Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

Ley 09/08/2020

Eis um livro que acabou comigo
Esse livro esteve na minha lista de desejos há um tempo, mas acabei deixando para depois. Os comentários a respeito dele sempre foram ótimos, e ele pareceu um livro bem completo, com um enredo bem construído. Os principais comentários sobre ele que vi, foram a respeito de desastres atrás do outro, então eu deveria me preparar para isso.

Bom, acontece que talvez eu não tenha me preparado exatamente para o que estava por vir. O livro não tem uma parte necessariamente introdutória, com apresentações costumeiras. No primeiro capítulo já tem fatalidades que me deixaram de queixo caído. A partir disso, imaginei que esse seria o impulso para o desenvolvimento da história, então talvez as fatalidades acabariam ali, por enquanto.

E mais uma vez, não foi isso que aconteceu. Após essa apresentação turbulenta, o livro continua cheio de tragédias e não tem trégua. Esse foi um impacto que me deixou presa na leitura. Eu mal tive tempo para digerir uma, enquanto a outra já estava preparada.

A autora criou um universo que há um Império governado pelo povo denominado Marcial. A história nos dá a entender que houve uma guerra entre ele e outros povos, então ele ganhou e assumiu o governo. Os marciais se consideram superiores, e consequentemente subjuga os outros povos que eles derrotaram, muitos foram até mesmo transformados em escravos. Um desses povos se chama Eruditas.

Aqui há dois protagonistas e narradores. Elias nasceu entre os Marciais e foi treinado como um Máscara, que é como um soldado e executor a favor do Império. Enquanto isso, Laia é uma Erudita, vive com pouco, e tinha liberdade até virar uma escrava e ser designada para a casa de uma comandante, perto de Elias.

A história dos personagens é complicada e entendo a posição de ambos. Elias é diferente das pessoas ao seu redor e questiona seus deveres, assim como a brutalidade do Império. Contudo, ele não pode mudar muita coisa, já que é o único que pensa assim. Já Laia, tenta a todo custo alcançar seus objetivos contra o Império, mesmo que se considere fraca e seja uma escrava.

Os dilemas que os personagens apresentam são críveis, e em seus lugares eu ficaria igualmente desnorteada. Ao longo do livro o caminho deles se cruzam, e suas vidas tomam rumos inesperados. Devido a grandeza e consequência de alguns acontecimentos, em certos momentos eu já não sabia se conseguiria terminar a leitura sem ceder ao desespero.

Com um Império seletivo e com um tipo de governo totalitário, o livro tem fortes críticas políticas. Há uma imagem clara de injustiça, que infelizmente só podemos observar, mas serve para tomarmos uma consciência da grandeza disso. É importante deixar os leitores avisados que neste livro temos que ser atentos a todos os personagens. Há traições que, algumas eu já esperava, enquanto outras me pegaram desprevenida.

O livro tem um drama enorme, mas até mesmo eu que não curto o gênero, acabei envolvida devido ao contexto dele ser empregado na fantasia. E, como disse, os dilemas dos personagens é algo que compreendi. Percebi que o crescimento de Elias e Laia será na base do sofrimento mesmo, então eu estou temendo bastante o que está por vir nos próximos volumes.

A leitura foi frenética, então finalizei a obra em pouco tempo. Contudo, o livro me deixou tão abalada em alguns momentos, que torci veementemente para que tudo desse certo, por mais que as chances fossem outras.

Algo impressionante a respeito do universo criado neste livro, é a influência da mitologia árabe como parte integrante do enredo. Seres como djiins, ifrits e ghouls, são citados, assim como um pouco da descrição do lugar onde os protagonistas estão.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/07/resenha-uma-chama-entre-as-cinzas-livro.html

Larissa 07/08/2021

Loucura, desespero e pânico.
Não tem resenha, isso daqui é somente um conjunto de emoções loucas que a Sabaa Tahir me causou em 434 páginas.

Gente, essa mulher não tem pena de ninguém, não tem pena dos protagonistas, não tem pena dos leitores, ela nem deve ter pena de si mesma.

Eu não esperava nem um pouco enlouquecer tanto lendo, achei que ia ser mais um leitura tranquila, mas que loucura foi esse livro, eu não tive paz em nenhum capítulo, me senti constantemente em alerta, com medo do que a escritora poderia fazer com os personagens. E ela realmente fazia!!!!!!! Você pensa: "ah mas ela não é capaz de fazer isso" E ELA É, você acha que ela vai ter piedade dos personagens, porque eles já sofreram demais, mas ela não tem, e logo em seguida, você fica parado por 10 minutos tentando digerir o que aconteceu somente para no próximo capítulo, a Sabaa escrever algo ainda pior. Não tem um capítulo pra respirar e curtir os personagens, não tem um capítulo que você fique "aí que paz de espírito que ler isso me trouxe".

Eu nem sei explicar tudo que senti lendo, só sei que eu passei mal de nervoso tentando terminar. E o mais incrível é que eu me sentia assistindo um filme porque a escrita dela era tão absurdamente boa.

Enfim, loucura, desespero e pânico. Recomendo! Só não sei se eu tenho o psicológico preparado para o próximo livro.

Carolina.Louise 03/07/2021

Uma chama entre as cinzas
Gostei bastante do livro, é envolvente e de fácil leitura.
Fica a vontade de seguir e ler a série de livros.

Karol 19/04/2021

Adorei
Fantasia muito boa, gostei muito da Laia, do Elias tb, gostei mais das partes narradas pela Laia,aquela comandante sangue de Cristo, todos as vezes que ela chamava Laia dava uma aflição.Helene foi uma personagem que não gostei, algumas falas delas me incomodaram muito. Só não gostei muito das confusões românticas, Laia com Elias e Kennan, e Elias com Laia e Helene, me irritou um pouco, mas nada que estrague o livro.

Vivs | vivsbookshelf 21/08/2021

Personagens com motivações que conduzem toda a trama
Fiquei muito envolvida com essa leitura! Uma história que introduz mistério, ação e até mesmo um pouco de romance. Com uma narrativa fluida e sob o ponto de vista de dois personagens, sendo eles, Laia e Elias, conseguimos ter uma experiência ainda mais emocionante ao ligarmos as ações e estratégias dos protagonistas. Estava sentindo falta de ler uma fantasia distópica como está, ansiosa para a continuação?

Nina 10/05/2021

Amei
Uma história apaixonante e que te deixa o tempo todo com o coração na mão! Os personagens são bem desenvolvovidos, desde os principais Laia e Elias, até os vilões que são odiáveis! A comandante é insuportável de má! Estou curiosa com o que ainda vai acontecer nos próximos livros. Eu super indico a leitura!

Nati 05/09/2021

Bom, mas nem tanto.
Uma chama entre as Cinzas de Sabaa Tahir vai construir um universo brutal, em que havia um povo que habitava um reino livre, um reino amante do conhecimento, em que o que tinha de mais importante era o saber, esse povo é chamado de Eruditos, até esse reino ser conquistado pelo povo Marcial, que só atribui importância a força, a guerra, o império Marcial subjulga os Eruditos e retiram tudo deles, até o poder de ensinar seus filhos a ler.
É nesse império que vivem Laia e Elias, os perosnagens principais. Laia é uma garota ? Erudita que ver toda sua amada família ser destruída em uma noite pelo brutal e mais temido exército do reino Marcial. Elias? é um soldado em formação nesse exercíto, que pertece a uma família importante nessa sociedade hierarquizada, mas que sonha em liberdade.
Ela quer salva a única pessoa que lhe restou, ele quer prova desesperadamente da liberdade.

?OPINIÃO ?

Esse é um daqueles livros alucinantes, em que a cada capítulo tem algo acontecendo, mas mesmo assim em várias partes eu me senti entediada e levava um tempo para querer voltar a leitura.
Laila, apesar de ser uma personagem bem cativante e fácil de gostar tomava atitudes bem pouco compatíveis para o tipo hostil de ambiente no qual cresceu, sem falar de muito pouco compatíveis com a própria experiência de vida dela.

Já Elias foi um personagem que não me conquistou mesmo. No início eu via muito portecial para o personagem, mas as atitudes com uma lógica bem simplista me fizeram não ter qualquer empatia com todos os dramas dele.

Diferentemente de quase todo mundo que leu esse livro, a personagem que eu mais gostei foi Helene, pelo fato dela ser logicamente complexas, alguém jovem, que acredita nos ideais que lhe ensinaram desde de sempre acreditar, mas que vai ser obrigada a se deparar com outras realidades, com outras realidades que batem de frente com suas ideias pré-concebidas. Alguém que quer sobreviver em um meio hostil e que sabe qual o preço disso. Acho que minha indignação com a postura de Elias em várias passagem me fez gostar de Helene mais ainda.

Sobre romance, esse livro não traz muito romance efetivamente, contudo as relações românticas norteiam bastante o livro. E aqui se forma uma espécie de quadrado amoroso, uma vez que Elias e Helene têm algo mal resolvido na amizade deles, Laia tem vai ter um quedinha por um dos rebeldes e Elias vai ter uma quedinha por Laia. Agora no que isso vai dá, só lendo os próximos livros.

Os capítulos do livro foram alternadod pela narrativa em primeira pessoa de Laia e Elias o que dá uma amplitude bem maior na percepção da história.
Para um primeiro livro, eu achei que faltou mais detalhamento na descrição do universo, eu fiquei com várias dúvidas e não gosto de não me ambientar bem na história logo no primeiro livro.

Eu ainda não decidi se vou ler os demais da série, porque esse primeiro não me empolgou o suficiente.
Gaby 25/09/2021minha estante
Eu li o segundo, e gostei, assim como gostei do primeiro, mas concordo totalmente com você. Tá sempre acontecendo algo, mas tem horas que da um tedioo

Gaby 25/09/2021minha estante
Eu vou continuar lendo..

Rafael Kerr 10/02/2022minha estante

Anne 23/10/2021

"? A beleza é uma maldição quando se vive entre homens."
Goostei muito, porém não amei.
Tem uma construção de mundo muito boa. Uma escrita maravilhosa, super fluída (sério, piscava e já tinha lido 10%) e fácil de entender, a Tahir consegue descrever as cenas muito bem, principalmente as cenas de batalha, aiii q saborr, só tive um pouco de dificuldade de imaginar Blackcliff e a voz do Elias, mas isso é culpa minha não dela?
Sobre a Laia... eu gostei muito dela kk, entendo quem não gosta dela aq nesse primeiro livro pq ela é realmente bem bobinha, mas pqp ela tem 17 anos ainda e passou por muita coisa, super entendo o pq dela ser do jeito que é. Gostei dela e é isso, mas quero muito ver ela sendo aquelas protagonistas super fodona??
Elias, meu deus q homem gostoso do cct, apenas entre na minha casa?, mas sério, ele é incrível.
Sobre a Helene... confesso que to bemmmm em cima do muro com ela, mesmo depois de tudo q ela fez não consigo gostar tanto assim dela, ok q ela é super fodona mas sla, ela vai dá mto trabalho mais pra frente, qria que tivesse pov dela aq, aí provavelmente eu simpatizaria mais com ela.
Eu amei a Izzi!!!!
E pqp aquela comandante desgracenta do cão, ódio profundo.
Enfim, gostei mas nada que fosse "mds, uau, que revolucionário", espero q os outros livros tenham um impacto diferente em mim. E to doida pra ver a Laia e o Elias virando casal?. Ansiosa pros próximos livros e com altas expectativas! Recomendo!

elyrix 05/11/2020

Sem condições.
O que foi isso? Comecei a ler achando que seria legal, mas uma leitura difícil, a qual eu não iria me importar tanto assim.

Mas foi TOTALMENTE ao contrário!

No começo, achamos que sabemos o rumo que o livro vai tomar, porque já vimos isso antes: Uma garota que perdeu tudo, e agora precisa resgatar aquilo que mais ama. Um garoto de uma família rica que deseja mais do que lhe espera da vida. E, de certa forma, também é isso. Só que de repente, tudo muda diante dos seus olhos, e tudo que achou que sabia não importa mais, porque parece que está lendo um outro livro. E foi uma surpresa sensacional.

“— Você é cheia, Laia. Cheia de vida e sombras e força e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino. “

Laia foi diferente das protagonistas que já li, ela não se achava forte, ou corajosa, ou astuta. E em certos momentos ela foi sim covarde e temerosa, e por isso a evolução dela foi impecável.

“Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar.”

Elias é meu personagem favorito nesse livro, o que surpreendeu. A personalidade de Veturius é espetacular. Você entende cada ação que ele toma, cada decisão, cada comentário; sejam eles de um Máscara ou do que sente em seu coração.

Helene também é extremamente condizente com o que acredita. E mesmo não tendo um ponto de vista, fica evidente como ela se sente em relação a lealdade que ela possuiu, seja por Elias ou pelo Império. Algumas atitudes que ela toma são sim, horríveis, mas é aquilo que ela acredita ser o certo.

Todos os personagens são extremamente bem escritos. Você consegue sentir empatia por uns do mesmo modo que ódio por outros – Olá, Marcos Ferrar e Comandante -. Eles são reais, e nunca agem do jeito que eu esperava, porque em alguns momentos, eu sentia que eles poderiam ser pessoas melhores. Mas a maioria deles só me deixava cada vez mais confusa.

Me surpreendi de forma positiva com a escrita da Sabaa Tahir, porque é uma escrita fluida e descritiva sem se deixar ser cansativa. O modo como ela descreve os sentimentos até a cor do olhos ou os cheiros, para mim, foi tão ##$%$%

A magia e a fantasia em si, ao menos, nesse primeiro volume ficam em segundo plano, eles estão ali, bem na nossa frente, de forma diversas e em situações diferentes, mas as explicações provavelmente estão nas continuações.

As partes finais desse livro me deixaram ensandecida, porque eu não via saída para o que estava se formando, e mais uma vez, fui surpreendida. Eu amei esse livro de um jeito diferente. Espero gostar dos outros da mesma maneira.
brendha 05/11/2020minha estante
você escreve bem demais ok meu orgulho te amo

brendha 05/11/2020minha estante
editoras patrocinem a ely e eu to falando sério

elyrix 05/11/2020minha estante
KABZKABSJANSNSNSNS AI VC MEU DDUS

elyrix 05/11/2020minha estante
vc também ok ?? amo vc ok :( ???

elyrix 06/11/2020minha estante
Obrigada, Lidia ??
nossa, estou no segundo e já tenho certeza que vai ser uma das minhas séries de fantasia favoritas!

brendha 06/11/2020minha estante
tbm te amo ok ?? quero começar essa série ainda esse ano, amamos?

elyrix 06/11/2020minha estante
AMAMOS DWMAIS AI MEU DEUS AMAMOS AMAMOS AMAMOS

Ana 18/12/2020

Estou arrebatada.
Sabaa Tahir faz TUDO. Primeiramente, gostaria de dizer que esse livro é brutal. Não pense que vai ser só mais uma fantasia. Não É.
O livro vai intercalar as visões de Laia e Elias que vão sofrer pra c4ralh* e só depois descobrir a força dentro de si. Laia não é uma personagem feminina típica, ela não é uma Katniss (THG), nem uma Mare (RQ) que sabem o papel que tem no meio da revolução. Ela não tem grandes habilidades, ela tem medo, ela não sabe o que fazer, porém tem a vontade de salvar os que ama e isso faz dela uma personagem REAL.
Elias é meu amor todinho e se ele me decepcionar nos próximos livros eu vou ficar muito triste.
Helene é um caso de amor e ódio sem fim e não sei ainda dizer o que sinto por ela.
Por fim gostaria de falar sobre o mundo que a Sabaa criou, todas as referências, as armas, as descrições de um mundo árabe que eu estou absolutamente APAIXONADA e encantada. Amém leitura que não seja Americana ou Européia. Ansiosa demais pelas leituras seguintes!!!.
É isso...
Vitória 18/12/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler. ?

Ana 18/12/2020minha estante
Eu recomendo demais!!!

celiabowen 06/04/2021

AAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE LIVRO, GENTE!!!!! EU AMEI TANTO TANTO TANTO ESTOU SEDENTA PELOS PRÓXIMOS MISERICORDIA

Escrita fluída e cativante, personagens encantadores, universo bem trabalhado. NÃO, SERIO, EU AMEI.

Sim, estou triste e desesperada, mas mesmo assim eu AMEI!!!!

Angelica.Silva 29/11/2020

Já quero a continuação
Favorito, cinco estrelas! Amei a leitura e mal posso esperar pelas continuações. Nunca ouvi ninguém que tivesse feito a leitura e não gostado, mas sempre fica aquela dúvida quando o hype é muito alto.
Adorei a maneira que os personagens foram construídos e a história foi se desenvolvendo.
Amei, amei e amei demais!
LetAcia.Franck 29/11/2020minha estante
fiquei curiosa

Angelica.Silva 29/11/2020minha estante
Vale muito a pena a leitura e tem disponível no Kindle unlimited

LetAcia.Franck 30/11/2020minha estante
vou procurar! obrigada!