Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

Camilla121 09/08/2021

A história é boa, muito bem construída, apesar de ser bem lenta e com uma certa demora pra pegar no tranco, para mim, começou a ficar bom lá pelos 72%, até então estava muito parado com muitas perguntas sem respostas, mas gostei do final e estou curiosa para saber a continuação.

marritta 01/02/2022

"Rumo à liberdade"
De cara eu já percebi que iria gostar desse livro, ele me prendeu de uma forma inexplicável, quando eu vi já estava totalmente presa a história.
Chorei e surtei muito, esse livro me trouxe tantas sensações, em meio a felicidade e desespero me apaixonei pelos personagens principais, e simpatizei totalmente com os secundários.
Livro incrível, simplesmente perfeito.
dudaisreading 02/02/2022minha estante
os outros livros entregam tudo tb!!! ????

Gigi 02/02/2022minha estante
amg os personagens desse livro tem poderes??

marritta 02/02/2022minha estante
alguns personagens tem poderes sim amg @gigi

sailormiah 20/06/2021

Que final foi esse???
"Você é cheia, Laia. Cheia de vida e sombras e força e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino."

Nossa, tô encantada com essa história.
A escrita é muito boa e sabe direcionar o leitor exatamente para os caminhos que ele precisa, para se surpreender com as revelações que acontecem. Isso sem contar que a narrativa criada para explicar como os Eruditos tiveram sua ascensão e depois como se tornaram escravos até chegar nesse momento atual foi muito bem pensada, conseguimos entender o ciclo de ódio que apenas se repete com pessoas que não têm culpa e nem motivo para serem tratadas assim.
Sem contar que é sempre muito bom ler histórias com personagens não brancos como protagonistas, as descrições e os detalhes são bonitos de imaginar e fazem bem mesmo pra quem não se assemelha fisicamente à eles. É claro, tiveram pontos que me incomodaram por já estar calejada de elementos assim em fantasias, como triangulos amorosos.
Mas felizmente, acredito que isso também tenha servido para o crescimento pessoal de cada um dos personagens. E vamos combinar que o crescimento e mudança de Laia foi muito bem desenhado durante o livro.
Quando percebi já estava tão presa aos personagens e desesperada pra saber o que iria acontecer que simplesmente não consigo aceitar que o livro terminou assim, preciso ler a continuação em breve.

Dayane.Franca 17/11/2020

Livro eletrizante
Este livro é aquele que não dá descanso em nenhum momento para os protagonistas, a cada suspiro você está envolvido em algo que faz seu coração bater mais forte. Gostei bastante. Pra quem gosta de fantasia é muito bom.

Diogo.Mazui 30/01/2022

Boa premissa, mas pouco desenvolvida
Eu juro por sangue e por osso...

Confesso que teve momentos que me fez questionar a leitura, muitos pontos em que o sentimentalismo pareceu demais, eu queria sangue.

De modo geral é um bom livro e tem muita coisa pendente, alguns pontos parecem que não foram tratados apenas pra deixar pendências para os próximos livros, o que é meio frustrante.

Os personagens são críveis, mas essa coisa de mostrar os bons como extremamente bons e os maus como exclusivamente maus é meio ultrapassada, espero que haja certa dualidade nos próximos livros.
Gigi 02/02/2022minha estante
amg os personagens desse livro tem poderes??

Diogo.Mazui 02/02/2022minha estante
Sim, mas por enquanto os poderes (dos personagens principais) sao bem simples, como cura ou ver seres mágicos, acredito que vai ser mais desenvolvido no próximos livros.

Existem classes diferentes que tem alguns poderes maiores, mas sao secundários.

Lauraa Machado 30/12/2021

Bom, mas com muita violência gratuita
Acho que nenhum livro na minha vida foi tão bem recomendado quanto esse daqui. Eram tantas pessoas me falando para ler, estranhas ou conhecidas, que eu realmente achava que ia ser a melhor fantasia da minha vida! Estou tentando entender o que fez tanta gente achar ele excelente, quando para mim é um livro bem parecido com vários outros e tem algumas coisas nele que me incomodaram demais. Ainda é um livro muito bom, de verdade, mas tenho críticas e vou começar falando delas!

Antes de mais nada, a coisa que mais me marcou foi a violência. Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão violento a troco de nada. A violência foi bem gratuita na maior parte das vezes, usada só para chocar, mesmo que fosse completamente contra a lógica do próprio universo em que se passa. Talvez eu dê um pequeno spoiler com meu próximo comentário, então pule o resto desse parágrafo se quiser evitar! Uma das coisas que menos fizeram sentido para mim foi a academia, que passa anos gastando tempo e dinheiro para treinar os melhores soldados possíveis, usar tantos para uma prova em que quase todos vão morrer? Só para saber se um deles tem coragem de matar os outros? Faria muito mais sentido se só os Aspirants tivessem se enfrentado, em vez de colocar a perder dezenas de outros soldados à toa, soldados que já passaram anos ali!

Também acho que colocar ameaças de estupro e violência contra mulheres tantas vezes no livro foi desnecessário e intragável. Não adianta usar a desculpa de que nesse universo era assim, que 'antigamente' era assim, porque quem decide isso é somente a autora e ela fez a péssima escolha de usar estupro como forma de chocar. Confesso que isso me fez perder um pouco da admiração que tinha por ela e manchou a história para mim, porque foi o que me marcou, é o que eu mais lembro quando penso nela, meses depois de ler.

Sobre o universo criado pela autora, eu gostei de tudo, gostei dos povos diferentes, da ideia da academia. O enredo é muito bom também. Ler pelo ponto de vista de dois personagens diferentes foi bem legal, principalmente por eles estarem em posições tão distintas. Acho que as provas pelas quais Elias passou foram um pouco chatinhas, não consegui me animar com nenhuma, mas a autora teve umas boas sacadas para ele. Já a evolução da Laia foi mais devagar, mas nada que deixasse a história parada, porque a situação dela era a mais tensa.

Também gostei bastante da Helene e da sua relação com o Elias. Acho que vai ser algo legal de explorar pelos próximos livros, assim como o romance! Gostei principalmente pela autora não fazer uma rivalidade entre ela e Laia só por causa de um cara!

Ainda assim, quando chegou no final, mesmo que tenha achado bem emocionante e seja minha parte favorita do livro todo, achei que acabou negando um pouco a história do livro todo. É provável que dê para começar a ler a série do segundo livro, porque os protagonistas praticamente terminam com as mesmas motivações do começo, então foi um livro inteiro para não conquistar nada e manter a história mais ou menos no mesmo ponto. É quase como se esse fosse um prequel para o resto da série, mas é o único que eu li, então não sei como a autora vai levar os próximos.

O livro é muito bom, sim, minha nota não é mais baixa, porque acredito que os problemas dele poderiam ter sido tirados sem ter que ajustar mais nada no resto, sem deixar nada faltando. Acho que essa foi a prova, para mim, de que a violência foi gratuita. Tenho certeza que se tirasse tanta morte de personagem inútil e irrelevante e as ameaças de estupro, ninguém ia sentir falta e a história ficaria mais limpa, mais objetiva e interessante.

Recomendo e estou planejando terminar de ler a série, mas realmente esperava mais, depois de tantas indicações como se fosse a melhor série de fantasia do mundo.

Ju 19/03/2021

Incrível
Sabaa Tahir é magnífica. Tive o prazer de assistir ao seu workshop antes mesmo de saber sobre o seu livro, acompanhando suas escolhas acerca de Elias, desde seus medos até os nuances românticos, em uma espécie de entrevista com o personagem para lá de divertida.

Portanto, não poderia esperar menos de uma professora tão didática.

Uma Chama Entre as Cinzas fez com que qualquer livro de fantasia que eu havia lido há pouco tempo parecesse um pedaço de papelão sem graça. Com personagens bem construídos, motivações fundamentadas e criaturas misteriosas surgindo quando menos se espera (MITOLOGIA ÁRABE, GALERA!), Tahir consegue nos deixar ansiando pelo próximo capítulo conforme a narrativa se alterna entre Elias e Laia. Nada se compara ao desespero de acompanhar pelos olhos de um o que irá acontecer com o outro.

Você se pega tão envolvido nas tramoias, tensões e crueldade do mundo dos Eruditos e Marciais que nas cenas em que há felicidade, a necessidade de se agarrar àquilo — exatamente como os personagens — é inevitável. E é isso que torna o livro uma obra tão gostosa de apreciar: fazer parte daquela história.

Vale o destaque também para a perfeição que a Comandante é. Não me entenda mal, ela é uma pessoa terrível, mas um personagem de tirar o fôlego. Maldita megera! A cada capítulo eu a odiava mais e mais.

Helene também não fica para trás na lista de PUTA PERSONAGEM. Oh, mulher maravilhosa.

Livro perfeito, isso basicamente resume as coisas.

Stephane 31/10/2020

Uma Chama Entre as Cinzas conta a história da Laia, uma escrava Erudita e do Elias, um máscara, e como o caminhos dos dois vai se cruzar.
A Sabaa Tahir criou uma história extremamente cativante e você não vê o tempo passar enquanto lê. Os personagens têm muito espaço para desenvolvimento nos volumes futuros. Laia, no primeiro momento não me chamou muita atenção, ao contrário do Elias que rapidamente me prendeu a sua história.
Em relação aos outros personagens muitos são interessantes, o que me deixou bastante curiosa para saber os seus passados como o da cozinheira com a mãe da Laia, os Adivinhos, os pensamentos da Helene e dos amigos do Elias; O irmão da Laia e o trabalho dele com o ferreiro.
A resistência e a situação da divisão deles, o Portador da noite trabalhando com a Comandante, é tanta coisa para ser respondida que já quero devorar os outros livros.
Confesso que estava achando que as coisas estavam acontecendo rápido e fáceis demais, principalmente em relação às duas primeiras eliminatórias, mas na terceira eu sofri, senti a dor da escolha que o Elias teve que fazer.
A parte do romance achei bem fraca, Laia nem interage com o Keenan e já começa sentir algo por ele e quando vê o Elias faz a mesma coisa, não tem desenvolvimento da relação. O mesmo acontece com o Elias quando ele vê a Helene e depois a Laia. Já perto do final do livro é que a coisa começa a mudar de forma.
A amizade da Laia com a Izzi e a cozinheira também achei sem desenvolvimento, a autora diz que eles são amigas, mas não mostra como essa relação se construiu.
No geral, o livro é muito bom, valeu muito a pena a leitura e mal posso esperar para saber o desenrolar dessa história.

Alan (@coracaodeleitor) 08/10/2020

Sensacional
Olá literáriooooos.

Hoje iremos conversar sobre o livro "Uma chama entre as cinzas". Devo confessar que esse livro tinha tudo que eu queria para gostar mas ele acabou me surpreendendo ainda mais positivamente. Ou seja foi favoritado hahaha.

O Império Marcial é absoluto, quem desacata qualquer uma das regras tem a mais severa punição. Todos os povos que foram derrotados pelos Marciais são subjugados e humilhados.

Aí então conhecemos Laia que é do povo dos Eruditos e foi feita de escrava. Também somos introduzidos a Elias, um soldado nascido entre os marciais e é um dos executores das vontades do império.

Laia mesmo sendo uma escrava tenta de alguma forma resistir às imposições do império. E Elias sempre teve seus questionamentos sobre as leis brutais do império.

Em dado momento a vida dos dois se unem e eles irão lutar pelos ideais de liberdade que acreditam.

Uma história forte e muito bem escrita. A autora não nos deixa descansar com sua escrita bem desenvolvida e cheia de drama. Acho que Laia e Elias se juntam não só pelo luta em prol da liberdade mas também por se entenderem em seus sofrimentos particulares.

Você realmente se importa com os personagens e quer muito saber o que irá acontecer com eles.

Esse início que contei é somente a ponta do iceberg. A história cresce de uma maneira que se torna gigante e faz o leitor criar várias teorias. Ao mesmo tempo que você se pergunta o que mais pode acontecer, você sente que será ainda mais surpreendido.

Enfim, uma aventura sensacional e que (ainda bem) tem continuações. Amei demais esse livro.

Lice 10/05/2021

Gostei muito!!
Me recomendaram Uma Chama Entre as Cinzas porque Trono de Vidro é minha saga preferida, e devo dizer? esse livro é 100% meu estilo. Com personagens secundários incríveis, bom desenvolvimento da história, capítulos curtos e com um universo extremamente interessante, essa trilogia tem um grande potencial de virar uma de minhas preferidas!

Gabi 17/12/2021

Podia ser mais distopia que fantasia...
Eu tinha me interessado muito nesse livro porque vi uma resenha que dizia que ele tem muito um quê de Divergente, que é um dos meus livros favoritos da vida, e eu até entendo a comparação mas as semelhanças neles são bem pequenas, e mesmo assim eu amei. A realidade desse mundo é bem cruel e realista, e acaba fazendo a gente sentir demais o que a personagem sente porque são tantos momentos de aflição que fiquei paranoica junto com ela kkkkkkk o que é muito bom me fez estar 100% na história. Eu também gostei muito dos personagens, acho que a única falha é que eu imagino que não era para eu gostar mais da Helene do que dos principais mas aconteceu kkkkkkk. Por enquanto eu não estou gostando muito da parte da fantasia e até me perguntei por que ser de fantasia se era uma distopia perfeita mas vou dar créditos a Sabaa e ver o que ela trás nos próximos.
Quero que o Marcos morra rs e já estou me coçando para pegar o segundo!

Marina 20/03/2021

Minha meta com essa série é ver a comandante morrer.Lágrimas nos meus olhos cada vez que a comandante aparece. BRUXA MALDITA.

Gostei muito das partes narradas pelo Elias ficava ansiosa pra saber o que aconteceria, Laia já não me cativou tanto, na real me encheu o saco ela me falando o tempo inteiro que ela era covarde, medrosa, quando desisti dela ela agiu kkkk.

O romance entre os dois foi meio forçado, não engoli. Se não tivesse não faria falta.

Tenho um apego por Helene ela é muito forte e sinto que se algo acontecer com ela eu vou sofrer muito.
Marcus com toda certeza será o portador das desgraças futuras.

Esse é um livro cheio de cenas violentas, brutalidade, punições desnecessárias.

Senti falta de um mapa, foi complicado saber onde cada coisa acontecia, como funcionava as divisões, tentei visualizar mais faltou imaginação kkkk

carolina :) 22/07/2022

Absolutamente viciante;
Esse livro me prendeu da primeira à última página, em momento algum da leitura me vi entediada ou achando maçante.
A descrição da autora sobre o universo que ela criou são impecáveis, é o tipo de livro que tu se sente um personagem dentro da narrativa. É um mundo muito bem definido, as culturas, o passado desse universo; tudo faz sentido e acaba se entrelaçando.
Me identifiquei muito com a Laia, pelo fato dela duvidar da força e coragem que tem, mas quando descobre isso nela, entende que tem capacidades que sempre subestimou e começa a desenvolver isso em si própria.
Falando em personagens, achei que a autora foi cirúrgica na construção de tais; todos com personalidades bem definidas e a forma que ela não forçou o encontro da laia e do elias deixou tudo mais fluído. Simplesmente a mulher sabe escrever um livro muito bem e não precisa apelar pro desenvolvimento forçado de um romance porque não sabe como prender o leitor com a trama principal.
Acho que é um livro que não dá pra confiar muito nos personagens, acredito que acontecem muitas traições e já tivemos exemplos nesse primeiro volume, inclusive achei uma injustiça a traição da resistência; não entendi a moral de usar a menina achando que ela ia morrer pelas mãos de alguém tão cruel.
Amei as eliminatórias, prendeu muito o meu interesse e me fez vibrar pelos persongens.
A única coisa que não gostei foi o quarteto amoroso, achei muito confuso e o leitor já sabe que as pessoas vão sair machucadas.
Estou muito animada pra ler o próximo livro :))

Dheyvison Jr. 04/12/2022

Dois corações em busca da liberdade
Uma chama entre as cinzas é um livro que tem como protagonista a escrava Laia, em busca de uma chance de libertar seu irmão da prisão de Kauf. E em meio a isso, ela conhece algumas personagens intrigantes que a ajudarão nessa tentativa, e também terá que se ver diante de uma amor quase impossível e tbm diante de traições e da violência dos Marciais.
Eu gostei do livro, ele tem um tom bem introdutório, parece uma fantasia como qualquer outra, não me convenceu de imediato que eu preciso ler logo o segundo, não acabei o livro querendo urgentemente ler o próximo. Não consegui me apegar aos mocinhos, mas adorei a vilã fria e cruel Keris. Achei a protagonista frágil demais, submissiva demais.
Mas apesar de tudo isso, recomendo a leitura pros fãs de fantasia YA.