Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Jorge 01/10/2020

Livro para entrar no top 10 do ano.
Tive uma certa resistência para ler esse livro, mas fui convencido e decidi dá uma chance e só tive um arrependimento nisso tudo, de não ter lido antes.

Ele conta a história de mulheres que se unem para levar livros as pessoas e por se passar na primeira metade do século XX, mostra como era difícil para elas conseguirem fazer isso, desde cavalgar por horas para levar livros as famílias mais carentes a ter que enfrentar os poderosos da cidade que queriam acabar com o projeto. Esse é um pequeno resumo no intuito de não deixar spoiler, mas acreditem a trama é muito maior do que isso e muito mais envolvente.

Enfim, leia vai valer a pena, pode confiar, as chances dele entrar no top 10 do ano é fácil.
Leia, confia. Kkk

Sem obs. dessa vez, só uma, leia esse livro kkk
Janaina 01/10/2020minha estante
Ele também está no meu top do ano ???

Jorge 02/10/2020minha estante
Muito bom ne?! Janaina

Monithex 02/10/2020minha estante
Ownnnn já coloquei na lista desse ano!!

Jorge 02/10/2020minha estante
Mony não deixa de ler, tenho certeza que vc vai gostar.

Fran Kukuty 04/10/2020minha estante
quero ler.

Jé Andrade 09/10/2020minha estante
Ele definitivamente está no meu top 3, eu AMO esse livro, amei a história, TUDO. Jojo nunca decepciona ???

Jorge 11/10/2020minha estante
Jé esse é o primeiro que leio dela, achei fantástico.

Ninive7 04/12/2020minha estante
É o meu favorito desse ano, livro incrível

Vivi 11/03/2021minha estante
?? vou começar a lê

Ledna 09/05/2021minha estante
O melhor livro da Jojo Moyes que li até agora, quase perfeito.

VanessaFerreira 18/05/2021minha estante
Li esse ano e com certeza vai entrar no meu top 10

Lucia.Ferreira 23/06/2021minha estante
Esse livro me fez entender a diferença entre as prioridades dos países. Enqto alguns se preocupam em depauperar as riquezas existente em suas terras, outros estão preocupados em formas "seres pensantes".

Ana Luísa Ramalho 12/10/2021minha estante
Demorei na leitura, mas o livro é extraordinário. Consegui observar que fugiu um pouco do estilo de Jojo Moyes que estava acostumada, mas é um livro bem escrito, que traz inúmeras reflexões. Esse é aquele livro que eu indico sem medo de errar! ??

Maick 20/02/2023minha estante
Gente tem hora que dá vontade de dar outro tapa na Alice , o Fred tão romântico ,íntegro caidinho por ela , e ela com esperança de voltar para o outro que a faz sofrer . Enfim acho que não vou superar a partida de Alice e ver o Fred sofrer ...

Gabrielly.Dourados 11/05/2023minha estante
Livro muito bom!!! Final maravilhoso ?
Admito que me arrastei um pouco pra conseguir chegar ao final, sla, achei a narrativa meio lenda, apesar de acontecer muita coisa ao longo do livro.
Capa maravilhosa
História perfeita
Reviravolta incrível
Tem como ser melhor?

Gabi 17/02/2020

Maravilhoso!!!
Sempre fui fã da Jojo e confesso que fui pega de surpresa com essa leitura. É um tanto diferente e, pra mim, muito superior aos outros livros publicados da autora.

Mesmo sendo uma história ambientada a muitas décadas atrás nas áreas rurais dos EUA, a história ressoa nos dias de hoje.

É um livro sobre pessoas comuns resistindo a interesses corporativos, sobre a importância da união das mulheres, ajudando umas às outras. É sobre o medo que temos daqueles que são diferentes de nós e sobre mulheres tentando encontrar um lugar no mundo, embora o patriarcado queira que elas se comportem de uma determinada maneira.

Demorei muito pra pegar esse livro por imaginar que fosse mais um romance água com açúcar, pra aquecer o coração, da Jojo. Foi muito além.

Recomendo a leitura!!!
5 estrelas e favorito!!!
Alcione13 17/02/2020minha estante
Subiu na fila. Vou reler A garota que você deixou para trás exatamente por essas características. Então esse vai ser o próximo

Gabi 18/02/2020minha estante
Alcione, com certeza vc vai amar ?

Alcione13 18/02/2020minha estante
Obrigada

wonyourbooks 01/03/2020minha estante
Tirou as palavras da minha

wonyourbooks 01/03/2020minha estante
Tirou palavras da minha boca.
Irei postar a resenha hoje sobre a obra, qual o seu instagram para lhe mencionar.

Gabi 01/03/2020minha estante
Wonyourbooks, eu não tenho insta literário, só pessoal: @gabimo__

Tudo bem?

Margo 31/03/2020minha estante
Gente sou nova por aqui e gostaria de saber se esse app a gente consegue ler livros por aqui? M desculpe mas e a primeira vez q entro aqui e sou fã de Jojo e gostaria de ler esse livro on LINE

Alcione13 31/03/2020minha estante
Margo,por aqui não é possível leitura. Apenas marcações do que estamos lendo

Margo 31/03/2020minha estante
Obrigada ??

Alcione13 31/03/2020minha estante
Imagina. O único site que eu conhecia pra ler online está péssimo. Cheio de vírus. Por isso não recomendo

Bia 16/04/2020minha estante
Comecei a ler justamente por apresentar características diferentes ao famoso "água com açúcar". Estou no início, mas gostando bastante!

Michela Wakami 03/09/2021

Razoável
Parecia que eu ia gostar muito, a temática é muito boa e tinha tudo para ser 5 estrelas, mas a forma que os personagens foram trabalhados e alguns pontos do livro, fez com que a nota fosse reduzida a 2 estrelas.
Achei que deixou a desejar em muitos aspectos, infelizmente.
O que tem de mais belo, são a amizade entre as bibliotecárias, e o trabalho delas.
Esses romances de época que colocam coisas muito irreais para aquela época, ficam parecendo livro de fantasia.
Eu desisto.....

???????

Michela Wakami 03/09/2021minha estante
Você deu quantas estrelas?

4,5 estrelas

CPF1964 03/09/2021minha estante
Uma pena que você não gostou tanto. Vida que segue.

Michela Wakami 03/09/2021minha estante
Sim, leituras melhores viram.?

CPF1964 03/09/2021minha estante
Melhores para você...... Quem sabe uma empregada que ganha salário mínimo, voa de guarda chuva, atazanada por crianças e está sempre feliz cantando Let It Go......

Michela Wakami 03/09/2021minha estante
Estou torcendo, para ter acertado dessa vez. ????

@eusoudanivieira 06/12/2020

Um caminho para a liberdade ?
Um dos livros mais emocionantes que li esse ano.
Um livro que fala de outros livros.
E de outras mulheres.
Fala sobre a violência imposta pelo machismo e pelo racismo.
Mostra como manter um povo ignorante e torná-lo massa de manobra.
E principalmente, mostra que quando nós,  mulheres, nos unimos verdadeiramente, que não há nada que nos mova dos nossos propósitos.
#juntassomosmaisfortes

Para alegria deste coração que vos aparece aqui de vez em quando, preciso dizer que a adaptação deste livro já foi confirmada.
Sim, espero chorar no cinema se Deus quiser!

Baseado na história real da Biblioteca a Cavalo,
criada na década de 30 durante a Grande Recessão vivida pelos EUA, conheceremos as 5 mulheres que desafiarão uma cidade para continuar levando alívio e conhecimento através da leitura para pessoas menos favorecidas.
A evolução de cada personagem é,  sem dúvidas,  a coisa mais enriquecedora de se ver.
O livro tem uma quantidade de páginas razoável que você simplesmente ignora e devora pra ver aquele final clichê e feliz sim, que elas mereceram e a gente também.

Não quero e não vou adentrar detalhes do livro porquê você,  caro leitor que chegou até aqui, precisa sentir toda a emoção e conhecer cada personagem e sua evolução  no decorrer da leitura.
Você vai suspirar, se indignar, se surpreender e se alegrar.
Vai desejar ter vivido aquela época só pra conhecer aquelas mulheres e oferecer toda sua amizade e devoção a elas, pois seria exatamente isso o que você receberia de volta.

Li ele no #kindle mas terei a edição física só pra deixar  na minha estante ao lado de Mulherzinhas.
Entendedores entenderão!
elianna.amorim 06/12/2020minha estante
Lindo Dan, realmente, uma leitura que vale a pena. Obrigadaaa por me indicar

@eusoudanivieira 06/12/2020minha estante
? eu que agradeço Eli ?

Daniele-B-N-Rodrigues 07/12/2020minha estante
Gratidão Dan por me indicar essa obra prima. Está na minha lista de próximas leituras! Estou ansiosa por essa leitura, estou desejando muito o livro físico, por isso a lerei em breve!

Daniele-B-N-Rodrigues 07/12/2020minha estante
Parabéns por recomendar aqui também para os Skoobers, e mostrar esse "caminho" de leitura pelas suas palavras é um livro esplêndido!

@eusoudanivieira 07/12/2020minha estante
Obrigada, de ?.

Daniele-B-N-Rodrigues 07/12/2020minha estante
Seria maravilhoso ler um livro seu Dan ? vc escreve tão bem :)

FabyTedrus 17/02/2020

Um Caminho Para a Liberdade - Jojo Moyes
Uma biblioteca itinerante, cinco mulheres levando livros para as famílias mais rurais da região, montadas em cavalos e burro, com o intuito de levar conhecimento e distração, em uma época, por volta de 1930, onde machismo, o racismo, o conservadorismo e tantas outras formas de limitação e preconceito eram fortemente presentes no dia a dia dessas mulheres.
Ao contrário de outros livros que já li da Jojo, onde com frequência o foco é o romance, neste aqui o foco principal são essas mulheres, a amizade que nasce e se fortalece entre elas e a sororidade entre esse time de bibliotecárias que eu me tornei fã.
Fiquei encantada com a história, que também me fez ficar angustiada e com medo por elas, com muita raiva e com o coração apertado por causa das injustiças, feliz com cada conquista e sempre torcendo demais para que o melhor acontecesse apesar dos pesares.
Gostei de tudo, dos personagens, da história, das reviravoltas e mesmo das partes clichês e previsíveis. Recomendo muito!
Já anotei e vou ler

Anna Paula 17/02/2020minha estante
Ele é lindo!!

FabyTedrus 17/02/2020minha estante
Leia sim, Alcione. Espero que goste também!

FabyTedrus 17/02/2020minha estante
Anna Paula é lindo demais, Jojo acertando em cheio de novo!

Com certeza lerei
Obrigada ?

Juliete Marçal 24/05/2020

Uma biblioteca itinerante que transforma vidas.
Em "Um Caminho para a Liberdade", temos uma história passada no final da década de 30, mais precisamente, em 1937, logo após a Grande Depressão (crise-econômica de 1929) nos Estados Unidos que afetou todo o mundo, e não menos as pessoas da cidadezinha de Baileyville, do estado do Kentucky.

A cidade recebe a proposta de colocar em prática uma biblioteca itinerante a cavalo, como forma de distribuir e emprestar livros e revistas para a população local e para os outros habitantes que moravam em regiões mais isoladas, como por exemplo, nas montanhas. O objetivo dessa biblioteca itinerante era incentivar a leitura, principalmente, entre aqueles que não tinham acesso aos livros e disseminar a educação.

"Cavalgar até algumas das casas mais remotas e fornecer material de leitura para aqueles que talvez não possam ir até as bibliotecas do condado devido a problemas de saúde, fragilidade ou falta de transporte."

Através da Biblioteca Itinerante da WPA de Baileyville, vamos conhecer a história das bibliotecárias que estão à sua sua frente: Margery, Alice, Beth, Izzy e Sophia. E são essas mesmas mulheres que vão viver os seus dias nessa biblioteca itinerante e vão passar por muitas coisas, entre perigos durante as entregas dos livros, aprender a lidar com elas mesmas e com os seus medos, se autodescobrir, além de ter que lidar com o machismo e preconceito de uma sociedade conservadora que aribuía à mulher apenas o papel de esposa, mãe e dona de casa.

"Boa coisa não é. As mulheres tem é que cuidar da casa. Daqui a pouco vão querer que sejam mineradoras, dirijam caminhões."

A narrativa foca mais nos dramas da Alice e da Margery. Em Alice, uma jovem inglesa que se casa com um americano como forma de viver uma vida nova, nos deparamos com o machismo, a falta de voz e liberdade, e a violência, mas também acompanharmos a sua transformação: de uma moça tímida para uma mulher forte e decidida que passa a ter a biblioteca como o seu refúgio. Do outro lado, temos a Margery, completamente o oposto de Alice, uma mulher independente e forte, que não tem uma fama muito boa na cidade, fama essa carregada através do nome e da história da sua família, que não era muito bem vista pela cidade. Margery é o tipo de personagem que tem a personalidade forte, que vive à sua maneira, não segue as regras impostas pela sociedade e quebra os paradigmas da mesma. Ela fala, pensa e faz exatamente o que quer, independente do que os outros vão pensar, e que ao mesmo tempo tem um coração bom.

"Nós mulheres, enfrentamos desafios surpreendentes quando escolhemos sair do que são considerados os nossos limites habituais."

O legal dessa história é que temos personagens femininas fortes e que se apoiam, é um livro que fala de livros e de como eles mudam vidas, ao mesmo tempo que aborda assuntos sociais tão importantes. É interessante ver no livro que algumas problemáticas abordadas pouco ou nada evoluíram, - que naquela época eram muito mais fortes -, e que temos ainda, essas mesmas batalhas para lutar, que se fazem tão presentes, apesar da pouca mudança.

"É chocante como as pessoas nessa cidade julgam o comportamento dos homens comparado ao das mulheres."

Apesar de demorar um pouco para desenrolar os fatos, a escrita da Jojo é realmente ótima e deixa aquela vontade de saber mais sobre os personagens e como tudo vai acabar, sem contar que a autora aborda questões bem importantes durante a narrativa, como a sociedade conservadora e machista, o preconceito, o racismo, a desigualdade social, a violência, a superação, o surgimento de uma amizade verdadeira, entre tantas outras questões.

"A vida é complicada. Por isso é importante encontrar alegria quando se pode."

De todos os livros da autora, esse sem dúvida tem uma pegada mais política e trata de assuntos tão antigos e que são muito atuais. É um livro que causa um misto de emoções! Eu adorei essa história inspiradora, emocionante e maravilhosa! Merece muito ser lida!

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas doze anos."

^^
Juliana Rodrigues 25/05/2020minha estante
Amei a resenha ?

Juliete Marçal 25/05/2020minha estante
Ahhh, Obrigada! ?

Carolina.Teixeira 25/05/2020minha estante
Fiquei curiosa para ler

Juliete Marçal 25/05/2020minha estante
Eu super recomendo, Carolina.
Só não espere encontrar um romance avassalador. Tem romance? Tem, sim. Mas o livro é muito mais do que isso!
É mais sobre a luta da mulher para impor as suas vontades e não se deixar intimidar.

Carolina.Teixeira 25/05/2020minha estante
Sim, pela sua resenha consegui observar isso ??

Kelly Martinez 05/01/2020

Jojo sendo Jojo
Um caminho para a liberdade
Jojo Moyes
368 paginas
Editora Intrínseca
3,75/5 estrelas

Olá amigos literários! Hoje trago a resenha desse livro suuuuper comentado, aclamado por vários influenciadores como um dos melhores de 2019.

Temos aqui a história de 5 mulheres vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros. Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy, as protagonistas, são voluntárias e aceitam trabalhar na biblioteca itinerante e conforme vão enfrentando as dificuldades que surgem, elas vão fortalecendo o laço que as une.

Pois é, meu povo! Li o livro! Achei que ia chorar à cântaros e na verdade, mesmo gostando da leitura, não me emocionei tanto assim.
O livro, baseado em fatos verídicos, vem contando como 5 mulheres conseguem, mesmo com a dificuldade e preconceito da época, desbravar o interior do Kentucky levando livros e disseminando a cultura entre os moradores mais carentes da região.
Paralela a história verídica da biblioteca, teremos a história de Marge e Alice, cada uma com seus dramas pessoais, enfrentando toda gama de preconceitos que uma cidadezinha pode impor à mulheres à frente do seu tempo; afinal, o livro de passa na década de 30, num EUA vivendo a grande depressão, num estado, que ainda, nos dias de hoje, é considerado um dos mais pobres da federação.
Problemas pessoais à parte, a história da biblioteca só acontece nos primeiros 1/3 do livro. Após isso, só drama ao melhor estilo Jojo mesmo.
Pra mim, o capítulo 23 salva o livro. E estamos conversados.
A candência do livro é lenta e eu confesso que me dispersei vaaaaaaaarias vezes durante a leitura ( o Instagram do Pedro Scoob tava mais interessante hahaha)
Se eu recomendo a leitura? Olha, até recomendo... mas veja bem, não vá esperando aquela coca coca gelada não!
É um livro bem escrito, no melhor estilo Jojo. Se vc gosta dela, vá em frente, se joga!
Caso contrário... só pesquise sobre a biblioteca itinerante da WPA... vai ser mais interessante!
Beijos e até a próxima!
Alcione13 05/01/2020minha estante
Arrasou na resenha. Tenho esse problema com Jojo. A lentidão cansa. O som do amor foi nessa pegada. Leeeennnto

Kelly Martinez 06/01/2020minha estante
Já enjoei dela! Não tem jeito! Hahaha

Alcione13 06/01/2020minha estante
Somos duas. Talvez daqui bastante tempo eu leia

Alessandra 15/01/2020minha estante
Jojo sendo Jojo é ótimo...rsrsrs

Gi 22/03/2021

Um dos melhores que já li!
Leitura agradável, te prende!
Tem acontecimentos de comédia, drama e um leve suspense na medida certa!!
Termina com muito bom humor!

Perfeito! Além da capa maravilhosa, uma história que aquece o coração!

Nada de lágrimas! E super otimista!
Mostra sobre passar por cima das adversidade da vida!

Jojo Moyes acaba de ganhar mais uma fã leitora!!!
Pri @serienaestante 22/03/2021minha estante
Caramba, fiquei com vontade de ler.

Gi 22/03/2021minha estante
Leia!!! Não vai se arrepender!!! Garanto!

Pri @serienaestante 22/03/2021minha estante
Coloquei na minha lista, obggg

Gi 22/03/2021minha estante
????????

AngAlica100 21/11/2020

Um caminho para a liberdade
Uma leitura inspiradora e reflexiva.

"Você sabe qual é a pior coisa de quando um homem bate em você: - (...) - Não são os machucados. É que naquele instante você percebe a verdade sobre ser mulher. Que não importa o quanto você é inteligente, como você argumenta melhor, como você é melhor que eles, ponto. É quando você percebe que eles sempre podem calar você com um tapa. Simples assim."
EmillyLuna 13/02/2021minha estante
Isso me destruiu

AngAlica100 13/02/2021minha estante
Com certeza. Todos os dias enfrentamos dificuldade por ser mulher

EmillyLuna 19/02/2021minha estante
Adicionei na meta por você, ahas. Já tinha visto, mas outras experiências com a Jojo tinham me feito desanimar, mas agora rolaaa!

AngAlica100 20/02/2021minha estante
Vai dar certo. ??

Pedro Manso 13/02/2021

Mais do que surpreso
Estava atrás de livros com protagonistas mulheres, escritos por mulheres.
E já posso dizer que ao ler esse livro é algo completamente diferente do comum, quando são escritos por homens.
A sinopse já é bem completa mas se você está na dúvida se vai ler, pode ir sem medo. Vai encontrar mulheres determinadas, a frente do seu tempo, encarando as dificuldades com tudo que podem, com objetivos fortes sem a necessidade de uma figura masculina para dar sentido a procura pessoal dela.
Em muitos momentos você vai passar raiva, ou melhor, na maior parte você vai passar raiva pelas situações descritas. Em outros, vai comemorar junto a elas e se emocionar.
Pâm Possani 18/02/2021minha estante
Vc diria que é o melhor da Jojo? Desanimei um pouco com os últimos que li da autora, mas sou apaixonada por "como eu era antes de você" e gostei MT da construção de "a garota que vc deixou para trás"

Pedro Manso 19/02/2021minha estante
Na sinceridade o livro como um todo tem uma narrativa muito fluída, e trás muitas situações de preconceito, machismo e protagonismo feminino, tudo de uma forma muito certeira sem forçar nada. Não posso afirmar ser o melhor, mas não tem como se arrepender de ler ?

Pâm Possani 19/02/2021minha estante
Hummmmmmmmmm VOU pensar com carinho na leitura viu ? parece ser um livro para se ter um outro olhar sobre a autora e sobre os temas ?

Pâm Possani 19/02/2021minha estante
(agora eu vi, ele tá com média de 4.6 aqui no skoob ?)

Samira :) 07/08/2020minha estante
Sobre o marido, acho que é um fato desses que estão no livro pra auto interpretação. Ficou subentendido, pra mim, que talvez ele seja gay mas se esconde atrás dos costumes da época (o próprio casamento tradicional, por exemplo), sendo mais um artifício da autora de mostrar como eram opressores os costumes da época. Ps.: Tem uma passagem do livro em que alguns homens questionam a sexualidade de Bennet.
Sobre a Sophia, realmente, poderia ser msmo mais explorada. Mas eu entendo que a estrutura racista na época era tão densa e complexa que, pra fazer uma narrativa decente sobre a vivência de uma mulher preta nesse ambiente, o livro deveria focar nessa temática e acho que esse não foi o objetivo.
Acho que a ideia era mostrar a opressão da época sobre as minorias sob o ponto de vista feminino..

elisa.andrade 08/08/2020minha estante
Entendi o lance do marido dela. Sobre a Shopia, mulheres negras sofrem opressões diferente das mulheres brancas, se for colocar uma mulher negra e não falar direito sobre, é melhor nem colocar. Deixa subentendido que ambas sofrem quase a mesma expressão.

elisa.andrade 08/08/2020minha estante
opressão *

Samira :) 08/08/2020minha estante
Entendi o que vc quis dizer.. tem razão!

Nick 27/09/2019

As vezes a gente está certo nas pressuposições.
Em primeiro lugar preciso dizer que "Um Caminho Para a Liberdade" é o primeiro livro que leio da autora Jojo Moyes. Sempre tive vontade ZERO de ler qualquer livro dela simplesmente porque imaginava que não era o meu estilo, tinha um pré conceito bem definido sobre.
Enfim, como recebi o livro pelo clube Intrínsecos, claro que não deixaria de lê-lo (ou tentar), afinal essa é a principal razão de eu assinar esse tipo de clube: conhecer coisas novas, sair da zona de conforto, expandir os horizontes.
Infelizmente, se você leu até aqui esperando mais um relato de um leitor surpreendido positivamente por uma obra ou autor, devo decepciona-lo, porque de fato (como eu imaginava) eu não gostei do livro. É exatamente o que eu imaginava: meloso, clichê, previsível, estereotipado... O romance entre Alice e seu par (não quero dar spoiler) é uma das coisas mais sem graça que já li na vida, não passa nenhuma sensação de realidade. A escritora é uma romancista bem reconhecida, com diversos outros títulos na sua bagagem, esperava bem mais dela... e no final, o fato é que nem no romance ela me ganhou, esse que é teoricamente o "ponto forte" dela.
Maju 28/09/2019minha estante
Nick, entendo você acreditar que ela não tenha uma narrativa do seu estilo, mas como ela disse na entrevista, esse é o livro mais político dela, e por isso romance é pano de fundo. Se você quer ler um livro que o romance seja o principal, leia "Como eu era antes de você" ou "Um mais um". São diferentes desse.

Nick 28/09/2019minha estante
Nãaao, eu não quero ler um livro mais focado no romance dela, nunca quis, nenhum livro dela nunca passou perto de entrar na minha lista "quero ler", como eu disse: "vontade zero". Apenas comentei que "nem no romance que é o ponto forte dela ela me ganhou"... A parte "politica" do livro é praticamente inexistente pra mim, não vi nenhuma articulação em busca de mais direitos pras mulheres ou pra biblioteca, nem nada do tipo... muito menos em relação à exploradora dos Van Cleve que provocou um acidente terrível e as consequências foram o que? Nada, o assunto foi esquecido. O plot da prisão da Margery e do julgamento foi muuuito longo e melodramático, talvez se ela tivesse encurtado isso e dados mais foco aos outros assuntos o livro tivesse sido mais interessante.

Lu 02/10/2019minha estante
Oi, quer trocar?

Nick 02/10/2019minha estante
Não, obrigado. As edições do Intrínsecos são colecionáveis, não consigo me desfazer mesmo não gostando do livro.

Gabi 22/05/2020

Meu novo favorito da Jojo. A história dessas mulheres é inspiradora, quem ainda acha que é exagero a luta das mulheres por igualdade deveria ler esse livro e ver o quanto já conquistamos que nunca teríamos conseguido sem essa luta. Como sempre a escrita da Jojo me emocionou e me deixou vidrada do começo ao fim do livro.
Geovanna.Holanda 22/05/2020minha estante
O que eu mais amo nos livros dela é exatamente isso, personagens femininas fortes e inspiradoras.

Gabi 22/05/2020minha estante
Personagens femininas forte e que inspiram já é característica da Jojo, ela sempre nos presentea com personagens assim, simplesmente amo a escrita dela

Geovanna.Holanda 22/05/2020minha estante
Siiiim, ela a forma como ela alterna entre passado e presente, pontos de vista diferentes é incrível, meu favorito dela é A Garota que você deixou para trás.

Gabi 22/05/2020minha estante
Amo A Garota que Você Deixou pra Trás, foi meu favorito por muito tempo até que ela lançou Um Caminho Pra Liberdade, também amo a forma como ela alterna os pontos de vista, quero muito que ela lance mais livros porque amo a escrita dela.

@livrosegatos 29/09/2019minha estante
Eu tb fiquei frustrada que não foi esclarecido o motivo desse estorvo ter morrido, porém, meio que ficou nas entrelinhas que ele estuprava as filhas.

Conça 29/09/2019minha estante
Pensei nessa possibilidade também.

estantedasofia 02/10/2019minha estante
sobre a morte do Clem, está no começo do livro, gente. Eu também fiquei intrigada no final, mas voltei no começo e li de novo e então tudo fez sentido! ;)

Evelice.Neves 01/06/2020

Leitura maravilhosa
Esse livro é, na falta de uma palavra melhor, necessário. Não sei dizer se para as pessoas, mas para mim, foi. Eu estava há tanto tempo na zona de conforto dos meu romances clichês de época e contemporâneos, que não me dava ao trabalho de me desafiar há bastante tempo. Mas como ele foi o escolhido para a Leitura Coletiva de um grupo de amigas, encarei de frente. Embora tenha romance, esse não é o foco do livro. As mulheres são. E os livros. Olha que coisa maravilhosa!
Demorei um pouco pra pegar no tranco e a medida que que avançava ficava com medinho do que viria depois (sou um pouco sensível) mas então, não consegui largar.
É um livro muito bem escrito, nada cansativo, com personagens resilientes como poucos. Eu me peguei emocionada chorando em determinados momentos, sentindo a dor de ser uma mulher em tempos tão difíceis para ser uma. 1937 ou 2020? Ambos têm tanta semelhança que chega a ser chocante e desanimador. Mas o desânimo bate e volta quando lembro da força de Alice, Margerie, Izzy e mesmo Beth.
Enfim, esse é um livro inspirador, de lutas, perdas e vitórias que toda mulher deveria ler! Pesquisando sobre, vi que ele foi inspirado em uma história real.
Lívia 01/06/2020minha estante
Quero ler mas tô c medo kkkk sempre fico c pé atrás em ler livro triste

Samira.Tafuri 01/06/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso ??

Evelice.Neves 05/06/2020minha estante
Tenha medo não, pois é uma história linda de lutas e amizade!