Hábitos Atômicos

Hábitos Atômicos James Clear

Resenhas -

Cassio Kendi 17/01/2023

No primeiro dia de férias entre o primeiro e o segundo ano do colegial, fiz um corte de 20 centímetros na altura do tornozelo, paralelo ao tendão de Aquiles, durante uma partida de futsal na quadra do prédio em que morava. Era uma quadra poliesportiva, que tinha aqueles postes de vôlei/tênis com ganchinhos para colocar as redes. O mais baixo deles estava com a ponta para fora, e, ao passar correndo, o gancho fincou no tornozelo e fez um rasgo. Ganhei uns 30 pontos e uma cicatriz de souvenir.
Fiquei dois meses sem poder jogar bola. Por algum motivo, o mais provável sendo o tédio de não poder sair do apartamento, decidi começar um diário, e escrevi na contracapa 15 objetivos para o ano seguinte. Falhei em quase todos. Alguns nunca consegui cumprir, como correr uma São Silvestre, e outros viria a atingir depois de alguns anos, como ficar fluente em inglês.
"Hábitos Atômicos" seria o livro que eu daria para aquele adolescente entediado com um rasgo no tornozelo, que escreveu vários objetivos para si mesmo sem pensar muito no processo para alcançar cada um.
---

A ideia central do livro é que um hábito pode ser dividido em quatro etapas (estímulo, desejo, resposta e recompensa), e para mudar um comportamento, devemos focar em adotar pequenas melhorias em cada uma destas fases. É dessa ideia que vem a palavra "atômicos" do título: ações que, isoladas, produziriam um efeito minúsculo, mas que, cumulativamente, podem transformar um aspecto de uma pessoa.
Para tornar mais concreto, alguns exemplos pessoais de como utilizo as ideias do livro para aumentar as chances de ler mais páginas por dia:

## Estímulo, ou "como lembrar de ler"
- Colocar livros em ambientes mais frequentados - 2020 e 2021 foram anos em que li acima do que considero ser minha média. Por conta da pandemia, fiquei a maior parte do tempo trabalhando home office, bem do lado das prateleiras com meus livros. Era um lembrete visual constante de que havia vários livros que eu já tinha comprado e que gostaria de ler. Para ilustrar com um exemplo mais extremo, basta imaginar se, ao invés de uma televisão, fosse comum ter uma estante cheia de livros em frente do sofá da sala.
- Levar sempre um livro ou Kindle na mochila - Sempre que saio de mochila para algum lugar, levo meu Kindle junto, ou algum livro que esteja lendo. Muitas vezes, só de ter essa opção disponível, acabo substituindo o hábito de checar o celular com o da leitura.
- Instalar app do Kindle ou outro de leitura, e colocar na tela principal do celular.
- Definir horário e local para ler, ou ler logo após uma atividade que seja feita todos os dias - costumava ler entre o momento de escovar os dentes e dormir, duas coisas que já fazia todos os dias.

## Desejo, ou "como sentir vontade de ler"
- Ler livros de que gosta - parece óbvio, mas muita gente quando toma a decisão de “vou ler mais este ano” acha que tem que começar com um clássico de 500 páginas, independente de gostar ou não do estilo do autor. É importante ler livros complexos e um pouco além da capacidade atual, mas também é importante admitir quando a complexidade vira frustração e diminui/elimina a vontade de continuar lendo.
- Parar de ler um livro quando não se está gostando - acho que muito dessa noção de que um livro só é considerado lido se cada palavra entrar pela retina, e de que é um fracasso largar um livro no meio, vem da época de escola, em que os alunos são obrigados a ler um livro até o fim para poder tirar uma nota boa na prova. De certa forma, também é reforçado nesta rede social, quando a meta é ler x livros completos. Uma meta que considero melhor é ler x páginas, ou durante x horas, apesar de ser mais difícil de computar.
- Ler vários livros ao mesmo tempo - é um corolário do ponto anterior. Durante as minhas sessões de leitura, costumava pegar uns 4 ou 5 livros, e revezava entre eles. Eu acabava naturalmente deixando de lado livros que não me interessavam tanto, e dedicando mais tempo àqueles que achava muito bons. É bom também para identificar alguns padrões inesperados entre livros. Por exemplo, agora estou lendo Into the Wild, The Comfort Crisis e The Social Leap, e os três comparam de alguma forma como nossos ancestrais viveram e evoluíram por centenas de milhares de anos com a maneira como passamos a viver nos últimos 50 a 100 anos.
- Ouvir audiobooks - em 2018, assinei por um ano a plataforma de livros Audible e foi uma das melhores decisões que tomei na época. Cerca de um terço dos livros que consumo desde então são em formato de áudio, e isso me motiva a fazer outras atividades mais monótonas, como, por exemplo, ir para a academia e lavar louça. Para autobiografias, é o melhor formato na minha opinião, porque normalmente o narrador é o próprio autor. Infelizmente, o Audible é meio caro por ser em dólar e costuma ter os títulos apenas em inglês, mas no Spotify tem uma quantidade considerável de audiobooks gratuitos em português.
- Participar de um clube de leitura - já participei de três, e acabei lendo livros que normalmente não leria, além de ser incentivado pela possibilidade de discutir o livro com alguém.

## Resposta, ou "como tornar a leitura mais fácil"
- Definir uma quantidade de páginas diárias baixa, principalmente no começo - quando paro de fazer exercícios físicos por um tempo e decido voltar, limito a duração de cada sessão para 20/30 minutos pelas primeiras duas semanas. A partir da terceira semana, fica muito mais fácil apenas prolongar o tempo que me exercito porque o hábito de começar o exercício já está estabelecido. Da mesma forma, para quem quiser começar com o hábito de ler todos os dias, uma possível estratégia é limitar a quantidade de páginas no começo. É mais gerenciável começar com uma página por dia e ir aumentando, do que começar com cem.

## Recompensa, ou "como se recompensar/punir para ler mais"
- Dar-se uma recompensa imediata logo após atingir uma meta - uma coisa que nunca fiz mas que achei interessante é pegar algum alimento que venha em pequenas unidades, como M&M ou TicTac (ou uma alternativa mais saudável, como amendoim ou uva) e comer um no final de cada página. Uma coisa que já fiz e falhei miseravelmente várias vezes foi definir que compraria um livro novo apenas quando terminasse um outro. Ambas são formas de se premiar imediatamente após completada uma ação.
- Dar-se uma punição imediata logo após não atingir uma meta - se você leu até aqui, primeiro, parabéns pela paciência. Segundo, e aplicando este exemplo pra mim, se eu não publicar uma resenha entre 06h00 de um sábado e 20h de um domingo qualquer a partir de agora, você pode copiar e colar a seguinte mensagem para mim após as 20h: "Kendi, você não escreveu neste final de semana. Me faz um pix de 50 reais", e eu vou te mandar 50 reais. Limitado às três primeiras pessoas que me enviarem a mensagem, para eu não falir em caso de eu falhar neste hábito.
---

Esses são só alguns exemplos, aplicados a um hábito específico, e um exercício semelhante pode ser feito para outras áreas da vida. O grande mérito do livro é fornecer essa espécie de guia lógico que se aplica a praticamente qualquer construção ou destruição de hábitos.

Quais hábitos você gostaria de ter ou deixar de ter para este ano?
Flávia Menezes 17/01/2023minha estante
Resenha perfeita, Cassio! Uma lembrança afetiva que vai linkando a tudo o que o livro tem de grandioso. Parabéns! ????

Jorge 18/01/2023minha estante
Este é by far o meu livro favorito. Já o li e reli umas 3 vezes. Ano passado eu finalmente comecei a pôr em prática as ideias do James Clear e tive mudanças significativas na minha vida.

Vitoria 19/01/2023minha estante
Que resenha deliciosa!!!

Cassio Kendi 22/01/2023minha estante
Obrigado, Flávia e Vitoria! :)

Cassio Kendi 22/01/2023minha estante
Jorge, também reli umas 3 vezes, e me vejo aplicando as ideias muitas vezes sem nem lembrar que vieram do livro. Você colocou em prática como ano passado? Se quiser mandar mensagem privada ao invés de comentar aqui, fique à vontade

Maria2233 25/01/2023minha estante
Como q lê os livros? É minha primeira vez usando o app

Jorge 31/01/2023minha estante
@cassio vou te mandar uma dm no insta

Stefhania 10/03/2023minha estante
Parabéns pela resenha!

Marco Aurélio 25/04/2023minha estante
Sua resenha é melhor do que muitos livros que já li.

Mayara 08/05/2023minha estante
Muito obrigada por sua resenha. Amei!

Thaís 24/06/2023minha estante
Nossaaa!!! Excelente!! Você escreve muito bem!!

fleabagbahiana 09/10/2023minha estante
Estou no começo do livro e sua resenha me incentivou a continuar para atingir um nível próprio de compreensão e adaptar os conselhos e ensinamentos para meus próprios objetivos!

Iksilva 13/01/2024minha estante
Ótimo livro pra começar 2024 já com tudo

Nicoly233 17/01/2024minha estante
Aonde aperto pra ler? E meu primeiro acesso aqui

Nicoly233 17/01/2024minha estante
Aonde aperto pra ler? E meu primeiro acesso aqui

isabellebessaa 29/01/2024minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler o livro. Vou colocar na lista

Jessyca Rosa 21/04/2024minha estante
Graças a sua resenha comprarei esse livro! ? Irei colocar um lembrete também (conferir se fez resenha! Kkk)

Andre.Carlesso 27/04/2020

Hábitos atômicos
James Clear traz de uma forma simples e didático como podemos criar novos hábitos e eliminar os hábitos negativamos que já temos. O autor explica a natureza de nossos hábitos e ensina 4 regras implacáveis para que nosso objetivo seja alcançado.
Ótima leitura, recomendo a todos!
Tati 01/02/2021minha estante
Incrível. Livro mtmtmt bom

Sirleide 24/10/2022minha estante
Esse livro leio aqui ou precisa comprar?

Sirleide 24/10/2022minha estante
Até agora no aplicativo não consegui ler

the traveler 29/11/2022minha estante
Sirleide, o aplicativo skoob não serve de nenhuma maneira para ler livros ou comprar por aqui.

Luana 09/12/2022minha estante
Um dos melhores livros, recomendo a todos.

Raissa Barros 06/03/2023

Mudou completamente minha mente, meus conceitos
Um simples livro de hábitos, mudou como eu enxergo as coisas, as pessoas, a vida. E... eu risquei muito, eu tive muitos bloqueios, eu tive crises de ansiedade. ? Não por conta do livro, mas, as descobertas que fui tendo e as reflexões que fui tendo comigo mesma ? O livro nem fala sobre reflexões. Não, nada disso. Fala sobre hábitos, e em algum momento ou outro cita exemplos aqui ou ali, mas eu refleti muito.

Eu posso dizer que eu amadureci muito com esse livro, talvez não aparente para outros. Mas dentro de mim, eu sinto que algo desabrochou, eu espero melhorar meus hábitos, já que essa é a função do livro, mas obrigada James Clear. Seu livro abriu muitas visões dentro de mim, apesar de eu ter apenas dois olhos. Recomendo muito esse livro. E lerei outros livros de autoajuda, desenvolvimento pessoal ? pessoas descriminam esse gênero. Mas eu gostei bastante.

Sobre hábitos, você está lendo esta resenha por isso. É útil, tem idéias úteis, eu já apliquei algumas e já deu muito certo. Se você usá-las terá sucesso. O livro cumpre exatamente o que promete. Não só cumpriu as expectativas, superou-as. Perfeitos. Por que não então 5 estrelas? Ah, as páginas do livro: são brancas, doeram muito meus olhos, e a leitura foi bem lenta Hahaha.

Mas recomendo bastante, tipo muito mesmo.
Lusiania0 06/03/2023minha estante
Pronto! Agora quero ler também :)

Raissa Barros 12/03/2023minha estante
Olha, te juro. Vale muito a pena. Mas se você é do tipo, "leio dois livros ao mesmo tempo" Faça isso com esse, porque eu fiquei bem estancada na leitura, pois de toda forma, autoajuda não é um dos meus gêneros literários. Mas esse livro é maravilhoso. Ah, E por mais que não goste, risque e marque postit nele, você deve desvendá-lo, estudá-lo! ? de lápis, uma hora você pode apagar.

Lusiania0 12/03/2023minha estante
Não curto muito ler 2 livros ao mesmo tempo, mas vou tentar ler este esse ano. Obrigada pela indicação!

Raissa Barros 07/09/2023minha estante
Voltei do futuro, pra dizer que esse livro mudou completamente minha vida. Hoje estou morando em outra cidade, e com objetivos e metas incríveis que em breve vou cumprí-las. E meus olhos se abriram para muito, muitas coisas, muito de tudo. Recomendo, talvez não seja em todas as pessoas que ele transforme, mas aos que forem transformados, aceitem, amem e sigam. Porque literatura é isso.

Ingrid Laís 16/09/2023

Estava com expectativas altas para esse livro já faz tempo, e acabei adorando realmente. Tive um ótimo aprendizado sobre o assunto, e agora só colocar em prática.

Foi mais que uma simples leitura, estudei e pretendo aplicar bastante, pois é algo que darei como prioridade agora.

Livro essencial, me ajudará muito para meu crescimento pessoal e profissional, recomendo a todos com certeza! ?
°Patt~Siilva° 16/09/2023minha estante
Aeeeee, parabéns ???????? gostei da sua resenha e fico contente que tenha gostado muito do livro ....eu tb gostei muitoooo e dos meus preferido .... na minha lista dos TOP 10 ??

Ingrid Laís 17/09/2023minha estante
É tão bom quando o livro é realmente tudo o que dizem né ?? hehehe entrou pro meu top 10 tb ??

°Patt~Siilva° 18/09/2023minha estante
Simmmm, gosto mto quando isso acontece! É uma sensação muito boa ????

hugofreitas 13/01/2021

O livro definitivo sobre hábitos
Me interesso muito pelo assunto e já li uma dezena de livros nesse sentido, e nenhum chega aos pés da obra do James Clear.

A maior surpresa pra mim foi a má interpretação que eu tive com o título. "Hábitos Atômicos", eu pensava logo na bomba atômica e em coisas grandes, estupendas, mas não é sobre isso. Atômico é característica de um átomo, ou seja, a menor fração de um elemento. Essa é a grande mensagem do livro, não é sobre coisas grandiosas, mas sim sobre o pequeno.

James Clear consegue escrever com clareza e objetividade, não sendo redundante em nenhum momento (como, infelizmente, a grande maioria dos autores de livros de desenvolvimento pessoal). O autor apresenta os conceitos de hábito e tudo que envolve a sua construção. É uma obra didática.
Ao fim de cada capítulo tem um resumo e em alguns tabelas com os 4 pilares para a construção (e destruição) de um hábito.

Exemplos práticos e reais, leitura agradável, inspiradora e que certamente foi transformadora na minha vida.

É o livro definitivo sobre hábitos. Não precisa de nenhum outro.
RÔMULO. 14/01/2021minha estante
É bom msm? Estou interessado.

Bianca 02/02/2021minha estante
Uaaaa, e o livro O Poder do Hábito? Como fica nessa história?

Junior 20/07/2021minha estante
Conheci o livro por tua causa, vi o seu vídeo no youtube comentando sobre ele e me interessei bastante. Obrigado pela indicação!

Katia.Elias 10/07/2023

Um ótimo livro!
Um livro pra vc revisitar várias vezes. Traz lições bem práticas para criar ou acabar com um hábito. Gostei muito da leitura, super indico. ???
Sander.Garcia 18/07/2023minha estante
Uma amiga me enviou o áudio livro pelo YouTube.. mas, o vídeo foi retirado antes de eu terminar do primeiro capítulo. De qualquer forma, alguns hábitos consegui mudar graças a ele

Katia.Elias 23/07/2023minha estante
Ele é bem prático mesmo

LC Henrique 04/11/2022

É um livro muito bom porque o autor não oferece formúlas mágicas para solucionar o problema. Mas traz explicações embasadas sobre a mudança para a construção de hábitos mais saudáveis. Além disso, me lembrei bastante da terapia cognitiva-comportamental em vários trechos do livro.
Fabí 04/11/2022minha estante
Eu tbm achei bem realístico e sem ideias mágicas. Mas ainda sim não prendeu 100% da minha atenção.
O poder do Hábito trás a mesma narrativa, e com estudos de caso. Mas ainda sim, sigo lendo.

LC Henrique 04/11/2022minha estante
Ah sim, entendo Fabí. Eu ainda não li o poder do hábito. Quero agora ler outros gêneros literários. Agradeço pelo seu comentário ?

dandara 05/11/2023

Diferente e bom
Esse é um dos primeiros livros que leio sobre enriquecimento pessoal e não sabia muito o que esperar, apesar disso tive boas surpresas, cada capítulo me fazia pensar um pouco mais sobre os meus hábitos e como poderia mudá-los, fiz inclusive algumas mudanças em minha vida por conta dessa leitura. Mas, como é um tipo de livro que eu não estou acostumada tive dificuldade em dar prosseguimento na leitura e acabou sendo muito mais duradoura do que eu imaginei, o que de certa forma foi bom para que eu continuasse procurando meu desenvolvimento pessoal. Recomendo muito a leitura e já estou pesquisando outros livros parecidos.
Du Schimith 05/11/2023minha estante
12 regras pra vida é ótimo e muito reflexivo recomendo ja que gostou desse

Viih Macêdo 05/11/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso, e diferente dos demais livros sobre hábitos e desenvolvimento pessoal, sempre que posso indico.

Joilson Brandão 06/01/2024

Maravilhoso para quem quer construir novos hábitos!
Li esse livro no time perfeito! A energia do ano novo de estabelecer metas e traçar novos caminhos casa bastante com esse livro, pois ele te dá ferramentas pra que você mantenha esses hábitos até o fim do ano. Agregou demais! Super recomendo.
Eddii 06/01/2024minha estante
Dar continuidade lendo o poder do hábito, muito bom também

Joilson Brandão 07/01/2024minha estante
Vou incluir nas minhas leituras futuras ?

Diogo 16/12/2023

Os pequenos hábitos.
“Hábitos são juros compostos do autoaperfeiçoamento”

O ator propõe pequenas mudanças através de quatro leis a serem seguidas tanto para obtenção de novos hábitos quanto para deixarmos de lado hábitos indesejáveis, sendo, neste último caso, o inverso daqueles: 1. Torne-o claro (estimulo); 2. Torne-o atraente (desejo) 3. Torne-o fácil (resposta) e 4. Torne-o satisfatório (recompensa). Ele é muito claro no desenvolvimento do livro, tornando-o muito bem estruturado e lógico. O mais interessante é o resumo no final de cada capitulo em forma de tópicos, o que pode facilitar uma revisão sempre que considerar necessário.

Sou um pouco distraído (mentira, sou muito) E por não possuir redes sociais convencionais (Facebook, Instagram, X etc.) há um tempo atrás estava com a mania de de sem motivo algum abrir o YouTube para assistir shorts aleatórios. No inicio não dei muita atenção a isso, porém, com o passar dos dias notei que perdia um tempo considerável com esse hábito sem tirar nada de proveitoso com isso. E foi durante a leitura desse livro que tive uma simples ideia: apliquei o inverso da primeira lei: torne-o claro = torne-o invisível. Simplesmente tirei o YouTube da tela inicial do celular. Nada de mais. E essa simples atitude fez com que eu parasse de me distrair com esse mal hábito. O mais curioso com isso é que vez ou outra eu me pegava olhando o celular e procurando… Já estava no automático esse costume, tão automático que no começo eu abria o PINTEREST e sem saber por que me perguntava: O que eu estou fazendo aqui? Até que descobri: Os ícones tanto do YouTube quanto do PINTEREST são vermelhos. Isso é para se ter uma ideia do que hábitos (tanto ruins quanto bons) podem fazer com nossa cabeça.

Nas palavras do próprio autor “um hábito é uma rotina ou comportamento que é realizado regulamente - e, em muitos casos de forma automática”.
Fernando 16/12/2023minha estante
Estou lendo aos poucos

Diogo 19/12/2023minha estante
muito bom, vale a leitura.

Sara.Vasconcelos 26/04/2023

Melhor livro que já li sobre isso
Putz, que livrão!! Li com muita calma, anotei, grifei, e já apliquei.
Indicoooo muito ? Escrita fluida, de fácil entendimento e muito eficaz mesmo.
vanessa.pivotto 27/04/2023minha estante
Quero reler! A gente acaba esquecendo e ali tem muitas dicas ótimas. Conciliando esse com "mude seus horários, mude sua vida" da pra ter muitos insights bacanas.

Sara.Vasconcelos 27/04/2023minha estante
Menina, eu vou reler com certeza! Tava pensando em ler esse também!

Gallotti Kenicke 16/11/2023

Útil mas não é TUDO isso
Escutei muito falar sobre esse livro e realmente esperava por algo que mudasse completamente a minha vida. A verdade: não mudou. Algumas coisas que o livro cita pra mim foram úteis mas várias outras, pra pessoas como eu que gostam de ler sobre hábitos, não me deixaram taaaao extasiadas. Acho que é um bom livro e que realmente te ajuda se vc colocar em prática o que diz, mas que não sei se vale toda a fama que o deram nos últimos tempos.
Vanessa1291 16/11/2023minha estante
Terminei de ler recentemente. Tive o mesmo sentimento que você!

Gallotti Kenicke 16/11/2023minha estante
Eu li o poder do hábito e achei que circunda os mesmos temas, nada super novo!

Pilantrinha 19/04/2022

Esse não sou eu, chamem a polícia!
Parece absurdo, e de fato é, mas estou aqui dando um 4.5 para um livro de autoajuda e ainda falando bem sobre ele. O fim dos tempos chegou, Barry Allen errou na linha do tempo e olha o que diabos aconteceu. Uma pena, uma pena.

Mas brincadeiras a parte, o susto por gostar tanto desse livro me pegou com as calças arriadas.

Não sou novo no mundo da autoajuda, houve um tempo em que eu lia livros sobre desenvolvimento pessoal como o Snopp Dog fuma maconha, era um negócio de louco. Boa parte deles eu nem marquei aqui no Skoob para não assumir para o mundo que sim, eu li esses absurdos.

Sabendo disso, porque começar mais um? Não faço ideia. Estava vendo um reels do Instagram com um apartamento absurdo, uma cobertura toda no vidro, cheia de coisas tecnológicas. Um sonho. Em um dos móveis aparecia esse livro, e a primeira coisa que eu pensei foi: se quem tem uma casa dessas leu um livro desses, algo tem.

E aí eu fui.

Já na introdução eu sabia o que esperar: frases prontas, histórias de superação meia boca, meritocracia. Quantas mais páginas eu passava, ficava mais perplexo: ele não tentou reinventar a roda, simplesmente explicou o seu ponto, usando ciência e exemplos reais. Foi um negócio muito esquisito.

Li esse livro num momento muito corrido da minha vida, com o estágio, TCC e minhas obrigações pessoais, então sempre estava com ele pelos intervalos, quando sobrava um tempo. Mesmo assim, marquei mais de 60 passagens nessa história e enquanto trabalhava consegui aplicar muita coisa do que li. Me dói dizer que sim, eu li autoajuda e gostei. Isso aqui é o guilty pleasure? Tudo bem por mim.

Bebam água, comam frutas e comecem. O que? Não faço ideia, mas comecem.

Fui!
Leandro.Conde 20/04/2022minha estante
Boa resenha, principalmente pelo fato de confessar o preconceito com esse tipo de leitura, A questão não é ler "auto ajuda" e sim o que aproveitar disso.

darlla 22/04/2023

Livro maravilhoso e leitura obrigatória pra todo mundo que deseja criar hábitos mais sustentáveis !
Libris.Infinitum 22/04/2023minha estante
Ótimo livro. Li após o Poder do Hábito.

sandy100jr 02/03/2023

Um guia pra toda vida
Que imenso presente a leitura desse livro!
O autor aborda com uma linguagem bem acessível e clara como pequenas ações levam a grandes resultados.
Com ferramentas e exemplos claros.
Caroline.Cousen 02/03/2023minha estante
Hábitos atômicos: sacudir muito rápido no calor e muito devagar no frio. ????