de livro.