Hábitos Atômicos

Hábitos Atômicos James Clear

Resenhas -

Cassio Kendi 17/01/2023

No primeiro dia de férias entre o primeiro e o segundo ano do colegial, fiz um corte de 20 centímetros na altura do tornozelo, paralelo ao tendão de Aquiles, durante uma partida de futsal na quadra do prédio em que morava. Era uma quadra poliesportiva, que tinha aqueles postes de vôlei/tênis com ganchinhos para colocar as redes. O mais baixo deles estava com a ponta para fora, e, ao passar correndo, o gancho fincou no tornozelo e fez um rasgo. Ganhei uns 30 pontos e uma cicatriz de souvenir.
Fiquei dois meses sem poder jogar bola. Por algum motivo, o mais provável sendo o tédio de não poder sair do apartamento, decidi começar um diário, e escrevi na contracapa 15 objetivos para o ano seguinte. Falhei em quase todos. Alguns nunca consegui cumprir, como correr uma São Silvestre, e outros viria a atingir depois de alguns anos, como ficar fluente em inglês.
"Hábitos Atômicos" seria o livro que eu daria para aquele adolescente entediado com um rasgo no tornozelo, que escreveu vários objetivos para si mesmo sem pensar muito no processo para alcançar cada um.
---

A ideia central do livro é que um hábito pode ser dividido em quatro etapas (estímulo, desejo, resposta e recompensa), e para mudar um comportamento, devemos focar em adotar pequenas melhorias em cada uma destas fases. É dessa ideia que vem a palavra "atômicos" do título: ações que, isoladas, produziriam um efeito minúsculo, mas que, cumulativamente, podem transformar um aspecto de uma pessoa.
Para tornar mais concreto, alguns exemplos pessoais de como utilizo as ideias do livro para aumentar as chances de ler mais páginas por dia:

## Estímulo, ou "como lembrar de ler"
- Colocar livros em ambientes mais frequentados - 2020 e 2021 foram anos em que li acima do que considero ser minha média. Por conta da pandemia, fiquei a maior parte do tempo trabalhando home office, bem do lado das prateleiras com meus livros. Era um lembrete visual constante de que havia vários livros que eu já tinha comprado e que gostaria de ler. Para ilustrar com um exemplo mais extremo, basta imaginar se, ao invés de uma televisão, fosse comum ter uma estante cheia de livros em frente do sofá da sala.
- Levar sempre um livro ou Kindle na mochila - Sempre que saio de mochila para algum lugar, levo meu Kindle junto, ou algum livro que esteja lendo. Muitas vezes, só de ter essa opção disponível, acabo substituindo o hábito de checar o celular com o da leitura.
- Instalar app do Kindle ou outro de leitura, e colocar na tela principal do celular.
- Definir horário e local para ler, ou ler logo após uma atividade que seja feita todos os dias - costumava ler entre o momento de escovar os dentes e dormir, duas coisas que já fazia todos os dias.

## Desejo, ou "como sentir vontade de ler"
- Ler livros de que gosta - parece óbvio, mas muita gente quando toma a decisão de “vou ler mais este ano” acha que tem que começar com um clássico de 500 páginas, independente de gostar ou não do estilo do autor. É importante ler livros complexos e um pouco além da capacidade atual, mas também é importante admitir quando a complexidade vira frustração e diminui/elimina a vontade de continuar lendo.
- Parar de ler um livro quando não se está gostando - acho que muito dessa noção de que um livro só é considerado lido se cada palavra entrar pela retina, e de que é um fracasso largar um livro no meio, vem da época de escola, em que os alunos são obrigados a ler um livro até o fim para poder tirar uma nota boa na prova. De certa forma, também é reforçado nesta rede social, quando a meta é ler x livros completos. Uma meta que considero melhor é ler x páginas, ou durante x horas, apesar de ser mais difícil de computar.
- Ler vários livros ao mesmo tempo - é um corolário do ponto anterior. Durante as minhas sessões de leitura, costumava pegar uns 4 ou 5 livros, e revezava entre eles. Eu acabava naturalmente deixando de lado livros que não me interessavam tanto, e dedicando mais tempo àqueles que achava muito bons. É bom também para identificar alguns padrões inesperados entre livros. Por exemplo, agora estou lendo Into the Wild, The Comfort Crisis e The Social Leap, e os três comparam de alguma forma como nossos ancestrais viveram e evoluíram por centenas de milhares de anos com a maneira como passamos a viver nos últimos 50 a 100 anos.
- Ouvir audiobooks - em 2018, assinei por um ano a plataforma de livros Audible e foi uma das melhores decisões que tomei na época. Cerca de um terço dos livros que consumo desde então são em formato de áudio, e isso me motiva a fazer outras atividades mais monótonas, como, por exemplo, ir para a academia e lavar louça. Para autobiografias, é o melhor formato na minha opinião, porque normalmente o narrador é o próprio autor. Infelizmente, o Audible é meio caro por ser em dólar e costuma ter os títulos apenas em inglês, mas no Spotify tem uma quantidade considerável de audiobooks gratuitos em português.
- Participar de um clube de leitura - já participei de três, e acabei lendo livros que normalmente não leria, além de ser incentivado pela possibilidade de discutir o livro com alguém.

## Resposta, ou "como tornar a leitura mais fácil"
- Definir uma quantidade de páginas diárias baixa, principalmente no começo - quando paro de fazer exercícios físicos por um tempo e decido voltar, limito a duração de cada sessão para 20/30 minutos pelas primeiras duas semanas. A partir da terceira semana, fica muito mais fácil apenas prolongar o tempo que me exercito porque o hábito de começar o exercício já está estabelecido. Da mesma forma, para quem quiser começar com o hábito de ler todos os dias, uma possível estratégia é limitar a quantidade de páginas no começo. É mais gerenciável começar com uma página por dia e ir aumentando, do que começar com cem.

## Recompensa, ou "como se recompensar/punir para ler mais"
- Dar-se uma recompensa imediata logo após atingir uma meta - uma coisa que nunca fiz mas que achei interessante é pegar algum alimento que venha em pequenas unidades, como M&M ou TicTac (ou uma alternativa mais saudável, como amendoim ou uva) e comer um no final de cada página. Uma coisa que já fiz e falhei miseravelmente várias vezes foi definir que compraria um livro novo apenas quando terminasse um outro. Ambas são formas de se premiar imediatamente após completada uma ação.
- Dar-se uma punição imediata logo após não atingir uma meta - se você leu até aqui, primeiro, parabéns pela paciência. Segundo, e aplicando este exemplo pra mim, se eu não publicar uma resenha entre 06h00 de um sábado e 20h de um domingo qualquer a partir de agora, você pode copiar e colar a seguinte mensagem para mim após as 20h: "Kendi, você não escreveu neste final de semana. Me faz um pix de 50 reais", e eu vou te mandar 50 reais. Limitado às três primeiras pessoas que me enviarem a mensagem, para eu não falir em caso de eu falhar neste hábito.
---

Esses são só alguns exemplos, aplicados a um hábito específico, e um exercício semelhante pode ser feito para outras áreas da vida. O grande mérito do livro é fornecer essa espécie de guia lógico que se aplica a praticamente qualquer construção ou destruição de hábitos.

Quais hábitos você gostaria de ter ou deixar de ter para este ano?
Flávia Menezes 17/01/2023minha estante
Resenha perfeita, Cassio! Uma lembrança afetiva que vai linkando a tudo o que o livro tem de grandioso. Parabéns! ????

Jorge 18/01/2023minha estante
Este é by far o meu livro favorito. Já o li e reli umas 3 vezes. Ano passado eu finalmente comecei a pôr em prática as ideias do James Clear e tive mudanças significativas na minha vida.

Vitoria 19/01/2023minha estante
Que resenha deliciosa!!!

Cassio Kendi 22/01/2023minha estante
Obrigado, Flávia e Vitoria! :)

Cassio Kendi 22/01/2023minha estante
Jorge, também reli umas 3 vezes, e me vejo aplicando as ideias muitas vezes sem nem lembrar que vieram do livro. Você colocou em prática como ano passado? Se quiser mandar mensagem privada ao invés de comentar aqui, fique à vontade

Maria2233 25/01/2023minha estante
Como q lê os livros? É minha primeira vez usando o app

Jorge 31/01/2023minha estante
@cassio vou te mandar uma dm no insta

Stefhania 10/03/2023minha estante
Parabéns pela resenha!

Marco Aurélio 25/04/2023minha estante
Sua resenha é melhor do que muitos livros que já li.

Mayara 08/05/2023minha estante
Muito obrigada por sua resenha. Amei!

Thaís 24/06/2023minha estante
Nossaaa!!! Excelente!! Você escreve muito bem!!

fleabagbahiana 09/10/2023minha estante
Estou no começo do livro e sua resenha me incentivou a continuar para atingir um nível próprio de compreensão e adaptar os conselhos e ensinamentos para meus próprios objetivos!

Iksilva 13/01/2024minha estante
Ótimo livro pra começar 2024 já com tudo

Nicoly233 17/01/2024minha estante
Aonde aperto pra ler? E meu primeiro acesso aqui

Nicoly233 17/01/2024minha estante
Aonde aperto pra ler? E meu primeiro acesso aqui

isabellebessaa 29/01/2024minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler o livro. Vou colocar na lista

Jessyca Rosa 21/04/2024minha estante
Graças a sua resenha comprarei esse livro! ? Irei colocar um lembrete também (conferir se fez resenha! Kkk)

Andre.Carlesso 27/04/2020

Hábitos atômicos
James Clear traz de uma forma simples e didático como podemos criar novos hábitos e eliminar os hábitos negativamos que já temos. O autor explica a natureza de nossos hábitos e ensina 4 regras implacáveis para que nosso objetivo seja alcançado.
Ótima leitura, recomendo a todos!
Tati 01/02/2021minha estante
Incrível. Livro mtmtmt bom

Sirleide 24/10/2022minha estante
Esse livro leio aqui ou precisa comprar?

Sirleide 24/10/2022minha estante
Até agora no aplicativo não consegui ler

the traveler 29/11/2022minha estante
Sirleide, o aplicativo skoob não serve de nenhuma maneira para ler livros ou comprar por aqui.

Luana 09/12/2022minha estante
Um dos melhores livros, recomendo a todos.

Rosangela Max 21/10/2022

Clareza e simplicidade.
O ano está acabando e já comecei a pensar em um planejamento para adquirir novos hábitos em 2023 e esse livro foi perfeito para me auxiliar com isso.
O modelo de 4 passos do autor (baseado em estímulo, desejo, resposta e recompensa) fez todo sentido para mim e tentarei colocá-lo em prática no próximo ano. Sei que não será uma tarefa fácil, mas estou disposta a tentar.
A escrita é boa e os exemplos citados pelo autor são claros e simples.
Recomendo a leitura.

Fabio 13/10/2021

Mudança imediata
O livro é capaz de despertar o desejo de criar hábitos saudáveis e de melhoria pessoal, física, mental e espiritual, nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. Criar o desejo de deixar de ser medíocre e se tornar incrível.

Vivi 15/12/2021

Melhore 1% todos os dias!
Um dos melhores livros sobre hábitos que li nos últimos tempos!

Chega o momento que a gente acaba parando para pensar nas coisas que são importantes em nossas vidas e também nas mudanças que precisamos fazer e muitas vezes adiamos.

A cada novo desafio, temos um aprendizado. Construir bons hábitos todos os dias nos faz alcançar nossos objetivos mais rapidamente. James Clear descreve a palavra “hábito” como “uma rotina ou prática executada regularmente” ou “uma resposta automática para uma situação específica”.

Hábitos Atômicos é um livro essencial para melhorar a produtividade com diversos exemplos práticos que te ajudarão a formar novos hábitos sem ser uma tarefa chata. Tudo começa em tornar um novo hábito fácil e atrativo.

Erick Simões 09/02/2024

As ideias no livro são claras e de fato acredito que representam a melhor forma de criar bons hábitos e de excluir maus hábitos. A ideia mais simples e principal do livro, que para mim foi novidade, é a de simplesmente começar um hábito com pequenos esforços contínuos e que durem pouco tempo (2 minutos), após ler o livro ou ver alguém falando sobre isso parece óbvio, mas até então eu nunca havia pensado assim. Vou aplicar.
Yohan.Lim-Apo 09/02/2024minha estante
É tipo o conceito "micro passos"?

Mariana113 18/03/2023

Um manual prático
Hábitos atômicos é um manual prático com ferramentas e estratégias destinado a pessoas que querem estabelecer bons hábitos e se livrar dos maus. É uma leitura que estimula a mudança.

O autor baseia sua estratégia de construção de hábitos em quatro estágios:

1. Estímulo;
2. Desejo;
3. Resposta;
4. Recompensa.

O desenvolvimento do livro é rápido, os capítulos são curtos e a leitura, apesar de ter como característica ser mais ?técnica? , foi bastante agradável e influenciou na implementação de alguns hábitos que antes considerei impossíveis de serem levados com consistência ao longo da minha vida.

?[?]Com as Quatro Leis da Mudança de Comportamento, você tem um conjunto de ferramentas e estratégias a serem usadas para criar sistemas e hábitos melhores. Às vezes um hábito será difícil de lembrar e você precisará torná-lo claro. Outras, não sentirá vontade de começar e precisará torná-lo atraente. Em muitos casos, pode achar que um hábito será muito difícil e precisará torná-lo fácil. E, às vezes, vai ter problemas em persistir e precisará torná-lo satisfatório.?

Foi e sempre será uma experiência 5 estrelas! Esse livro tem um lugar especial na minha estante e no meu coração.

hugofreitas 13/01/2021

O livro definitivo sobre hábitos
Me interesso muito pelo assunto e já li uma dezena de livros nesse sentido, e nenhum chega aos pés da obra do James Clear.

A maior surpresa pra mim foi a má interpretação que eu tive com o título. "Hábitos Atômicos", eu pensava logo na bomba atômica e em coisas grandes, estupendas, mas não é sobre isso. Atômico é característica de um átomo, ou seja, a menor fração de um elemento. Essa é a grande mensagem do livro, não é sobre coisas grandiosas, mas sim sobre o pequeno.

James Clear consegue escrever com clareza e objetividade, não sendo redundante em nenhum momento (como, infelizmente, a grande maioria dos autores de livros de desenvolvimento pessoal). O autor apresenta os conceitos de hábito e tudo que envolve a sua construção. É uma obra didática.
Ao fim de cada capítulo tem um resumo e em alguns tabelas com os 4 pilares para a construção (e destruição) de um hábito.

Exemplos práticos e reais, leitura agradável, inspiradora e que certamente foi transformadora na minha vida.

É o livro definitivo sobre hábitos. Não precisa de nenhum outro.
RÔMULO. 14/01/2021minha estante
É bom msm? Estou interessado.

Bianca 02/02/2021minha estante
Uaaaa, e o livro O Poder do Hábito? Como fica nessa história?

Junior 20/07/2021minha estante
Conheci o livro por tua causa, vi o seu vídeo no youtube comentando sobre ele e me interessei bastante. Obrigado pela indicação!

Jennifer.GusmAo 22/12/2023

Hábitos Atômicos
Ótimo livro principalmente para quem quer entrar no mundo da produtividade, criação de hábitos.
Em alguns pontos achei o autor prolixo, deixando o capítulo cansativo e repetitivo, mas justamente essas repetições que nos ajudam a entender a ideia e a fixar na mente.
Livro extremamente prático e leitura fácil. Ótima para colocar em prática

Alberto.Tisbita 01/07/2021

De átomo em átomo a galinha enche o papo
Ao refletir sobre meus [bons e maus] hábitos, sou levado instintivamente a pensar no gerenciamento de minha agenda. James Clear, então, vem e me dá uma voadora nos peitos, fazendo-me perceber que, com esse raciocínio, sequer lhes arranhei a camada de valência. Não se trata de fazer malabarismos com meus horários, mas de formação da minha identidade, porque, ao fim do dia, são meus hábitos que definem que eu sou.

As teses e argumentos apresentados pelo autor demonstram concretude e factibilidade. Isso por meio dos casos reais catalogados, assim como dos instrumentos que propõe, montados tendo em mente a falibilidade humana [já que nem a Alexa consegue cumprir 100% das rotinas programadas, não é mesmo?].

Aqui não existe papinho de coach. Não se tem um discurso motivacional. Não encontramos a romantização de um momento de guinada que transformou a vida de alguém. Há tão somente a resposta da neurociência à questão: "como posso alcançar todo o meu potencial?": fazendo pequenas grandes mudanças diárias. Afinal de contas, de átomo em átomo a galinha enche o papo.

Camila 12/01/2023

1% a cada dia
Torne-o claro, torne-o atraente, torne-o fácil, torne-o satisfatório! Ótima leitura, recomendo, pois mostra uma série de estratégias para implementar novos hábitos e promover mudanças positivas na sua vida.

Letícia 29/08/2021

"Mudanças que parecem pequenas e sem importância a princípio terão resultados notáveis se você estiver disposto a persistir nelas por anos. Todos lidamos com contratempos, mas em longo prazo a qualidade de nossas vidas depende da qualidade de nossos hábitos. Com os mesmos hábitos, você terá os mesmos resultados. Mas com melhores hábitos, tudo é possível."

"É muito fácil superestimar a importância de um momento decisivo e subestimar o valor das pequenas melhorias diárias."

"Hábitos são os juros compostos do autoaperfeiçoamento. Da mesma forma que o dinheiro se multiplica com juros compostos, os efeitos de seus hábitos se multiplicam à medida que você os repete."

"Nós fazemos algumas mudanças, mas os resultados nunca parecem vir rapidamente, e entnao voltamos para nossas rotinas anteriores. Infelizmente, o ritmo lento da transformação também facilita que um mau hábito volte."

"Da mesma forma, uma ligeira mudança em seus hábitos diários pode direcionar sua vida para um destino muito diferente. Fazer uma escolha que seja 1% melhor ou pior parece insignificante no momento, mas, ao longo dos momentos que compõem a vida toda, essas escolhas determinam a diferença entre quem você é e quem poderia ser. O sucesso é resultado de hábitos diários - não transformações únicas na vida."

"O tempo amplia a margem entre o sucesso e o fracasso. Ele multiplicará o que cultiva. Bons hábitos transformam o tempo em aliado. Maus hábitos o tornam seu inimigo."

"Momentos revolucionários são muitas vezes o resultado de várias ações anteriores, que criam o potencial necessário para desencadear uma grande mudança".

"Se quiser melhores resultados, esqueça a definição de metas. Concentre-se no seu sistema."

"É improvável que seu caminho real ao longo da vida corresponda à exata jornada que tinha em mente quando a iniciou. Não faz sentido restringir sua satisfação a um cenário quando existem muitos caminhos para o sucesso."

"Um hábito atômico é um pequeno hábito que faz parte de um sistema maior. Assim como os átomos são os blocos de construção das moléculas, os hábitos atômicos sao os blocos de construção dos resultados notáveis."

"É difícil mudar seus hábitos se não mudar as crenças subjacentes que levaram a seu comportamento passado. Você tem um novo objetivo e um novo plano, mas não mudou quem é."

"Quanto mais orgulho você tiver em um aspecto particular de sua identidade, mas motivado estará para manter os hábitos associados a ele."

"Seus comportamentos são geralmente um reflexo de sua identidade. O que você faz é uma indicação do tipo de pessoa que acredita ser - seja consciente ou não."

"Tornar-se a melhor versão de si mesmo exige que você reveja continuamente suas crenças e atualize e expanda sua identidade."

"Não mudamos apenas estalando os dedos e decidindo ser alguém inteiramente novo. Mudamos pouco a pouco, dia a dia, hábito por hábito. Estamos continuamente passando por microevoluções do eu."

"Os hábitos reduzem a carga cognitiva e liberam a capacidade mental, para que voce possa direcionar sua atenção para outras tarefas."

"Como criar um bom hábito: torne-o claro, atraente, fácil e satisfatório. Como se livrar de um mau hábito: torne-o invisível, desinteressante, difícil e insatisfatório."

"Intenção de implementação é um plano de quando e onde agir. Isto é, como você intenciona implementar um determinado hábito."

"Muitas pessoas pensam que não têm motivação quando o que realmente lhes falta é clareza. Nem sempre é óbvio quando e onde agir. Algumas pessoas passam a vida inteira esperando o tempo certo para se aprimorar."

"Há outro benefício para as intenções de implementação. Ser específico sobre o que quer e como o alcançar ajudar a dizer ãao a coisas que sabotam o progresso, distraem sua atenção e afastam você do curso."

"Uma das melhores maneiras de adquirir um hábito é identificar um atual, que já faz todos os dias, e, em seguida, empilhar seu novo comportamento sobre ele. Isso é o empilhamento de hábitos".

"Seus hábitos mudam dependendo do ambiente em que está e dos sinais à sua frente. O ambiente é a mão invisível que molda o comportamento humano. Apesar de nossas personalidades únicas, certos comportamentos tendem a surgir e se repetir sob certas condições ambientais."

"Uma abordagem mais confiável é eliminar os maus hábitos pela raiz. Uma das maneiras mais práticas de acabar com eles é reduzir a exposição aos estímulos que os desencadeiam".

"O autocontrole é uma estratégia de curto, não de longo, prazo. Você pode ser capaz de resistir à tentação uma ou duas vezes, mas é improvável que consiga reunir a força de vontade para vencer seus desejos todas as vezes. Em vez de convocar uma nova dose de força de vontade sempre que quiser fazer a coisa certa, sua energia seria melhor aproveitada para otimizar seu ambiente. Esse é o segredo do autocontrole. Torne os estímulos de seus bons hábitos claros e os dos maus, invisíveis."

"Tendemos a imitar os hábitos de três grupos sociais: os próximos (familiares e amigos), a maioria (a tribo) e os poderosos (aqueles com status e prestígio).

"A verdade é que um hábito deve ser estabelecido antes que possa ser melhorado. Se você não consegue aprender a habilidade básica de comparecer, então tem pouca esperança de dominar os detalhes mais sutis. Em vez de tentar criar um hábito perfeito desde o começo, faça a coisa mais fácil em uma base mais consistente. Você tem que padronizar antes de otimizar".

"O rastreador de hábitos (1) cria uma sugestão visual que lhe lembra de agir, (2) é inerentemente motivador porque você vê o progresso que está fazendo e não quer perdê-lo, e (3) se sente satisfeito sempre que registra mais uma ocorrência de seus hábito. Além disso, o rastreamento de hábitos fornece uma prova visual que endossa o tipo de pessoa que você deseja se tornar, o que é uma forma prazerosa de gratificação imediata e intrínseca."

"O primeiro erro nunca é o que leva tudo por água abaixo. É a espiral de erros repetidos que se segue. Quebrar um hábito uma vez é um acidente. Duas vezes é o começo de um novo hábito."

"A vantagem dos hábitos é que podemos fazer coisas sem pensar. A desvantagem dos hábitos é que nos acostumamos a fazer as coisas de uma determinada maneira e paramos de prestar atenção a pequenos erros."

Criar novos hábitos:

1. **Torne-os óbvios**. Muitas pessoas pensam que o que lhes falta é motivação quando, muitas vezes, é apenas clareza. Estabeleça ideias claras, incluindo hora e local. Por exemplo, se você almoça em sua mesa no escritório, escreva: “Eu vou almoçar às 12:30 no refeitório da empresa.”
2. **Torne-os atraentes**. Associe uma ação que você precisa fazer com alguma outra que você goste e queira fazer. Assim, você estará construindo um ritual de motivação, em que uma é a recompensa da outra.
3. **Torne-os fáceis**. A natureza humana sempre segue a lei do menor esforço. Portanto, simplifique o máximo possível as ações que você quer transformar em hábitos. Deixe o ambiente preparado e tente reduzir o tempo de ação para até dois minutos, para que não haja razão de não os cumprir.
4. **Torne-os satisfatórios**. Dê a si mesmo alguma recompensa imediatamente após cumprir o que se propôs. E quando deixar de fazer algum hábito prejudicial, lembre-se dos benefícios de tê-lo evitado.

Evitar hábitos ruins:

1. **Torne-os invisíveis**. Lembre-se de que os hábitos precisam de estímulo, para que os desejos apareçam. Portanto, remova tudo o que for estímulo capaz de se tornar gatilho para os maus hábitos.
2. **Torne-os pouco atraentes**. Associe os maus hábitos a sentimentos negativos e recorde-se sempre dos benefícios que a superação deles pode trazer na construção da pessoa que você quer ser.
3. **Torne-os difíceis**. Voltando à lei do menor esforço, aumente a distância entre o desejo e a recompensa dos hábitos ruins. Deixe-os mais complicados, com mais obstáculos.
4. **Torne-os insatisfatórios**. A gente tem uma tendência em não repetir tudo aquilo que nos causa sensações ruins, como dor ou vergonha. Uma sugestão é, portanto, contar a outra pessoa os seus hábitos ruins. Assim, ela poderá “apontar o dedo” quando você fracassar.

Hernany1 15/04/2024

Prático e direto.
Leitura dinâmica, fluida e bem sucinta.
Informações completares com tabelas para auxiliar a aplicação.

Pequenos hábitos não se somam. Eles se multiplicam.

Seus Hábitos moldam sua identidade, sua identidade molda seus hábitos.

Thamyres58 27/02/2024

BOM
Uma motivação e tanto no começo do ano para colocar a vida nos eixos.

É um livro sobre hábitos. Super didático, apresenta exemplos pra te ajudar de verdade e te motiva a partir de fatos.

Diferentemente do Milagre da Manhã, é super pé no chão e não tem aquele discurso ideológico que você precisa ignorar para prosseguir.

O discurso aqui é científico, um compilado de boas práticas e motivos pelos quais funcionam. Adorei!
LarieS2 27/02/2024minha estante
Só ouço elogios a respeito desse livro ?

darlla 22/04/2023

Livro maravilhoso e leitura obrigatória pra todo mundo que deseja criar hábitos mais sustentáveis !
Libris.Infinitum 22/04/2023minha estante
Ótimo livro. Li após o Poder do Hábito.