Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

beatriz 12/03/2021

uma chama entre as cinzas
meu deus... só consigo pensar no próximo livro. QUE INÍCIO DE SÉRIE!!!! apenas não tem como não favoritos. a mais nova cadela de elias venturia, muito prazer. Pela Laia faço qualquer coisa.

maarcia 10/06/2021

QUE LIVRO FOI ESSE MEU POVO????? Tem muita coisa pra contar então vou resumir o máximo. Fazia muito tempo que eu não pegava uma fantasia que fluia tão bem e eu não queria largar. Adorei os personagens, seus desenvolvimentos, seus medos e motivações. Amei que não teve muita enrolação e como toda boa história você passa a odiar e a amar os personagens.
Não dei cinco estrelas fechadas porque teve um quadrado amoroso (isso mesmo, foram quatro pessoas envolvidas, não diretamente, mas ainda assim envolvidas) que foi chatinho de ler, e na minha humilde opinião, desnecessário. Não passou tão rápido quanto eu gostaria mas a história foi tão boa que eu relevei essa parte.
O final foi bombástico (literalmente kkkkkk, vocês vão entender) e a Laia foi muito patroa, serio mesmo. Adorei o fato de que ela é subestimada, até por ela mesmo, o tempo todo e chega uma hora que ela vai lá e mostra que não tá pra brincadeira e cala a boquinha de todo mundo que falou que ela não ia durar um dia.
Sobre o Elias, reizinho injustiçado, dava vontade de pegar e colocar num potinho e protegê-lo de tudo de ruim que já aconteceu ou ia acontecer com ele.
Por último, queria deixar minha opinião sobre a Helene. Comecei gostando muito dela, torci por ela mas chegou um ponto que parecia que ela não evoluia e foi assim até o final. Ela tinha uma personalidade super engessada que me dava nos nervos, por exemplo, toda vez que ela tentava justificar alguma coisa errada e não fazer nada a respeito como devoção ao Império. Peguei ranço dela e espero que melhore simplesmente por ela ser amiga do Elias.

forbrekker 08/02/2024

Então.
Então. Esse livro está na minha lista de leitura há uns bons anos, inclusive quando ainda era aquela capa antiga. Mas eu fiquei enrolando bastante e só acabei lendo agora (acontece). Enfim, eu tinha expectativas meio moderadas em relação a ele, até conhecer a autora. Aí, minhas expectativas subiram lá em cima. E de certa forma, elas foram atingidas. Com algumas ressalvas, claro, como podemos ver pela nota.

O livro conta a história de Laia e Elias, onde ambos têm seu papel de protagonistas e os pontos de vista vão se alternando entre os dois ao decorrer da história. E é justo ressaltar que foi uma decisão importante, pois o livro só é tão bom por causa dela. Muitas coisas ali seriam arrastadas se Sabaa Tahir não tivesse tido a perspicácia de mesclar os dois personagens. Então é uma narrativa muito boa, apesar de relativamente simples, que conversa e engaja com o leitor. Alem disso, dá para sentir a essência de ambos os personagens em seus respectivos capítulos.

Em relação aos personagens, não tenho uma unidade de crítica a fazer sobre eles. Todos eles tem suas profundidades e suas motivações, ideias e jeito de pensar. Muito bons mesmo, ambos os protagonistas me tinham torcendo por eles bem no comecinho da história, o que é algo difícil de se fazer (só ver minhas outras resenhas reclamando como eu não me senti engajado o suficiente.)

E então o ponto negativo. O calcanhar de Aquiles. O problema que depois de certo ponto, não pôde ser ignorado. A história é relativamente amarradinha, só que dá pra sentir coisas que não fazem sentido, não tem uma lógica, e que só acontecem pro enredo seguir em frente. São coisas, acontecimentos, que simplesmente não são críveis com o que está sendo dito. Ou são convenientes até demais, chegando até mesmo a ser incômodo e afetar na imersão. De início são erros bobos, mas ao decorrer da história vão escalando e não tem como ser ignorado.

A construção de mundo também não é das melhores, tem muitas lacunas que precisam ser preenchidas, mas entendemos que é um livro mais focado nos personagens, então isso não é bem uma reclamação.

celiabowen 06/04/2021

AAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE LIVRO, GENTE!!!!! EU AMEI TANTO TANTO TANTO ESTOU SEDENTA PELOS PRÓXIMOS MISERICORDIA

Escrita fluída e cativante, personagens encantadores, universo bem trabalhado. NÃO, SERIO, EU AMEI.

Sim, estou triste e desesperada, mas mesmo assim eu AMEI!!!!

Joyce Adrielle 13/10/2020

Diferente.
Gostei da história. Ela tem tantas reviravoltas e mais reviravoltas que você simplesmente precisa parar de ler, respirar um pouquinho, beber uma água e retomar a leitura. Já deu para perceber que a autora ama umas reviravoltas.

Vou confessar uma coisa: ultimamente estou uma louca dos pôster de livros e como a editora vai lance o terceiro livro desse série e uns dos brindes é um pôster...eu tive que adiquiri-lo sem nunca ter lido o primeiro livro. Então, basicamente a história caiu de paraquedas na minha estante (devido aos meu impulsos loucos) e gostei. Vamos ver o que surpresas os próximos livro

Fernanda309 29/06/2020

O que achei de... Uma chama entre as cinzas (+ quotes)
EDIÇÃO: Este livro é mais uma das provas de que julgar um livro pela capa dá certo (eu raramente erro). Me apaixonei pela capa quando saiu, não li sinopse nem nada, e fui arrebatada. Eu amo nossa capa, assim como gosto da capa da Inglaterra (a antiga e a nova) e estou ansiosa pra ver o que a Verus vai fazer aqui. Eu também AMO a tradução, é absolutamente confortável mas sem deixar de lado a ambientação do livro. Também gosto que os capítulos são contados em números romanos.

ESCRITA: Não é qualquer pessoa que me envolve com apenas algumas palavras, mas foi o que aconteceu com Sabaa Tahir. Sua escrita é fluida, com cenas de ação muito bem construídas, os momentos divertidos (ou tão divertidos quanto dá pra ser nessa estória) intercalados com momentos de tensão, citações marcantes e uma capacidade inacreditável de criar uma trama muito complexa, sem deixar de lado pequenos detalhes da ambientação. Meu Deus, eu amo DEMAIS a escrita dessa mulher.

ENREDO: A maior riqueza da série é o enredo intrigante, intrincado e profundo. Eu considero bem original também. Ele tem vários tons: tenso, violento, doloroso, assustador, surpreendente, apaixonante, engraçado, eufórico - é como uma dança tribal que compõe a cultura apresentada. Cada detalhe importa, e sempre que eu lembro da série como um todo (tendo lido até o livro 3), fico arrepiada com a genialidade da autora em traçar esquemas e arcos de personagens perfeitamente amarrados. É incrível.

PERSONAGENS: AMO TODOS OS PERSONAGENS. Protagonistas e secundários, todos têm um peso insubstituível pra série, ninguém está ali à toa, e mesmo aqueles que odeio demais são absolutamente necessários para ritmar o enredo. Elias sempre foi e sempre vais ser meu favorito. Suas lutas internas, seus pensamentos, seus sentimentos, tudo que o faz ele é tão característico que acaba tornando-o memorável. Laia, por sua vez, e ao contrário de muita gente, nunca me incomodou ou me irritou. Começa ingênua, sim, mas sua evolução é inegável, e já nesse primeiro percebemos o que ela virá a ser. Ambos representam tanta coragem e honra...

+: escrever essa resenha depois de ter lido esse livro umas seis vezes fica até pequena para tantos sentimentos, e para não ficar repetindo "incrível", "fascinante" e "perfeito" várias vezes, só posso dizer: leia. Mergulhe na trama perigosa do Império Marcial, na luta por sobrevivência mas também por vida, por todos os ensinamentos que a autora tão brilhantemente passa para nós. E digo mais: a série só melhora. Um livro melhor que o outro.

"[...] a segurança é uma ilusão, e sei que jamais devo confiar nela."

"O campo de batalha é meu templo.
A ponta da espada é meu sacerdote.
A dança da morte é minha reza.
O golpe fatal é a minha libertação."

"A vida é feita de tantos momentos que não significam nada. Então, um dia, ocorre um único momento que define todos os segundos depois dele."

"Esta vida não é sempre o que pensamos que será. [...] Você é uma chama entre as cinzas, [...]. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar."

"Você jamais vai se esquecer deles, nem mesmo depois de anos. Mas um dia você vai passar um minuto inteiro sem sentir dor. Então uma hora. Depois um dia. É tudo o que você pode pedir, realmente."

"Quatro eles são, e quatro traços buscamos:
Coragem para enfrentar seus temores mais sombrios
Astúcia para sobrepujar seus inimigos
Força de braços, mente e coração
Lealdade para domar a alma."

"Olho para as estrelas baixas em um céu que me faz pensar que estou vendo o infinito. Mas, debaixo do seu olhar frio, eu me sinto pequena. Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida aqui na terra é tão feia."

"Eu convivo com a culpa. Mas existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma a um propósito."

"A vida já é dura o suficiente sem que você tenha de evitar espaços inteiros em sua própria cabeça."

"Dúvida e medo são emoções traiçoeiras antes de uma luta. Juntas, elas podem infiltrar a mente de bons homens e decidir uma batalha antes que ela comece."

"Existem dois tipos de culpa - digo em voz baixa. - A quele que é um fardo e aquele que lhe dá um propósito. Deixe que a culpa seja o seu combustível. Deixe que ela te lembre de quem você quer ser. Trace uma linha em sua mente e nunca mais a ultrapasse. Você tem uma alma. Ela foi ferida, mas está aí."

"Você é cheia, [...]. Cheia de vida e sombras e força e espírito."

"O medo só será seu inimigo se você deixar. [...] Medo demais e você está paralisada. [...] Medo de menos e você se torna arrogante."

"O medo pode ser bom, [...]. Pode te manter vida. Mas não deixe que ele a controle. Não deixe que ele semeie dúvidas em você. Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração."

"Agora é o momento de reconstruir o meu mundo. O momento de reescrever o meu fim."

site: https://www.instagram.com/p/CB_S6lyDZXg/?utm_source=ig_web_copy_link

Fernanda309 28/10/2020minha estante
Aaaaa que delícia!

Manu 30/05/2021

P*uta que pariuuuuuu
A Sarah J. Maas que me perdoe, mas hoje vou exaltar de pé, na ponta dos pés e batendo palmas com os braços pra cima a Sabaa Tahir. ???? Eu estou passssssadaaaaa!! Comprei os três primeiros livros da série logo quando saiu a pré-venda do terceiro livro, só que fiquei enrolando pra iniciar hahah. Pela mãeeeee que eu o peguei esse mês e iniciei.

Laia é uma moça escravizada que tem em seu coração toda força e determinação para salvar seu irmão que está em apuros. Elias é um guerreiro (e gostoso) que sonha e luta pela sua própria liberdade. Eles são totalmente o oposto um do outro, mas ambos possuem desejos que se entrelaçam.

Os personagens são SENSACIONAIS, tão bem escritos que você chega a amar e ODIAR eles. A história é tão bem desenvolvida que você fica a ponto de morreeerrrr de ansiedade e adrenalina. As emoções são tão bem escritas que meu Deeeeeeusssssss!!!! Já iniciei o segundo livro, e logo nas 10 primeiras páginas temos adrenalina, eu tô amandoooo.

Sabaa Tahir minha queridaaaa, quero beijar seus péssssssssss

Gabi 19/04/2021

uma chama entre as cinzas
Esqueci de fazer resenha quando eu li, então vou fazer agora.
Laia mora com seus avós e seu irmão mais velho. Um dia, o irmão é preso por traição. Em troca de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, Laia arrisca a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do império.
O universo desse livro é perfeito e bem desenvolvido. Os personagens são maravilhosos e a escrita é muito fluida. O começo não me prendeu tanto, mas depois me prendeu muito. O final me deixou ansiosa demais pra ler o próximo livro. Leiam esse livro pfv

Camilla121 09/08/2021

A história é boa, muito bem construída, apesar de ser bem lenta e com uma certa demora pra pegar no tranco, para mim, começou a ficar bom lá pelos 72%, até então estava muito parado com muitas perguntas sem respostas, mas gostei do final e estou curiosa para saber a continuação.

Gabi742 17/01/2021

Decepcionada
Uma chama entre as cinzas foi um livro que ouvi tanta gente falar ano passado que comecei o ano com ele na mente. Infelizmente, o livro não fez eu me apaixonar por ele, mesmo sendo uma boa leitura.

O começo para mim foi arrastado, até uns 30% eu ainda não tinha pegado ritmo da leitura. Depois disso foi melhorando e depois disso eu não conseguia parar de ler.

O que eu menos gostei do livro foram os personagens. Eu vivi uma história de ódio com esses personagens, tirando o Elias que eu adorei ele, queria colocar ele num potinho. Laia foi uma protagonista que eu não gostei, ela não conseguia ver o óbvio na frente dela, faltava alguém escrever na testa a verdade para ela entender, e é capaz que nem assim ela entenda. Acho que os personagens secundarios poderiam ter sido melhor desenvolvidos, não me conectei com eles e quando acontecia alguma perda, acabava que eu não dava tanta importancia.

Outro ponto que não funcionou para mim nesse livro foi o romance, queria muito shippar os dois, mas não teve desenvolvimento, além de ter um triangulo/quadrado amoroso que eu fiquei bem "que?". Acho que o próximo livro pode aprofundar mais nessa parte e espero mesmo.

Várias partes do livro foram bem previsiveis, então quebrou essa imersão para mim, pois quando chegava em uma parte eu já sabia o que iria acontecer bem antes. O final foi a melhor parte, me surpreendeu bastante e foi o que me fez ter um pouco de vontade de continuar essa série.

Comecei essa série bem decepcionada, ainda não sei se vou continuar e se for será só para matar a curiosidade mesmo.

Valentina 27/09/2021

Um dos melhores livros que já li
Esse livro... não sei nem o que dizer sobre ele. Amei acompanhar a história do Elias e da Laia, no final tudo se conecta e vice só quer bater em alguém.

Amei muito mesmo esse livro, a construção do universo é perfeita e a escrita é super fluida e gostosa de ler.

Obs: ele tem várias partes de estupro, tortura, abuso psicológico e bem violentas
Raabe 27/09/2021minha estante
Se prepara pros próximos que são bem melhores

Valentina 27/09/2021minha estante
Ai meu Deus já tô comprando o ebook do segundo kkkkkk

Lanay 07/04/2021

Livro muito, muito bom! O começo um pouquinho parado, mas nada que te faça desistir de ler. Porém, por ter esse começo mais lento, achei cansativo demais os capítulos serem separados entre Laia e Elias. Embora eu goste muito da ideia de saber dos dois lados, achei que com a história não rolou muito. Mas o final rendeu demais, não consegui parar de ler! Ah, e o triângulo me incomodou também, espero que não tenha muita ênfase nisso nos próximos.
Beca 07/04/2021minha estante
Odeio triângulos, ODEIOOOO, ja não basta as dificuldades comuns ????

Lanay 07/04/2021minha estante
Nem me fale, eu ODEIO também... estraga total ?

Laura 11/04/2021

Desde o início o livro me prendeu. A escrita é fluida, os acontecimentos são interessantes, mesmo que sejam um pouco clichês. Adorei a Laia e o Elias, acho que foram bem desenvolvidos. Acredito que no segundo livro vão ser ainda mais explorados. Estou com altas expectativas