Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Ilsa Carla 13/07/2022

Surpresa Boa ,Boa surpresa vale a pena
Realmente demorei a iniciar esse livro e também demorei a terminar. É uma história única que consegue mexer com você, com suas estruturas. Confesso que demorei a pegar o gosto dessa leitura, no início fico me perguntando se ela não deu muita volta no mesmo lugar. Mas, aprender com essas cinco mulheres foi tremendamente transformador. E um livro que nos fala como foi à batalha para levar cultura e conhecimento para outras pessoas em 1937 vale todo o esforço.
Aqui não temos só mulheres, vi que também temos exemplares de homens que naquela época já deixava o machismo de lado e tratava bem as mulheres, acolhia, ouvia e ensinava,sem pré-julgamentos. E é claro temos outros exemplares de homens machistas que se achavam o máximo. Jojo nós trás uma história onde vemos o surgimento de uma amizade improvável, numa cidade fria, onde uma forasteira não foi tão bem vinda, a força da biblioteca a cavalo é o ponto inicial para a transformação dessas cinco mulheres. Cinco mulheres que se esforçam para levar as pessoas o conhecimento que não está restrito a um grupo de pessoas, em muitos trechos desse livro é emocionante ver a empatia que elas têm pelas outras mulheres, pelos chefes de sua família, pelas crianças. A cena de violência que é descrita neste livro é chocante e foi o que ?a meu ver? fez o livro ganhar outra dinâmica, por que apartir daí, uns personagens se dividem, outros de afastam, mas elas se unem ainda mais. É um livro que fala de união, de empatia, de desafios, que não podemos ficar parados esperando, se quisermos mudar alguma coisa temos que ir em frente, mas a mudança deve começar por nós mesmo.
Em um trecho do livro o personagem Fred, diz uma coisa que serve muito para todos nós: ?Eles diziam que eu deveria dar uma lição nela. Nunca pensei nisso, nem mesmo no primeiro lampejo de raiva, quando achei que ela tinha pisoteado meu coração. Você bate em um cavalo e consegue domá-lo. Você faz com que ele se submeta a suas ordens. Mas ele nunca vai esquecer. E pode ter certeza de que nunca mias se importará com você. Então, se eu não faria isso com um cavalo, nunca entendi por que deveria fazer isso com um ser humano.?
Fred sou sua fã. Então, se você ficou com dúvida assim com eu, dê uma chance ao livro... Ele vai te surpreender.

Carla1468 13/07/2022

Um caminho para a liberdade
Um livro que tem como enredo o fato histórico de um projeto de Biblioteca a Cavalo, entre os anos de 1935 a 1943 em uma das cidades do interior mais pobres dos Estados Unidos, leste do Kentuchy, organizado e administrado por mulheres. Esse foi a base do que esse livro aborda,tendo como foco personagens principais femininas (Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy) com personalidades e a frente de seu tempo e das ideias fechadas de uma zona rural.

Como o título sugere existe uma liberdade por parte dessas mulheres a ser conquistada (diante de uma sociedade voltada para os homens e seus anseios) mas que antes disso tem um caminho nada fácil para chegar a ela. Um caminho repleto de dificuldades, a começar por serem mulheres, onde os deveres impostos aos homens estarem a frente de seus direitos enquanto cidadãs.

Uma leitura que gera um certo incômodo, da qual aborda assuntos que ainda são bem atuais em nossa sociedade,como: preconceitos, violência doméstica, política, justiça, segregação racial, trabalhadores sem condições saudáveis de trabalho.

Se você acredita que a literatura pode transformar vidas, aproximar pessoas e levar algum conforto diante de situações da vida e conhecimento,mudando as ideias locais de maneira simples e reflexiva.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/07/2022

Inspirado em uma história real, Um caminho para a liberdade fala de lealdade, independência e justiça. Com uma trama envolvente e emocionante, Jojo Moyes faz o leitor refletir sobre as redes de apoio e amizade entre mulheres e como é preciso ir além dos nossos — supostos — limites. Afinal, conquistar a liberdade nunca é fácil.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551005453

Jéssica 11/07/2022

Jojo sempre arrasa
Que livro fantástico, ler sobre mulheres tão fortes e as que aprenderam a ser forte em uma outra época é muito bom.
Vale muito a leitura.

beca 10/07/2022

um caminho para a liberdade
este livro foi um dos melhor que li esse ano, ele é incrível, eu demorei pra ler ele( mesmo tendo prometido pra mim mesma que ia ler bastante nas férias:/) mas a escrita é ótima, o enredo também (eu passei muita raiva lendo, porém valeu a pena!) e indico muitoooo

Clau Verde 10/07/2022

Que livro fofo. Não consegui parar de ler. A estória é bem inspiradora e trata-se da superação de personagens incríveis.

Jéssica 05/07/2022

Todas podem ter voz
Uma história inspiradora de mulheres que desafiaram os padrões mesmo em uma época e em um local onde nenhuma mulher poderia ter voz.

Dayane Nunes 05/07/2022

Fortes emoções
Uma leitura que te transporta para uma vida muito difícil para as mulheres em outro século.

Porém, no decorrer da história conseguíamos encontrar inspirações femininas que nos fazem acreditar em um mulher melhor.

Mais uma leitura de Jojo Moyes que entrega tudo!

Isabelle 04/07/2022

um dos meus favoritos
ah, esse livro é incrível. História de superação, amizade e paixão por livros. Tudo que eu amo! Foi o primeiro livro que eu li da Jojo Moyes, e me apaixonei pela escrita dela.
Apenas leiam, esse sim é uma cartada de mestre, bem ?man down rom pom pom pom?

Lena D. 03/07/2022

Um caminho para a liberdade.
A leitura deste livro pra mim foi emocionante e instigante, não conseguia parar de ler, a leitura se inicia de forma gosotosinha, leve até que começa ter acontecimentos que deixa a leitura instigante e nós leitores indignados com o tratamento que as mulheres de um modo geral é trata, com a segregação que acontece na cidade com as pessoas negras, afinal estamos em 1976 onde a sociedade acreditava que os negros deveria ter seu próprio, ou seja, tudo deveria ser separado com as pessoas bracas.
Apesar de termos como protagonistas essas quatro mulheres, o foco acontece com duas, Alice que é inglesa e vai para essa cidadezinha pois se casa com Bennet, homem em que ela conheceu teve uma paixão e viu nele uma oportunidade de escapar dos pais super conservadores, mas quando ela chega na cidade seu casamento não é acontece como ela imaginou. Margery O'hare nasceu e cresceu nesta cidade, porém com um passado manchado pela família aue foi conhecida por ser violenta, a cidade inteira olha para ela com mais olhos, afinal de contas Margery é uma mulher diferente das outras, tem um espírito livre. E a narrativa gira em torna desta duas mulheres enfrentando uma sociedade machista, preconceituosa, conservadora, tudo em nome da sua liberdade para viver a vida como deseja.

A leitura deste livro para mim, foi emocionante e em certos momentos de indignação com alguns acontecimentos da estória. Aqui não temos uma estória de amor como muitos esperam da autora, aqui temos vidas de mulheres em busca de sua liberdade, temos uma sociedade vivendo um momento complicado e delicado financeiramente nos E.U.A, temos uma segregação racial ainda acontecendo, e em meio a tudo isto encontramos mulheres fazendo seu trabalho de bibliotecária entregando mais do que livros, entregando esperanças de dias melhores, entregando conhecimento para essa população mais pobre.

Eu me envolvi totalmente com este livro, amei muito a estória, foi uma leitura diferente, mas simplesmente maravilhosa, o olhar jornalístico da autora foi fundamental para criar uma narrativa envolvente e um livro tão bom com um cenário político real.

Foi um livro que me proporcionou momentos incríveis, amei acompanhar a estória dessas mulheres, o amadurecimento, a consciência de algo estava errado e precisava mudar em suas vidas, a coragem de cada uma delas em enfrentar regiões perigosas e de difícil acesso a cavalo para levar livros a cada região do Kentucky, porque afinal de contas livros tranasformam pessoas e pessoas com conhecimento transformam sim, o mundo.

A autora está de parabéns com este livro , em mistura de realidade com ficção, Jojo Moyes nós entrega um livro para se emocionar, se indignar, se envolver e claro refletir sobre o poder dos livros em nossas vidas.

Finalizo com o clássico, apenas leaim este livro, eu garanto que não irão se arrepender, é um livro que vale cada página lida.
Fabiana 03/07/2022minha estante
Quero muito ler esse livro..tá na lista

Nicolly 30/06/2022

Amei acompanhar a jornada dessas mulheres tão fortes e corajosas. Mas triste pensar em como algumas coisas ainda não mudaram e como o processo é lento.
Mas um dia chegaremos lá.
História inspiradora!
Só queria ter um 1/3 da bravura e resiliência de Margie! Que mulher...

Pri Ruppenthal 26/06/2022

Liberdade
?Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento.?

Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes.

Inspirado em uma história real, Um caminho para a liberdade é um livro que nos faz refletir sobre o poder dos livros e da leitura. Confesso que iniciei a leitura com uma grande expectativa porque eu sou apaixonada pelos livros da Jojo Moyes e a forma como ela escreve.

Como costumo fazer quando quero muito ler um livro, também não li a sinopse desse. Em O caminho para a liberdade, Jojo nos trás a história de cinco mulheres que enfrentarão uma cidade inteira por amor aos livros em uma época em que não seguir os costumes e a religião era transgressão gravíssima. Em pouco tempo, toda a cidade se volta contra o grupo, colocando em risco a sobrevivência do projeto. E as mulheres vão se perguntar mais uma vez se o poder das palavras será suficiente para salvá-las.

Confesso que demorei para mergulhar na narração e pegar o ritmo da leitura. Mas quando consegui, encontrei uma história cercada de lealdade, independência e justiça. Me deparei com uma linda história que nos fala sobre redes de apoio, a amizade entre mulheres e como ás vezes precisamos enfrentar os nossos limites para conquistar a nossa liberdade.

Apesar das histórias da Jojo Moyes serem sempre fluidas, senti dificuldade em encontrar essa fluidez antes da metade do livro. Os capítulos grandes é uma característica da Jojo Moyes, então já esperava por isso.

Enfim, é uma leitura para aqueles que gostam de romance com uma dose de desafios.

Nota: 4.0/5.0

?Para qualquer situação existe uma saída.Talvez seja desagradável. Talvez deixe você sem chão. Mas sempre existe uma saída.?

Isaac 21/06/2022

um jojo de qualidade
Ela nunca decepciona, mas as vezes ela supera, como agora. Esse livro é muito envolvente, com tantas emoções. Quero que mais pessoas conheçam esse livro.

Sandy Leão 20/06/2022

Perfeito
Eu amei, cada detalhe, cada reviravolta e todo o contexto. É louco pensar que ainda existem pessoas com o tipo de pensamento do povo daquela cidade né? Ainda bem que estamos em constante evolução. E o projeto é lindo!!

brendab 14/06/2022

Que experiência! ??
Comecei esse porque queria conhecer mais sobre as obras da Jojo e achei que esse seria uma boa.

Confesso que tive um pouco de dificuldade de me agarrar no início, mas a história deslancha de uma forma que é quase impossível não devorar o livro.

Que experiência incrível. Chorei e torci demais por cada uma das 5 protagonistas, principalmente Margery, Alice, e Sophia.

Vale super a pena! ??